1. Comentários ao poste P22028 (*) sobre um tema - as lavadeiras (e as relações com os militares que passaram pela Guiné) - , sobre o qual temos mais de 3 dezenas de referências...
O tema tem-se prestado, desde o início da guerra colonial / guerra do ultramar, há 60 anos, a especulações e generalizações abusivas, levando a criar-se o estereótipo de que as lavadeiras também faziam (ou eram obrigadas a fazer) "favores sexuais", como se os militares portugueses, em geral, se tivessem comportado como "tropa ocupante" (, segundo a propaganda do PAIGC).., E, pior ainda, como uma cambada de "predadores sexuais".
Enfim, há quem diabolize os antigos combatentes com o velho chavão do sexo em tempo de guerra, esquecendo-se que muitas das "nossas lavadeiras" também eram mulheres ou familiares dos nossos camaradas guineenses, ou elementos da população que vivia dentro do mesmo "perímetro de arame farpado" onde flutuava a bandeira portuguesa...
Há quem nos queira ver com os olhos de hoje, os novos "santos inquisidores,", os. do feminismo, dos direitos humanos, do revisionismo da história, do pós-colonialismo, do pós-modernismo, enfim, do "politicamente correcto"... É bom lembrar aqui, e a propósito, o saudável e pedagógico discurso do PRP no dia 25 de Abril de 2021, na Assembleia da República (**)...
Nada como recorrer aos testemunhos dos nossos camaradas que estiveram no CTIG, entre 1961 e 1974. Dos outros teatros de operações não temos falado (nem falamos), porque não estivemos lá. E como não há tabus no nosso blogue (só evitamos falar de política, futebol, religião... e desertores!), não temos pejo em lembrar aqui as "nossas lavadeiras", sempre que nos apetecer. E sem pedir licença a ninguém!... Não, as nossas lavadeiras não eram "lavadeiras lava-tudo"... Havia exceções, claro.. Mas a exceção confirma a regra.
Lembro-me que à minha, em Bambadinca (, infelizmente já não sou capaz de me lembrar do nome... "Binta" ?), pagava acima da tabela "tácita": pagava 100 euros... E desculpava-lhe uma ou outra peça de roupa estragada ou extraviada... Sei que era jovem, mandinga, sem ser particularmente bonita, mas também ela filha de lavadeira que, em meados dos anos 60, terá tido um filho de um militar... A minha lavadeira, que falava um crioulo "carrancudo", trazia geralmente às costas o meu mano mais novo, de feições "arianas"... Bambadinca era já um meio semi.urbano, com muita população "refugiada", vítiam do terror do PAIGC... 100 pesos pagos a uma lavadeira já era bastante dinheiro para quem nada tinha: lembre-se que era um sexto do pré do soldado guineense de 2ª classe...
Com o fim da guerra (e com o fim destas e doutras entradas de dinheiro no rendimento das famílias, incluindo a partida dos cmerciantes locais), agravaram-se as condições de fome e miséria da população de Bambadinca. E, infelizmente, a independêmcia trouxe também o triste espectáulo do revanchismo, da "justiça revolucionária", do "poilão dos fuzikamentos", dos ajustes de contas contra "os cães e as cadelas do colonialismo"... O que terá sido feita da minha "Binta", da sua mãe e do seu mano, "fidjo di tuga" ?...
Fica aqui um aviso aos nossos camaradas, que falam com os jornalistas, contam histórias e disponbibilizam fotos dos seus álbuns, sem a devida "legendagem e contextualização"... Sessenta anos depois alguns jornais lembraram-se que os antigos combatentes, agora com os pés para a cova, ainda têm "histórias e fotos exóticas" (e até "escabrosas") que ajudam a vender jornais e aumentar as audiências, em tempo de pandemia... Porque os fotojornalistas profissionais e os nossos "fotocines", esses, preferiram não arriscar o coirão no mato da Guiné... (Há quem os desculpe: o regime e o exército não os terão deixado trabalhar...). (LG)
(i) Tabanca Grande Luís Graça
É um dos mais bonitos elogios que já li sobre as "nossas lavadeiras" e "o dia da lavadeira" (que, tanto quanto me recordo, era à quinta-feira, em Bambadinca):
(...) "O dia da lavadeira era o mais esperado da semana no quartel. Vinham em rancho com os seus trajes coloridos, com a trouxa de roupa à cabeça e uma alegria contagiante nos rostos. Aguardavam impacientes junto ao sentinela a autorização para entrarem no quartel, o que geralmente acontecia ao meio da tarde, e era vê-las entrar em grande algazarra, de sorrisos rasgados, dispersando-se pelo quartel como rebanho comunitário acabado de chegar, do monte, ao povoado.
"Quem não viveu e/ou participou na guerra colonial, ouvindo falar das lavadeiras dos militares logo associa a alguém que lavava a roupa e não só. Nada de mais errado e injusto para a maioria destas mulheres: dignas, afáveis, competentes e que compreendiam melhor do que ninguém o sofrimento e angústias destes jovens, ansiosos por regressarem à terra e ao seio da família, desculpando-os de um ou outro pequeno devaneio, sabendo que nelas projetavam alguém bem longe para além do oceano." (...)
23 de março de 2021 às 11:58
(ii) Valdemar Queiroz:
Costa, mais um belo texto.
Vamos à lavandaria, dizíamos nós, quando em Contuboel íamos à praia do rio Geba e passávamos junto da lavandaria (umas pedras junto do rio) ver as bajudas lavadeiras de tronco tu e saiote molhado a lavar a roupa da rapaziada da tropa.
No Quartel da nossa CART n11, em Nova Lamego, não havia um dia certo para as lavadeiras entregar a roupa lavada e recolher a suja. A nossa CART 11, de soldados fulas, com os quadros e poucos soldados metropolitanos, não dava grande negócio às lavadeiras que na maioria eram as mulheres ou familiares dos nossos soldados.
Julgo que em Contuboel seria assim, mas lavadeiras em Nova Lamego tinham uma tabela de preços. Não era um preçário especial à peça, era um preçário à patente ou seja os soldados pagavam um preço, os furriéis, o 1º. sargento, os alferes e capitão pagavam cada um preço diferente pelo mesmo tipo de roupa lavada.
Toma lá qu'é democrático, diríamos nós agora, mas a explicação dada era bem simples: ganha mais patacão, paga mais à lavandeira, diziam.
Quanto ao resto, havia sempre a mesma 'lava tudo?' mas no geral o respeitinho era muito bonito.
23 de março de 2021 às 15:05
(iii) Cherno Baldé
Caros amigos,
O tema é deveras interessante e a descriçao do Joaquim Costa é quase perfeita, como costuma dizer o nosso Luis Graça, nem tudo era a preto e branco, claro.
“Os pequenos devaneios” desculpáveis, devido as saudades da terra natal aconteciam, assim como aconteciam inúmeros outros casos dos quais os de “lava tudo”, porque se a tropa passava por respeitar a disciplina militar na geralidade, com a irreverência já conhecida e que muitas vezes se evidênciava através do dedo médio nas costas do chefe hierárquico, com o pessoal africano e sobretudo com as mulheres já era muito diferente, pelo que estas quando tinham mesmo que entrar no quartel por obrigação do serviço mas também porque dava algum gozo apreciar a rapaziada branca (acho eu), faziam-no com algumas cautelas como por exemplo levar um bébé as costas, mesmo não sendo a mãe para intimidar e afastar os mais atrevidos ou levar um(a) guarda-costas que seguia grudada(o) as suas costas para gritar e fazer barulho quando as apalpadelas passavam do limite e não eram consentidas.
Com as minhas primas-irmãs na condição de lavadeiras, faziamos várias vezes de guarda-costas a uma delas, a mais velhas, pois a mais nova nunca queria e fugia de nós como do diabo pelo que, claro está, ela era suspeita de práticas menos decentes aos nossos olhos.
Mas, para dizer a verdade, até 1970, periodo que coincide com a chegada da CART 2742 do Cap Carlos Borges Figueiredo (todas as anteriores eram muito bélicas e acreditavam poder ganhar aquela guerra), a nossa verdadeira motivação, enquanto guarda-costas, era conseguir o livre trânsito que nos permitia atravessar a porta d’armas e deambular dentro do quartel e, eventualmente, conseguir um pedaço de pão com ou sem marmelada, com ou sem autorização ou uma latinha de sardinhas quando não era a milagrosa Coca-Cola espumante, o que raramente acontecia. Mas, valia sempre pela aventura de entrar naquele lugar proibido que atraia a nossa curiosidade sobre aquela gente estranha vinda de outras paragens, jovem e saudável e de hábitos muito esquisitos.
As meninas e mulheres lavadeiras da nossa aldeia sabiam que os rapazes não eram de confiança, pois com eles na guarda, as cunhas eram permitidas e, nesse caso, faziam vista grossa ou abandonavam o local para ir atrás da bola a troco de pouca coisa e assim o truque do bébé nas costas era o recurso mais seguro para entrar no quartel que mais parecia um ninho de vespas para as nossas mulheres.
Gostaria de esclarecer que, geralmente, todas as mulheres queriam ser lavadeiras e ganhar algum dinheiro da tropa, mas dos casos que conheço em concreto, so as meninas e mulheres solteiras eram permitidas a ter laços contratuais com a tropa (os brancos) e estas por sua vez podiam ou não dividir os seus clientes (contratantes) a outras mulheres casadas que se encarregavam de lavar e passar a roupa ou so lavar e entregar a lavadeira contratada para o serviço. E quando recebia dos seus clientes o valor do contrato entregava repartia com as outras co-lavadeiras que ficavam na sombra e nunca eram conhecidas por seus clientes. E esta pratica nao era isenta de problemas que so vinham a tona quando se verificava a perda ou mau estado de alguma peça, por falta de alguns botões, entre outros casos.
23 de março de 2021 às 17:59
(iv) Tabanca Grande Luís Graça:
Irei publicar em breve uma lista dos mais de 30 postes publicados com o descritor (ou marcador) "lavadeiras"...Há histórias edificantes (e outras menos...).
Também tenho a mesma iamgem do Joaquim Costa, a do dia da lavadeira, se bem que a CCAÇ 12 não fosse uma unidade de quadrícula e andasse muitas vezes no mato...
No nosso caso, em Bambadinca, era junto do edifício do comando, quartos/camaratas, e messes de oficiais e sargentos... Recorde-se que: (i) as praças dormiam em camaratas (, com exceção dos gyuineenses, que vivia na tabanca); (ii) os furrieis/sargentios viviam em quartos com 5 camnas); (iii) os alferes, em quartos de 3 camas: (iv) os capitães e oficiais superiores eram os únicos que tinham quartos individuais...
Parecia uma feira e era, aqui como em outros lados, um momento de "socialização" e de convívio... Uma feira, colorida e animada, com muita gente da tabanca (miúdos, bajudas e mulheres grandes, de várias etnias, com destaque para fulas e mandingas...) a entregar roupa suja e a receber roupa lavada...
Eu pagava 100 escudos à minha lavadeira, que era mandinga. Não tenho ideia de me ter perdido menhuma peça.
23 de março de 2021 às 22:39
(v) José Teixeira;
A minha lavadeira em Mampatá era a jovem bajuda mais linda que havia na tabanca. Como era uma tabanca pequena e apenas havia um Grupo de Combate instalado, que juntamente com um Grupo de milícia assegurava a segurança, havia uma excelente relação pessoal com os autóctones.
O comandante da milícia era o Régulo Aliu Baldé e minha lavadeira estava comprometida com o seu filho Hamadú a cumprir o serviço militar em Bolama. Era uma jovem que impunha respeito, como, aliás, todas as bajudas e mulheres grandes, pela relação humana que se gerou e pela forma como elas se faziam respeitar.
Fiquei preso àquelas gentes que recordo com muita saudade, apesar de só ter estado cerca de meio ano. Nos meus regressos à Guiné (e já vão cinco!) reativei as amizades e a Fatumata, o marido Hamadú e os seus filhos e outros familiares estão no meu rol de amizades.
Em Buba era uma jovem que devia ter cerca de doze anos, que tinha alguns cuidados, como andar sempre acompanhada e nunca entrar dentro da caserna. Como havia muita tropa estacionada, as bajudas e mulheres grandes quase não chegavam para as encomendas.
24 de março de 2021 às 11:45
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Notas do editor:
(*) Vd. poste de 23 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22028: Paz & Guerra: memórias de um Tigre do Cumbijã (Joaquim Costa, ex-Furriel mil arm pes inf, CCAV 8351, 1972/74) - Parte V: As nossas lavadeiras... e o furriel 'Pequenina'