Foto nº 1 > Lisboa, Cais da Rocha Conde de Óbidos, 3/4/1971: um dia chuvoso...
Foto nº 2 > Lisboa, 3/4/1971> T/T Angra do Heroísmo e, ao fundo, na margem direita do Tejo, o Monumento dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos
Foto nº 3 > Lisboa, estuário do Tejo, 3/4/1971 > Largada do T/T Angra do Heroísmo, vendo-se ao fundo o Bugio onde, dizem, acaba o rio e começa o mar...
Foto nº 4 > T/T Angra do Heroísmo, 3/4/1971 > A caminho da Guiné... A proa do navio
Foto nº 5 > T/T Angra do Heroísmo, 3/4/1971 > Convés: ao centro o Capitão QEO Daniel António Nunes Pestana, cmdt da CCAV 3366
Foto nº 6 > T/T Angra do Heroísmo, a caminho da Guiné, em viagem de 3 a 9/4/1971...
Foto nº 7 > T/T Angra do Heroísmo, a caminho da Guiné; 3 a 9/4/1971... Mais aspeto da proa...
Foto nº 8 > T/T Angra do Heroísmo, a caminho da Guiné; 3 a 9/4/1971... Eu num dos barcos salva-vidas
Fotos (e legendas): © Armando Costa (2016). Todos os direitos reservados.
1. Início da publicação de fotos do álbum de um dos nossos mais recentes grã-tabanqueiros, o n.º 707, o Armando Costa, de seu nome completo Armando Silva Alvoeiro da Costa (ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAV 3846, Susana, 1971/73) (*).
O Armando, que ainda não tinha paga a sua "jóia", mandou-nos um lote de fotos (49) "das que possuo da Guiné (Bissau, Cumeré, Susana e Varela), do período de 1971 a 1973". Prometo mandar mais... Diz-nos que "a qualidade é a que se pode arranjar, resulta da digitalização de postais de fotos que tirei, Os negativos perdi-lhes o rasto"...
Ele partiu para a Guiné em 3 de março de 1971, em dia chuvoso, como se depreende, da foto n.º 1 (Lisboa, Cais da Rocha Conde de Óbidos). O mais insólito (ou talvez não...) foi ter ido num navio da carreira Lisboa-Madeira-Açores, o T/T Angra do Heroísmo. O navio devia ir a abarrotar (foto n.º 7), transportando homens e material de guerra (foto n.º 8)...
Além do pessoal do BCAV 3846, deve ter levado também o pessoal da Companhia Independente CCAV 3378 (Olossato, Brá).
O BCAV 3846, além da CCAC 3366 (Susana, Cumeré), era composta pelas CCAV 3364 (Ingoré, Cumeré) e CCAV 3365 (S. Domingos, Cumeré), A unidade mobilizadora foi o RC 3. O Comando e a CCS ficarm em Ingoré. Cmdt do batalhão: ten cor cav António Lobato de Oliveira Guimarães. O pessoal deste batalhão regressou a casa em 8/3/1973, exceto o da CCAV 3365 que embarcou mais tarde (17/3/1973).
2. Já agora ficamos a conhecer as características do T/T Angra do Heroísmo:
(i) navio de passageiros de 1 hélice;
(ii) construído em Hamburgo, Alemanha, em 1954/55;
[, "baptizado com o nome de 'Israel', foi oferecido nesse mesmo ano ao estado judaico, como indemnização pelos prejuízos causados à comunidade hebraica entre 1933 e 1945 pelos nazis e integrado na frota da companhia Zim Israel Navigation, com sede em Haifa"; (...) "colocado na linha regular de Nova Iorque, o navio manteve esse serviço durante dez anos"; (...) "em 1959 foi abalroado por um cargueiro norte-americano e reparado no estaleiro naval de Brooklyn"... Vd. o blogue Alernavios]
(iii) registado no porto de Lisboa, depois de comprado, em segunda mão, pela Empresa Insulana de Navegação, SARL, de Lisboa, para fazer a carreira Lisboa - Madeira - Açores;
(iv) ano de abate: 1974;
(v) comprimento ff 152,71m;
(vi) comprimento pp 138,34m;
(vii) boca 19,87m;
(viii) pontal 11,00m;
(ix) calado máximo 8,71m;
(x) capacidade de carga 4 porões com capacidade para 9019m3 de carga, incluindo 536m3 de carga frigorífica;
(xi) tonelagem 10.187 TAB, 6.230 TAL, 6.870 TPB, 13.900 T deslocamento;
(xii) aparelho propulsor um grupo de turbinas a vapor AEG, construídas em Berlim Ocidental, por Allgemeine Electric Gesellschft, 2 caldeiras;
(xiii) potência 11.500 shp a 119 r.p.m.;
(xiv) velocidade máxima 19 nós;
(xv) velocidade normal 18 nós;
(xvi) passageiros: alojamentos para 80 em primeira classe, 43 em turística A, 80 turística B e 120 em turística C, no total de 323 passageiros;
(xvii) tripulantes 139
Esta detalhada e preciosa informação é da Revista do Clube de Oficiais da Marinha Mercante Nov/Dez 96, reproduzida no sítio Navios Mercantes Portugueses: frota existente em 1958
Durante o ano de 1971, para além da carreira para a Madeira e Açores, o Angra do Heroísmo fez diversas viagens Lisboa - Bissau, fretado ao Ministério do Exército, para transporte de tropas e material de guerra.
Em 14/10/1973 saiu de Lisboa na última viagem à Madeira e Açores, imobilizando no Mar da Palha após regresso ao Tejo em 25.10.1973. Em 4/2/1974 passou a pertencer à CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, SARL, na sequência da fusão entre as empresas Insulana e Colonial.
Em 5/4/1974 foi vendido a sucateiros espanhóis e a 14 desse mesmo mês chegava a Castellon, a reboque, procedente de Lisboa, para ser desmantelado. Assim acabou mais um glorioso navio da nossa gloriosa marinha mercante. (Sobre a curiosa história deste navio, ver mais informações aqui).
PS - Temos aqui mais camaradas da CCAV 3366 / BCAV 3846 (Susana, 1971/73), nomeadamente o Luís Fonseca, ex-fur mil trms, e o Delfim Rodrigues, ex-1.º cabo aux enf.
O T/T Angra do Heroísmo. Cortesia do blogue Dicionário de Navios Portugueses, de Luís Miguel Correia (um especialista neste domínio)
(i) navio de passageiros de 1 hélice;
(ii) construído em Hamburgo, Alemanha, em 1954/55;
[, "baptizado com o nome de 'Israel', foi oferecido nesse mesmo ano ao estado judaico, como indemnização pelos prejuízos causados à comunidade hebraica entre 1933 e 1945 pelos nazis e integrado na frota da companhia Zim Israel Navigation, com sede em Haifa"; (...) "colocado na linha regular de Nova Iorque, o navio manteve esse serviço durante dez anos"; (...) "em 1959 foi abalroado por um cargueiro norte-americano e reparado no estaleiro naval de Brooklyn"... Vd. o blogue Alernavios]
(iii) registado no porto de Lisboa, depois de comprado, em segunda mão, pela Empresa Insulana de Navegação, SARL, de Lisboa, para fazer a carreira Lisboa - Madeira - Açores;
(iv) ano de abate: 1974;
(v) comprimento ff 152,71m;
(vi) comprimento pp 138,34m;
(vii) boca 19,87m;
(viii) pontal 11,00m;
(ix) calado máximo 8,71m;
(x) capacidade de carga 4 porões com capacidade para 9019m3 de carga, incluindo 536m3 de carga frigorífica;
(xi) tonelagem 10.187 TAB, 6.230 TAL, 6.870 TPB, 13.900 T deslocamento;
(xii) aparelho propulsor um grupo de turbinas a vapor AEG, construídas em Berlim Ocidental, por Allgemeine Electric Gesellschft, 2 caldeiras;
(xiii) potência 11.500 shp a 119 r.p.m.;
(xiv) velocidade máxima 19 nós;
(xv) velocidade normal 18 nós;
(xvi) passageiros: alojamentos para 80 em primeira classe, 43 em turística A, 80 turística B e 120 em turística C, no total de 323 passageiros;
(xvii) tripulantes 139
Durante o ano de 1971, para além da carreira para a Madeira e Açores, o Angra do Heroísmo fez diversas viagens Lisboa - Bissau, fretado ao Ministério do Exército, para transporte de tropas e material de guerra.
Em 14/10/1973 saiu de Lisboa na última viagem à Madeira e Açores, imobilizando no Mar da Palha após regresso ao Tejo em 25.10.1973. Em 4/2/1974 passou a pertencer à CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, SARL, na sequência da fusão entre as empresas Insulana e Colonial.
Em 5/4/1974 foi vendido a sucateiros espanhóis e a 14 desse mesmo mês chegava a Castellon, a reboque, procedente de Lisboa, para ser desmantelado. Assim acabou mais um glorioso navio da nossa gloriosa marinha mercante. (Sobre a curiosa história deste navio, ver mais informações aqui).
PS - Temos aqui mais camaradas da CCAV 3366 / BCAV 3846 (Susana, 1971/73), nomeadamente o Luís Fonseca, ex-fur mil trms, e o Delfim Rodrigues, ex-1.º cabo aux enf.
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Nota do editor CV:
(*) Vd. poste de 17 de dezembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15499: Tabanca Grande (478): Armando Silva Alvoeiro da Costa, ex-Fur Mil Mec Auto da CCAV 3366/BCAV 3846, Susana, 1971/73 - 707.º Grã-Tabanqueiro
Nota do editor CV:
(*) Vd. poste de 17 de dezembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15499: Tabanca Grande (478): Armando Silva Alvoeiro da Costa, ex-Fur Mil Mec Auto da CCAV 3366/BCAV 3846, Susana, 1971/73 - 707.º Grã-Tabanqueiro