quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8896: Recortes de imprensa (51): Hoje como ontem, de África ao Afeganistão, a realidade (oculta) do stresse pós-traumático de guerra...

Reproduzido,  com a devida vénia,  do JN - Jornal de Notícias, de 8 do corrente:

Sociedade > Militares que serviram no Afeganistão têm sintomas de stress pós-traumático



Um estudo da Universidade do Minho aponta que mais de 10% dos militares portugueses em missão no Afeganistão entre 2005 e 2009 apresentam sintomas de perturbação de stress pós-traumático [PSPT], além de queixas físicas e outras doenças.

Em entrevista à Agência Lusa, o investigador da Universidade do Minho (UM) Carlos Osório, que é também militar, explicou que um dos objectivos desta investigação foi "perceber as consequências a nível de saúde" que a presença no Afeganistão teve para os militares portugueses "no imediato e a longo prazo". 

Assim, referiu, "foram feitos inquéritos a 113 militares do Exército português mobilizados no Afeganistão, integrados na International Security Assistance Force [ISAF], uma força que tem por objectivo restabelecer a paz entre forças beligerantes".   

Segundo Carlos Osório, estes inquéritos serviram para "avaliar a exposição a stressores específicos" a que os militares das forças especiais portuguesas estiveram expostos no Afeganistão e a "associação desta exposição com o desenvolvimento de problemas mentais e queixas físicas".  

Os resultados, revelou o investigador, mostram que destes 113 militares, "três por cento preencheram os critérios de PTSD [, acrónimo inglês de Post-Traumatic Stress Disorder] e 10 por cento os critérios de PTSD parcial", isto a nível de "sintomas de perturbação mental".

Quanto a problemas de saúde física, "os resultados mostraram a presença de queixas físicas como dores nas costas, fadiga, dores musculares, dificuldades em dormir, ou inclusivamente dores de cabeça", enumerou o investigador.

Já as doenças "mais comuns" identificadas foram "doença gastro-intestinal, nervosa, respiratória, alérgica e cardiovascular".

Sobre o "teatro" em que se movimentaram estes militares, o estudo mostra que:

(i)  "71% destes militares participaram em operações de combate onde poderiam ter perdido a vida",

enquanto  (ii) "81% observaram inimigos feridos, 

(iii) 23% observaram inimigos mortos,

(iv) 15% feriram inimigos em combate

e (v) 10% chegaram mesmo a matar inimigos".

Segundo Carlos Osório, "apesar de a presença de PTSD e PTSD parcial ser relativamente baixa", os sintomas destas perturbações mentais estão "associados a diversas queixas físicas e à presença de doenças". 

Com base neste estudo, o investigador concluiu ser "essencial a criação de programas que avaliem e monitorizem todos os militares portugueses regressados do Afeganistão" para lhes "providenciar sempre que necessário o acompanhamento psicológico e psiquiátrico".

Carlos Osório alertou ainda para a necessidade de "todos os militares que apresentem várias queixas físicas serem avaliados para PTSD" e que "aqueles diagnosticados com PTSD devem também ser avaliados para a presença de sintomas físicos".

[ Revisão / fixação de texto / links / título: L.G.]

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Nota do editor:

Último poste da série > 3 de Outubro de 2011 >Guiné 63/74 - P8852 Recortes de imprensa (50): Medalha de mérito militar chega 43 anos depois... A história do 2º Srgt Mil Libério Candeias Lopes, de Penamacor (CCAÇ 526, Bambadinca e Xime, 1963/65)

Guiné 63/74 - P8895: Agenda cultural (165): 1ª Feira do Livro da APTCA/SNPVAC, Lisboa, de 6 a 22 de Outubro (José Brás / Luís Graça)






1ª Feira do Livro da APTCA / SNPAC > Lisboa, 6-22 de Outubro de 2011. Programa das atividades culturais. ENTRADA LIVRE.




A APTCA é uma instituição socioprofissional representante desta classe no âmbito cultural, social, desportivo e de lazer. Juridicamente, é uma organização sem fins lucrativos.



Carlos do Carmo e Aldina Duarte na 1ª Feira do Livro APTCA/SNPVA [, Sindicato Nacional do Pessoal de Voo]... Em primeiro plano, o nosso camarada José Brás... Auditório do SNPVAC, Av Almirante Gago Coutinho nº 90, Lisboa > 11 de Outubro de 2011 > Sessão do fim de tarde > Conversas à volta da literatura e do fado.

O evento foi oportunamente anunciado nestes termos:

"A APTCA, com o apoio do SNPVAC, está a organizar a realização da 1ª FEIRA DO LIVRO, nas suas instalações, com autores Tripulantes de Cabine, sem restrições a nenhuma das modalidades da literatura, já publicados ou não.

"Da organização fazem parte JOSÉ BRÁS, JOSÉ BORGES e JOSÉ CEITIL, que têm já listados, com vista a contacto e convite, grande parte dos colegas com textos produzidos, editados ou não. Se tens interesse em participar,  contacta-nos. O evento terá abertura no dia 6 de Outubro e a única condição obrigatória para os participantes é serem Associados da APTCA ou do SNPVAC". 


1. O José Brás, nosso camarigo, escritor, autor de duas obras sobre a experiência de guerra no TO da Guiné, antigo tripulante de cabine da TAP - Air Portugal, histórico dirigente sindical, apaixonado pelos ultraleves, poeta, letrista de fado, homem dos sete ofícios e sobretudo homem da(s) palavra(s), enviou-nos uma primeira notícia sobre  este evento, apenas para nosso conhecimento.
 
Enviou-nos uma segunda notícia " já pensando na publicação", mesmo sabendo que o "core business" do nosso blogue não é propriamente a divulgação das atividades, sociais, profissionais, académicas ou culturais dos membros da nossa Tabanca Grande.

Escreve o Zé Brás, a reforçar o seu pedido: "Como sabes, levar gente à cultura é muito difícil e temo que todo este trabalho [, no âmbito da APTCA, e da sua 1ª  Feira do Livro ] se perca por aí. Como tem coisas muito interessantes e há muita gente nossa em Lisboa, se pudesses dar um jeito urgente a isto,  ficaria muito grato. Grande abraço. José Brás".

Já divulgámos o programa da 1ª Feira do Livro da APTCA / SNPAC internamente, pelos mais de meio milhar de endereços da nossa Tabanca Grande. E damos agora notícia, no blogue, tendo em conta que: 

(i) há cumplicidades e afinidades entre a malta que fez parte da FAP - Força Aérea Portuguesa, ou do Exército, durante a guerra do ultramar, e que agora trabalha ou trabalhou na aviação civil (nem sabemos quantos pertencem exatamente ao nosso blogue ou são leitores do nosso blogue);

(ii)  estas atividades de natureza cultural estão organizadas sobre a forma, interessante,  de tertúlia, por sessões temáticas ("dia do autor", "conversas sobre..."); 

(iii) há temas que podem interessar a alguns de nós, membros ou não membros da nossa Tabanca Grande, como as conversas à volta de blogues, de capas de livros, da literatura, do fado, do jornalismo, dos 70 anos da TAP (história que também é nossa...), etc.; 

(iv) também um dia destes gostaríamos de poder realizar umas jornadas deste tipo, dando destaque aos autores da Tabanca Grande, com obra publicada ou inédita, nos mais diversos géneros literários, do romance à poesia, do ensaio  à memorialística (e não temos dúvidas que reuniríamos também um notável conjunto de nomes);

e, por fim, (v) há, neste evento,  gente gira e de qualidade, a começar pelo nosso camarada Zé Brás, cujos "seres, saberes e lazeres"  também nos interessa partilhar e divulgar...  (Ele e outros autores, com livros publicados ou inéditos, de preferência sobre a temática da guerra colonial).

2. Parabéns ao Zé pela iniciativa de que ele é co-autor e grande entusiasta. E bom sucesso, traduzido em boa participação (de autores e de público). 

Numa das fotos do Facebook reconheci, além do José Brás, o Hélder Sousa e o seu amigo José Ceitil, também da comissão organizadora do evento. Espero que os camaradas e amigos da Guiné possam passar por lá:  Sede da APTCA:  Av Almirante Gago Coutinho nº 90, Lisboa... Eu, infelizmente, vou estar fisicamente limitado, por estes tempos mais próximos,  na sequência da operação cirúrgica ao meu famigerado joanete (marcada, para esta manhã, às 9h). (LG)

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Nota do editor:

Último poste da série > 11 de Outubro de 2011 >Guiné 63/74 - P8893: Agenda cultural (164): Notícia do lançamento do livro Alcobaça é comigo,... de autoria do nosso camarada José Eduardo Oliveira, levado a efeito no passado dia 9 de Outubro (Miguel Pessoa)

Guiné 63/74 - P8894: Parabéns a você (327): A nossa amiga tertuliana Cátia Félix (Tertúlia e editores)

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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 11 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8886: Parabéns a você (326): Eduardo Campos, ex-1.º Cabo TRMS da CCAÇ 4540 (Guiné, 1972/74)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8893: Agenda cultural (164): Notícia do lançamento do livro Alcobaça é comigo,... de autoria do nosso camarada José Eduardo Oliveira, levado a efeito no passado dia 9 de Outubro (Miguel Pessoa)

1. O nosso Camarada Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, hoje Coronel Pilav Reformado, enviou-nos este trabalho referente à cerimónia de apresentação* do livro de autoria do nosso camarada José Eduardo Oliveira, "Alcobaça é Comigo", no passado dia 9 de Outubro.


LANÇAMENTO DO LIVRO “ALCOBAÇA É COMIGO”, DE JOSÉ EDUARDO REIS DE OLIVEIRA



No passado domingo 9 de Outubro foi apresentado no Parlatório do Parque dos Monges o livro “Alcobaça é comigo” do nosso camarada José Eduardo Reis de Oliveira, mais conhecido por JERO.

O Parque dos Monges - onde decorreu o lançamento – fica nos arredores de Alcobaça, num lugar chamado Chiqueda. É lindíssimo e digno de uma visita. Ou não tivesse sido este o local escolhido pelo JERO para receber os seus amigos... 

Foi uma tarde de amizade pura, testemunhada por familiares e amigos, e também por camaradas da C.Caç. 675 (Guiné 1964-66) – Ten.General Tomé Pinto, ex-Tenente Mil. Belmiro Tavares (tertuliano do blogue Luis Graça e Camaradas da Guiné)e pela irmã e sobrinho do ex-Furriel Mil.Álvaro Mesquita, morto em combate em 28 de Dezembro de 1964, que se deslocaram expressamente de Vila Nova de Famalicão. 

Os camaradas da Guiné estiveram ainda representados pela Giselda e Miguel Pessoa, Belarmino Sardinha e sua mulher Antonieta e ainda António Paiva (HM 241-Bissau). Outros não puderam estar presentes, por afazeres pessoais ou problemas de saúde.

O autor é bem conhecido entre os combatentes da Guiné que seguem os blogues da Tabanca Grande e Tabanca do Centro e tem oferecido naqueles espaços textos de grande qualidade. A sua experiência como director-adjunto e redactor do periódico “Alcoa” (quinzenário de Alcobaça) e o seu conhecimento das “gentes da terra” terão certamente contribuído para o interesse que estes contos irão agora despertar no leitor. 

Ainda nos preliminares da apresentação, o JERO conversa com o Belarmino e o Padre Carlos Jorge

E se se pode pensar que as trinta histórias agora apresentadas se dirigem a um público específico, poderemos nós acrescentar que há temas que são universais e que no caso presente permitem compreender a maneira de pensar, proceder e estar na vida, das gerações que antecederam a nossa e que influenciaram fortemente a forma como veio a ser moldada a geração que nos anos ’60 e ’70 sofreu e ultrapassou as agruras de uma guerra que não tinha procurado mas que alterou profundamente o percurso pessoal e profissional de muitos de nós.


O painel de apresentação era constituído por três conhecidas personalidades da terra - Padre Carlos Jorge (da paróquia de Alcobaça), Drª. Madalena Tavares (técnica superior da C.M.Alcobaça) e Dr. Carlos Gomes (da Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça) - .o que se entende, dado que o livro agora lançado (a terceira obra por ele produzida)  se debruça sobre histórias passadas na região e transmitidas de boca em boca ao longo dos anos – como refere o autor “um século e tal de histórias e historietas de gentes da minha terra” – o que explica o interesse que pode despoletar entre os alcobacenses.

Isso mesmo reflecte-se nas palavras introdutórias da Drª Madalena Tavares, que se congratulou com esta tarde de convívio entre amigos que assinala  o aparecimento de um livro que é um tributo à história local e à tradição oral, ao transcrever e fixar no papel as pequenas histórias que ao longo dos tempos têm passado de boca em boca.


O autor com o Padre Carlos Jorge, que prefaciou o livro

Por sua vez o Padre Carlos Jorge – que assinou o prefácio da obra – referiu a importância de revisitar o passado “transportando-o até ao presente para que abrace o hoje”, através de alguém que ama a terra que o viu nascer e que soube construir estes contos com base na vivência do dia-a-dia com aqueles que contam e vivem os episódios à volta da gente da terra, preservando assim memórias que se perderiam no tempo se não fossem registadas em livro.

 Aspecto da assistência. Dos camaradas da Guiné, a Giselda Pessoa ladeada pelo Belarmino Sardinha e a esposa Antonieta. 


  Aspecto geral da assistência. Uma sala bem preenchida, atestando o apreço dos presentes por um dos seus.

O título que o autor escolheu revela a sua paixão por Alcobaça e o seu empenhamento na preservação do património cultural, da memória e identidade da cidade. Pelos presentes foi também realçado o seu sentido de humor, o seu apreço pela vida, pela família e pelos amigos, o que se reflecte nas histórias que conta.


Entre a assistência destaque-se a presença do Ten.General Tomé Pinto, antigo Comandante de Companhia do JERO no teatro de operações da Guiné, que teceu louvores à generosidade e permanente disponibilidade do então Fur Mil Enf Oliveira no desempenho das suas funções.

Dois camaradas da Guiné (António Paiva e Belarmino Sardinha) na fila para o autógrafo do JERO

A obra poderá não ficar por aqui. É ideia geral que o autor tem um manancial de novos contos para passar ao papel, o que justificaria a edição de novos volumes. Realce-se ainda que, segundo a Drª Madalena Tavares, esta obra vai ser proposta como candidata ao Prémio da BAD-Centro. Trata-se de um Concurso que vai ser lançado em Janeiro de 2012 pela Associação dos Bibliotecários e Arquivistas do Centro como forma de reconhecimento dos trabalhos/projectos desenvolvidos no âmbito da História Local dos Municípios do Centro.

 O JERO em plena sessão de autógrafos...

As memórias não são fotografias de acontecimentos, são interpretações muito pessoais de quem as vive e que têm por isso muito de cada um que as conta. O tom sério e o humor alternam-se ou misturam-se nas histórias aqui contadas, as quais são uma homenagem singela a figuras de Alcobaça, muitas delas já desaparecidas.
Esperamos que essas narrativas possam agora proporcionar aos seus leitores bons momentos de prazer. Esse foi certamente o propósito do nosso camarada JERO ao publicar esta sua nova obra.

Miguel Pessoa
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Notas de CV:


Guiné 63/74 - P8892: Estórias cabralianas (67): Lagarto ka ta tchora! (Jorge Cabral)

1. Mensagem do Jorge Cabral, pai do "nosso alfero" (*), com data de hoje [, foto à direita, num dos últimos 10 de Junho, em Belém, no Séc. XXI]

Amigos!

As crónicas do Cherno [ Baldé] fizeram-me lembrar do Sitafá. Aí vai 'estória', com o desejo que o joanete do Luis não o incomode mais…
 Abraços
Jorge Cabral 


2. Estórias cabralianas >  Galinhas, Carapaus, Crocodilos e o Puto Sitafá
por Jorge Cabral [, ex-Alf Mil Art, Pel Caç Nat 63, Fá Mandinga e Missirá, 1969/71]

Em Missirá não existiam rafeiros, até porque era muito mais uma Tabanca do que um Quartel. Lá viviam duzentas almas, pelotão Nativo e pelotão de Milícias, mais população e, no meio de toda esta gente, apenas dez europeus, o que levou muitas vezes o Alfero a interrogar-se: Afinal quem 'colonizava' quem?
De Fá tínhamos trazido o Sitafá. Puto simpático, protegido do Branquinho, ajudava na cozinha e já falava um português razoável, variando de sotaque, consoante a origem geográfica do cozinheiro.
Dos gerúndios alentejanos aos bês nortenhos, assimilara tudo, mas a sua grande dificuldade era entender o Alfero, porque este utilizava muitas expressões idiomáticas, provérbios e o calão alfacinha.
Assim, tendo-lhe pedido o rádio, ficou radiante, pois o Alfero lho prometeu "para quando as galinhas tivessem dentes". Durante dois meses, o bom do Sitafá, perseguiu as galinhas, agarrou-as, abriu-lhes os bicos e espreitou esperançado…
Outra vez, foi muito sério perguntar,  ao Cabo Freitas, como eram em Lisboa as corridas de carapaus. É que ouvira o Alfero comentar… "O gajo anda para aí armado em carapau de corrida"…
O pior porém aconteceu em Março de 1971.
Logo de manhã, o cozinheiro acordou o Alfero aos gritos:
– O Sitafá desapareceu!
–  Desapareceu? Mas como?
Terá sido raptado? –  perguntou o Amaral.
–  Ou então passou-se para os Turras alvitrou o Cabo Barroso.
Vocês estão é malucos! –  berrou o Alfero. –  O mais certo é ter regressado à sua Tabanca. Vamos procurá-lo. Uns pela estrada de Finete. Eu, o Mamadu e o Demba, em direcção à Aldeia do Cuor, pois aí é possível cambar o Geba para Fá.
Ainda nem um quilómetro havíamos percorrido, avistámos o Sitafá, ao pé do rio. O primeiro a chegar junto dele foi o Demba. E o Sitafá logo gritou:
Lagarto ka ta tchora!
Lagarto ka ta tchora? O Alfero percebeu. É que na véspera o Puto assistira à valente piçada que pregara ao cozinheiro e, como este era de choro fácil, avisara:
– E agora não quero cá lágrimas de crocodilo…
Certamente intrigado, o Sitafá viera espreitar os crocodilos. Pelos vistos, nenhum havia chorado…
Jorge Cabral 

[Revisão / fixação de texto / título: L.G.]

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Nota do editor:

(*) Vdf. os dois últimos postes da série, publicados no ano corrente:


(...) Foi na prisão de Alcoentre que conheci o Mãozinhas, por intermédio do meu amigo e cliente, o 24, nome que ganhou há muito tempo, num bordel, sito à Rua do Mundo. E porquê, 24? Ora, é fácil adivinhar. O tamanho, melhor, o comprimento (...)


(...) Estava calor e todo o quartel dormia a sesta. Em cuecas, o Alfero urinava contra a parede (bem não urinava, mijava, pois na Tropa, ninguém urina, mija). Eis que um jipe se acerca. Nele, três alferes de Bambadinca, acompanhados de duas raparigas. Ainda a sacudir “o corpo do delito”, disfarça, cora, mas que vergonha (!). Claro, ninguém lhe aperta a mão. Elas são a filha do Senhor Brandão e uma amiga de Bissau, cabo-verdiana. Vêm visitar Fá. Chama o fiel Branquinho. Que os leve a todos para o Bar, enquanto ele se veste e se penteia. Regressa impecável. À paisana, de camisinha branca, calças azul-bebé. (...)


Guiné 63/74 - P8891: Inquérito online: Com que frequência tens visitado ultimamente o nosso blogue? Resultados finais






Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) > Fotos 14, 15 e 16 > Catió 1967- Material capturado em Cabolol, no decurso da Operação Penetrante,  em 27 de Junho de 1967.

Fotos e legendas: © Benito Neves (2007). Todos os direitos reservados.

1. De acordo com a nossa sondagem sobre os hábitos de frequência de visita ao nosso blogu (que decorreu desde 3 a 10  passada),  apurámos os seguintes resultados (n=247)


Todos os dias
  92 (37,2%)

Quase todos os dias
  82 (33,2%)

Dia sim, dia não
  16 (6,5,%)

1 vez por semana
  24 (9,7%)

2 a 3 vezes por mês
  12 (4,9%)

1 vez por mês
  6 (2,4%)

Raramente
  9 (3,6%)

Nunca, ou hoje por mero acaso
  6 (2,4%)

                                                                     Total de respostas      247 (100,0%)


Resumindo,  7 em cada 10 dos respondentes são visitantes assíduos do nosso blogue: vêm cá todos ou quase todos os dias... Há um segundo grupo, mais pequeno (16%), que mantém uma regularidade semanal na sua visita ao blogue. Os restantes (menos de 14%) visitam muito esporádica ou raramente o blogue (uma ou menos de uma vez por mês). Não sei se é o caso do Benito Neves, bancário reformado, a viver em Abrantes, e de quem não temos tido notícias há bastante tempo.

A todos os respondentes (membros ou não da nossa Tabanca Grande)  resta-nos agradecer a sua participação e, nalguns casos, os seus comentários.

Registamos, a título de exemplo, um  dos últimos comentários, de um camarada nosso que vive na Holanda, com data de 7 do corrente:

(...) Vou todos os dias ao blogue, e por vezes mais de uma vez por dia,  pois gosto de saber sempre noticias sobre o meu tempo de Guiné, assim como tambem notícias actualizadas. Como reformado e estando longe de Portugal (Holanda),  é sempre agradável estar informado. Júlio Abreu, Grupo de Comandos Centuriões (TO da Guiné, 1964/66) (...)

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Nota do editor:
 

Guiné 63/74 - P8890: Filhos do vento (10): Guiné, Índia, China: da prática das núpcias interraciais (António Graça de Abreu)

Guiné, Índia, China: da prática das núpcias interraciais 


por António Graça de Abreu [, foto à direita, com a esposa, de origem chinesa, a dra. Hai Yan ]


A recente abordagem no blogue - ao de leve,  mas que tantos comentários, por bem, gerou - , do tema dos filhos mestiços dos nossos homens na Guiné e das bajudas e mulheres que connosco, por variegadas razões, se deitavam (*), levou-me a alinhar meia dúzia de ideias e algumas citações que talvez nos ajudem a entender melhor quem fomos e quem somos. Aí vai:

A partir do século XV nós, portugueses, começámos a navegar por todos os mares. Tínhamos a terra portuguesa para nascer, mulheres de todas as terras para amar e como escrevia o padre António Vieira (1608 -1697) "toda a a terra para morrer."

Já Gil Vicente, o homem do nosso primeiro teatro, na sua comédia D. Duardos, fala dos portugueses "servidores de las mujeres, más que todas las naciones."

De onde nos vinha, de onde nos vem esta ausência de preconceito, esta capacidade de acasalar com raças e etnias espalhadas pelos quatro cantos do mundo?

O Prof. Almerindo Lessa (1908-1995) que ainda conheci, e de quem tive a honra  de ser  amigo, escrevia:

"Certas liberdades nos costumes e um gosto poligâmico ganho no trato peninsular com os mouros tinham preparado a nação, física e psicologicamente na carne (com raízes moçárabes) e no espírito (com impulsos universalistas), para uma prática de núpcias interraciais onde o amor por forma alguma seria necessariamente excluído." (Almerindo Lessa, in Macau, a História e os Homens da Primeira República Democrática do Oriente, Macau, Imprensa Nacional, 1974, pag. 43.)

 Ora esta predisposição para amar mulheres de terra alheia (por exemplo, não só descobrimos o Brasil, mas através de uma excelente e desabusada miscigenação, inventámos o Brasil!...) não fazia esquecer as mulheres da pátria portuguesa.

Luís de Camões, em carta a um amigo escrita em Goa em 1555, fala das saudades que sente das damas de Lisboa, não mostra grande entusiasmo pelas mulheres indianas e promete uma procissão para receber as que vierem de Portugal, embarcadas nas naus. Vale a pena ler:

 "Se das damas desta terra quereis novas (…) sabei que as que as que a terra dá (…) respondem-vos numa linguagem meada de ervilhaca que trava na garganta do entendimento, a qual vos lança água na fervura da maior quentura do mundo. Ora julgai, senhor, o que sentirá um estômago costumado a resistir às falsidades de um rostinho de tauxia de uma dama lisbonense que chia como um pucarinho novo com água, vendo-se agora entre esta carne de salé que nenhum amor dá de si. Como não chorará as memórias de in illo tempore! Por amor de mim, que às mulheres dessa terra (Portugal) digais da minha parte que, se querem absolutamente ter alçada com baraço e pregão, que eu as espero com procissão e pálio, revestido em pontifical." (In Versos e alguma Prosa de Luís de Camões, Porto, Ed. Inova, 1972, pag. 96.)

Camões, poeta, soldado, viajante, aventureiro e amante sabia como ninguém entender, sentir, escrever sobre a mulher e o amor. E depois da Índia, um ano após ter escrito esta carta, seguia viagem para o sul da China.

Fernão Mendes Pinto que conheceu a China uma dezena de anos antes de Camões, fala-nos assim das mulheres chinesas, que encontrou num banquete em Liampoo, actual Ningbo, na província de Zhejiang:

"A pessoa de António de Faria foi servida por oito moças fermosas, muito alvas e gentis mulheres (…) as quais vinham todas vestidas como sereias que a modo de dança faziam o serviço de mesa, ao som de instrumentos musicais que davam muito contentamento a quem as ouvia, com que todos os portugueses estavam assaz pasmados." (Fernão Mendes Pinto, Peregrinação, Lisboa, Edições Afrodite, 1971, cap. 70, pag. 239.)

Na China do século XVI, em plena dinastia Ming, era rigorosamente verdade os homens ricos e poderosos rodearem-se de genu ou pipa chai, jovens bonitas muitas vezes compradas que tocavam, cantavam, dançavam, faziam o serviço de mesa, e outros serviços, e se vestiam, se despiam requintadamente tal e qual como as sereias. As meninas chinesas em topless, tipo playboy, eram uma prática não muito rara pelo menos desde a dinastia Tang (618-907).

E temos os portugueses de quinhentos, assaz pasmados a olhar para o seio pequeno, mas redondo, firme e bem feito das mulheres chinesas! E a querer tocar, e a querer tê-las por companheiras de exaltantes prazeres.

Era assim na China, era assim nas terras da Guiné por nós descobertas, era assim na Índia, sem esquecer as também formosas damas de Lisboa.

Recordo que, em 1972 quando qualquer "piriquito" chegava ao meu CAOP 1, em Teixeira Pinto (éramos trinta homens todos de rendição individual) era costume levá-lo ao grande lavadouro da terra onde mulheres e bajudas, manjacas quase todas, lavavam roupa e aproveitavam para também lavar o corpo, até as reentrâncias mais íntimas. Roliças, de chocolate brilhante, nada púdicas, nuinhas como Deus as deitou ao mundo, eram um regalo para os olhos. E costumávamos dizer que, acabado de chegar à Guiné, o "piriquito" as via como negras mas passado um mês, o entendimento do rapaz mudar-lhes-ia a cor e ele olhá-las-ia como esplendorosas mulheres brancas. Ou chinesas, digo agora eu.

De resto, segundo a lenda, com um fundo de verdade, Camões trazia de Macau para Porugal uma mulher filha da China, a perfeita Dinamene que, quase menina, lhe morreu no naufrágio na foz do rio Mekong, no actual Vietnam . A

                        Alma minha gentil que te partiste,
                        Tão cedo desta vida descontente,
                        Repousa lá no céu eternamente
                        e viva eu cá na terra sempre triste.

A mulher, menina, companheira e amiga, portuguesa, africana, indiana, chinesa, ninfa, senhora, fada que um homem tem, na harmoniosa exaltação da natureza. Às vezes tão breve, tão cedo envolta em névoa, feita de alvas carnes, de pele de cetim e azeviche, de pedaços de sonho, de êxtases, enlevos e silêncios.

António Graça de Abreu,
Estoril, 22 de Setembro de 2011
          
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Nota do editor:


(*) Vd. último poste da série >  11 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8888: Filhos do vento (9): Tenho por mim que são mais as vozes que as nozes (António Costa)

Guiné 63/74 - P8889: Patronos e Padroeiros (José Martins) (22): D. Dinis - Curso de Infantaria da Escola do Exército - 1953-1956 (José Martins)

1. Mensagem do nosso camarada José Marcelino Martins* (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 7 de Outubro de 2011:

Caros amigos, boa noite
Se o "D. Diniz" fosse vivo completaria no próximo Domingo, a bonita idade de 750 anos.

Nada melhor evoca-lo neste dia, escrevendo mais um tema dos Patronos.

Bom fim de semana para todos.
José Martins



PATRONOS E PADROEIROS XXII

Curso de Infantaria da Escola do Exército – 1953/1956


Genealogia de D. Diniz. Painel existente na Confeitaria El-rei D. Dinis, em Odivelas.
© Foto José Martins


D. Diniz
Pela Graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve

Filho do Rei D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela nasce em Santarém, no dia 9 de Outubro de 1261 e, bem cedo, o pai preparou-o para a governação, vindo a ser aclamado Rei em 16 de Fevereiro de 1279, com 18 anos incompletos, para um longo reinado de 46 anos, sendo o 6º Rei de Portugal e da Dinastia de Borgonha.

Cerca de três anos depois, em 11 de Fevereiro de 1282, casa por procuração com Isabel, Infanta de Aragão e com doze anos de idade, tendo a boda sido celebrada em Trancoso no dia 26 de Junho desse ano, quando entrou em Portugal. Deste casamento nasceram D. Constança de Portugal (3 de Janeiro de 1290 – 18 de Novembro de 1313) e Afonso (8 de Fevereiro de 1291 – 28 de Maio de 1357), futuro rei de Portugal.
Dada a sua longevidade, para a época, foi um monarca influente, não só no reino, mas também nas relações externas.

Ao criar um “forte sentimento de nacionalidade” foi cognominado por Duarte Nunes de Leão (n. Évora 1530 † Lisboa 1608), cronista português, como o Pai da Pátria.

À data da sua chegada ao trono, o país estava em conflito com a Igreja Católica que ele, de imediato, tentou sanar assinando um tratado com o Papa Nicolau II, jurando defender os interesses de Roma no nosso país.

Essencialmente foi um rei administrador e não guerreiro. Em 1925 entrou em confronto com Castela, mas desistiu da mesma, fazendo a paz com Castela, com a assinatura do Tratado de Alcanizes, onde foram definidas as fronteiras de Portugal, que passaram a incluir as localidades de Serpa e Moura. Por este tratado previa-se também uma paz de 40 anos, amizade e defesa mútuas, que incluía o casamento de sua filha Constança com o rei Fernando IV, de Castela.

Tendo a cultura como um dos seus interesses, apreciador de literatura e poeta notabilíssimo, instituiu a língua portuguesa como a língua oficial do país. Lisboa foi, no seu tempo, um dos principais centros de cultura da Europa e, a Corte, um dos maiores Centros literários do Península Ibérica. Pela “Magna Charta Priveligiorum”, criou os Estudos Gerais, em Coimbra.

As Ordens Militares, que foram um esteio da nação, foram libertadas das influências estrangeiras que tinham, passando a depender do poder real. D. Diniz criou a Ordem de Cristo, que veio a herdar os bens da Ordem dos Templários em Portugal, quando esta é extinta, e ajuda a Ordem de Santiago a separar-se da tutela da mesma ordem em Espanha

Organizou o estado de forma centralizada, reduzindo, dessa forma, o poder da nobreza. Deu prioridade à organização do reino continuando a acção legislativa que já vinha do reinado de seu pai, mandando reunir no “Livro da Leis e Posturas” e nas “Ordenações Afonsinas”, a diversa documentação de direito e de leis, que se encontravam dispersas.

Dinamizou o comércio, e a circulação de bens, ao criar as feiras. Fomentou a agricultura, protegendo-a com a ampliação do pinhal de Leiria. Ordenou e fomentou a exploração de minas de cobre, prata, estanho e ferro.
Em 1308, assina o primeiro contrato comercial com a Inglaterra, abrindo as portas para o comércio internacional.

Cria o almirantado, que entrega ao genovês Manuel Pessanha, criando as bases de uma futura Marinha Portuguesa, ao serviço do reino.

Afonso, seu filho e herdeiro, temendo que D. Dinis favorecesse o seu filho bastardo Afonso Sanches, reclamou que o rei lhe aumentasse os proveitos, exigindo a convocação das Cortes, ao que o rei acedeu. Porem, a reunião do Clero da Nobreza e do Povo, não deu os resultados que D. Afonso pretendia. Então este reuniu as forças que lhe eram fiéis e tentou dar combate ao Rei.

Nos campos de Alvalade, então situados a norte de Lisboa, encontraram-se frente a frente as forças leais ao rei e as forças que apoiavam o Príncipe herdeiro, mas não chegou a haver combate. Quando as forças se preparavam para dar inicio à batalha, o campo foi atravessado pela Rainha, já venerada como Santa, montada sobre uma mula, evitando o derramamento de sangue entre portugueses.

A 7 de Janeiro de 1325, em Santarém, morre D, Diniz, que veio a ser sepultado na Igreja do Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas, que o próprio rei mandara construir.

José Marcelino Martins
Odivelas, 7 de Outubro de 2011

Nota:
Para comemorar a efeméride, Odivelas já se encontra "em festa" desde o dia 1.
Consultar www.cm-odivelas.pt
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8765: Blogoterapia (189): ... i-guerra... (José Marcelino Martins)

Vd. último poste da série de 1 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8627: Patronos e Padroeiros (José Martins) (21): Mártir S. Sebastião, Padroeiro dos Arqueiros, da Infantaria e dos atletas (José Martins)

Guiné 63/74 - P8888: Filhos do vento (9): Tenho por mim que são mais as vozes que as nozes (António Costa)

1. Mensagem do nosso camarada António José Pereira da Costa* (Coronel de Art.ª na reserva, na efectividade de serviço, ex-Alferes de Art.ª na CART 1692/BART 1914, Cacine, 1968/69 e ex-Capitão de Art.ª e CMDT da CART 3494/BART 3873, Mansabá, Xime e Mansambo, 1972/74), enviada ao Blogue em 26 de Setembro de 2011:

Guiné 63/74 - P8799: (In)citações (36): Filhos do vento, ontem, brancu mpelélé, hoje (Cherno Baldé)**

Olá Camarada
Tenho para mim que são mais as vozes do que as nozes.
Nas três localidades onde estive: Cacine, Xime/Enxalé e Mansabá conheci um caso em Cacine.

Os "Portugueses Suaves" como alguns lhes chamavam eram perfeitamente reconhecíveis pela cor da pele e, às vezes, do cabelo.


O Português Suave de Cacine era o "Manel". Era bastante claro e de cabelo louro, embora encaracolado.
Tinha cerca de cinco anos - em 1968 - e era um puto muito vivo e esperto. Num ataque, julgo que, no tempo da CCaç 1620, foi ao ar com uma morteirada e ficou com a cabeça cheia de descacadelas de estilhaços pequenos que lhe deixaram marcas na cabeça. Dizia-se que era filho de um furriel enfermeiro (qual?)

Nos outros locais, nunca dei por filhos de militares.

Creio mesmo que os contactos sexuais susceptíveis de conduzir a gravidez, a dada altura, passaram a rarear, por motivos óbvios.
Julgo que as próprias mulheres se protegiam (como? não sei) pois, embora aparentemente fossem aceites, ficavam "difamadas" e as consequências para as crianças podiam ser imprevisíveis.

No fundo, toda a gente sabia que a estes "filhos da guerra" ficariam abandonados nas suas terras, no final da comissão e a partir daí... tudo poderia acontecer. E depois da guerra acabar, como seria?

Se houvesse uma estrondosa vitória das gloriosas NT, como seria? E se fosse o insidioso e ardiloso In a cobrir-se de glória? É necessário não esquecer que estamos em ambiente rural, nos anos 60/70 quando estas actividades não estavam tão despenalizadas, quer nas cidades, quer nas áreas rurais, como estão hoje.

Julgo que "a malta" também se defendia de possíveis contaminações com doenças "sexualmente transmissíveis" (como hoje se diz) e que, ao tempo eram tratadas "à bruta" e o seu detentor não era muito aplaudido. Vá lá saber-se porquê...

Aqui tens a foto do Manel
Um abraço do
António Costa
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Notas de CV: