sexta-feira, 7 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6335: O Spínola que eu conheci (19): "Fiquei francamente mal impressionado com a visita à Companhia sediada em Mansambo" (Benjamim Durães / Jorge Cabral / Luís Graça)



Guiné > Região Leste > Mansambo > CART 2339 (1968/69), Os Viriatos > 1969 > O Humberto Reis, Fur Mil Op Esp, CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71),junto ao monumento aos mortos da CART 2339   pertencente ao BCAÇ 2852 (1968/1970), e que foram os construtores de Mansambo.  Em Novembro de 1970, aquando da visita de inspecção do Gen Spínola, a subunidade de quadrícula era a CART 2714, pertencente ao BART 2917 (Bambadinca, 1970/72),  reforçada com um 1 Esq do Pel Mort 2106, e com menos um pelotão (que foi reforçar o Xime).

Foto: © Humberto Reis (2005). Direitos reservados.









Guiné > Região Leste > Mansambo > CART 2339 (1968/69), Os Viriatos> Fotos Falantes II > S/ legenda > O nosso general adorava andar de helicóptero... Mas possivelmente não nunca terá ido numa simples coluna auto,como esta, na Estrada (?)  Bambadinca- Mansambo - Xitole, na época das chuvas...  O inferno, na terra... 


Fotos: © Torcato Mendonça  (2006). Direitos reservados.


Continuação da publicação do  Despacho do Com-Chefe, de 7/1/1971,  relativo à visita de inspecção ao BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), um documento de 12 páginas (*)


5. Visita a Mansambo em 18Nov70 

- Fiquei francamente mal impressionado com a visita à Companhia sediada em
Mansambo.

Foram notadas as seguintes anomalias:

-O Alferes Comandante interno da Companhia desconhecia em absoluto o plano de defesa, a actuação do IN na área e a própria situação de alguns postos de combate.

- As casernas abrigos apresentam-se totalmente inoperacionais; não há postos de combate nem tão pouco valas.

-As metralhadoras estão mal instaladas e em posições que não lhe permitem tirar rendimento de tiro.

- As bazookas e os morteiros estavam igualmente mal instalados, não se podendo de forma alguma extrair deles rendimento aceitável.

- O plano de fogos de morteiro está deficientemente elaborado. No campo da execução de tiro a ligação telefónica PC/abrigos apresenta-se totalmente inoperante; no interrogatório feito à guarnição depreendeu-se que em caso de ataque o tiro era feito “a olho”, dado que a guarnição não acreditava na eficácia do planeamento.

- Ainda no âmbito da defesa, verificou-se a construção dos balneários à frente dos abrigos, o que elimina totalmente a já precária utilização destes.

- Em resumo: a defesa do aquartelamento está estruturalmente errada na concepção e apresenta-se inoperante na execução.

-No âmbito das instalações do pessoal, verificou-se a existência duma sala de oficiais bem instalada e com requintes de decoração, a contrastar flagrantemente com a acomodação dos soldados. Foi ordenada a imediata resolução deste problema.

Neste particular o comportamento do comando da Companhia revela-se francamente negativo, tanto mais que foi chamada a atenção de todos os Comandos para a constante atenção que deve merecer o bem-estar dos soldados.

- No tocante à alimentação foram detectadas várias deficiências, nomeadamente batatas e frescos estragados (pp. 3/5).


6. Visita a Afiá e Candamã em 18Nov70 (**)

- Estas duas tabancas encontravam-se totalmente abandonadas.

Os respectivos comandantes da milícia responsáveis pela defesa não têm a mais pequena noção do que lhes compete fazer em caso de um ataque organizado. Estas tabancas encontram-se praticamente entregues a si próprias, guarnecidas por pessoal inapto e sem instrução.

- Na revista de armamento, as armas apresentavam-se em péssimas condições de limpeza, pelo que foram retiradas algumas como castigo.

- A rede de amare farpado encontra-se destruída e os campos de tiro tapados com capim.

- Não há abrigos para as populações e os antigos abrigos abatidos não foram reconstruídos.

- Os professores queixam-se da carência de cadernos, esferográficas, lápis, quadros pretos e cola.

-Os comandantes da milícia queixaram-se da falta de catanas para procederem à capinagem; quanto à limpeza de armamento queixaram-se que a Companhia não lhes fornecia óleo para o efeito.

- Em resumo: Estas duas tabancas encontram-se à mercê de ataques IN reunindo as melhores condições para serem totalmente aniquiladas.

Salienta-se que estas duas tabancas já estiveram devidamente instruídas e mentalizadas parta uma eficiente defesa. (p. 5)



[ Revisão / fixação de texto: L.G.]

Próximo ponto > 7. Visita a Xime em 12Dez70

Observ. de L.G.:

 É estranho que, na véspera da Op Mar Verde (invasão de Conacri, em 22 de Novembro de 1970), Spínola ande a fazer "visitas de rotina" em pleno interior do CTIG...

De qualquer modo, depois de 18 de Novembro (visita a Mansambo, Afiá e Candamã), há um interregno... O general volta a zona leste, para estas visitas de inspecção, no dia 12 de Dezembro de 1970 (Xime), Dembataco, Taibatá,  Enxalé, Nhabijões  (a 15), e por fim Amedalai, Finete e Missirá (a 19)... 

Spínola fará, no Xime, duras críticas ao Comando do BART 2917, por causa da violentíssima emboscada que tivemos (a CART 2715, a CAÇ 12 e outras forças) na Ponta do Inglês, causando-nos 6 mortos e 9 feridos graves (Op Abencerragem Candente).


____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série > 6 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6327: O Spínola que eu conheci (17): A visita de inspecção ao Xitole e às tabancas em autodefesa de Sinchã Madiu, Cambesse e Tangali em 16 de Novembro de 1970 (Benjamim Durães / Jorge Cabral / Luís Graça)

(**) Tinham cerca de 200 habitantes cada uma. Candamã era a sede do regulado de Corubal.  Mansambo não tinha população, a não ser os guias e as suas famílias.

5 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Quando abri o blogue vi o Monumento aos Mortos da minha CART 2339.Chocante!
Depois vi as fotos:
-a primeira é dentro de Mansambo; a segunda e terceira na estrada Bambadinca/Mansambo, época de chuvas, construção do aquartelamento....violento? Nada disso! Eram soldados do nosso País, mas,de facto era o inferno, pior que o de Dante.
Li o escrito. Num ano mudou tanto? A defesa fazia-se e todos sabiam o seu posto. A construção não criou zonas mortas (Ab68/Nov69). As auto defesas de Camdamã e Afiá estavam bem estruturadas e o Mamadu Indjai nunca lá entrou. A Ccaç12 esteve lá a 30?de JUL/69...um campo de batalha...normal.
Não acrescento mais. Ia contra um relatório que, além de desconhecer pode ter uma outra intenção (não de quem o escreve agora) e respeito as hierarquias.Vejam os P6333,6328, outros escritos e fotos sobre Mansambo,Candamã e Afiá. O meu Grupo esteve em Galomaro reforço á 2405 e COP7- uma das missões: guardar o novo aquartelamento em inicio de construão. Deve ser esse que aparece noP6332.Estabeleçam as diferenças com Mansambo...Ajuntamentos ou passagem de revista aás Tropas.Tudo bem os RPG's morteiros e etecetera do IN (libertadores) agradeciam.Nada mais digo.Talvez porque me sinta,hoje ou agora, mais Militar do que ex.!
Ver ainda a foto aérea de Mansambo do Humberto Reis, 1970/71?, está no blogue é só clicar...angulos ou zonas mortas, valas, defesas...á dentada carago se preciso fosse.
Abraços, estou velho mas as mãos ...apertam e batem forte nas teclas.Não convém! Torcato Mendonça

Julio Vilar pereira Pinto disse...

Pois ái é que era os homens das estrelas estavam no A.C. ou então andavam pelo ar. na picada é que nós passavamos as passas do Algarve.
Eu estive em Angola e era a mesma coisa, no tempo da chuvas era o fim da macacada. Eu fazia uma picada entre Cuango e Quimbele e com tempo bom eram oito horas sempre a andar com chuva era quando Deus quisesse.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos .Eu G. SOUSA EX soldado condutor da CART 2714 nao posso ficar indeferente ao ver estas fotos da estrada banbadinca mansambo no tempo das chuvas.
Eu fui um dos que erdaram o que voces nos deixaram em MANSANBO.Fico muito emocionado ao ver todas estas fotos de mansanbo.pena que nao haja alguem da 2714 a contar historias de mansanbo candama et afia pois ha tanto para contar nos 23 meses que ali passamos.Mais uma vez obrigado ao S.HUMBERTO REIS pelas fotos que aqui nos vai mostrando.
Um abraco amigo.

GUILHERME SOUSA EX SOL CONDUTOR CART2714 NA GUINE 7072....SENS FRANCA

Unknown disse...

alo guilherme.tenho uma ideia vaga de ti.sao 42anos e que quis esqhecer.sou o felix enfermeiro.u

Unknown disse...

alo guilherme.tenho uma ideia vaga de ti.sao 42anos e que quis esqhecer.sou o felix enfermeiro.um abraço