História da CART 2340
Mobilização
Em 3 de Maio de 1967 começaram as Mobilizações Individuais dos quadros que constituiriam Unidades com destino ao Ultramar, entre as quais, a CART 2340.
Em 27 de Setembro de 1967, o pessoal destinado à CART 2340, fez a sua apresentação no GACA 2, indicado como Unidade Mobilizadora. Aí teve a sua instrução a CART, que foi concluída em 3 de Outubro de 1967.
A 6 de Novembro de 1967 a Unidade completou-se com os elementos especializados, iniciando a IAO que terminou em 17 de Dezembro de 1967.
Deslocamento para o CTIG
Cerca das 02h00 do dia 10 de Janeiro de 1968, o pessoal foi transportado de viatura até à Estação de Torres Novas - Golegã, e daí via Férrea em Combóio Especial até ao Cais da Rocha de Conde de Óbidos, onde chegou cerca da 07h00. Às 10h00 iniciou-se o embarque da Companhia no T/T "UIGE".
Cerca das 12h00 o navio largou rumo à Guiné onde chegou no dia 15, pelas 06h00.
Navio Uige > Transportou a CART 2340 para a Guiné e, por coincidência, trouxe-a de regresso à Metrópole terminada a sua comissão de serviço.
A CART, em virtude de não ter alojamento em Bissau, embarcou num navio, cerca das 18h00, com destino a Bolama, onde se manteve durante 6 dias, findos os quais foi transportada via marítima para Bissau. Nesta cidade permaneceu aquartelada em Brá, durante 24 horas.
No dia 23, pelas 02h00, deslocou-se via auto para o cais de Bissau, onde embarcou na LDG "Alfange", com destino a Farim.
A partida efectuou-se às 07h00, tendo chegado a Farim às 08h00 do dia 25 de Janeiro de 1969. Aí, após refeição ligeira (RC), partiu às 15h00 via coluna auto para Jumbembem, destacamento onde deixou a guarnecer dois grupos de combate. O restante pessoal, seguiu para Canjambari, aquartelamento destinado à sede da Companhia, onde chegou às 19h00.
Nesta localidade, encontrou como reforço um grupo de combate da CCAÇ 3, que já existia do antecedente.
Foto: © Ferreira Neto (2007). Direitos reservados.
Alterações ao Dispositivo
Em 24 de Janeiro de 1968, a CART encontrava-se distribuída da seguinte forma:
Canjambari:
2 Grupos de Combate da CART
1 Grupo de Combate da CCAÇ 3
Jumbembem:
2 Grupos de Combate da CART
2 Secções de Soldados Nativos
Em 21 de Junho de 1968:
Canjambari:
2 Grupos de Combate da CART
Jumbembem:
2 Grupos de Combate da CART
2 Secções de Soldados Nativos
O Pelotão da CCAÇ 3 recolheu à sua companhia.
Em 10 de Setembro de 1968:
Canjambari:
2 Grupos de Combate da CART
Jumbembem:
Grupo de Combate da CART
15ª Companhia de Comandos
Cuntima:
1 grupo de Combate de CART
1 grupo de combate da CART, marchou para Cuntima como Reforço à guarnição daquela localidade.
A 15ª Companhia de Comandos reforçou Jumbembem.
Em 7 de Outubro de 1968:
Canjambari:
1 Grupo de Combate da CART
Jumbembem:
2 Grupos de Combate da CART
15ª Companhia de Comandos
Cuntima:
1 Grupo de Combate da CART
Um grupo de combate marchou de Canjambari para Jumbembem, em virtude da 15ª Companhia de Comandos ser considerada inoperacional.
Em 18 de Outubro de 1968:
Canjambari:
2 Grupos de Combate da CART
Jumbembem:
1 Grupo de Combate da CART
Companhia de Artilharia 1691 (-)
Cuntima:
1 Grupo de Combate da CART
A CART 1691, reforçou Jumbembem, por troca com a 15ª Companhia de Comandos.
Um grupo de combate da CART regressou a Canjambari.
Em 2 de Novembro de 1968:
Canjambari:
2 Grupos de Combate da CART
Jumbembem:
1 Grupo de Combate da CART
16ª Companhia de Comandos
Cuntima:
1 Grupo de Combate da CART
A 16ª Companhia de Comandos reforçou Jumbembem por troca com a CART 1691.
Em 24 de Dezembro de 1968:
Canjambari:
CART 2340
Um grupo de combate regressou de Cuntima para Canjambari. Um grupo de combate regressou de Jumbembem para Canjambari.
A CART, a partir do dia 25 de Dezembro de 1968, passou a ter todo o seu efectivo em
Canjambari.
Em 7 de Abril de 1969:
Canjambari:
CART 2340
Pel. Caç Nat. 58
Pel. Caç Nat. 61
Pel. Caç Nat. 53
Pel. Caç Nat. 65
3 Secções de Soldados Nativos.
Os pelotões de caçadores nativos, foram reforçar Canjambari, assim como três secções constituídas por soldados nativos da CART 2412, CART 1745, CCAV 1748 e CCAÇ 3, em virtude do pessoal da CART ter sido evacuado em massa, para o Hospital Militar 241, devido a ter contraído uma doença chamada Schitosomíase, tendo ficado em Canjambari apenas o comando da CART.
Em 19 de Junho de 1969:
A CART, tomou posse do sector de Nhacra, embora a grande maioria do pessoal, já se encontrar neste sector, porque à medida que iam sendo recuperados no HM 241, recolhiam a Nhacra, aguardando que o comando da CART chegasse.
A CART, passou a ter assim o seu pessoal distribuído:
Nhacra:
2 Grupos de Combate (-) da CART
1 Grupo de Combate da CCAÇ 1792
Pelotão de Morteiros 2006 (-)
1 Secção de Milícia
Dugal:
1 Grupo de Combate da CART
1 Secção de Milícia
Safim:
1 Grupo de Combate (-) da CART
1 Secção de Milícia
Ensalmá :
2 Secções (-) da CART
1 Secção de Milícia
João Landim:
1 Secção da CART
1 Secção de Milícia
Cumeré :
2 Secções da CCS do BCaç 2884
Bupe:
2 Secções de Milícias
Chugué:
2 Secções de Milícias
Fanhe:
2 Secções de Milícias
A CART foi reforçada com um grupo de combate da CCaç 1792, em virtude de estar desfalcada devido à evacuações de pessoal para Metrópole.
Em 20 de Agosto de 1969, o Pelotão da CCaç 1792, recolheu à sua Unidade.
Ferreira Neto
ex-Cap Mil
CART 2340
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Nota do co-editor CV:
Vd. Post de 14 de Agosto de 2007> Guiné 63/74 - P2046: Tabanca Grande (31): Apresenta-se Joaquim Lúcio Ferreira Neto, ex-Cap Mil (CART 2340, Canjambari, Jumbembem, Nhacra, 1968/69)