1. Mensagem de Lídia Mateus, filha de um nosso camarada falecido recentemente, com data de 12 de Agosto de 2009:
O meu nome é Lídia Gonçalves, sou filha de um camarada vosso, que esteve na Guiné-Bissau nos anos de 1967/69.
O seu nome era José Manuel Costa Gonçalves. Era cabo mecânico auto rodas (acho que era assim a denominação). Fazia parte da CCaç 1685 (Os insaciáveis).
Gostaria que, a título póstumo, (o mesmo faleceu no passado dia 25/07/2009), publicassem as fotografias que irei enviar mais tarde. O meu pai sempre que falava da Guiné e do tempo que lá passou, ficava com um brilhozinho nos olhos.
Gostava de contar como tinha recebido um louvor do seu comandante por ter conseguido fazer omeletes sem ovos, tendo a frota de carros sempre pronta a funcionar, e orgulhava-se em exibir a sua caderneta militar. Também gostava de contar como dava de comer a tanta gente que não tinha o que comer! (Sempre foi amigo do conhecido e do desconhecido!).
Lembro-me que cresci a ouvir contar histórias de África, de tal modo minucioso, que me via a mim, naqueles locais que o meu pai contava e descrevia.
Só lamento não ter descoberto a Tabanca mais cedo, para que ele também pudesse partilhar convosco desta tertúlia.
Obrigado por ajudarem a manter viva a história de Portugal, sem preconceitos de qualquer tipo!
Um grande bem haja a todos!
2. Comentário de CV:
Cara amiga Lídia
Muito obrigado por se ter dirigido a nós e pelas palavras enviadas que adivinhamos serem sentidas.
Lamentamos profundamente a morte recente do senhor seu pai e mais ainda por ser nosso camarada. Mais um pedaço de nós que a inexorável lei da morte não poupou. Aceite os nossos mais sentidos pêsames, extensívos a toda a família.
Com respeito às fotos e estórias de seu pai, estamos abertos a recebê-las e publicá-las. Temos pena que não possamos considerar o seu pai como nosso tertuliano, mas se quiser, pode a Lídia ficar a pertencer ao grupo dos nossos amigos já que é filha de um dos nossos camaradas. Como diz o nosso tertuliano José Martins, os filhos dos nossos camaradas, nossos filhos são.
Fica então combinado que mandará as fotos de seu pai quando entender para nós darmos notícia no nosso Blogue.
Em nome dos tertulianos, ex-combatentes da Guiné, envio-lhe um beijinho.
__________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 16 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4695: O Nosso Livro de Visitas (66): Manuel Seixas da CCAÇ 1422/BCAÇ 1858 (K3/Saliquinhedim, 1965/67)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário