segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3860: Ser solidário (27): Mais de 320 caixas da Ajuda Amiga seguiram ontem para Bissau em contentor da Portline

Página principal do sítio da Ajuda Amiga – Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, com sede na Rua do Alecrim, 8, 1º Dto, 2770 - 007 Paço de Arcos.

Trata-se de uma Associação sem fins Lucrativos, com o estatuto de ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e sendo uma Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

A Associação tem por objectivo apoiar: a) Projectos humanitários de apoio social às populações mais carenciadas; b) Projectos de desenvolvimento, com destaque para as áreas: agrícola, industrial artesanal, serviços, educação, e cultura.
A sua principal área de actuação é a Guiné-Bissau.

O presidente e fundador da associação é o nosso camarada Carlos Fortunato (aqui na foto, em primeiro plano, sendo o primeiro do lado direito). O presidente da assemleia geral, e também co-fundador, é o nosso amigo Carlos Silva, advogado, membro igualmente da nossa Tabanca Grande (no primeiro plano, ao centro).

Na foto, tirada em 19/4/2008, há mais camaradas de outras companhias que passaram pela Guiné. "Espero em breve escrever um pouco sobre tudo isto no blogue. É uma nova guerra que estamos a combater na Guiné, só que os nossos inimigos são a doença, a fome, a miséria" -. diz-ns o Carlos Fortunato, que foi Fur Mil na
CCAÇ 13 (também conhecida por Leões Negros ou Companhia dos Balantas de Bissorã). (*)


Foto: Cortesia de Ajuda Amiga

1. Mensagem do Carlos Fortunato, com data de 13 de Janeiro último :

Olá, Luís.

É sempre um prazer contactar contigo, mas relativa ao assunto em questão, infelizmente não consigo ajudar o Humberto [,que pretendia 'boleia' para uns caixotes com ajudas destinadas à Guiné-Bissau], neste momento vamos deixar ficar cá cerca de 100 caixas, por falta de espaço no contentor.

Tenho que escrever um nota para o Blogue, para divulgar junto dos camaradas estas nossas inicativas, e alargar o número de sócios da Ajuda Amiga, e a colaboração, mas neste momento estou um pouco absorvido a angariar apoios, e terminar os últimos preparativos para o envio deste contentor.

O contentor [da Portline] parte dia 8/2 e chega a 25/2, eu estarei lá de 25/2 a 12/3.

Nos nossos objectivos temos planeado enviar todos os anos um contentor.

O meu telemóvel é o 935 247 306, mas podes facilmente obter o meu contacto, e de outros camaradas da Ajuda Amiga no nosso site, é 99% camaradas que estiveram na Guiné.

http://ajudaamiga.com.sapo.pt/contactos.html

Neste site no fim de cada mês fazemos um resumo das nossas actividades. (**)

Enviei-te em Dezembro um e-mail, mas não me respondes-te, pelo que aproveito para o apresentar a seguir, apenas pretendia conhecer os contactos que existem ao nível médico, para um eventual pedido de esclarecimento.

Um grande abraço

Carlos Fortunato

2. Mensagem do Carlos Fortunato, com data de 23 de Dezembro último:

Já há bastante tempo que não falamos, espero que tudo esteja a decorrer da melhor maneira contigo.

Queria pedir-te uma ajuda para um camarada africano, de nome Domingos Manfande, que queria trazer a Portugal para ser operado às cataratas, e era necessário contactar alguém na área da saúde, que nos pudesse dar uma ajuda, explicar o que é necessário fazer para se poder tratar da credencial.

Em Portugal já temos um oftalmologista para fazer a operação gratuitamente, só preciso de uma credencial médica, para ter possibilidade de fazer o internamento hospitalar ao abrigo do protocolo existente. No que respeita à viagem esta será paga por um grupo de camaradas.

O Domingos espera há vários anos porta tratamento, e a situação agrava-se cada vez mais. Disseram-lhe que quando colocasse a mão à frente dos olhos e não visse a mão, então estava bom para ser operado, neste momento apenas consegue contar os dedos de uma mão a 2m de um olho e a 1m do outro, e apesar de o ter enviado a vários médicos para ser consultado e tratado, não consigo que problema dele seja resolvido, nem obter um diagnóstico claro.

O Domingos Manfande (imagem à esquerda) era um soldado do meu pelotão, foi um dos meus alunos a quem ensinei a ler e a escrever, conseguiu sobreviver todos estes anos no meio das muitas dificuldades que tu conheces, e neste momento é o meu homem de confiança na Guiné, liderando na zona de Bissorã o movimento que criamos de apoio àquela gente, e em particular aos nosso camaradas.

A Guiné ficou realmente a fazer parte de todos nós, e neste momento vários movimentos de ajuda liderados por antigos combatentes portugueses estão em curso, um deles chama-se Ajuda Amiga, e nele desempenho o papel de Presidente da Direcção.

A Ajuda Amiga é um grupo de camaradas com grande espirito humanitário e de solidariedade, com o qual dá prazer trabalhar, a sua criação teve por objectivo unir os vários camaradas que em acções individuais realizavam visitas onde prestavam apoio aos antigos camaradas e às gentes da região onde tinham estado.

Acabamos por nos organizar por zonas [ Bissau, Bissorã, Farim, Mansabá], e cada grupo tenta na sua zona organizar a logística para conseguir fazer chegar o apoio a quem realmente precisa, nunca esquecendo os nossos camaradas.

O site http://ajudaamiga.com.sapo.pt/ dá-te uma visão do que estamos a fazer. Em Fevereiro de 2009 vamos enviar um contentor para a Guiné, estamos a trabalhar em colaboração com outra associação, a Memória e Gentes, que já publicou algumas coisas no blogue. Assim vão sair 2 contentores para a Guiné na mesma data, um de Coimbra e outro de Lisboa, e ambas as associações vão ter gente am Bissau à espera deles.

Espero em breve escrever um pouco sobre tudo isto no blogue. É uma nova guerra que estamos a combater na Guiné, só que os nossos inimigos são a doença, a fome, a miséria.

Um grande abraço

Carlos Fortunato

3. Comentário de L.G:

Meu caro Carlos: Fico muito orgulhoso de ti, do Carlos Silva e dos demais camaradas que puseram mãos à obra e fundaram a Ajuda Amiga. Vamos pôr o nosso blogue também ao serviço da causa da solidariedade para com o povo da Guiné-Bissau. Há muitas formas de ser solidário. A tua é seguramente a mais nobre. Desejo as melhores felicidades para a Ajuda Amiga e os seus colaboradores.

Quanto ao caso do teu amigo e antigo soldado do teu pelotão, que precisa urgentemente de ser operado às cataratas, posso oferecer-me para te facilitar contactos na Direcção Geral de Saúde ou no Ministério da Saúde. Telefona-me, logo que possas. Entretanto, fica aqui o teu apelo. Pode ser que alguém mais nos possa ajudar.

Entretanto, desejo-te boa viagem e boa estadia na Guiné-Bissau. Vai-nos dando notícias.

__________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste desta série > 2 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3691: Ser solidário (26): Projecto em Empada dos alunos da Esc Sec Infanta D. Maria de Coimbra (Filipa Pestana)

Guiné 63/74 - P3859: FAP (6): A introdução do míssil russo SAM-7 Strela no CTIG ( J. Pinto Ferreira / Miguel Pessoa)

Restos do Fiat G91-R4 nº 5419, atingido por um míssil Strela, à vertical de Madina do Boé, no dia 28 de Março de 1973. Era pilotado pelo comandante Almeida Brito (1933-1973). Na foto vêem-se guerrilheiros do PAIGC examinando os destroços.


A notícia da queda do Fiat G-91, pilotado pelo Ten Cor Pilav Almeida Brito, comandante do Grupo Operacional 1201, da BA 12, em Bissalanca. Diário de Notícias, 31/3/73.

Imagens: Cortesia do blogue do Victor Barata > Especialistas da BA12, Guiné 65/74 > Terça-feira, 31 de Julho de 2007 > Ten Cor Pilav Almeida Brito: Única vitíma mortal do Strela, por Arnaldo Sousa

O Comandante Almeida Brito tinha nascido em 1933 e concluído em 1953 o curso de aeronáutica militar na Escola do Exército (antecessora da Academia Militar). O seu desaparecimento (o corpo nunca chegriara a ser encontrado) causou profunda consternação na BA12 e em Bissau, onde era um militar muito conceituado e muito querido entre os seus subordinadas e amigos.


Imagem do míssil russo SA-7 Grail (designação da NATO).

Fonte: Wikipedia, the free enciclopedia > Strela 2 (imagem copyleft)


I. Mensagem, com data de 2 do corrente, enviada pelo nosso amigo e camarada Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav (Bissalanca, BA12, 1972/74), hoje Cor Pilav Ref.


Caro Luís

Na sequência das linhas que te enviei sobre os mísseis Strela na Guiné, e tendo conhecimento de um texto rigoroso sobre o assunto elaborado já há uns anos, mas nunca publicado, achei por bem falar com o seu autor, o então Comandante da Esq 121 (Fiats G-91, T-6 e Do-27), (à data Capitão) Pinto Ferreira, solicitando-lhe autorização para enviar o referido texto para publicação nesse blogue.

Para além do rigor da informação nele contida (o autor teve a amabilidade de o enviar a pilotos que voaram nessa época na Guiné, para eventuais correcções), parece-me importante dar a conhecer aos frequentadores do blogue um resumo fidedigno do que realmente sucedeu e corrigir de vez o que sobre esta matéria se tem escrito incorrectamente.

Dada a anuência do autor do texto, aqui segue a informação, achando eu que deve ser dado o devido crédito a quem, pelas funções que desempenhava na época e o conhecimento profundo dos eventos relatados (porque esteve lá na maioria deles), merece toda a credibilidade.

Um abraço fraterno
Miguel Pessoa



II. A INTRODUÇÃO DO 'STRELA' (*) NA GUINÉ
por José Manuel Pinto Ferreia (Ten Cor Pilav Ref)


1. O primeiro míssil Strela foi mais sentido que visto quando uma parelha de Fiats G-91, pilotada pelos Ten Cor Brito e Ten Pessoa, executava uma missão junto à fronteira norte, em Campada – S. Domingos, no dia 20 de Março de 1973. O míssil passou entre os dois aviões sem atingir nenhum deles, mas tão próximo que o Ten Cor Brito sentiu o impacto da onda de choque do míssil.

Como era habitual sempre que um avião era alvejado, seguindo o rasto de fumo deixado, os dois G-91 iniciaram um circuito de tiro batendo o local de onde tinha sido feito o disparo, utilizando o armamento de que dispunham (bombas, 2 x 200Kg e 4 x 50Kg cada avião), com os parâmetros de tiro habituais naquela época (3000 a 4000' de altitude), o que poderia ter sido fatal para aqueles pilotos. No entanto não se verificou resposta por parte do IN.

A pedido do chefe da formação o segundo avião observou o exterior do outro, tentando detectar sinais de algum impacto, não tendo no entanto verificado qualquer anomalia. Os aviões regressaram à Base sem mais incidentes.

2. O segundo míssil, agora já detectado visualmente em 22 de Março de 1973, foi disparado contra um DO-27, pilotado pelo Fur Moreira, o qual se encontrava empenhado a fazer o Sector de Bigene. O piloto voava na área de Bigene e, pensando que se tratava de um disparo de RPG, como era habitual quando alguma aeronave era alvejada, pediu ao Centro de Operações Aéreas na BA12 que enviasse para o local a parelha de Fiats de alerta.

A parelha de alerta, armada com foguetes e metralhadoras, descolou para Norte enquanto o DO-27 se mantinha na área. Os dois pilotos dos G-91 eram os Ten António Matos e Lourenço Marques.

Quando chegaram ao local o Fur Moreira indicou o local do disparo como sendo na margem de uma mata, que corria para norte. Indicou também o local onde o tiro tinha caído, que ainda fumegava e que distava do ponto de disparo cerca de 1,5Km. A distância pareceu logo demasiado grande para um tiro de RPG porque o alcance máximo era de 400 metros.

Os dois G-91 iniciaram um circuito de tiro batendo a orla da mata, de Sul para Norte. Neste circuito o nº 1 saía para a esquerda e o nº 2 para a direita.

Entretanto são verificados dois novos disparos, que não passam perto dos aviões, mas mais uma vez com um grande rasto de fumo e também com grande alcance. Mesmo assim, a surpresa continuou a funcionar, não tendo ocorrido a nenhum dos pilotos que se pudesse tratar de um míssil.

Perante esta reacção do inimigo e porque entretanto ambos os aviões tinham esgotado o armamento, o nº 1 decidiu pedir mais dois aviões, desta feita armados com bombas, 2 x 200 Kg e 4 x 50 Kg.

O nº 1 desta parelha não chegou a descolar, pelo que só saiu o nº 2 que era o Comandante da Esquadra, Cap Pinto Ferreira.

Chegado à zona recebe indicações da parelha anterior e inicia o bombardeamento. À saída do 3º passe de bombas, e já quando passava pelos 5.000 pés [, c. 1500 m], observou, vindo da sua direita, um longo rasto de um míssil em rápida aproximação ao seu avião.

Submetendo o avião aos "Gs" que a velocidade permitia, de imediato sentiu um forte impacto no avião, o que o levou a considerar ter sido atingido. No entanto, sem indicação na cabina de quaisquer danos, rumou em direcção à Base. Os outros dois aviões seguiram-no.

O Cap Pinto Ferreira aterra o G-91 em Bissau, constatando-se então não ter sido atingido por qualquer estilhaço.

Mais uma vez, um míssil passou demasiado perto e o que o piloto sentiu foi a onda de choque.

3. O terceiro Strela atingiu o avião do Tem Pessoa, em 25 de Março de 1973.

Sobrevoando o corredor do Guileje a 1.000' (300 metros) de altitude para se furtar ao fogo das metralhadoras antiaéreas instaladas na Guiné-Conakry, numa missão de apoio ao quartel do Guileje, o avião do Ten Pessoa é o primeiro a sofrer o impacto directo do míssil:

"Fui atingido na parte traseira do avião, fiquei sem motor e depois sem comandos, e deu-me a sensação de que não teria sido uma bateria antiaérea. A minha preocupação, quando senti o impacto e a perda do motor, foi tentar pôr o motor a trabalhar normalmente, com a esperança de fazer uma ignição de emergência. Procurei o aquartelamento a que eu estava a fazer apoio de fogo, com vista à ejecção".

O Ten Pessoa acabou por perder o domínio do avião. Sem motor e sem comandos, sentindo o Fiat afundar-se rapidamente, decidiu ejectar-se. Como voava muito baixo, o pára-quedas não abriu completamente, mas a vegetação travou-lhe a queda, depositando-o no chão com uma perna partida.

Assim que se restabeleceu do choque, começou a procurar um local donde pudesse disparar, relativamente abrigado das vistas do inimigo, a pistola de sinais que lhe permitiria ser localizado pelos aviões. Avaliando rapidamente as circunstâncias em que fora abatido, concluiu que devia estar próximo do aquartelamento de Guileje, e conseguiu determinar mesmo, e acertadamente, em que direcção ele se encontrava. Arrastou-se ainda, a muito custo, algumas centenas de metros, mas não conseguiu alcançá-­lo, como era seu desejo.

Os guerrilheiros não se devem ter apercebido de que o piloto se tinha ejectado, pois a ejecção foi executada a muito baixa altitude. No decurso da noite, que passou dissimulado no meio da folhagem, Pessoa não detectou qualquer movimentação do inimigo nas cercanias.

Apenas no dia seguinte, quando os helicópteros e os aviões começaram a voar na zona, é que eles poderão ter suspeitado da existência de pessoal militar no terreno. Mas quando tentaram localizar o piloto, já era tarde: pelas onze horas do dia 26 de Março de 1973, um grupo integrando elementos das Operações Especiais e de pára-quedistas do BCP12, depois de o localizar, transportou-o para um helicóptero onde a enfermeira pára-quedista Giselda Antunes lhe prestou os primeiros socorros e o assistiu na sua evacuação para o Hospital Militar de Bissau. A heli-recuperação do Ten Pessoa esteve longe de ser pacífica, tendo sido feitos disparos de mísseis contra os aviões de apoio à operação, nomeadamente a um T6 do Fur Carvalho, mas não causando estragos.

4. Três dias mais tarde, a 28 de Março de 1973, o Comandante do Grupo, Ten Cor Brito, não teve a mesma sorte da primeira vez em que fora alvejado, juntamente com o Ten Pessoa, sendo atingido à vertical de Madina do Boé, por um míssil que provocou a explosão do seu avião.

Por volta das 12H00, o Centro de Operações informara que, segundo a DGS, estaria em curso uma reunião de altos quadros do PAIGC, em Madina do Boé, considerada a capital do território independente da região abandonada em 1969 pelas nossas Forças Terrestres (todo o sul do rio Corubal).

Embora se suspeitasse de uma armadilha, foi tomada a decisão de se fazer um reconhecimento visual da zona, a baixa altitude, pelo que foi accionada a parelha de alerta, constituída pelos Ten Cor Brito e Cap Pinto Ferreira.

Chegados à área, a parelha comandada pelo Ten Cor Brito percorre para sul a estrada que vai até à base do PAIGC na Guiné Conacri, conhecida por Kamberra, a baixa altitude, o que permitiu observar um cenário de viaturas militares destruídas, desde a altura em que o Exército abandonou aquela região. Não se verificou qualquer reacção do inimigo, mesmo quando sobrevoam Kamberra .

Atingida a fronteira sul, os aviões rumam a norte em direcção a Madina do Boé. À vertical daquela posição, o nº 2 da formação, Cap Pinto Ferreira, a voar a cerca de 500 pés [, c. 150 m,] sobre o terreno, é surpreendido pela explosão do avião do Ten Cor Brito - que voava um pouco mais alto á sua frente - atingido por um Strela.

O IN lança outro míssil para o nº 2, que graças a manobras evasivas (mais de 3 "G, s") e à baixa altitude, não é atingido.

De regresso à Base e reunidos os mais altos responsáveis do Comando da Região Aérea e do Q.G., foi decidido não voltar àquele local para a recuperação do corpo do Ten Cor Almeida Brito, apesar de haver voluntários para a operação.

Naturalmente que a perda do líder do Grupo Operacional da Guiné causou grande perturbação nos pilotos, na sua maioria jovens pilotos.

5. Em 6 de Abril de 1973, agora no Norte do território da Guiné, a fortuna foi ainda mais madrasta para o Grupo Operacional 1201 da Guiné. Nesse dia, muito cedo, um DO-27 pilotado pelo Furriel Baltazar da Silva partiu de Bissalanca para uma missão de apoio a um sector de Batalhão, a norte do rio Cacheu. Numa das movimentações, transportando um médico e um sargento de Bigene para Guidaje, o avião não chegou ao destino.

Tendo-se perdido o contacto com aquele avião, de Bissalanca descolaram meios aéreos para tentar localizá-lo e, quase em simultâneo, descolou outro DO-27 incumbido de proceder a uma evacuação sanitária pedida pelo aquartelamento do Guidaje. O avião era pilotado pelo Fur Carvalho e levava a bordo a enfermeira pára-quedista Giselda Antunes.

Também este avião não chegaria ao seu destino: alvejado por
um míssil Strela, que o não alcançou por muito pouco, os comandos
do DO-27 ficaram tão danificados pela acção da onda de choque, que teve de regressar à base de origem. [Giselda Antunes e Miguel Pessoa vieram a casar mais tarde, tornando-se, com toda a probabilidade, num casal único em todo o mundo: ambos foram alvejados por mísseis terra-ar Strela, e escaparam os dois à morte.]

Entretanto, para substituir o avião danificado partiu de Bissalanca outro DO-27, pilotado pelo Fur António Carvalho Ferreira.

Tendo embarcado em Bigene o Major Mariz, comandante do Batalhão ali estacionado, este avião aterrou por fim em Guidaje, donde descolou mais tarde com quatro pessoas a bordo: o piloto, o major, um militar ferido e um enfermeiro para o assistir durante a viagem para Bissau. Apenas se sabe que, dadas as características da pista, descolou para norte, entrando por território do Senegal. Nunca mais foi visto!

O primeiro DO-27 desaparecido acabou por ser localizado algures no mato, entre Bigene e Guidaje. Transportado de imediato para o local em helicópteros, um pelotão de pára-quedistas limitou-se a constatar a morte dos quatro ocupantes. Nessa altura, voando na área em protecção da acção terrestre, o T-6 do major Mantovani foi abatido por outro míssil Strela, tendo o piloto morrido na queda do aparelho.

Manuel dos Santos, o homem que chefiara o grupo do PAIGC enviado à União Soviética para aprender a operar os mísseis, e que então acumulava as funções de comissário político da Frente Norte com as de comandante dos mísseis em todo o território, podia dar-se por satisfeito: naquelas poucas semanas do primeiro semestre de 1973, os seus homens desferiram um duro golpe na capacidade operacional do inimigo.

6. O último avião a ser abatido por um Strela, antes da independência, teve lugar 9 meses depois, em 31 de Janeiro de 1974, numa missão de apoio próximo ao quartel de Canquelifá, no leste da Guiné; a parelha de Fiats era constituída pelos Ten Cor Vasquez e Ten Gil.

O avião do Ten Gil foi atingido ao fim do dia, durante a recuperação de um passe de bombas (a cerca de 7.000'), eventualmente feito sem a necessária aceleração, entrando assim no envelope do míssil.

O piloto ejectou-se, conseguido fugir para Norte, passando a noite para lá da fronteira com o Senegal. Ao amanhecer, iniciou uma caminhada para sul, a fim de tentar encontrar a estrada Nova Lamego – Buruntuma.

Entretanto, estavam já na zona os meios de busca e salvamento, constituídos por um DO-27 e Pára-quedistas transportados em ALIII, bem como uma parelha de Fiats em alerta, estacionada em Nova Lamego, com o Cap Pinto Ferreira e o Ten Matos.

O Ten Gil avistou os aviões que o procuravam, só que, quando tal aconteceu, já se encontrava demasiado a Sul (que jeito teria feito um rádio... - só apareceram uns meses depois) ; continuou a andar e, cansado e cheio de sede, resolveu entrar numa tabanca onde pediu água.

Foi recebido de um modo amistoso, deram-lhe água e laranjas, o que o levou a oferecer 1000 Pesos, a quem o levasse a um quartel da tropa. À vista de tal quantia, foi o próprio homem grande da tabanca que, pegando na sua bicicleta, o levou ao posto da tropa mais próximo - Dunane, situado na estrada Piche-Canquelifá.

Aí chegados e como os militares eram todos africanos, o piloto pediu que o levassem até um quartel com militares brancos, o que fez o homem grande pedalar rijo até Piche.

Foi desse posto avançado FT que, cerca das 17:00 e via rádio, informaram os Fiats que o "Papá Índia Lima Oscar Tango Oscar ia para (as duas letras do indicativo de Piche) de Bravo Índia Charlie Índia Charlie Lima Echo Tango Alfa".

Chegado a Piche, o Ten Gil pagou a dívida ao homem grande e foi transportado no Dakota para Bissau, onde chegou cerca das 23H00.

Devido aos excessos da comemoração acabou a noite no Hospital de Bissau; aí chegado, e como não houvesse camas disponíveis, foi obrigado a dormir na área da Psiquiatria; o enfermeiro, que entretanto entrara de serviço, como o viu demasiado agitado (era do chagrin ...) e estando na área dos PSICOS, resolveu amarrá-lo à cama, donde só muito mais tarde se conseguiu libertar.

Regressou à Base na manhã de 2 Fevereiro, sem mais problemas.

7. Em síntese, o sucesso inicial do PAIGC, teve como principal origem a falta de informações sobre o sistema do míssil, seu envelope e capacidades, que deveriam ter sido antecipadas aos operadores daquele teatro de operações. Recorde-se que, o Strela ou SAM 7, era já bem conhecido da guerra do Vietname.

Foi preciso perderem-se 6 aviões e 4 pilotos, para se passar a operar com contra-medidas adequadas, o que permitiu não ter mais perdas durante cerca de 9 meses.

Refira-se que o PAIGC continuou a utilizar o Strela na Guiné, evoluindo para mísseis mais sofisticados, em que desapareceu o rasto de fumo que, no início, permitia o avião aperceber-se da sua aproximação supersónica, passando mais tarde a ser possível vislumbrar apenas um foco de luz, proveniente da cabeça do míssil.

Assim, a partir de Abril de 1973, na zona do objectivo o Fiat G-91 passou a manobrar por forma a manter um mínimo de 3 a 4 Gs e a retaliar de forma intensiva , com bombas de 750 libras, sempre que era lançado um míssil.

Este tipo de armamento, chegou a ser utilizado no apoio próximo a aquartelamentos na fronteira, caso do Guidaje onde foram largadas bombas de 750 libras no arame farpado! Aliás este aquartelamento deixou de ser abastecido por terra, uma vez que as colunas militares não conseguiam passar. Ao ponto de uma coluna de veículos militares, carregados de armamento e explosivos, ter sido emboscada e abandonada pelo nossas FT, e ter sido dada a ordem ao Cap Pinto Ferreira, para bombardear e destruir a referida coluna, o que foi feito.

Diga-se, em abono da verdade, que o apoio próximo habitual às tropas no terreno, com o DO-27 a fazer PCV com foguetes e o T-6 no acompanhamento das colunas no seu trajecto, deixou ser exequível. O DO-27 ficou limitado às evacuações e o T-6 foi abolido. Os Fiats e os Helicópteros, com contra-medidas adequadas, continuaram a cumprir as suas missões.

José Manuel Pinto Ferreira


III. Comentário de L.G.:

Caro Miguel: Como já tive ocasião de to dizer, por mail e pessoalmente, é um honra podermos publicar o texto do teu e nosso camarada Pinto Ferreira, enriquecido com as tuas notas de rodapé. Obrigado pela tua generosidade e paciência. Os vossos contributos são importantes para o esclarecimento de muitas coisas da história da guerra colonial na Guiné, sobre as quais falamos (e escrevemos), às vezes, com muita ligeireza... e ignorância.

Como já te apercebeste, o nosso blogue não tem nenhum bandeira, a não ser a da camadaragem e da verdade. Somos um blogue de memórias e de afectos. Quero que os camaradas da FAP se sintam aqui tão confortáveis como os outros, do Exército e da Marinha. Este é um bom espaço para publicar, os nossos escritos, os nossos documentos, as nossas fotos... Estamos a caminho de um milhão de páginas visitadas... Saúdo o Pinto Ferreira e convido-o a sentar-se também connosco à volta do poilão... Como eu costumo dizer, a nossa Tabanca Grande não tem portas nem janelas... Obrigado, Pinto Ferreira, obrigado, Miguel Pessoa.

____________


P.S. Uma nota de rodapé preparada, não pelo autor do texto anterior, mas por mim (**), com base no conhecimento que ao longo destes episódios fui (fomos) adquirindo:

a. Desde o seu aparecimento em 20 de Março de 1973, até à saída da Força Aérea do território da Guiné, foram assinalados quase 60 disparos de mísseis SAM-7 Strela, tendo o último sido registado já depois de 25 de Abril de 1974, contra um AL-III (Alf Cruz Dias?) que cruzava o rio Tombali na zona da Pobreza, embora sem danos para o helicóptero.

b. As ondas de choque sentidas pelos aviões eram derivadas da velocidade atingida pelo míssil, que rondava Mach 1,5 (1,5 vezes a velocidade do som), provocando no seu percurso uma onda de choque que podia ser sentida pelos aviões quando o míssil passava "a raspar".

c. Por sua vez os mísseis tinham um alcance de 11.000'/12.000' [c. 3300 / 3600 m], o que, por não poderem ser lançados na vertical, permitia supor que uma altitude de 10.000' seria segura para cruzar os céus da Guiné - método seguido pelos DO-27 e pelos "aviões da pesada" nas deslocações longas, bem como pelos Fiat G-91 nos percursos para e no regresso da zona de operação (o Fiat G-91 passava com relativa facilidade dessa altitude para baixas altitudes). Já o AL-III, assim como o DO-27 em percursos curtos, faziam as suas deslocações a baixa altitude, de modo a evitar o míssil (que, disparado com um ângulo pequeno em relação ao horizonte, podia ser atraído pelo calor irradiado pelo terreno, falhando o alvo).

d. Da experiência recolhida pelos pilotos de Fiat G-91 no seu contacto com o Strela, verificou-se por mais que uma vez, que os mísseis passavam (ou acertaram, no caso de 31JAN74) pelo avião alvejado a uma altitude entre os 4.000' e os 7.000' (1.300 a 2.300 metros), em situações de recuperação adequadas (o que significava forças de 5 a 6 G's em volta).

e. Em todo o conflito o Fiat G-91 nunca foi equipado com sistemas passivos ou activos de defesa contra este tipo de armamento do PAIGC. Como já foi referido no texto anterior, as contra-medidas tomadas foram, fundamentalmente, a utilização de novos parâmetros de voo, a vigilância mútua das aeronaves nos voos de formação (de modo a detectar atempadamente qualquer disparo contra uma delas) e um maior cuidado nas recuperações dos passes (com recurso a manobras mais apertadas, nos limites de operação do Fiat G-91), de modo a evitar que o míssil conseguisse obter uma curva de perseguição adequada para o abate do avião.

(*) Míssil SAM-7, nome de código Grail, conhecido como Strela (стрела, flecha, em russo) [Vd. entrada na
Wikipédia > Strela 2]. Fui confirmar no Google, teclando SAM-7, e a designação que apresentam é STRELA. Foi assim que escrevi no texto.

(**) Miguel Pessoa (ex-Ten Pessoa, piloto de Fiat G-91 na Guiné entre NOV72 e AGO74)

Informações (ou melhor, confidências) que o Miguel Pessoa me mandou em 30 de Janeiro último sobre a sua dramática experiência nos céus (e depois no chão...) de Guileje:

(...) "De referir que o António Matos não terá chegado a ver-me nem ao avião. Nessa altura eu ainda devia estar estendido no chão, desacordado (ejectei-me baixo e o paraquedas lá foi abrindo, sendo ajudado na travagem por uma árvore de grande porte - logo havia de escolher uma mata densa para 'aterrar'...). Mesmo assim, acabei por entrar demasiado depressa pelo chão, provocando a fractura do peróneo... e a perda de consciência. Provavelmente até foi a árvore que me safou.

"Pelo que me foi contado mais tarde, a minha localização só foi conhecida próximo das 17H00, quando o Ten Cor Brito visualizou um dos meus 'very-lights' e, seguindo-lhe o rasto, conseguiu lobrigar o meu paraquedas meio metido na árvore. A verdade é que a densidade da mata não permitia aos pilotos ver o chão (nem o meu avião), nem eu conseguia ver os aviões no ar... (Mesmo os 'very-light' tinham que ser disparados enviezados, para não baterem na copa das árvores).Como te lembras, a noite cai num ápice... e bastante cedo! Daí a decisão acertada de adiar a minha recuperação para a madrugada do dia seguinte.Mas a noite que passei no Corredor do Guileje e a posterior recuperação ficam para outra vez.

E sobre o Ten Cor Brito, o Miguel Pessoa também me confidenciou o seguinte (que quero partilhar com o resto dos amigos e camaradas da Guiné, por ser também também uma pequena homenagem a um grande militar que honrou as Forças Armadas Portuguesas):

(...) "Era um piloto por quem tinha grande admiração e com quem tive algo em comum: Fomos os dois primeiros pilotos a ser alvejados por um Strela (que passou pelo meio dos nossos dois Fiats) em Campada (na fronteira norte) no dia 20 de Março; e fomos também os dois primeiros a ser abatidos por um Strela - eu em 25 e ele em 28 de Março. Infelizmente ele não teve tanta sorte como eu. Estou convencido que ele contribuiu decisivamente para eu poder estar agora aqui a enviar-te estas linhas. E isso eu não esqueço".

_________

Nota de L.G.:


Vd. os cinco primeiros postes desta série, FAP >
23 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3783: FAP (1): A diferença entre o desastre e a segurança das tropas terrestres (António Martins de Matos, Ten Gen Pilav Res)

31 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3825: FAP (2): Em cerca de 60 Strellas disparados houve 5 baixas (António Martins de Matos)

1 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3826: FAP (3): A entrada em acção dos Strella, vista do CAOP1, Mansoa, Março-Maio de 1973 (António Graça de Abreu)

4 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3839: FAP (4): Drama, humor e... propaganda sob os céus de Tombali (Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref)

5 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3844: FAP (5): Reflexões sobre o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (João Carlos Silva)
Vd. outros postes relacionados com o Strela no CTIG:
29 de Janeiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3816: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (5): Strellado nos céus de Guileje, em 25 de Março de 1973 (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav)

19 de Abril de 2007 >
Guiné 63/74 - P1675: 28 de Março e 5 de Abril de 1973: cinco aeronaves da FAP abatidas pelos toscos mísseis terra-ar SAM-7 Strella (Victor Barata)

17 de Abril de 2007 >
Guiné 63/74 - P1668: In Memoriam do piloto aviador Baltazar da Silva e de outros portugueses com asas de pássaro (António da Graça Abreu / Luís Graça)

25 de Abril de 2007 >
Guiné 63/74 - P1699: Guileje, SPM 2728: Cartas do corredor da morte (J. Casimiro Carvalho) (1): Abatido o primeiro Fiat G 91

Guiné 63/74 - P3858: Blogpoesia (30): Em Cutima, tabanca fula... (José Brás / Mário Fitas)

1. Mensagem de Mário Fitas(*), com data de 6 de Fevereiro de 2009:

Caros Luís, Carlos e Virgínio.

Satisfazendo o pedido do José Brás(**), repasso o seu e-mail com uma poesia profunda.

Vocês já repararam que a poesia na Tabanca Grande é Obra?

Já pensaram - ideia louca - de falar com esta malta toda da poesia, e editar “A Guerra na Guiné em Poesia?

Não sei!... deixem é loucura minha!


2. Mensagem de José Brás para Mário Fitas:

Mário
Não dá para acreditar!
Que se lixe!
Não é por isso que te envio este abraço em forma de e-mail.
É para te dizer que venhas.
Vem quando quiseres e... se quiseres ficar, há camas disponíveis e um espaço lindo.

Outra coisa.
Claro que me lembro do Branquinho. Voei com ele muitas vezes. Gosto (pelo que li) do que diz (escreve) e como diz.
Gostaria de entrar em contacto com ele
Se tiveres o seu contacto e achares que mo podes dar…

Um abraço... e um texto feito no Quebo para ti. Pertence a um maior escrito em Aldeia Formosa e que tem sido projecto aos baldões de afazeres e vontade, que teria um título ligado, de algum modo, à ideia de “missa agnóstica”.


Em Cutima
tabanca fula
no sul da Guiné
a vida simulava
o ritmo velho

o comerciante Fuad
comprava a mancarra
das lavras da aldeia
fazia o caminho de Bafatá
e vendi-a
no agente da CUF

no tempo vazio
vigiava a mulher
-libanesa ostensiva
de formas redondas
e mel nos olhos-

porém
a espingarda pendente
na parede da casa
do comerciante Fuad
não matava
nos olhos da libanesa Zuaida
nem a fundura da noite
nem a febre da esperança


Carlos Alberto
chefe-de-posto
continuava o registo
de pessoas
e bens
controlava os “gilas
de língua francesa
que vinham
da terra de Sekou Touré
contrabandear
rádios de pilhas
e informações do PAIGC

Carlos Alberto
sabia de mais
cobrava os impostos
encharcava de uisque
a febre e o medo
e quando
no calor do meio-dia
punha mais um filho
no ventre mulato
da mulata Mi-Zé
era mais uma mina
na estrada de Buba
mais uma rajada
de PPSH

na noite agitada
de batuque e luar
em Cutima-Fula
a “bajuda” Bina
contava as semanas
do prazo previsto
p’ra trocar o “cabaço
p´las vacas
do velho Adulai

porém…
no rufar do tambor
no ritmo da dança
o corpo bem feito
as coxas robustas
o peito empinado
os olhos
da “bajuda” Bina
sugeriam o sonho
de um destino diferente
trocada por vacas
entregar o cabaço
ao velho Adulai
não cabia no sonho
da bajuda Bina

nas redes suspensas
às portas das casas
e da árvore grande
no largo da aldeia
ou simplesmente
deitados na esteira
os homens grandes
mascavam a cola
de olhos fechados
teciam a rede da vida da terra
em palavras curtas
monossilábicas
contabilizavam
a “mancarra” colhida
em metros de pano
em sal
em petróleo
em sandálias novas
num “ronco” qualquer
que desse nas vistas
e lhes mantivesse
o prestígio
de velhos senhores de
cavalaria
o lucro certo
do comerciante Fuad

as máquinas
singer
dos alfaiates
na casa maior à entrada da aldeia
continuavam
o velho costume
de juntar o tecido ao destino da linha
mas nem tudo
o que dava
o labor das mãos-pretas
e o matraquear das máquinas
singer
era produto acabado
de linha e de pano

daquelas varandas
das mãos e dos olhos
das entranhas mais fundas
por estranhos caminhos
seguia o abraço
o grito de dor
a certeza
da vitória final

__________

Notas de CV:

(*) Mário Fitas, ex-Fur Mil da CCaç 763, Cufar, 1965/66, autor das obras, "Pami Na Dondo a Guerrilheira" e "Putos, Gandulos e Guerra".

(**) José Brás, ex-Fur Mil da CCAÇ 1622, Aldeia Formosa e Mejo, 1966/68, autor do livro "Vindimas no Capim", que lhe valeu o Prémio de Revelação de Ficção de 1986, da Associação Portuguesa de Escritores e do Instituto Português do Livro e da Leitura.

Vd.último poste da série de 31 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3688: Blogpoesia (29): Este ano não mandei cartões de boas festas a ninguém (Luís Graça)

Guiné 63/74 - P3857: Tabanca Grande (113): José Manuel Moreira Cancela, ex-Soldado AM da CCAÇ 2382 (Guiné, 1968/70)

1. Mensagem de José Manuel Moreira Cancela, ex-Soldado AM da CCAÇ 2382, Bula, Buba, Aldeia Formosa, Contabane, Mampatá e Chamarra, 1968/70, com data de 28 de Janeiro de 2009:

Caros camaradas editores Luís, Vinhal e Briote

Antes de mais passo a apresentar-me:
Sou o José Manuel Moreira Cancela, fui Soldado A.M. da CCaç 2382 e sou ex-camarada do tertuliano Manuel Traquina

Estive emigrado entre 1970 e 2003 e, em todo esse tempo, e por muito que procurasse, nunca consegui encontrar qualquer camarada de armas, até que um dia recebo um telefonema de Coimbra, do meu amigo Fausto, Enfermeiro, que conseguiu encontrar-me em 2006, através da lista telefonica, tão simples quanto isso.

Claro que fiquei feliz e muito emocionado e logo no ano a seguir fui à minha primeira concentração da nossa Companhia, que se realizou em Coimbra.

Não sei descrever a alegria que senti ao ver aquela malta com quem convivi durante dois anos. Claro que tive de me apresentar, pois à parte o Fausto com quem me tinha encontrado depois do telefonema, não reconheci ninguém, trinta e oito anos mudam-nos, e de que maneira.

Fica-me em especial recordação, aquele abraço do meu amigo Vieira, que me ia partindo todo. Ele ao ver que me apertou demais, volveu-me o seguinte, com aquele sotaque à moda do Porto que eu adoro:
- Desculpa lá, carago, é da imoçom.

Depois de um lauto almoço, fomos revivendo tudo que de bom e de mau passámos na Guiné e recordando as terras por onde palmilhámos. Foram elas: BISSAU, BULA, BUBA, ALDEIA FORMOSA, CONTABANE, MAMPATÁ e CHAMARRA e, em cada uma destas, há uma história para contar, mas fica para a próxima.

Caros editores, desculpem se isto não vai conforme, mas eu sou ainda muito periquito nisto.

Um abraço grande como o mundo, para todos os ex-combatentes e em especial os da Guiné
J.M.M.Cancela


2. Comentário de CV

Caro Cancela,

Quase podeis mandar formar a CCAÇ 2382 na Parada da Tabanca Grande. Ainda bem. Entra e junta-te aos teus camaradas Manuel Traquina e Alberto Sousa e Silva.

Desculpa, mas não percebi qual era a tua Especialidade. Depois esclarece-me.
Não te acanhes pela tua pouca experiência na Informática. Com tempo e persistência ficas mestre. Além disso, nós cá estamos para dar uma ajuda numa ou outra coisita menos bem.

Compreendo a tua alegria ao ver os teus camaradas, (desculpa este aparte, eles ainda são e serão para sempre teus camaradas) porque este ano realizou-se o primeiro encontro da minha Companhia (CART 2732, Mansabá, 1970/72) e senti o mesmo que tu.

Com respeito à piadinha do à moda do Porto, vou ignorar, para não nos zangarmos logo na primeira vez que trocamos impressões. Mas, bem vistas as coisas, os homens do Norte são mesmo assim, carago e o Porto é uma naçom.

Em nome da Tertúlia deixo-te um abraço de boas-vindas.
Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da serie de 8 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3854: Tabanca Grande (112): Alberto Sousa e Silva, ex-Soldado de Transmissões da CCAÇ 2382, Buba, 1968/70

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3856: A retirada de Guileje, por Coutinho e Lima (20): Resposta ao camarada e amigo J. Mexia Alves (Coutinho e Lima)

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > 17 de Maio de 2008 > III Encontro Nacional da Nossa Tertúlia > Um momento poético-musical: da esquerda para a direita, o J. Luís Vacas de Carvalho, o J. Mexia Alves e o David Guimarães.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > 17 de Maio de 2008 > III Encontro Nacional da Nossa Tertúlia > Dois homens de Guileje e membros da nossa Tabanca Grande: à direita, (i) o Cor Art Ref Coutinho e Lima, autor do livro A retirada de Guileje: a verdade dos factos (Linda-A-Velha, DG Edições, 2008); e à sua esquerda, (ii) o ex-Fur Mil Op Esp José Casimiro Carvalho, da CCAV 8350, os Piratas de Guileje , a última unidade de quadrícula de Guileje (À nossa Tabanca Grande, acabaram de se juntar, já este ano, os ex-Alf Mil da CCAV 8350, João Seabra e Manuel Reis).

Fotos: ©

Luís Graça & Camaradas da Guiné (2008). Direitos reservados.

1. Como eu costumo lembrar, há mais vida, felizmente, para além do nosso blogue e da blogosfera... A este propósito, o Joaquim Mexia Alves mandou-nos hoje esta mensagem que já partilhámos com o resto da nossa Tabanca Grande, e que nos sensibiliza:

Meus caros Luís, Virgínio e Carlos

Os amigos pertencem a todos os momentos das nossas vidas. Os amigos que passaram as mesmas coisas que nós talvez o sejam ainda mais.

Isto para vos dizer que na Segunda Feira, ao principio da tarde, vou estar no programa da Júlia Pinheiro [TVI, programa As Tardes da Júlia, das 14h às 17h], para falar sobre a minha vivência da fé cristã e católica.

Não tem obviamente a ver com a Tabanca Grande, mas tem a ver com a vida de um 'atabancado'.

Abraço camarigo do
Joaquim Mexia Alves


Lembrei-me que temos aqui, pendente de edição, um texto do Coutinho e Lima, em que é visado o J. Mexia Alves. Aproveitamos a oportunidade para publicá-lo, com as nossas desculpas, aos dois, pelo atraso.
Ao J. Mexia Alves já tive a oportunidade de lhe desejar um bom desempenho televisivo: "É uma responsabilidade e um privilégio... Podes atingir um auditório vasto. Aproveita esse momento bem para passar o teu testemunho de fé e de esperança" (...).
Ao Alexandre Coutinho e Lima, o nosso agradecimento e o nosso apreço por querer continuar a partilhar connosco, com os amigos e camaradas da Guiné, as memórias do seu tempo de efémero comandante do COP 5 (Janeiro a Maio de 1973). LG


2. Mensagem do Coutinho e Lima, com data de 22 de Janeiro último:


Assunto - A Retirada de GUILEJE – Considerações sobre o poste de 19 JAN 09 de MEXIA ALVES

[Negritos, no texto, da responsabilidade do autor]

Só hoje tive oportunidade de ler o poste 3760 de 19 JAN 09, do nosso Camarada e Amigo MEXIA ALVES (**).

Nas considerações que faz, cita várias vezes o poste 3737 de 14 JAN 73, da autoria do Sr Ten Gen da FA, António Martins dos Santos (***). A apreciação deste sobre A Retirada de Guileje, vai ser objecto de um comentário meu, rebatendo várias afirmações e conclusões do Sr Ten Gen, que não correspondem à verdade.

Exemplo:

“Desde 6 de Maio que os GC [Gr Comb] do Guileje não efectuaram qualquer saída do quartel…”.

Esta afirmação é uma mentira; basta ler o último parágrafo da pág. 32 e o primeiro parágrafo da pág. 33 do meu livro, que remete para o Anexo V; neste, elaborado pela 4ª. Repartição do Quartel General do Comando Territorial Independente da Guiné (CTIG), são referidas as colunas de reabastecimento a Guileje; verifica-se que, após 6 MAI 73, foram realizadas colunas nos dias 7,11,14 e 16 MAI 73, isto é, 4 colunas.

Ora, o Sr Ten Gen, que diz ter tirado as conclusões depois da leitura do livro, ou não leu o Anexo V, ou se o leu, só ele pode explicar porque fez uma afirmação que é frontalmente contrariada pelo que consta no referido anexo, cuja autenticidade não pode ser posta em causa. A menos que o Sr Ten Gen considere que, nas colunas de reabastecimento, não saíam os Gr Comb de Guileje!

Tal como consta na pág. 28 do meu livro:

“ As colunas de reabastecimento eram verdadeiras Operações, que hipotecavam todos os meios operacionais disponíveis das duas guarnições”.

Não é especificamente referido no livro, mas é evidente que, não havendo água no quartel, esta era recolhida numa fonte a cerca de 4 Kms, na direcção do Mejo, isto é, no sentido contrário ao da estrada para Gadamael; o abastecimento de água era feito diariamente e, parece que é desnecessário referir, que esta actividade era efectuada pelos Gr Comb.

No próprio dia 18 MAI 73, à tarde (recordo que o ataque do PAIGC a Guileje, teve início com uma emboscada, neste dia às 7 horas), foi feito o indispensável reabastecimento de água (ver pág. 200 – resposta à 7ª. pergunta e pág.266, comentário 1).

A última saída de Gr Comb efectuou-se na manhã do dia 19 MAI, numa coluna para evacuação dos feridos da véspera, comandada por mim, na direcção de Mejo; devo referir que a Força Aérea não fez as evacuações solicitadas, a partir de Guileje, no dia 18; não questiono este facto, mas a promessa, não cumprida, feita pelo Sr Comandante-Chefe, na sua última visita a Guileje, em 11 MAI 73 (ver pág. 42 e 43). Recordo que um ferido grave (Cabo Metropolitano) faleceu 4 horas depois de te sido ferido na emboscada. Não se teria salvo se tivesse sido evacuado, em tempo oportuno?

Após esta actividade no dia 19, não mais saíram tropas do quartel, porque não estavam criadas as condições mínimas de segurança, nomeadamente a evacuação de feridos graves; pelo contrário, havia a CERTEZA DE NÃO EVACUAÇÃO e, como já acontecera, os feridos acabariam por morrer. Nestas condições, como é que um Comandante responsável podia atribuir missões de alto risco aos seus subordinados?

Nem tão pouco era mais viável a evacuação, através do rio, como fora efectuada no dia 19, porque os sintex (barcos com motor fora de borda) e os respectivos operadores não regressaram a Guileje.

Em função do que fica escrito, como é que o Sr Ten Gen pôde concluir que os Gr Comb não efectuaram qualquer saída, desde 6 de Maio?

Relativamente ao que o MEXIA ALVES afirma:

“Eu pessoalmente não vejo em nenhuma das descrições feitas algo que sustente que o quartel estava irremediavelmente perdido e que portanto devia ser abandonado, mas posso estar redondamente enganado.”

Ora desta afirmação, com os elementos de que dispõe, Mexia Alves entende que o quartel não devia ser abandonado (é a minha interpretação), a menos que esteja enganado. É evidente que não concordo com a sua analise, remetendo-o, bem como aos amigos tertulianos, para o que consta nas páginas 76 a 82 – “20. Decisão de efectuar a Operação de Retirada de GUILEJE”.

É curioso referir que, nem o Sr Ten Gen Martins de Matos nem o Mexia Alves fazem a mínima alusão aos factores que estiveram na base da minha decisão, constantes nas páginas indicadas atrás e este é um ponto crucial; para quem quiser analisar a situação com profundidade, é indispensável ler atentamente o que está escrito e depois concordar ou discordar sobre a validade ou não das minhas razões, avançando as suas.

Há algumas pessoas que, sobre o assunto, emitiram uma opinião “politicamente correcta”, como foi o caso do Sr Maj Gen Manuel Monge, no filme AS DUAS FACES DA GUERRA: só quem lá estava tinha a capacidade de tomar uma decisão, face à situação concreta.

A minha decisão de retirar não pode ser analisada, sem considerar a hipótese contrária, isto é, permanecer em Guileje; eram as duas modalidades de acção que podiam ser tomadas, importando apresentar os prós e contras de cada uma; na pág. 80 do meu livro ((9) . Previsão do futuro, a muito curto prazo) está expressa, de forma sucinta, a minha perspectiva do que aconteceria, se a decisão fosse permanecer.

Mais do que a minha avaliação da situação concreta, importa conhecer o que, sobre este assunto, pensava o Sr Brigadeiro Leitão Marques, Comandante Adjunto Operacional do Comando-Chefe, constante na acta da Reunião de Comandos de 15 MAI 73.

Esta reunião foi presidida pelo Sr General Comandante-Chefe, estando presentes os Senhores Comandantes dos 3 Ramos das Forças Armadas: Exército, Marinha e Força Aérea, Sr Comandante Adjunto Operacional, Sr Chefe do Estado Maior do Comandante-Chefe e os Senhores Chefes das Repartições de Operações e Informações.

Chamo a atenção acerca da data desta reunião – 15 MAI – isto é, 7 dias após o início do ataque do PAIGC a Guidage (8 MAI) e 3 dias antes de se iniciar o ataque a Guileje (18 MAI). Só não foram incluídas, no meu livro, transcrições desta importantíssima reunião, para não aumentar ainda mais o seu volume.

Segue-se a transcrição de parte das declarações do Sr Brigadeiro Leitão Marques:

“… O In está a preparar as necessárias condições para conquista e destruição de guarnições menos apoiadas por dificuldade de \acesso (GUIDAGE, BURUNTUMA, GUILEJE, GADAMAEL, etc), a fim de obter os êxitos indispensáveis à sua propaganda internacional e manobra psicológica – isto está já ao alcance das suas possibilidades militares.

Quanto às vantagens para manobra psicológica In, não podemos esquecer que qualquer êxito pode conduzir à captura de prisioneiros em número tal que possa constituir um elemento de pressão psicológica sobre a Nação Portuguesa. A dar-se este facto e aceitando que a orientação comunista prevalecerá, tal elemento será aproveitado ao máximo para desmoralizar a retaguarda e manter-se-á até serem atingidos os objectivos finais em todas as PU
.

Esta transcrição fala por si; não possuindo eu a informação privilegiada do Sr Brigadeiro, a avaliação que fiz da situação não foi substancialmente diferente da \posição do Sr Comandante Adjunto Operacional. Tendo em conta os factores já indicados, considerei a posição insustentável, decidindo retirar na manhã do dia 22 MAI, aproveitando o efeito de surpresa; não estou certo que, se permanecesse, mais um dia que fosse, a retirada pudesse ser viável.

Espero que, com estas considerações, tenha contribuído para que o Mexia Alves tenha ficado mais esclarecido.

Logo que li o poste do Sr Ten Gen, enviei um mail ao Luís Graça, em que dizia:

“…quem não conhecer o livro e só ler a sua apreciação, ficará com uma ideia errada do que aconteceu, o que poderá ser o caso de muitos tertulianos…”.

Parece que adivinhava. O poste do Mexia Alves, pessoa que, além de bem informada, considero que tem intervenções sensatas e equilibradas, demonstra à evidência que, determinadas afirmações e conclusões, não fundamentadas, sobre o “dossier” Guileje, podem tornar-se perigosas. Ainda bem que a apreciação do Sr Ten Gen Martins de Matos foi publicada no blogue; esta circunstância vai-me permitir rebater as suas opiniões, como fiz relativamente à não saída dos Gr Comb de Guileje.

Aproveito esta oportunidade para desejar aos Camaradas e Amigos da Tabanca Grande um ANO de 2009 repleto de êxitos pessoais e profissionais e especialmente com muita SAÚDE, extensiva a todas as famílias. Quero também agradecer todas as provas de solidariedade que, por diversas formas, tenho recebido.

Um grande abraço solidário

Coutinho e Lima
___________

Nota de L.G:

(*) Vd. último poste da série > 29 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3811: A retirada de Guileje, por Coutinho e Lima (19): Resposta de Nuno Rubim a António Martins de Matos

(**) Vd. poste de 19 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3760: A retirada de Guileje, por Coutinho e Lima (15): A minha homenagem aos que viveram a Guerra da Guiné. (J. Mexia Alves)

(***) Vd. poste de 14 de Janeiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3737: A retirada de Guileje, por Coutinho e Lima (11): Um erro de 'casting', o comandante do COP 5 (António Martins de Matos)

Guiné 63/74 - P3855: Venturas e Desventuras do Zé do Olho Vivo (Manuel Traquina) (5): As colunas Buba-Aldeia Formosa




1. Em mensagem de 17 de Janeiro de 2009, Manuel Traquina, ex-Fur Mil da CCAÇ 2382, Buba, 1968/70, enviou-nos mais este episódido das Venturas e Desventuras do Zé do Olho Vivo:



As Colunas Buba – Aldeia Formosa

As colunas militares de reabastecimentos que saíam de Buba, tinham pelo caminho o primeiro ponto de apoio em Nhala e o segundo em Mampatá este último já próximo de Aldeia Formosa.
Os quarenta quilómetros que separam as duas localidades muitas vezes demoravam cerca de dois dias a percorrer. Era preciso contar com muitos tiros, emboscadas, estradas minadas, além dos habituais atascamentos das viaturas na época das chuvas.
Não existiam quaisquer sistemas electrónicos de detecção de minas, assim os militares tinham inventado aquilo a que chamavam a pica, que não era mais que uma pequena verguinha de ferro pontiaguda numa das extremidades, e com ela se ia picando todo o terreno susceptível de ocultar aqueles engenhos explosivos. De salientar que locais havia, em que as estradas com terrenos arenosos ou lamacentos, se tornavam bastante perigosos, por isso os especialistas da matéria tinham que picar palmo a palmo todo o terreno, antes de passagem dos veículos que compunham a coluna. Algumas vezes aconteceu neste percurso, detectar e levantar quatro ou cinco minas anticarro e uma dezena ou mais antipessoal, mas por vezes um pequeno descuido levava a que uma tivesse escapado, e viesse a causar a destruição de uma viatura e as lamentáveis mortes e feridos.

Naquele dia de Junho de 1968, em Mampatá aguardava-se a passagem da coluna e, faziam-se os habituais preparativos para lhe prestar algum apoio. Via rádio sabia-se que tinha sido uma das colunas mais difíceis, era já o fim da tarde do segundo dia de marcha, tinha sido atacada três vezes, algumas minas tinham sido detectadas na estrada e contavam-se já alguns mortos e feridos.
Ao chegar a Mampatá, como era habitual, os primeiros cuidados iam para os feridos, alguém indicou dois soldados estendidos sobre um Unimog dizendo, a estes já não há nada a fazer. Porém, o Furriel Enfermeiro Chambel aproximou-se, verificou a pulsação, e disse:
- Este homem está vivo.

De imediato e com os poucos meios de que se dispunha, tentou-se a reanimação e transportou-se com urgência até Aldeia Formosa, onde um helicóptero aguardava e fez a evaquação para o Hospital Militar de Bissau.

Tal como em muitos outros casos, com os nervos em franjas os especialistas da saúde, faziam o que podiam para resgatar da morte muitos destes jovens vítimas da guerra.

Na foto poderemos ver um helicóptero de apoio à coluna, que se prepara para fazer uma evacuação. Ao centro a Enfermeira Pára-quedista Ivone

Manuel Batista Traquina
__________

Nota de CV:

(*) Vd. último poste da série de 15 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3457: Venturas e Desventuras do Zé do Olho Vivo (Manuel Traquina) (4): Baptismo de fogo e gemidos na noite

Guiné 63/74 - P3854: Tabanca Grande (112): Alberto Sousa e Silva, ex-Soldado de Transmissões da CCAÇ 2382, Buba, 1968/70

1. Mensagem de Alberto Sousa e Silva, ex-Soldado de Transmissões da CCAÇ 2382, Buba, 1968/70, com data de 19 de Janeiro de 2009:

Caro amigo Luis Graça.
Permita a forma de o tratar como se fossemos conhecidos.
A vivência dos dois melhores anos da nossa vida, passados na Guiné, por onde percorremos os mesmos trilhos, bolanhas e sofrimento, leva-me abusar dessa ousadia.

Começo por o felicitar pelo excelente trabalho desenvolvido no seu Blog em prol dos combatentes. Possibilita recordar e reviver a comissão obrigatória passada e as localidades por onde passámos. Permite também, alguns antigos combatentes tomar conhecimento de camaradas que já nos deixaram, por já não fazer parte dos vivos. Parece que foi há meia dúzia de meses a nossa vivência na Guiné, mas já lá vão decorridos mais de 40 anos que estão sempre nas nossas memórias.

Ao reviver num momento de lazer uma busca no seu Blog, cheguei à conclusão de algo do meu arquivo pessoal eventualmente, ter interesse na divulgação. Após a análise que queira fazer e se vir interesse nessa divulgação, passo a indicar a minha situação militar:

Nome: Alberto Sousa Silva

Morada: Gavião
4760 - 004 Vila Nova Famalicão

Dados militares:
Posto - Soldado
Especialidade - Transmissões Infantaria Condutor Auto
Unidade - CCAÇ 2382 (Zé do Olho Vivo)

- Embarque para a Guiné no Navio Niassa em 01 de Abril de 1968

Zona Operacional:

- Norte - Aquartelamento de Bula (Treino Operacional - 30 dias)
- Sul - Aquartelamento de Aldeia Formosa (QUEBO) - População de Contabane/Mampatá/Saltinho/Nhala
- Sul - Aquartelamento de BUBA (quadricula)

No período operacional tivemos diversos contactos com o IN, nomeadamente, emboscadas no interior da mata e flagelações às povoações e aquartelamentos.
Desses contacos, realço a flagelação à povoação de Contabane no dia 22 de Junho de 1968.

Tinha a Companhia cerca de 30 dias de comissão e o forte combate que foi travado durante cerca de 60 minutos, o IN atingiu em parte o seu objectivo, destruição das tabancas. Com estas incendiadas e parte do material da Companhia destruido, conseguimos aguentar o fogo inimigo, e evitamos a sua penetração no interior da população. No dia seguinte, e para se inteirar das consequencias, tivemos a visita do Governador António Spínola, que inteirou-se da nossa situação e ordenou o abandono da Companhia dessa população, com destino a Aldeia Formosa. Sobre essa flagelação escreveu o Comandante da Companhia um artigo titulado (NOITE LONGA EM CONTABANE) anexo.

Realço também, a flagelação ao Aquartelamento de BUBA, com o plano da operação elaborado pelo IN e posterirmente obtive (anexo).
Pode ser o inicio de um historial a contar por outros colegas da Companhia, avivando as suas memórias e como eu tome a iniciativa.

Um grande abraço deste amigo desconhecido, mas imbuido do mesmo objectivo em prol de todos os combatentes que tão desprezados tem sido pela classe politica actual.

Alberto Silva



Operação do PAIGC - Ataque a Buba, 16 de Outubro de 1969 - Página 295 de "Guerra Colonial - Angola-Giné-Moçambique" editado em fascículos pelo Diário de Notícias, com a devida vénia

Idem, página 294

Idem, página 294


2. Comentário de CV:

Caro Alberto Silva, bem-vindo ao nosso Blogue.

Já cá tens um camarada da "Zé do Olho Vivo", o Manuel Traquina(*). Junta-te a ele e, como ele, envia as tuas recordações para publicarmos. Na verdade já cá temos umas quantas fotos que enviaste, que a todo o tempo irão sendo divulgadas nesta Página.

Como militar da área das Transmissões, terás algo para divulgar, que eventualmente pode não ser do conhecimento geral. Toda a gente sabe que o pessoal desta área estava sujeita à disciplina do sigilo. Entretanto já muita água passou debaixo das pontes e o que ontem era secreto, hoje pode ser divulgado.

Peço desculpa por teres estado algum tempo sentado do lado de fora da Tabanca, à espera de entrar, mas alguns problemas pessoais, meus, não me deixaram cumprir com regularidade a minha função de co-editor deste Blogue.

Com certeza que toda a tertúlia te envia um abraço de boas-vindas, sou por isso portador dele para ti.

Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste com data de 15 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3457: Venturas e Desventuras do Zé do Olho Vivo (Manuel Traquina) (4): Baptismo de fogo e gemidos na noite

Vd. último poste da série de 5 de Fevereiro > Guiné 63/74 - P3842: Tabanca Grande (111): José Brás, ex-Fur Mil da CCAÇ 1622, Guiné 1966/68

Guiné 63/74 - P3853: Apontamentos sobre Guileje e Gadamael (Manuel Reis) (3): Lágrimas no desarmamento dos milícias de Cumbijã, em Agosto de 1974

1. Mensagem de Manuel Reis ( Ex-Alf Mil CCAV 8350) (*) para Vasco da Gama ( ex-Cap Mil CCAV 8351)

Assunto - Resposta ao poste P-3815, de Vasco da Gama (**)

[Subtítulos e negritos do editor L.G.]

Amigo Vasco da Gama:


Tive imenso prazer em te rever, passados tantos anos. Não me recordo de estar contigo “nos teus territórios” de Cumbijã e Colibuía o que me intriga, pois estive lá até 19 de Agosto de1974, data da entrega do aquartelamento ao PAIGC.


(i) Só me juntei à Companhia em Cumbijã, em finais de Novembro de 1973

Nem sequer sabia que o aquartelamento de Cumbijã tinha sido construído pelos teus homens, soube pela tua intervenção no blogue. Andámos desencontrados, a culpa foi minha pelos motivos que te apresento. Eu afastava-me sempre dos centros de decisão. Só fui uma vez a Aldeia Formosa e aproveitei uma ida à água.

Não segui com a Companhia, [a CCAV 8350,] para Cumbijã. Foi aproveitada a minha ida diária a Bissau, onde fazia tratamentos no Hospital Militar, para passar o testemunho à Companhia que ia ocupar o aquartelamento de Quinhamel. Assim decidiu o Capitão Patrocínio (falecido recentemente). Por esta razão só devo ter aparecido em Cumbijã, nos finais de Novembro [de 1973].


(ii) Em 15 meses tivemos 4 comandantes


O novo Comandante passou a ser o capitão Reis (do Quadro, hoje Major-General) e seguiu-lhe o Capitão Santos Vieira (do Quadro, hoje Coronel). A comissão deles era curta, como bem dizes, de 4 meses no máximo. Alguns mal lá pararam.

Em 15 meses tivemos 4 Comandantes de Companhia. Procurava estar onde eles não estivessem. O Capitão Reis estava em Cumbijã e eu pedi-lhe para ir para Colibuía desde que fosse possível. O Capitão Santos Vieira estava em Colibuía e eu pedi-lhe para ir para Cumbijã.

Até para Nhala fui. Estive, com o meu grupo de combate, a fazer protecção à Engenharia e assisti ao desenrolar dos tristes acontecimentos que levaram Braga da Cruz (Cap Mil) a ir apresentar-se a Aldeia Formosa, ao Comando. Tentei que tal não sucedesse, mas nada consegui, os Alferes estavam determinados a tirar partido da situação. Só entendo assim e foi esse o meu entendimento na altura. O 25 de Abril já tinha acontecido! Aliás tu conheces bem a situação.

Julgo que esta minha situação de “vagabundo” deve ajudar a explicar o nosso desencontro.

(iii) Em 4 de Junho de 1973, o nosso comandante era o Cap QP Caetano

Vamos aos esclarecimentos que me solicitaste.

[ Questão 1. Estando a vossa Companhia já em Gadamael, afirmas no teu texto e passo a citar: "No dia 4 de Junho 11 (onze) militares mal armados, saem para o mato pressionados pelo novo comandante da CCav 8350 e são emboscados a 500 (quinhentos) metros do arame". Podes dizer-nos quem era este comandante? V.G.]

O Comandante da CCAV 8350 que substituiu, em Gadamael, o Capitão Quelhas Quintas e ordenou a referida emboscada, foi o Capitão Caetano (Quadro), falecido pouco tempo após seu o regresso.

Claro que percebo o alcance do teu esclarecimento. A situação é difícil de entender, quando estamos num palco de guerra e a guerra está no auge. Não citei o nome na altura, porque me pareceu que não interessava a ninguém e qualquer discussão sobre o tema era inoportuna. De qualquer modo devo acrescentar que ele soube controlar a situação e os estilhaços caíram sobre mim e sobre um Capitão Miliciano, cujo nome não me ocorre. Foi enviado para lá, não recordo com que missão, apenas sei que estava, no dia anterior em Cacine.

Os dois tínhamos presenciado todo o desenrolar dos acontecimentos, cujos passos detalhados e alguns protagonistas vou continuar a omitir, para não magoar mais os familiares dos camaradas mortos, que eventualmente pudessem vir a ter conhecimento por esta via.

Destituiu-me do cargo de 2º Comandante (não era importante para mim), sem argumentação plausível, colocou-me nas zonas do aquartelamento mais expostas às flagelações, responsabilizou-me pelo espólio do Alferes morto na emboscada e encarregou-me de estabelecer contacto escrito com a mãe.

A troca de correspondência foi dolorosa para mim a para a mãe e julgo que não lhe minorou o sofrimento Transmitiu, ainda, para o exterior uma imagem negativa da minha pessoa, como cidadão e como militar, que viria a ter repercussões bastante profundas na minha maneira de ser e de estar.

Ao Capitão Miliciano desafiou-o, em Gadamael, para um duelo à antiga portuguesa, acompanhado de outro tipo de ameaças. Chegou a puxar dos galões servindo-se da antiguidade.


(iv) O estigma de Guileje e Gadamael marciou-nos para sempre

Isto aconteceu porque comentámos, com um grupo de camaradas, a delicadeza da situação. Não houve qualquer intenção de o criticar, ele era nosso superior hierárquico e merecia-nos todo o respeito. Estava uma noite de breu e não nos apercebemos da sua proximidade, caso contrário nada teríamos dito. Era uma situação muito desagradável e embaraçosa para ele. Nós sabíamos que sofria como todos nós.

O estigma de Guileje e Gadamael acompanhou-nos para sempre. Por isso, se tornou muito difícil a vivência da Companhia após o período de Guileje e Gadamael. Até um camarada meu, companheiro das lutas estudantis de 1969, em Coimbra, me aconselhou a sair da sua mesa, na Messe dos Oficiais em Bissau, porque o podia comprometer.

A presença dos nossos soldados, em Bissau, tornou-se problemática pelas provocações de que eram alvo e quase sempre degeneravam em confrontos físicos.

[Questão 2 - Depois de todas as tragédias no Guileje e em Gadamael, a CCav 8350 veio para o Cumbijã, julgo que no dia nove do mês de Novembro de 1973. Conviveram connosco, patrulhavam juntamente com os meus Tigres e eram comandados na altura pelo Capitão Reis, do Quadro Permanente, de quem guardo a melhor das impressões como ser humano. Veio a ser substituído pelo também oficial do Quadro e meu bom amigo Capitão Vieira que esteve presente no lançamento do tão falado livro do Coronel Coutinho e Lima. (As comissões da malta do Quadro eram mais curtas do que as nossas...). V.G.]

Mas então o que fizemos nós “nos teus territórios” de Cumbijã e Colibuia?

Mantivemos a actividade operacional que vocês faziam. Com Reis (Capitão), colocámos em dia 53 processos relativos a mortos e feridos. Não existia nada. Foi um trabalho, feito por mim, pelo Seabra (Alf Mil) e pelo Gonçalves (Alf Mil) e coordenado pelo Capitão. Trabalho meritório do Capitão Reis, que hoje teria graves repercussões nos familiares se não tivesse sido efectuado atempadamente.

Ainda durante o período do Capitão Reis iniciámos a construção de casas para a população, em Colibuía, o chamado reordenamento.

Após o 25 de Abril e já com o Santos Vieira (Capitão) no Comando da Companhia a actividade operacional quase estagnou. Como o Santos Vieira quisesse ficar em Colibuía, eu fui para Cumbijã depois de o ajudar a enquadrar-se com as actividades da Companhia. Em Bissau pintaram-lhe um quadro negro sobre os homens que ele ia comandar e os primeiros tempos foram de alguma apreensão. Nesta altura o Seabra ( Alf Mil) já estava colocado em Bissau.

Durante o meu período de Cumbijã (Junho, Julho e parte de Agosto de 1974) fazíamos a manutenção do aquartelamento e arranjávamos actividades ocupacionais do tempo livre. Era importante manter o pessoal ocupado e começar a prepará-lo para a recepção a grupos do PAIGC.

Não me recordo de qualquer referência à tua Companhia, a maior parte das questões eram sobre Guileje pelo facto de transportarem com eles muitos objectos que foram deixados lá: Sapatinhas, camisas, calções, ti-shirts e até uma agenda do enfermeiro.


(v) Os nossos ois encontros (tensos) com o PAIGC, depois do 25 de Abril


[Questão 3 - Os Tigres do Cumbijã embarcaram para Bissau a bordo

da LDG de seu nome BOMBARDA a 27 de Junho de 1974, sem que

tivessem tido a visita de qualquer elemento do PAIGC. Avistei uma vez um grupo de combate junto à estrada quando comandava a coluna do Cumbijã para o Quebo. V.g.]

[Questão 4 (...) Julgo que nos diálogos verbais que mantiveste com o PAIGC, teriam eventualmente falado sobre a minha Companhia que, duma zona povoada de minas, sofrendo inúmeros ataques ao aquartelamento, vivendo em barracas de lona e construindo pelos seus próprios meios valas de protecção e habitações com o mínimo de dignidade, assaltando Nhacobá, fazendo colunas diárias a Aldeia, ou protegendo Buba/Aldeia, com umas dezenas de contactos de fogachal, devia ter merecido da parte deles algum comentário. É uma parte da história da minha Companhia que me falha e nunca entendi qual foi a razão que impediu o PAIGC de ter confraternizado com OS TIGRES após o 25 de Abril, como o fez em tantos outros lados. Sei que esperou a nossa saída.... V.G.]

Tivemos dois encontros, o primeiro ocorreu no fim da estrada asfaltada, sob alguma tensão, pois íamos desarmados, e se algo corresse mal poderia ser problemático. No segundo encontro já se aproximaram do aquartelamento e foram banqueteados com um panelão de arroz. Nestes encontros esteve sempre presente o Capitão Santos Vieira que informado rapidamente se deslocava lá.

Os comícios políticos eram feitos pelos comissários políticos do PAIGC e eram direccionados ao grupo de milícias (20), mas a tensão era enorme, poucos apareciam e mesmo esses vinham contrariados. Uma das vezes tive de intervir para que o comício não degenerasse numa batalha campal.

O aquartelamento foi entregue a 19 de Agosto ao PAIGC e do grupo de milícias (***) apenas ficaram dois elementos, os restantes partiram rumo ao Senegal, digo bem Senegal. Eles conheciam bem as diferenças de actuação entre o Presidentes Senghor e Sekou Touré e preferiram contornar a Guiné pelo leste de modo a entrar no Senegal. Não sei se o terão conseguido, apenas soube que a travessia do Corubal se tornou complicada pela exigência monetária que lhes fizeram.

Fica aqui um pequeno escrito, elaborado na altura, referente à entrega das armas, no dia 18 de Agosto de 1974.

'AS TEIAS QUE O IMPÉRIO TECE'

Agosto de 1974.
A guerra terminara.
Encontrava-me em Cumbijã, sul da Guiné.
Comigo permaneciam dois grupos de combate e um de milícias.
Aproximava-se a data da entrega do aquartelamento.
É-me ordenado que desarme os milícias na véspera.
O desarmamento processa-se de uma maneira calma e ordenada.
O ambiente era pesado, de dor e tristeza.
Mamadu, sargento-milícia, dirige-se-me num tom sereno e educado
e recorda-me o momento

em que lhes tinha sido entregue o armamento.
Quantas promessas!...
Não tive palavras.
De lágrimas rolando pela face,
num abraço apertado,
despedi-me de Mamadu.
Até sempre!...


Um abraço amigo,
Manuel Reis

P.S. De Aveiro à Figueira da Foz ou vice-versa é perto.
_____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de

24 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3788: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (1): Depoimento de Manuel Reis (ex-Alf Mil, CCav 8350)

Vd. primeiro poste da série de 30 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3818: Apontamentos sobre Guileje e Gadamael (Manuel Reis) (1): Gadamael, eu te amo, eu te odeio

3 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3835: Apontamentos sobre Guileje e Gadamael (Manuel Reis) (2): Resposta aos comentários no P3788

(**) Vd. poste de 29 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3815: Quatro considerações, a propósito dos Postes 3788 e 3789 (Vasco da Gama)

(***) Mensagem posterior do Manuel Reis:

Amigo Luís: Obrigado pela arrumação que deste ao texto. Mas o titulo que extraíste do texto não está correcto. Assim quando dizes: LÁGRIMAS NA ENTREGA DE CUMBIJÃ devias ter dito: LÁGRIMAS NA ENTREGA DO ARMAMENTO DOS MILÍCIAS ou LÁGRIMAS NO DESARMAMENTO DOS MILÍCIAS.

São coisas distintas e o que me doeu, de facto, foi o total abandono a que as milícias foram sujeitas.

A data está correcta. O desarmamento foi efectuado a 18 de Agosto e a entrega do aquartelamento a 19 de Agosto.

Um abraço amigo
Manuel Reis