domingo, 12 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6978: Convívios (270): Tabanca de Guilamilo, Polvoreira, Guimarães, 30 de Agosto de 2010,com o Joaquim e a Margarida Peixoto (Luís Graça)




A festa do carneirinho é uma tradição única no nosso país. Em Penafiel, o carneirinho é festejado na véspera o dia do Corpo de Deus. Em que consiste ? Nesse dia as crianças do 1º ciclo do ensino básico  (antiga 4ª classe) fazem um desfile,  ao longo das ruas de Penafiel. À frente seguem os bombos e os divertidos gigantones. Cada turma leva consigo um carneirinho, um anho,  enfeitado com flores de papel multicolores, oferenda ao seu(sua) professor(a)... Os miúdos vão vestidos com roupas tradicionais, levam bandeiras de papel e cartazes com frases alusivas aos professores. Desfilam entoando canções feitas por eles sobre o carneirinho, a escola e os professores. E no passado, a palmatória... Como recordam, aqui, os nossos amigos Joaquim e Margarida Peixoto, ambos professores, residentes em Penafiel. Ele, membro da nossa Tabanca Grande.

Esta tradição remonta a 1880, segundo Teresa Soeiro, autora do livro Penafiel. Nesse ano “um grupo de alunos da Casa Escolar do Sr. Henrique de Carvalho resolveram brindar o seu professor com um carneiro e fizeram-no por modo vistoso (…) indo na frente montado num jerico um aluno tocando corneta, e o carneiro muito enfeitado entre duas alas de pequenos estudantes vestidos a capricho. Todos acharam graça à lembrança.”

A nossa amiga Guida lembra-se, do seu tempo de menina e moça, das quadras que os  alunos cantavam durante o desfile, frente à casa da professora:

Viva o Carneirinho, / Viva a Professora, / Morra a palmatória, / Morra!

... No dia 30 de Agosto de 2010, nasceu mais uma Tabanca, a de Guilhomil, nome da quinta do Joaquim, sita na freguesia de Polvoreira, concelho de Guimarães. Fui lá, com familiares, almoçar, em resposta a um convite a este simpatiquíssimo casal de quem,  eu e a Alice,  já nos tornámos amigos.


 Vídeo (3' 38''): Luís Graça (2010). Alojado em You Tube > Nhabijoes




Guimarães, berço da nacionalidade, património mundial da humanidade... preparando-se para ser  a Capital da Cultura 2012...


Guimarães > Centro histórico, zona intra-muros (Classificada como património mundial da humanidade)  > Os antigos paços do concelho




Guimarães > Centro histórico > O célebre Largo da  Oliveira...



Guimarães > Centro histórica > Cada recanto, um encanto...



Guimarães < Polvoreira >  Quinta de Guilamilo, doravante Tabanca de Guilamilo ... A nobreza do granito esconde um antigo convento, de cuja história se sabe pouco... A casa está assombrada por vários fantasmas: o do Zé do Telhado, que a terá assaltado em emados do Séc. XIX; a de um frade que lá foi assassinado, possivelmente depois da extinção dos conventos em 1834... Mas foi lá que o Joaquim conheceu a Guida, numa festa que ele organizou depois do seu regresso da Guiné, creio que na passagem de ano de 1974...


Em casa é em U... Um pormenor do pátrio exterior, visto do 1º piso...


Vista para o pátio de entrada da quinta e da casa...


A belíssima cozinha do convento, que chegou a ter três fornos... Restam agora dois...


O oratório... e alguns dos livros que sobreviveram ao passar dos anos...


Fazendo as honras à casa: o Joaquim é exímio na arte de bem receber... O Joaquim e a Guida fazem, de resto,  uma belíssimo par.


Ainda em obras, a casa (o casarão) é um encanto... Da direita para a esquerda, o Joaquim (que a Guida trata por Carlos), a Alice, e os meus cunhados (e sócios de A Nossa Quinta de Candoz) Gusto e Nitas.


Vamos lá então ao cabritinho... com o estômado já bem composto pelas magníficas entradas confeccionadas pela Guida... Os vinhinhos eram verdes, monocastas, não da quinta (que produziu 40 pipas no tempo do pai do Joauqim) mas da  Região Demarcada dos Vinhos Verdes: um azal, outro avesso...À mesa estavam apenas, além dos anfitriões, a minha mulher Alice, e os meus cunhados, Ana Carneiro e Augusto Soares... Foi uma tarde de amena cavaqueira... Ainda iríamos depois à Penha (Guimarães) e ao Santuário de São Bento (Vizela)... Com esta história regressámos, eu e a Alice, a Candoz (e os meus cunhados ao Porto) já no dia seguinte...




A Guida, aliás Margarida... que na infância viveu em Angola.


Depois de uma magnífica refeição, ficámos os dois, eu e o Joaquim, a lembrar as coisas e as loisas da Guiné, com o Old Parr como digestivo...



 
A chave da nova Tabanca... de Guilamilo



O portal da casa do caseiro...



O velho brasão... A quinta foi herança do Joaquim, por via paterna... O pai foi nado e criado em Penafiel.




O senhor professor Joaquim Carlos Rocha Peixoto... ainda no activo...  A Guida já está reformada...

Recorde-se que era foi Fur Mil, da CCAÇ 3414, Sare Bacar, Cumeré, Brá, tendo estado no CTIG entre Julho de 1971 e Setembro de 1973.

A CCAÇ 3414 era uma companhia açoriana, comandada pelo Cap Inf Manuel José Marques Ribeiro de Faria... Unidade mobilizadora, BII 17. O Joaquim era amigo do Fernando Ribeiro, morto já no final da comissão...Falámos disto, das peripécias da Guiné, das (des)venturas dos nossos camaradas (alguns velhos, gastos, doentes, solitários, e com dificuldades financeiras, garante ele que é um homem atento, observador e sensível). Falámos das nossas Tabancas, a Grande e a Pequena (a de Matosinhos, de que o Joaquim é presença habitual nos almoços de 4ª feira)... O Joaquim fez o antigocurso do magistério primário já depois de regressar da Guiné... A ele e à Guida o meu muito especial Oscar Bravo (obrigado) pela hospitalidade e a amizade com que me honraram, a mim, à Alice e aos meus cunhados.





Vizela > Santuário de São Bento, a 410 acima do nível do mar, ao pôr do sol... Dois camaradas da Guiné, Joaquim Peixoto e Luís Graça, os dois primeiros inscritos na Tabanca de Guilamilo (e não Guilhomil...). Obrigado, Joaquim, por esta bela jornada...

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados

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Nota de L.G.:

Guiné 63/74 - P6977: Ser solidário (87): Sarau Cultural integrado na Campanha de Angariação de Fundos (Fernando S. Santos & José M. Rodrigues)


O nosso Camarada Fernando Silva Santos (ex-Soldado Informações e Operações de Artilharia, BAA 3434, Bissau, 1971/73), enviou-nos mais um apelo solidarizando-se com a campanha lançada pelo nosso camarada José Martins Rodrigues (ex-1.º Cabo Enf.º da CART 2716/BART 2917, Xitole, Corubal, Bafatá e Bambadinca, 1970/72):
Tabanca Pequena - Sarau Cultural
Caros Amigos/as:
O meu abraço para vocês!
Incluo o texto do meu camarada e amigo José Rodrigues, o qual tem como fim em vista a Divulgação deste Evento.
A Causa é nobre!
Se tiverem oportunidade de, Solidariamente, estarem connosco nesta Ajuda ao povo carenciado da Guiné, o qual, tem dificuldades na obtenção de água potável, por favor, inscrevam-se para participarem neste "Sarau Cultural".
Se divulgarem pela vossa "rede de contactos, pessoais e na Internet, bem assim como nas redes sociais" já estão a Ajudar a "Tabanca Pequena!".
Muito obrigado e um abraço.
Do amigo certo,
Fernando Santos
Sold InfOp Art da BAA 3434

Caros Amigo:

A Tabanca Pequena – Grupo de Amigos da Guiné vai realizar um Sarau Cultural integrado na Campanha de Angariação de Fundos, que visa apoiar a abertura de poços de água potável e do fornecimento de sementes ás populações guineenses com graves carências nesses domínios.

Junto informação relativa ao evento. Gostaria de poder contar com a vossa presença e, do vosso apoio na divulgação desta acção de solidariedade.
Um abraço solidário e de Amizade.
José Rodrigues
1.º Cabo Enf.º da CART 2716/BART 2917


CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS
A TABANCA PEQUENA - Grupo de Amigos da Guiné-Bissau em parceria com CIVAS -Centro de Infância, Velhice e Acção Social - Senhora da Hora e LIONS CLUBE DA SENHORA DA HORA, vão promover um SARAU CULTURAL com o objectivo de angariação de fundos para a Campanha de Abertura de Poços de água potável em Tabancas (aldeias) do interior daquele País, onde as populações se deslocam 2/3 Km para obterem água (imprópria para consumo).

- Estamos a financiar a abertura de outro poço em Medjo. Faltam-nos cerca de 2.000 € para o apetrechar com o equipamento necessário.

- Em resultado de campanhas anteriores já funciona em pleno um poço na Tabanca de Amindara.

ACÇÃO –
Almoço seguido de Sarau Cultural.Fados de Coimbra – Conjunto do Choupal até à Lapa
Fado pela voz de - Francisca Silva
Momentos de poesia –
Antigos combatentes
DATA: 25 de Setembro

PREÇO:
15.00 € (mínimo)
LOCAL - Instalações do CIVAS à Av. Fabril do Norte, 717 – Senhora da Hora

DIVULGA . DIVULGA . DIVULGA . DIVULGA . DIVULGA . DIVULGA . DIVULGA . DIVULGA
FAZ A TUA INSCRIÇÃOATÉ AO DIA: 20 DE SETEMBRO

e-mail: tabancapequena@gmail.comTelm: 966238626 - Zé Teixeira
........967409449 - Zé Rodrigues

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Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

11 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6970: Ser solidário (86): Solidariedade no Cachéu (Sousa de Castro)
Vd. também sobre esta campanha o poste em:

5 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6939: Ser solidário (84): Sarau cultural para angariação de fundos a favor da Guiné-Bissau (José Teixeira / José Rodrigues)

Guiné 63/74 - P6976: Tabanca Grande (243): António Nobre, ex-Fur Mil da CCAÇ 2464/BCAÇ 2861 (Buba, Nhala e Binar, 1969/70)

1. Mensagem de António Nobre (ex-Fur Mil, CCAÇ 2464/BCAÇ 2861, Buba, Nhala e Binar, 1969/70), com data de 10 de Setembro de 2010:

Olá Luís
Recentemente por indicação de um ex-camarada de guerra tive conhecimento da existência do nosso Blogue no qual participam ex-combatentes da ex-Guiné Portuguesa.

Visualizei e fiquei estupefacto com a qualidade informática do mesmo, bem como de depoimentos de ex-combatentes com fotos interessantíssimas que naturalmente nos fazem recuar no tempo para recordarmos uma fase da nossa vida, que, pese alguns maus momentos que todos nós naturalmente tivemos, por outro lado foram tempos inesquecíveis designadamente laços de AMIZADE que perduraram por toda a vida.

Gostaria de fazer parte dos “AMIGOS DA TABANCA” pelo que abaixo faculto alguns elementos curriculares para vossa análise e arquivo.

Assim:

Sou natural de Abrunheira, concelho de Montemor-o-Velho, a minha adolescência fi-la em Óbidos, estudei nas Caldas da Rainha na Escola Comercial onde conclui o Curso Comercial, não podendo avançar pelo facto dos meus Pais não terem posses para mais. Como todos sabeis, naquela época nem toda a gente tinha condições financeiras para concretizar cursos superiores.

Ingressei no Serviço Militar em Janeiro de 1968 no RI5 das Caldas da Rainha no curso de Sargentos Milicianos, e posterior deslocação para Tavira - Março de 1968 - para o CISMI onde completei o curso de Cabo Miliciano.

Em Abril de 1968 fui colocado em Chaves - antigo BC10 - em cuja Unidade formámos a Companhia para o Ultramar, concretamente a CCAÇ 2464.

Em Fevereiro de 1969, incorporados no BCAÇ 2861, embarcámos no UÍGE para a Ex-Guiné Portuguesa, constituído pela CCS e CCAÇs 2464, 2465 e 2466, com regresso a Lisboa em Dezembro de 1970.

Inicialmente fomos colocados no Biambi com posteriores deslocações para Buba, Nhala, terminando a comissão em Binar, próxima de Bula.

Profissionalmente e após regresso do Ultramar, ingressei em Junho de 1971 no Banco Português do Atlântico em Alcobaça e posteriormente colocado em Leiria.

Terminei a minha carreira no BCP em Dezembro de 2005 na situação de reforma, com a categoria de Director.

Actualmente e desde há cerca de 25 anos resido em Leiria.

Em attachement junto 2 fotos do Ultramar - Binar 1969 e uma recente na qual me encontro com o Zé Sequeira, (Careca) também este da CCAÇ 2464 e que se reporta a um almoço que efectuámos com elementos da nossa Companhia.

É tudo.
Se acharem que mereço fazer parte do núcleo de amigos da Tabanca façam-no e confirmem-me sff

Um abraço e até uma próxima oportunidade
António Nobre




2. Comentário de CV:

Caro António Nobre, em nome da tertúlia do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, estou a receber-te na nossa Caserna Virtual, onde te instalarás como bem entenderes. Há sempre um lugar junto à janela com uma secretária e uma cadeira onde poderás escrever as tuas memórias acompanhadas ou não de fotografias.

A melhor maneira de mandares as tuas coisas, será em mail enviado para o Blogue, para um dos endereços do Luís Graça, e para os dois co-editores. Os textos podem vir escritos no corpo da mensagem ou serem anexados em formato Word. As fotos deverão vir em formato JPEG ou inseridas no próprio texto, mas sempre legendadas.

Por favor não uses formato PDF, porque torna o texto impossível de editar, e nas fotos obriga a trabalho extra.

Pelo que escreveste na tua apresentação, verificamos que entendeste os nossos objectivos e que queres colaborar, contando-nos as tuas impressões e experiências enquanto combatente da Guiné.
Cá as esperamos.

Posto isto, só me resta enviar-te o tradicional abraço de boas-vindas em nome da tertúlia, deixando-me à tua disposição para os esclarecimentos complementares que necessitares.

Em nome dos editores
Carlos Vinhal
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 9 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6962: Tabanca Grande (242): Raul Manuel Bivar de Azevedo, ex-Cap Mil (2ª CART do BART 6522 – Susana -, 1972/74)

Guiné 63/74 - P6975: In Memoriam (51): Djassió Soncó, mulher do guia Quebá Soncó (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos* (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 31 de Agosto de 2010:

Queridos amigos,
Foi exactamente assim que aconteceu.
A fotografia saltou de um livro, dias depois chegou o Abudu Soncó e deu-me a triste notícia. O terrível de tudo é olharmos para uma fotografia onde somos o sobrevivente e termos saudades daquelas pessoas que confiavam incondicionalmente em nós.
Uma saudade irremediável, a mais pungente de todas.

Um abraço do
Mário


De braço dado com a minha amiga Djassió Soncó

Beja Santos



Está rotundamente enganado todo aquele que pensa que tem os papéis em dia, dossiês organizados para a posteridade, recordações arquivadas porque elucidadas. Vem tudo isto a propósito de duas ferroadas do destino: uma fotografia totalmente esquecida e tão importante para os meus afectos, concomitante com uma notícia desabrida, com mais uma perda.

Naqueles anos em que simulei que a guerra andava num limbo, qualquer resquício da sua presença era metido numa profundeza, o futuro que o desencantasse. Como aconteceu com esta imagem. Saltou desabridamente de um livro, a surpresa deixou-me apatetado, a cismar. Não fosse o leitor levado a supor que disponho de uma memória de elefante, eu diria naturalmente: parece que foi ontem que tirei esta fotografia. Mas não foi, tudo se passou em fins de Maio de 1969, estamos em plena época heróica da reconstrução de Missirá. A máquina fotográfica não é minha é do Pires, ele virá depois a férias, mandou revelar na Fotopax, de Beja, no mês seguinte. A minha máquina fotográfica ardera em Março, nesta altura não tinha dinheiro nem para mandar cantar um cego. Estou de braço dado com Djassió Soncó, mulher de Quebá Soncó, irmão do régulo e nosso guia. No fundo, a morança do régulo Manlã, com um colmo lindíssimo. Ao lado de Quebá, pequenino e gingão, Trilene (soldado milícia que adorava camisas de terylene) fuma e olha, magano, para a câmara. Amanheceu, todos acreditam que vamos directamente para Bambadinca. É mentira, vamos a Mato de Cão, cerca das onze horas irão passar dois batelões e, inopinadamente, partiremos para o Enxalé, em duas viaturas. Djassió ia em pânico, toda a gente temia aquela viagem na estrada abandonada entre Mato de Cão e Enxalé.

Na fotografia estamos de braço dado, Djassió Soncó é uma estimável amiga, feições de grande beleza, um porte quase imperial. É mãe daquele Mamadu Soncó que vai viver para Bambadinca nos últimos tempos da minha comissão, lá para Julho de 1970. Estava convencido que eu o traria para Portugal, sempre me chamou Paizinho. E um Paizinho faz tudo pelos filhos.

Lembro-me de tudo ou de quase tudo. A boa disposição que eu tinha nesse dia, com Missirá a reconstruir-se. Ali está a base onde assenta o pau de bandeia com o distintivo do Pel Caç Nat 52. Vêem-se as trouxas habituais numa viagem, quer à ida quer no regresso.

Depois veio o desacerto do destino. Djassió irá ficar brutalmente sinistrada numa flagelação em Julho. Perderá um braço, uma roquetada trespassou o telhado, a viga mestra cedeu, derrubou-a, decepou-a. Estou a ver, na noite alta, Quebá Soncó a levar esse braço decepado para o enterrar. Parece que Quebá Soncó terá sofrido inúmeros vexames na prisão, em Bafatá, onde morreu, a seguir à independência.

Trilene foi fuzilado por engano, disseram-me que gritava em frente ao pelotão de fuzilamento, desorbitado: “O que é que eu fiz? Por quem me tomam?”.

O pior de tudo estava para vir. Visitei Djassió algumas vezes no bairro Benfica, em 1991, quando trabalhei como cooperante, em Bissau. É exactamente quando Abudu Soncó chega a minha casa (tinha eu descoberto a fotografia há escassos dias), para conferir a lista das visitas que pretendo fazer quando voltar à Guiné e lhe mostro a fotografia da Djassió, sua tia, que fico a saber que ela morreu há pouco tempo.

Não sei se isto é pura casualidade, se eu estou a fantasiar que podia ter sido ontem que eu tirei esta fotografia, que estou feliz de braço dado com esta amiga, tão castigada pela vida. Na fotografia estou feliz segurando o guarda-mão em baquelite da G3. Aquele mundo é meu, pertence-me integralmente, ali respondo pela guerra e pela paz.

Já morreram todos, os que estão a meu lado. São cerca de sete horas da manhã, vejo a sombra de alguém em cima do Unimog 404 que vai seguir ajoujado até ao Enxalé e, no regresso, deixaremos muita gente em Finete.

Olho sem melancolia este tempo tão intensamente vivido, cercado de vítimas da guerra. Sem melancolia mas cheio de saudade, à portuguesa. Por isso me estou a preparar para percorrer por todo o Cuor, em jeito de despedida. Todos os actores da fotografia, afinal, vão partir.
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(*) Vd. poste de 10 de Setembro de 2010 Guiné 63/74 - P6966: Notas de leitura (148): Transição Democrática na Guiné-Bissau, por Johannes Augel e Carlos Cardoso (Mário Beja Santos)

Vd. último poste da série 10 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6965: In Memoriam (50): João Baptista (1938-2010), um camarada, um amigo, um irmão (Octávio do Couto Sousa)

Guiné 63/74 - P6974: Memória dos lugares (99): CART 11 / CCAÇ 11, Os Lacraus, em Paúnca (Abílio Duarte)


Guiné > Zona Leste > Paunca > CART 11 (1969/70), Os Lacraus > O Abílio Duarte, ex-Fur Mil da CART 11 (que mais tarde deu origem à CCAÇ 11)... No Paúnca Resort & Spa...


Foto: © Abílio Duarte (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.


1.  Mensagem de Abílio Duarte, recentemente admitido na nossa Tabanca Grande:


Data: 27 de Agosto de 2010 23:04
Assunto: HISTÓRIA DA CART 11 - CTIG

Olá,  Luis,

Pelo que tenho acompanhado e lido na nossa Tabanca Grande, a minha Companhia tornou-se, depois do meu regresso,  na CCaç 11, tendo tomado o nome de "OS LACRAUS DE PAÚNCA".

Paúnca foi o local onde eu passei praticamente à peluda.

Assim, e para memória futura, junto uma foto do nosso crachá, para que seja anexado ao file da nossa história.

Envio também uma foto minha, no Paunca Pestana Resort & Spa.

Um grande abraço, para ti e para o Renato Monteiro, que pelo que li está bom e recomenda-se.

Abílio Duarte.

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Nota de L.G.:

(*) Último poste desta série >  6 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6942: Memória dos lugares (89): Bolama, a antiga capital colonial, um património em ruínas (Patrício Ribeiro)

Guiné 63/74 - P6973: O Nosso Livro de Visitas (99): Carlos Alberto Dores Nascimento, camarada do CISMI, Tavira (Janeiro de 67 / Dezembro de 69)

1. Mensagem de Carlos Alberto Dores Nascimento

Data: 9 de Setembro de 2010 19:07

Assunto: Camaradas do CISMI


Alô, Luis. Sou o Carlos Alberto Dores Nascimento, estive em Tavira (*),  de Janeiro de 67 a Dezembro de 69. Especialidade de atirador e por lá fiquei até ao fim como monitor.

Conheci o Robles e o Trotil. O Trotil era Óscar. Conheci-os de alferes a capitães. Também gostava de encontrar alguns companheiros daquele tempo (agora somos avós ) mesmo que tivessem sido "meus" intruendos.

Sei que todos os anos em Outubro fazem lá no quartel um convívio com todos os que passaram por lá. Eu este ano quero ir pois nunca fui. Estou inscrito no Facebook, tenho lá algumas fotos do nosso tempo para ver se há alguém que se identifica. (**)

Bom, um grande abraço.

Carlos Alberto Dores Nascimento

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Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 4 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6934: Memória dos lugares (88): Tavira, Quartel da Atalaia, CISMI (Carlos Cordeiro / Manuel Maia / Pereira da Costa)

(**) Último poste da série > 22 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6884: O Nosso Livro de Visitas (98): Joaquim Sabido, ex-Alf Mil da 3.ª CART/BART 6520 (Jemberem e Mansoa, 1973/74)

sábado, 11 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6972: Patronos e Padroeiros (José Martins) (14): C.T.O.E (Centro de Tropas de Operações Especiais) – Nossa Senhora da Conceição

1. O nosso Camarada José Marcelino Martins, (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), enviou-nos mais uma mensagem, com data de 10 de Setembro de 2010, da série “Patronos e Padroeiros do Exército”:
Patronos e Padroeiros do Exército
C.T.O.E (Centro de Tropas de Operações Especiais) – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Memorial aos militares da Unidade (Caçadores Especiais, Comandos e Rangers), falecidos nas campanhas de África - C.T.O.E. © Foto José Félix

A Imaculada Conceição, comemorada em 8 de Dezembro, é invocada como Padroeira de muitas organizações. Foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854.

Nas instalações onde foi criado, em 16 de Abril de 1960, pelo Decreto 42926, o Centro de Instrução de Operações Especiais [hoje, Centro de Tropas de Operações Especiais], existe a Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Sob a sua invocação, foi criada a Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição que, após a sua investidura de novos membros, dirigem-se à parada onde, durante as homenagens militares prestadas aos militares caídos no Campo da Honra, rezam a Prece dos militares Rangers:

Dai-nos, Senhor, tudo aquilo que nunca Vos é pedido.

Não Vos pedimos o descanso, nem a tranquilidade do corpo, nem tão pouco a do espírito.

Não Vos pedimos riqueza, nem o êxito e as honrarias, nem sequer o reconhecimento dos homens.

De tudo isto, que insistentemente Vos pedem, talvez quase nada já Vos reste.

Dai-nos, pois, ó Deus, o que ninguém quer, o que todos rejeitam:

A insegurança, a incomodidade, a inquietude, a tormenta e o risco. A vereda estreita e agreste que vai até Vós.

Concedei-nos isto, nós Vos suplicamos, definitivamente, porque a fraqueza, fruto do egoísmo humano que em nós existe, talvez nos tire a coragem de o solicitar de novo.

Dai-nos, Senhor, o que Vos sobra, aquilo que ninguém quer, nem sequer Vos pedem mas, dai-nos, ao mesmo tempo, o valor, a vontade, a força e a fé que temperam a alma do soldado na grandeza da sua servidão.

Por ultimo, Vos rogamos, ó Senhor, por aqueles que, de entre nós, em todos os tempos, caíram no campo da Honra e derramaram o seu sangue pela Independência e Liberdade da Pátria.

Nós Vos pedimos, ó Deus dos Exércitos, que, no Vosso Seio, repousem na paz eterna as almas destes bravos.

(Adaptação feita pelo Tenente Coronel António Cor. Feijó, sobre um tema de uma poesia do General Mac Arthur - C.I.O.E. em Lamego, Junho de 1986)

José Marcelino Martins

Fur Mil Trms da CCAÇ 5

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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

26 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6788: Patronos e Padroeiros (José Martins) (13): Avós - Santa Ana e S. Joaquim

Guiné 63/74 - P6971: Caderno de notas de um Mais Velho (Antº Rosinha) (4): Guerra Colonial : dividir para reinar...Quem dividiu quem?

1. Texto do António Rosinha (, foto à direita,  em Pombal, 2007, por ocasião do nosso II Encontro Nacional):

Se em África havia as divisões naturais étnicas, já as divisões dos países ses com aquelas fronteiras eram absolutamente artificiais.

Mas,  por curiosidade, se repararmos na história, os povos africanos até aceitam geralmente sem constestação aquelas fronteiras.

Pequenas excepções, que não deixa de ser grave, Cabinda e Casamança, isto entre a lusofonia (em Casamança fala-se o crioulo da Guiné, tal qual).

Mas em extensões de fronteiras tão grandes, é de admirar como os africanos aceitam tantas fronteiras tão erradas. Mas até aceitam razoavelmente a divisão geográfica.

Havia ainda mais uma divisão no caso das ex-colónias portuguesas, que era a questão de cor da pele: Brancos, pretos e mulatos. Outros não tinham esse problema: Ex.: Serra Leoa, Congos Belga e Francês, Uganda, Guiné Conacri, etc. Aqui não havia a divisão da côr da pele. (África do Sul e Zimbabué, com Mandela e Mugabe, são casos diferentes de todos).

Mas as divisões entre as etnias em África tambem implicavam divisões territoriais. Nô tchon,  o chão de cada etnia,  era respeitado entre elas. Era tão respeitado o território, que tive pessoalmente um caso em Angola, eu novato não sabia "colonizar", ter que recorrer aos colegas mais velhos, alguns angolanos, para resolver o problema que eu julgava simples, mas não era fácil.

Conto em duas linhas: Como já disse tive uma actividade que foi trabalhar em cartografia; tínhamos que percorrer grandes extensões sem estradas durante dias e semanas, para o que tinhamos a nosso serviço carregadores para equipamento e mantimentos (os contratados de que um dia hei-de escrever, sei que muitos não conheceram).

Para mim, o que era tudo sem fronteiras, para os contratados que nunca tinham saído dos domínios da família e da etnia (eram mamhuilas), não era a mesma coisPrecisava ir para a região do deserto de Moçâmedes (etnia mucubal), e negaram-se a ir e o principal receio, terror mesmo, era a feitiçaria de que seriam vítimas.

Claro que para os colegas mais velhos não era surpresa esta reação, e alguns angolanos com alguns anos de casa já tinham argumentos em termos étnicos e psicológicos para desdramatizar a situação.

Posto isto, parece que seria fácil dividirmos, nós, os tugas, e no caso da Guiné, com Spínola à cabeça, toda a população e pô-la contra Amilcar Cabral e o PAIGC.

Mas, em vez de divisão, não teria havido antes uma coesão maior que a divisão? (coesão para a independência).

E Amilcar Cabral e os dirigentes do PAIGC/PAICV, não teriam obtido exatamente o mesmo resultado? A coesão dos guineenses? (coesão para a independência sem os bormejos ).

Dividir para reinar, assim como unir para reinar, é preciso em primeiro lugar saber falar o dialecto das gentes, se alguém se quiser identificar com o povo e ser aceite em pleno pelo povo. E até o próprio Nino Vieira falava através de intérpretes, e já vimos qual foi o fim. Logo para Amílcar e Spínola, (e Luis Cabral) o sucesso seria ainda mais difícil do que para Nino Vieira.

Qual era a parte em conflito mais fácil de dividir? Precisamente aquela cujo "dialecto" era a língua comum de todas as partes, a língua de Camões. Todos falavam, e bem, principalmente os portugueses que militavam e eram dirigentes máximos no PAIGC, no MPLA e FRELIMO. Esses dirigentes não só tinham esse trunfo, como uma cultura simultaneamente, de África, da metrópole e do mundo em geral.

E não precisavam de intérpretes. Portanto a grande divisão deu-se na sociedade portuguesa.

O primeiro capitão recém-chegado a Angola que me comandou, disse-me de caras que estava alí porque nós, os brancos de Angola, tratavamos mal os pretos. Claro que os brancos diziam que os tropas só queriam comissões e câmbios a 20%.

Mas o vendedor de apartamentos do contentor à minha porta, que esteve em Suzana e São Domingos e Canchungo, tambem ficou com má impressão de um comerciante porque lhe negou um copo de água,  a ele e aos companheiros após uma patrulha.

Os potenciais angolanos simpatizantes do MPLA, que eu conheci,  consideravam-se melhor falantes de português e mais cultos do que a maioria dos beirões, algarvios, etc. Pode haver alguém que duvide desta ideia, mas eu não posso duvidar porque conheci a realidade lá e cá, mesmo quando lá não havia unversidades.

Mais tarde, veio para cá,  e para o Brasil, grande parte dessa gente. Nós vimos durante muitos anos muita gente dessa pelas repartições, televisões, universidades e rádios e futebois e até nos governos e deputados e na literatura. Vieram para cá e para o Brasil e EUA e Canadá, precisamente para fugir a uma guerra internacional importada por aqueles três movimentos para aqueles territórios.

Esses movimentos tinham o direito de importar essa guerra? Era só para expulsar o colon, ou tinham medo dos outros movimentos, reais ou imaginários? UNITA, FNLA, FLING e outros que pudessem aparecer, como apareceu mesmo em Moçambique a RENANO? E o próprio MPLA inventou facções imensamente arriscadas?

As divisões entre os movimentos, e entre as etnias, foi menos conseguida pelos militares e governantes coloniais, do que pelos antagonismos naturais africanos, e pelos antagonismos dos apoios que procuravam.

Os militares portugueses estavam tão divididos como a sociedade, que no caso de Angola um Almirante colocou-se ao lado de um Movimento, e um Ten Cor pôs-se ao lado de outro movimento, com armas e homens e política. E esqueceram a protecção de familias portuguesas e luso-angolanas totalmente indefesas. Claro que,  como sempre, "para aprender como se ganha uma bandeira", é o povo mais simples que paga.

As divisões na sociedade portuguesa durante a guerra do ultramar podem dar muitos postes. Sem falar nos salazarismo/colonialismo, comunismo/capitalismo, leste/oeste, etc.

 A todos os meus cumprimentos,

Antº Rosinha

P.S. - Para publicar se houver oportunidade.

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Nota de L.G.:

Último poste desta série: 7 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6947: Caderno de notas de um Mais Velho (António Rosinha) (3): Lembrando antigos colegas de trabalho, guineenses que ficaram amigos para a vida

Guiné 63/74 - P6970: Ser solidário (86): Solidariedade no Cachéu (Sousa de Castro)


1. O nosso Camarada Sousa de Castro, que foi 1º Cabo Radiotelegrafista da CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, 1971/74, enviou-nos, em 9 de Setembro de 2010, uma mensagem solidária:
Solidariedade no Cachéu
Rotary Clube de Viana deixa obra feita na Guiné-Bissau
Escrito por Ivone Marques
Qui, 09 de Setembro de 2010 00:00


O Rotary Clube de Viana do Castelo acaba de cumprir mais uma etapa da missão que está a desenvolver na Guiné-bissau. Depois de ter sido contemplado com um subsídio de 321 mil dólares da Fundação Rotary Internacional, a missão vianense foi até à localidade de Cachéu onde foram apetrechadas salas de aula, uma maternidade e um centro de saúde e lançada uma rede de distribuição de água potável a toda a localidade, como explica um dos responsáveis desta missão, José Luís Carvalhido da Ponte.

José Luís Carvalhido, da Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau que, com o apoio do Rotary de Viana do Castelo, está a desenvolver esta missão na Guiné-Bissau. A Maternidade de Cachéu já deverá estar concluída no final deste ano. Por agora foram já apetrechadas 20 salas de aula, a maternidade e um centro de saúde e levada água potável a toda a localidade. A missão deverá ficar totalmente concluída na primavera do próximo ano.

http://radiogeice.com/geicefm/

Um abraço Amigo,
Sousa de Castro
1º Cabo Radiotelegrafista da CART 3494/BART 3873
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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

9 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6957 Ser solidário (85): Saneamento básico em Bissau: dúvidas de amigos brasileiros

Guiné 63/74 - P6969: Estórias avulsas (42): A minha 2ª grande missão ao serviço do Exército Português (António Barbosa)


1. O nosso Camarada António Barbosa (ex-Alf Mil Op Esp/RANGER do 1º Pelotão da 2.ª CART do BART 6523, Cabuca, 1973/74, enviou-nos em 7 de Setembro mais uma pequena mensagem, marrando-nos um dos períodos que mais o impressionou na tropa (e não só a ele… pois!):
Camaradas,
Estava eu a folhear os meus álbuns de recordações, quando encontrei a minha 2ª grande missão ao serviço do Exército Português.

Digo 2ª, porque a 1ª foi tentar saber ser RANGER, missão esta que consistiu em dar uma recruta no, penso que extinto, G.A.C.A. 3 (Grupo de Artilharia Contra Aeronaves), em Espinho.

Considero-a uma grande missão pois embora na altura fosse um jovem de 21 anos fui incumbido de iniciar a formação de 64 homens, uns tão jovens quanto eu e outros mais velhos.

Alguns deles acompanharam-me até ao R.A.L. 5, em Penafiel, e de seguida para a Guiné.

A todos o meu obrigado por me terem ajudado a crescer em responsabilidade e saber.
Um abraço amigo,
António Barbosa
Alf Mil Op Esp/RANGER da 2.ª CART do BART 6523

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2010). Direitos reservados.
Fotos: © António Barbosa (2010). Direitos reservados.
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Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

8 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6953: Estórias avulsas (94): A captura do incaracterístico guerrilheiro Malan Mané, no decurso da Op Nada Consta (Salvador Nogueira)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6968: História da CCAÇ 2679 (40): Vinte paus por um feitiço (José Manuel M. Dinis)

1. Mensagem José Manuel Matos Dinis* (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 9 de Setembro de 2010:

Carlos,
Aí vai mais um pedaço sobre os 15 dias que passei em Copá.
Imagino que regressas de férias com a pujança toda para as edições no blogue. Por isso, a minha colaboração.

Um abraço
JD


HISTÓRIA DA CCAÇ 2679 (40)

VINTE "PAUS" POR UM FEITIÇO

Corria a canícula em Copá, aquele destacamento juntinho à fronteira com o Senegal, lá longe, quase no fim do mapa, a noroeste de Canquelifá. As noites, quando calmas, mostravam os milhões de luzes que suspensas no firmamento nos deslumbravam, e quando soprava uma ligeira brisa oriunda de norte, transportava-nos o ruído do comboio que, a muitos quilómetros, atravessava aquele país vizinho na direcção do deserto. Era o reflexo da pureza climática, associada a um modelo plano de relevo.

O dia-a-dia primava pela sorna. Incrivelmente comíamos bem. Carne do lombo e petiscos das miudezas. O resto da carne de cada vaca, o Mamadu, o magarefe que contratei em Bajocunda (e, entretanto, ficou sem a bicicleta algures no território senegalês), vendia-a às populações. Face ao prejuízo, voltei a compensar-lhe o preço do negócio, mas resultava. Por vezes comíamos apenas pão e carne, ou petiscos ricos em tempero para a molhança trigueira. Descansávamos de arroz e dávamos alegrias à gula e ao colesterol desconhecido.

Nesta espécie de paraíso, onde quase não havia ocasião para banhos, nem preocupações concomitantes, quer com a higiene do corpo, quer com a da cozinha, havia quem jurasse estar disposto a ficar ali durante o resto da comissão. Proibi as saídas para a bolanha, que atravessava a fronteira, onde despontava um pretexto suplementar, a caça aos pombos verdes. Mas o perigo era eminente, com a vantagem toda para o IN.

Pouco depois do ataque relatado anteriormente, uma avioneta sobrevoou o aquartelamento e logo se fez à pista. Alguns momentos após chamaram-me, que era o major comandante do COT-1, e estava rodeado por populares. Verifiquei que reclamavam da suspensão da venda de géneros, e queixavam-se de passarem fome. Ao Major dei a explicação da decisão, mas logo de entre os ocupantes do DO-27 destacou-se um tenente de milícias, que me acusou de não gostar da população, e como prova disso referiu que eu já tinha agredido o chefe de tabanca em Tabassi. A coisa ficou negra, subiu de tom o burburinho dos fulas. O major não me pediu qualquer explicação, apesar de as coisas não terem sido como dizia o milícia, e já contei anteriormente. Mas a "psico" tinha disto, e ninguém queria correr riscos em relação à clique de Bissau. O major referiu-me para preparar o saco que no dia seguinte, provavelmente, seria substituído. Troca de paladas, e... bye-bye.

Depois de almoço, mandriava na tabanca do comando, quando o puto que a limpava se me dirigiu e interpelou sobre o acontecido de manhã junto à pista. Mostrou-se cauteloso e solidário, que as pessoas não queriam saber das dificuldades, e exigiam que enquanto houvesse arroz, teria que ser para todos. Depois, mostrou-se preocupado com alguma sanção disciplinar que me afectasse. Devo ter encolhido os ombros, mas já estava engatado com a lengalenga. De imediato perguntou-me se não me importava que chamasse ali um tio conhecedor de feitiços, para que nada de mal me acontecesse. Que sim, viesse lá o tio.

Momentos após, apresentou-se com o tio, um fula magricela, meia-idade, descalço a mostrar os pés calejados de uma vida de andanças, coberto com pedaços de roupa que já tinham tido cor e evidenciavam falta de botões e alguns rasgos. Humilde, disse alguma coisa como que a pedir licença, e entrou. Não falou português, e o puto é que estabelecia traduções sobre os interesses em presença. Quando ele sentiu que eu alinhava, pediu licença para o tio se sentar no chão da tabanca para prosseguir o feitiço.

Sentado a noventa graus, com as pernas estendidas, tirou uma guita ou cordel que tinha no bolso, e estendeu-a de uma mão para o dedo grande de um pé, onde dava a volta e voltava para a mão. Fez assim uma fiada, concluída com um nó bastante dissimulado. Antes de concluir, porém, o puto traduziu que o tio não poderia continuar o seu trabalho benevolente, sem que eu exportulasse vinte paus. Pronto, uma das partes já via o proveito da cerimónia. Seguidamente, dobrou sucessivamente a fiada, de modo a ficar um pequeno novelo, que mandou-me colocar em redor do cinto, como uma presilha. Para concluir e produzir bom efeito, mandou-me pôr em cima de uma pedra, virado para Meca. Eu sabia a direcção da cidade santa, não havia problema. Cumpri escrupulosamente. Pois, se já tinha pago!

Em conclusão: conforme o major ditara, fui substituído pelo Ramalho. O pessoal manifestou-se pesaroso, mas tinha que ser. Depois disso, passaram fome de criar bicho, já que o Mamadu deu às de vila Diogo. Ainda ali permaneceram alguns dias, até regressarem antecipadamente a Bajocunda. Quanto a sanções disciplinares, nicles! Nem, sobre o assunto, alguma vez alguém conversou comigo. Donde, serve de prova este meu testemunho, sobre os poderes desses muitos feiticeiros que zelam pelo interesse do próximo, e exercem os seus místeres quase anonimamente por esse mundo fora.
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Nota de CV:

Vd. poste de 2 de Setembro de 2010 &gt; Guiné 63/74 - P6921: História da CCAÇ 2679 (39): Uma Flagelação (José Manuel M. Dinis)

Guiné 63/74 - P6967: Grito das Transmissões e Escola Prática das Transmissões (José Martins)

1. Mensagem de José Marcelino Martins* (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 8 de Setembro de 2010:

Boa tarde Camaradas
Numa das minhas deslocações ao Arquivo Histórico Militar e, enquanto aguardava a chegada do material requisitado, li na Revista A ALMENARA o Grito das Transmissões que, como Transmissões que fui, me chamou a atenção.
Por este facto aqui deixo o mesmo dedicado, especialmente aos Especialistas desta Arma, que, para não ser um texto reduzido, resolvi ampliá-lo com o historial das Transmissões, assim como com o Brasão da Escola Prática de Transmissões.

Abraço fraterno
José Martins


GRITO DAS TRANSMISSÕES

Na vanguarda, avançamos
O mundo, informamos
O segredo, guardamos
As transmissões, mantemos

Alfa, Bravo, radiações
Bip, bip, TRANSMISSÔES

Revista A ALMENARA [*] – Ano I – nº 01 – 2º Semestre/09 – Pag 52

[*] Almenara – Farol ou facho que se acendia nas torres e castelos, para dar sinal ao longe.


ESCOLA PRÁTICA DE TRANSMISSÕES


ARMAS

Escudo de azul, oito raios de ouro apontados ao meio do chefe, à ponta, aos planos dextro e sinistro, e aos cantões dextro e sinistro do chefe e da ponta, brocante um Castelo do mesmo iluminado e aberto de vermelho, em chefe duas lucernas de ouro, acesas de vermelho e em ponta um livro aberto de ouro.
Elmo Militar de prata, forrado a vermelho, a três quartos para a dextra.
Correia de vermelho perfilada de ouro.
Paquife e Virol de azul e de ouro.
Timbre: Uma garra de leão de prata empunhando seis raios eléctricos de ouro.
Divisa: Num listel de prata, ondulando, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas de negro: «HONRA E VALOR»


Simbologia e Alusão das Peças

O Livro Aberto - representa a instrução.
As Lucernas - a sabedoria.
Os oito Raios Eléctricos com castelo brocante - são o emblema tradicional das tropas de Transmissões.
A Garra de Leão de Prata- alude às armas do Exército.


Os Esmaltes significam:

O Ouro - Nobreza, força.
A Prata - Esperança, eloquência.
O Vermelho - Fogo, ardor bélico.
O Azul - Espaço, lealdade.

© Brasão e texto retirado do Portal do Exército, com a devida vénia.


HISTORIAL DA UNIDADE [**]



Foram criados em 1911, pela Ordem do Exercito Nº 13 – 1ª Série, dois corpos de Engenharia, um no activo, que incluía a 3ª Secção de Telegrafistas de Campanha, e outro na reserva, que veio a ser designado por Regimento de Sapadores Mineiros (RSM).

Pela Ordem do Exército Nº 12 – 1ª Série de 1926, o diversos elementos de tropas de engenharia existentes no Porto e os que pudessem ser transferidos do BSM, foi organizado, na cidade do Porto, o Regimento de Sapadores Mineiros nº 2.

No ano seguinte, o Regimento de Sapadores Mineiros nº 2, pela Ordem do Exército Nº 5 – 1ª Série, passa a designar-se Batalhão de Sapadores Mineiros nº 2 e é integrado no Regimento de Sapadores Mineiros, que fica com sede em Lisboa. Este Batalhão passa a designar-se por 2º Grupo do Regimento de Sapadores Mineiros, de acordo com a Ordem do Exército Nº 7 – 1ª Série, também do ano de 1927.

Treze anos mais tarde, o 2º Grupo do Regimento de Sapadores Mineiros e o 1º Grupo do Regimento de Telegrafistas, ambos sedeados no Porto, dão origem ao Regimento de Engenharia nº 1 (RE 1), de acordo com a Ordem do Exército nº 1 – 1ª Série de 1940 e Ordem de Serviço nº 1 do RE 1, ao reunir nesta unidade todo o material e efectivos.

Portaria Nº 21197 de 26 de Março de 1965, determina que o Regimento de Engenharia nº 1 se passe a designar por Regimento de Transmissões, passando a ser o herdeiro do património histórico e das tradições das unidades suas antecessoras, pela Ordem do Exercito nº 3 - 1ª Série de 31 de Março de 1965.

Em 1 de Fevereiro de 1977, pelo Decreto-lei nº 181/77 e pela Ordem do Exército Nº 5 desse ano, a unidade passa a designar-se por Escola Prática de Transmissões, designação que ainda mantém.

A 10 de Maio de 1993 a unidade é transferida do Aquartelamento do Bom Pastor, também conhecido como o Quartel de Arca d’Água, para as antigas instalações do Regimento de Infantaria do Porto, à Circunvalação, entretanto extinto.


[**] Texto elaborado com recurso ao Portal do Exército, com a devida vénia.

O Padroeiro da Arma de Transmissões é o Arcanjo São Gabriel, enviado por Deus para transmitir a Maria que seria a Mãe de Jesus, tendo sido declarado em 12 de Janeiro de 1951, pelo Papa Pio XII como o Patrono das Telecomunicações, que, pela mesma razão é considerado Patrono da Arma de Transmissões. (Post nº 5423 de 8 de Dezembro de 2009, blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné e no separador Patronos das Forças Armadas, na página Ultramar Terraweb).

José Martins
8 de Setembro de 2010
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Nota de CV:

(*) Vd. poste de