quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P19028: Historiografia da presença portuguesa em África (131): Relatório do Comando Militar do Oio, nascia o ano de 1915 (3) (Mário Beja Santos)

Habitação em Bolama, com configuração em L, destaca-se pela composição da fachada com grelhas de ventilação para o interior da habitação, fotografia de Francisco Nogueira, retirada do livro “Bijagós Património Arquitetónico”, Edições Tinta-da-China, 2016, com a devida vénia.


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 12 de Abril de 2018:

Queridos amigos,
Reconheça-se a originalidade da iniciativa do Governador Oliveira Duque em querer uma caraterização da colónia, em moldes de uma pacificação que começava a garantir, na Guiné continental, a possibilidade de uma livre circulação e implementação administrativa.
Estabilidade política não era completa, no mesmo ano em que o Tenente Barbosa redige o seu relatório em Mansabá do Oio. Teixeira Pinto e os irregulares de Abdul Injai investem brutalmente contra os Papéis insubmissos, mas com clamoroso resultado.
Vou continuar a pesquisar se existem nos Reservados da Sociedade de Geografia documentos congéneres. Sob forma de livro, o Administrador de Geba, Vasco Calvet de Magalhães, publicou o seu, muitíssimo interessante, por sinal.
Dele falaremos aqui, em breve.

Um abraço do
Mário


Relatório do Comando Militar do Oio, nascia o ano de 1915 (3)

Beja Santos

Na continuação às respostas dadas, de acordo com uma circular difundida pelo Governador Oliveira Duque, em agosto de 1914, o Comandante Militar do Oio, incontestavelmente, esforçou-se por responder cabalmente a todos os requisitos, já falou de religião, de práticas mortuárias, do tratamento da mulher, do respeito pelos velhos, das etnias existentes naquele amplo espaço do Oio, entra agora concretamente nas atividades da pequena indústria, fala em sapateiros, alfaiates, ferreiros, carpinteiros, tecelões de panos de banda, dizendo que tudo é rudimentar. Os sapateiros, para além de fabricarem sandálias e alpercatas, também fabricam bainhas de espadas. O ferreiro faz a cela mandinga, o carpinteiro faz canoas, bancos em forma de ampulheta e algumas camas, tudo, porém, muito tosco. Recorda que o tecelão produz panos de banda que correm no mercado como moeda.

Inflete agora para o tipo de povoamento e habitação. É uma certa organização das moranças que leva à constituição da tabanca, as casas dentro da tabanca estão organizadas por famílias, separam-se por tecido de bambu silvestre. As paredes das casas dos Soninqués são feitas de um tecido construído com fasquias também de bambu silvestre. As casas dos Fulas são de dois tipos: umas iguais às dos Soninqués e outras são feitas de folhas de sibe.

Quanto a desporto, equitação e jogos, é respondido que os Oincas são ótimos cavaleiros, que também praticam às vezes a luta corpo a corpo no fim dos batuques e que a dança é apenas usada no batuque e que o canto é monótono. Usam alguns instrumentos musicais rudimentares, sendo o mais importante e melodioso o cabaço grande, korá em língua mandinga. Estes instrumentos são usados especialmente pelos emigrados do chão francês que se estabeleceram na Guiné Portuguesa.

No que toca à instrução, diz que os Oincas e os Fulas não dão qualquer instrução às crianças. Os mouros têm um ensino doméstico que consiste no ensino do Alcorão.

O relatório irá expender mais largas considerações no que toca à agricultura e alimentação. A alimentação baseia-se no milho e arroz, mas empregam-se também vários legumes tais como o feijão, a abóbora, a mandioca, a batata-doce, a mancarra, e usam-se muitos frutos como a banana e a papaia.

Falando de bebidas, o Tenente Barbosa diz que só o mouro não bebe, bebe-se acima de tudo vinho de palma e quem tem posses e vai ao comércio compra aguardente. O Fula, que noutras regiões não bebe bebidas alcoólicas, abusa aqui extraordinariamente do vinho de palma. E fala das práticas agrícolas dizendo que os homens cultivam o milho, a mancarra e algum algodão, enquanto as mulheres cultivam arroz e tratam dos quintais onde plantam e semeiam mandioca, batata-doce, baguiche, jagatu, canja, tomate, entre outros. Comenta que há na região abundância de borracha e cera e algum marfim proveniente do hipopótamo, chamado cavalo do rio. A extração da borracha é feita praticando vários golpes no caule da planta, sendo o látex regado com água salgada para a sua gelatinização. Passadas algumas horas, é recolhida a borracha e é assim que é vendida ao comércio. Infelizmente, esta produção atualmente quase não tem procura.

A cera é rudimentarmente preparada. Uns apenas extraem o mel dos favos, empastando a cera, que vendem assim (cera bruta), outros fervem-na para a limpar um pouco, empastando-a depois para a vender. Há na região grandes quantidades de palmeiras e portanto bastante caroço que chega por vezes a ter bom preço no comércio. A colheita nada tem de especial. No Oio não há cacau, café nem tabaco, parecendo que estas espécies aqui se poderiam dar bem nalguns pontos da região. Seria da máxima conveniência fazer um ensaio de cultura destas plantas.

Quanto às ferramentas e utensílios, destaca as enxadas, os sachos e os machados. Discreteando sobre as épocas das diferentes fases das culturas, informa que as sementeiras, em geral, são feitas após as primeiras chuvas (junho e julho). O milho grosso é o que se produz em menos tempo, colhendo-se por isso, em média, no mês de setembro. O milho meio grosso colhe-se em princípios de outubro e o milho mendo no fim do mesmo mês. A mancarra é colhida no mês de novembro e princípio de dezembro. O arroz é transplantado quando as chuvas têm inundado o terreno a ele destinado (mês de agosto) e é colhido em outubro e novembro. A mandioca, batata-doce e outras culturas de quintal têm quase todas a mesma época de cultura.

Referindo-se aos utensílios de uso doméstico, observa que há potes e panelas de barro, que são raras as panelas de ferro, como são raras as chaleiras de ferro esmaltado, há muitas cabaças de diversos tamanhos, cestos diversos, camas rudimentares de madeira.

Quanto a matérias empregadas e ao trabalho dos artífices, adianta que a argila é utilizada para o fabrico de potes e panelas; as camas são feitas com madeira toscamente preparada e “tara” que é uma espécie de palmeira. A oficina do ferreiro consta de bigorna, martelo, tenaz e fola. O ferreiro também faz objetos de prata e ouro, caso de manilhas, anéis e brincos, o ferreiro tem muitas vezes esta dimensão de ourives. O carpinteiro tem como ferramenta apenas uma espécie de enxó.

Referindo-se à caça e principais espécies, elenca o búfalo, a onça, a hiena, a corça, a gazela, a cabra-de-mato, o porco-espinho e a lebre. Na descrição das aves inclui a galinha-do-mato, a choca, o pato-bravo, o maçarico e as rolas. No tocante ao gado, diz que predomina o gado bovino, havendo também abundância de gado caprino, lanígero, cavalar e algum suíno. Deixa uma advertência sobre a água:  
“Sendo a região sensivelmente plana, a água para consumo é toda de poços, não sendo relativamente má; a sua exploração é que é feita em péssimas condições e sem cuidados. Os poços e locais onde a água é tomada não têm resguardos e são muito abertos, entrando toda a qualidade de impurezas e na época de chuvas servindo de depósito às matérias arrastadas, o que tornam estas águas impróprias para organismos delicados”.

Aqui se põe termo ao relatório do Tenente Comandante Militar do Oio, todo ele manuscrito numa caligrafia fina, muito harmoniosa, o Governador Oliveira Duque escreve que o leu, curiosamente põe a data de 1916, aqui e acolá aparece sublinhado, nalgumas páginas há dedadas de tinta preta, o Tenente deverá ter escrito à pena, num caderno de amplas folhas de cor creme. E quem tudo isto lê obrigatoriamente se questiona se houve uma compilação final de toda esta documentação, sabe-se lá se provinda de todos os comandos militares e administradores de circunscrição. O mérito a Oliveira Duque ninguém lho tira, cerca de 30 anos depois, sabe-se de fonte certa, recomeçam os inquéritos, pedem-se monografias, relatórios, etc. Mas é outro tempo, é uma nova atitude do pensamento científico, Teixeira da Mota está ao leme da iniciativa.

Administradores de circunscrição houve que entenderam mandar imprimir os seus documentos, é o caso de Vasco Calvet de Magalhães, Administrador da Circunscrição de Geba, de quem em breve iremos falar do seu detalhado relatório, imprimido em 1916.

Bambadinca, cortejo musical dos Fulas, imagem inserida no livro “Guiné, Início de um Governo”, 1954, obra hagiográfica dedicada ao governador Mello e Alvim.
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Nota do editor

Último poste da série de 12 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19007: Historiografia da presença portuguesa em África (129): Relatório do Comando Militar do Oio, nascia o ano de 1915 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19027: In Memoriam (323): Carlos Cordeiro (1946-2018), ex-Fur Mil Inf do Centro de Instrução de Comandos (Angola, 1969/71), Professor Aposentado da Universidade dos Açores

IN MEMORIAM


Carlos Cordeiro

Acabamos de receber a triste notícia através do Manuel Resende, que por sua vez a viu na página do facebook dos Antigos Combatentes Açorianos

Sabíamos que o nosso amigo e camarada Carlos Cordeiro não estava a passar bem, há já algum tempo que se encontrava na cidade do Porto em tratamento por sofrer de uma doença grave.

Ainda no passado dia 15 o Carlos mandava esta mensagem ao editor C.V.:

Boa tarde querido amigo Carlos. 
Comecei ontem nova terapia, trata-se de um método novo que parece tem dado bons resultados. Havemos ainda de nos encontrar.
Único grande abraço amigo.


Carlos Cordeiro> Angola > Leste > Mucussuege > Setembro de 1969. 

O Carlos Cordeiro, apesar de ter sido Furriel Miliciano em Angola, teve uma activa colaboração no nosso Blogue, onde podemos encontrar 64 entradas.

A sua carreira profissional como Professor na Universidade dos Açores granjeou-lhe um grande respeito e admiração. Aqui fica o seu CV:

Professor Auxiliar com Agregação da Universidade dos Açores, onde concluiu o doutoramento e prestou provas de agregação. 

É autor dos livros "Insularidade e Continentalidade: os Açores e as contradições da Regeneração" (1992), "Na Senda da Identidade Açoriana (Antologia de Textos do Correio dos Açores)" (1995), "Nacionalismo, Regionalismo e Autoritarismo nos Açores durante a I República" (1999), (coord.) "Autoritarismos, Totalitarismos e Repostas Democráticas" (2011) e de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais. 

Coordenou diversos colóquios e o projeto “História da Imprensa nos Açores (Séculos XIX e XX)”. 

É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e diretor do Centro de Estudos de Relações Internacionais e Estratégia da Universidade dos Açores. 

É coordenador do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade dos Açores. 

Integrou a Comissão Científica do Dicionário da República e o Comité Organizador do Congresso Histórico Internacional “I República e Republicanismo”. 

Foi homenageado em 13/2/2016, pelos docentes da Área de História do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, quando,  após 27 anos de carreira, passou à aposentação.
(Foto de Carlos Cordeiro: Com a devida vénia a www.iac-azores.org)

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Não sabemos quando será o regresso definitivo do Carlos Cordeiro aos Açores (S. Miguel?) onde certamente terá a sua morada eterna.

À sua esposa, filhas, netos e demais familiares, apresentamos o nosso pesar e a nossa tristeza por esta perda irreparável. Nós, combatentes, perdemos mais um camarada e um amigo.

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Uma nota pessoal

Porque uma filha do Carlos  vive no Porto, tive o grato prazer de me encontrar com ele diversas vezes. No dia 10 de Junho de 2017, aproveitando uma das suas estadias na Invicta, e porque as comemorações oficiais do Dia de Portugal decorreriam na Foz do Douro, fez questão de desfilar, a meu lado, integrando a formatura da Liga dos Combatentes. Sei que sentiu muito orgulho por ter desfilado perante a tribuna de honra onde se encontrava, presidindo às Cerimónias, o Presidente da República de Portugal.


Porto, 10 de Junho de 2017 - Enquanto aguardávamos o momento do desfile

- Como dizias, Carlos, no último SMS que me mandaste:  Havemos ainda de nos encontrar.
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Nota do editor

Último poste da série de 19 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19026: In Memoriam (322): Manuel Maria Veira Carneiro (27 jan 1952 - 11 set 2018), natural do Marco de Canaveses, ex-sold paraquedista, CCP 121 /BCP 12 (Bissalanca, 1972/74)... Nosso grã-tabanqueiro, a título póstumo, nº 777

Guiné 61/74 - P19026: In Memoriam (322): Manuel Maria Veira Carneiro (27 jan 1952 - 11 set 2018), natural do Marco de Canaveses, ex-sold paraquedista, CCP 121 /BCP 12 (Bissalanca, 1972/74)... Nosso grã-tabanqueiro, a título póstumo, nº 777.


Marco de Canaveses > Paredes de Viadores > Festa de Nossa Senhora do Socorro >  27 de julho de 2008 >    Manuel Carneiro, membro da Tabanca de Candoz e,  agora, a título póstumo, da Tabanca Grande, com o nº 777.





Tancos > Regimento de Caçadores Paraquedistas > BCP 12 > CCP 121 > 1971 > O Manuel Carneiro é o terceiro a contar da esquerda para a direita. Nascido em 1952, ainda não tinha 20 anos nesta data... Foto do Para Dias  Dias (o quarto), com a devida vénia).  [Edição e legendagem: Bogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Soube, através da Alice Carneiro, que morreu no passado dia 11 o nosso camarada Manuel Maria Vieira Carneiro, que pertencia à Tabanca de Candoz... Fiquei triste. Falei com ele uma meia dúzia de vezes,  se tanto. E tem duas ou três referências no nosso blogue (*). Era amigo e camarada do Victor Tavares, de Águeda, nosso grã-tabanqueiro da primeira hora.

O funeral foi a 12 do corrente, às 18h30, na igreja de Nª Senhora do Socorro, Paredes de Viadores, Marco de Canaveses- Os seus restos mortais repousam agora no cemitério local, a última (e eterna) morada também dos meus sogros, José Carneiro e Maria Ferreira, fundadores da nossa Quinta de Candoz, pais da Alice Carneiro.

À esposa do nosso já saudoso camarada Manuel Carneiro, às suas filhas e aos seus netos, aos seus amigos e aos seus/nossos camaradas da CCP 121 / BCP 12, os editores deste blogue e os demais membros da Tabanca Grande manifestam a sua solidariedade na dor por esta perda precoce, aos 68 anos,  de mais um dos bravos da Guiné.



2. "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande": foi a expressão que  usei quando encontrei e conheci, pela primeira vez,  o Manuel Carneiro, ex-paraquedista da CCP 121/BCP 12, que esteve na Guiné entre 1972 e 1974.

Quem, primeiro, me tinha falado dele  fora o Victor Tavares, à mesa do Restaurante Vidal, em Aguada de Cima, Águeda, em 2 de março de 2007, tendo a nosso lado o Paulo Santiago, os dois membros, da primeira hora, da nossa Tabanca Grande.

Como então tive ocasião de escrever, o Victor Tavares é "um digno representante dessa escola de virtudes humanas e militares que foram (e são) os paraquedistas".

Valoroso elemento da CCP 121 /BCP 12, na Guiné, entre 1972 e 1974, 1º cabo, famoso apomtador da MG42, sofreu nove baixas mortais: seis na Operação Pato Azul (Gampará, Março de 1972) e três na heroica 5ª coluna que, entre 23 e 29 de maio de 1973, rompeu o cerco a Guidaje. Estes episódios já aqui foram evocados pelo Victor, com dramatismo, autenticidade e rigor (*).

À mesa, na conversa que tive com o Victor, ao almoço, à volta de um delicioso leitão,  deu também para perceber que ele é também um grande homem, um grande português e um grande camarada, que foi um notável operacional mas que não se envaidecia pelo seu brilhante currículo como combatente e pelo facto de ainda hoje privar com os seus antigos oficiais, incluindo aquele que foi seu comandante e que atingiu o posto de tenente-general (Manuel Bação da Costa Lemos, hoje na reforma, condecorado com a Medalha de Valor Militar, grau Prata com Palma), posto esse que é dificilmente alcançável entre as tropas paraquedistas...

O Victor, que tem conhecido as agruras da doença, foi e continua a ser muito respeitado pela família paraquedista, camaradas e superiores hierárquicos... Por isso, a  sua presença, na nossa Tabanca Grande, desde longa data,  só nos pode honrar, sobretudo pela sua grande experiência, camaradagem e lealdade. Não sei se ele já foi, entretanto, informado do camarada Manuel Carneiro.

3. Foi também nessa ocasião, em março de 2007, que eu vim a saber que um grande camarada e amigo do Victor era um tal Manuel Carneiro, conterrâneo e vizinho da minha mulher, Maria Alice Ferreira Carneiro, natural de Paredes de Viadores, concelho do Marco de Canaveses… Não têm, porém,  qualquer parentesco, conhecido,  entre si, apesar do apelido Carneiro…

No dia 2 de Setembro de 2007, seis meses depois, acabei por conhecer, em carne e osso, o Manuel Carneiro. Estava eu a acabar as minhas férias de Verão, passando os últimos dias na pacatez e frescura da nossa Quinta de Candoz, com vista para a albufeira da barragem do Carrapatelo… No dia 2 era a festa do São Romão, orago da freguesia, Paredes de Viadores. Por volta das 16h, decidimos ir dar uma volta até ao sítio onde se realizava a festa do São Romão que não se compara, nem de longe nem de perto, com a grande festa anual da freguesia e do concelho, que é a Senhora do Socorro, na última semana do mês de Junho de cada ano…

São Romão resume-se, em boa verdade, a um pequena procissão e pouco mais. Mas nesse dia actuava o Rancho Folclórico da Associação Juvenil de Paredes de Viadores… Assisti à (e filmei a) segunda parte deste simpático e jovem rancho, fundado em 1997. No final, entendi dever dar uma palavrinha reconhecimento e de estímulo ao respectivo director, que eu não sabia quem era…

Levaram-me até ele e, qual não é a minha surpresa, quando, lá chegado, ele dispara, rápido, a seguinte exclamação:
- Mas... é o Dr. Luís Graça!
- Já nos conhecemos de algum lado?
- Do blogue, pois, claro! Do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné! Sou camarada do Victor Tavares, paraquedista da 121…
- Podes então dispensar o doutor!… Dá-me cá um abraço, que os camaradas da Guiné tratam-se todos por tu!

Fiquei então a saber que o Manuel Carneiro, na altura com 55 anos, pai de três filhas, era nosso vizinho, conhecia muito bem a família da minha mulher, os Carneiro de Candoz, que era reformado da CP- Camainhos de Ferro, que residia no Juncal, mesmo junto à estação do Juncal (Linha do Douro, entre Marco de Canaveses e Mosteiró) e que assumira há pouco tempo funções de director do Rancho Folclórico da Associação Juvenil de Paredes de Viadores

A conversa inevitavelmente foi parar ao blogue, à Guiné e aos paraquedistas. O Manuel Carneiro estava amiudadas vezes com o Victor, nos convívios periódicos da Companhia (CCP 121) e do Batalhão (BCP 12), nomeadamente em Tancos.

Prometi-lhe, logo ali,  apadrinhar a sua entrada na nossa Tabanca Grande. Disse-me que ainda não tinha endereço de email mas que ia com frequência visitar o nosso blogue, a partir do computador da filha mais nova.

Prometi-lhe também divulgar o rancho (por quem ele mostrava muito amor e carinho e a que dedicava um boa parte do seu tempo), tanto no nosso blogue como no blogue da Tabanca de Candoz, a Nossa Quinta de Candoz…

Um mês depois, hoje, cumpri uma parte do prometido…Carreguei, no You Toube, o vídeo que tinha gravado na festa de São. Romão  [Vd. A Nossa Quinta de Candoz, poste de 7 de outubro de 2007]... é A voz que, entretanto, se ouve no vídeo é a do Manuel Carneiro a quem eu saudei logo, na altura, como "novo membro da nossa tertúlia".

Na realidade, o Manuel Carneiro nunca chegou a ingressar, formalmente, na nossa Tabanca Grande, por falta de endereço de email e da foto da praxe, do tempo da CCP 121 / BCP 12 e da Guiné (1972/74), mais a história que faz parte da "joia de entrada"...

Infelizmente, esse lapso não foi corrigido "em vida"... Ao longo destes anos, fui vendo.o, mas com irregularidade, "lá na terra", na festa de Nª Sra. do Socorro ou no dia de finados...

Onze anos depois, e a agora que ele "da lei da morte já se libertou", o Manuel Carneiro entra diretamente para a nossa Tabanca Grande. É a nossa pequena homenagem a este homem,  bom e simples, amigo do seu amigo, camarada do seu camarada. (**)

 O Manuel Carneiro, cuja campa irei visitar na  próxima oportunidade,  não ficará, assim, na "vala comum do esquecimento". (***)
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Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

6 de novembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17939: Manuscrito(s) (Luís Graça) (127): O Dia de Fiéis Defuntos na Tabanca de Candoz: aqui a tradição ainda é o que era..

21 de novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10702: Tabanca de Candoz: Há a bazuca e a... mazurca; ou aqui não há festa sem música, sem dança no terreiro, sem contradança, valsa, fado, baile mandado..., ou seja, sem as velhas, novas, tunas rurais de Entre Douro e Minho...

(**) Último poste da série de 4 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P18982: In Memoriam (321): Joaquim Carlos Rocha Peixoto (Penafiel, 1949 - Porto, 2018): dois poemas, um de Josema (José Manuel Lopes) e outro, de Luís Graça

(***)  Último poste da série > 2 de agosto de 2018 > Guiné 61/74 - P18891: Tabanca Grande (466): Manuel Gonçalves, ex-alf mil manutenção, CCS / BCAÇ 3852, Aldeia Formosa, 1971/73; ex-aluno dos Pupilos do Exército, transmontano, vive em Carcavelos, Cascais. Senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 776.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P19025: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XLIV: Bajudas de São Domingos, 1968: felupes, balantas, manjacas, caboianas, papéis,


Foto nº 1 > Felupe


Foto nº 7 > Felupe


Foto nº 8 > Felupe


Foto nº 6 > Papel



Foto nº 3 > Manjaca



Fotp nº 2 > Balanta


Foto nº 4 > Manjaca



Foto nº 5 > Caboiana


Guiné > Região do Cacheu > São Domingos > CCS / BCAÇ 1933 (1967/69) > 1968 >   Bajudas de São Domingos, "chão felupe"

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]  



1. Mensagem do Virgílio Teixeira, com data de 17 do corrente:


Caro amigo e camarada Luís Graça,

Estas fotos já foram enviadas em Janeiro deste ano, juntamente com aquelas outras das Felupes da Ilha Maldita. Mas muitas outras, das quais retirei agora estas 8 fotos, nunca foram editadas. Vai agora este pequeno lote, mas tenho para mais 2 ou 3 lotes delas.

Estas fotos foram captadas por mim, com autorização delas [, as bajudas,], depois ofereci uma cópia a cada uma, quando vieram reveladas. Era assim que eu mantinha um bom relacionamento com estas jovens, e com quem convivia no dia a dia.

Com estas apenas pretendo mostrar os vários tipo  de mulher guineense, sem qualquer outro propósito.

Obrigado pela compreensão, e ficam à espera de haver lugar na fila das edições.

Um abraço

Em, 19-02-2018, Virgilio

Revisto hoje, dia 17 de Setembro de 2018


2. Continuação da publicação do álbum fotográfico do Virgílio Teixeira (*), ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, set 1967/ ago 69); natural do Porto, vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado; tem já cerca de 90 referências no nosso blogue.

Guiné 1967/69 - Álbum de Temas:

T300 – Postais de Nus Etnográficos: Mulheres e Etnias na Guiné – Bajudas de São Domingos

I - Anotações e Introdução ao tema:

Estas fotos foram captadas exclusivamente para mostrar a grande variedade de modelos e formas dos rostos e troncos nus das Bajudas, as raparigas, solteiras, das diferentes etnias que eu conheci na Guiné, entre 1967 e 1969. São também uma homenagem à beleza da mulher africana.

Este tema já foi parcialmente publicado noutras datas anteriores, ficaram outras fotos, por esquecimento. O texto que vou inserir nesta fase e em outras fases é o mesmo, adaptando-se a cada tipo de fotografias e mulheres.

A primeira parte da minha colecção de fotos, aqui representadas, refere-se a mulheres bajudas de diferentes etnias, habitantes no chão de São Domingos, do Norte da Guiné.

Capturadas predominantemente em São Domingos, Susana e Varela, na zona Norte, redgião do Cacheu, onde passei a maior parte do meu tempo – 18 meses, e na zona Leste, em Nova Lamego, nos primeiros 5 meses da comissão.

Em São Domingos existiam vários tipos de etnias: felupes, fulas, balantas, caboianas, manjacos, banhuns, mancanhas, cassangas, mandingas, e outras.

Em Nova Lamego predominavam de longe os fulas, seguidos, em menor núnero, dos mandingas e pajadincas, E entre os fulas havia castas, tais como futa fulas, futa fula preto, fula forro, fula preto.

As felupes já andavam avançadas 50 anos em relação ao Ocidente, pois usavam apenas tanga e fio dental, como se pode ver. Já utilizavam muitas pulseiras e colares por todo o corpo, era ume espécie de selecção entre elas.

As fotografias a preto e branco foram capturadas entre setembro 67 e fevereiro de 68 em Nova Lamego e depois desta data algumas em Bissau em Março 68, finalmente em São Domingos a partir de abril de 68.

As fotografias – slides – a cores só começam em finais do 1º semestre de 68, embora também tenha a preto e branco depois dessa data, pois que, ora fazia fotos a preto e branco, ora a cores, conforme a câamara e os rolos que havia disponíveis.

Era mais fácil tirar fotos às bajudas, aparigas solteiras e ainda muito jovens. As mulheres grandes só deixavam tirar fotos se o régulo ou o marido autorizassem, e depois dava-lhes uma foto para elas, em troca do favor.

Não afirmo que todas as raças estejam certas, era o que escrevia nas fotos, mas a maioria só escrevia passado algum tempo, e depois nos slides não dava para escrever, é apenas por intuição e lembrança das mesmas.

As felupes são fáceis de identificar, pela sua nudez, tanga e fio dental, pelos roncos usados como pulseiras nos braços, no tronco, colares ao pescoço, cabelos trabalhados e por tudo aquilo que desse mais nas vistas aos rapazes guineenses, era isso a que normalmente se dizia de ‘fazer ronco’.

Espero que quem as visualizar, goste, é esse o meu propósito, sem qualquer interesse que não seja mostrar as gerações vindouras, como era a diversidade cultural no continente africano e em particular no nosso território da Guiné, na época em que lá fiz a minha comissão de serviço militar.


II – As Legendas das fotos:


F01 – Bajuda Felupe, São Domingos, 1968.

F02 – Bajuda Balanta, São Domingos, 1968.

F03 – Bajuda Manjaca, São Domingos, 1968.

F04 – Bajuda Manjaca, São Domingos, 1968.

F05 – Bajuda Caboiana, São Domingos, 1968.

F06 – Bajuda Papel, São Domingos, 1968.

F07 – Bajuda Felupe, São Domingos, 1968.

F08 – Bajuda Felupe, São Domingos, 1968.


«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano do SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BATCAÇ1933/RI15/Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21SET67 a 04AGO69».

Virgílio Teixeira

Em 17-09-2018

 NOTA FINAL DO AUTOR:

As legendas das fotos em cada um dos Temas dos meus álbuns, não são factos cientificamente históricos, por isso podem conter inexactidões, omissões e erros, até grosseiros. Podem ocorrer datas não coincidentes com cada foto, motivos descritos não exactos, locais indicados diferentes do real, acontecimentos e factos não totalmente certos, e outros lapsos não premeditados. 

Os relatos estão a ser feitos, 50 anos depois dos acontecimentos, com material esquecido no baú das memórias passadas, e o autor baseia-se essencialmente na sua ainda razoável capacidade de memória, em especial a memória visual, mas também com recurso a outras ajudas como a História da Unidade do seu Batalhão, e demais documentos escritos em seu poder. 

Estas fotos são legendadas de acordo com aquilo que sei, ou julgo que sei, daquilo que presenciei com os meus olhos, e as minhas opiniões, longe de serem ‘juízos de valor’ são o meu olhar sobre os acontecimentos, e a forma peculiar de me exprimir. 

Em, 2018-09-17

Virgílio Teixeira

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Nota do editor:

Último poste da série > 15 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19017: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XLIII: O alf mil capelão Carlos Augusto Leal Moita

Guiné 61/74 - P19024: Os nossos capelães (10): O "romance do Padre Puim", por Carlos Rebelo (1948-2009), ex-fur mil sapador, CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/72)


Guiné > Região de Bafatá > Bmbadinca > CCS/ BART 2917 (1970/72) >  c. 1970/71 > Arsénio Puim (açoriano, da Ilha de São Jorge, ex-alf mil capelão;  foi expulso do Batalhão e do CTIG em Maio de 1971, apenas com um ano de comissão; no final da década de 1970 deixou o sacerdócio, formou-se em enfermagem, casou-se, teve 2 filhos; vive na Ilha de São Miguel; está reformado; é membro da nossa Tabanca Grande; tem cerca de 40 referências no nosso blogue.

Outros casos como o do alf mil capelão Puim  foi: (i) o do Mário de Oliveira (BCAÇ 1912,  Mansoa, 1967/68); e, eventualmente, (ii) o do Carlos Manuel Valente Borges de Pinho  (BCAÇ 4513, Aldeia Formosa, 1973/74)... Também nenhum destes dois completou a comissão, que era normalmente de 21/22 meses. (O Carlos Manuel Valente Borges de Pinho nem sequer chegou a conhecer Aldeia Formosa, tendo partido de Bolama para a metrópole. Desconhecemos os motivos. Os seus camaradas de batalhão dizem-me que deixou o sacerdócio.)

Foto: © Gualberto Magno Passos Marques (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


Guiné > Bissau > c. 1970 > Da esquerda para a direita 3 furriéis milicianos da CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) , José Adelino Santos, Benjamim Durães e Carlos Rebelo (1948-2009).


Setúbal > Convívio do pessoal da CCS/BART  2917 (Bambadinca, 1970/72) > 2008 > Da esquerda para a direita: Carlos Rebelo, Luís Moreira e David Guimarães no último convívio em que esteve presente o Carlos Rebelo (1948-2009).


Viana do Castelo > Convívio do pessoal da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) > 16 de maio de 2009 > Da esquerda para a direita, o Benjamim Durães (ex-fur mil do Pel Rec Inf);  o Arsénio Puim (ex-alf mil capelão) e o Jorge Cabral (ex-alf mil art, Pel Caç Nat 63, Fá Mandinga e Missirá, 1969). O Arsénio Puim veio propositadamente dos Açores, para esta 3ª edição do convívio, mas já não pôde abraçar o seu amigo e camarada Carlos Rebelo, acabado de falecer uns dias antes. (*)

Fotos (e legendas): © Benjamim Durães (2009).Todos os  direitos reservados. [Edição e legendagem comnplementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


ROMANCE DO PADRE PUIM
OU UM EPISÓDIO DA GUERRA COLONIAL (***)

por Carlos Rebelo

(Para o Padre Puim,
onde quer que se encontre, tantos anos depois)


Foi mais ou menos assim
que se passou com Puim,
padre daquela fornada
do Vaticano Segundo
e capelão militar:
criticou a hierarquia
por usar e abusar
dos prisioneiros de guerra,
velhos, mulheres e crianças,
que a tropa em suas andanças
trazia ao aquartelamento.

Padre Puim predicava
contra o facto e apontava
certos atos desumanos
que o exército praticava.

Isto caiu muito mal
no goto de um general
que pôs a PIDE em ação:
Puim foi notificado
e, digamos, convidado
a calar-se, ou então...

... Então foi o que aconteceu:
padre Puim foi detido
e de imediato trazido
desde o mato à capital
para falar com o tal,
no seu quartel general.

Reafirmou o que disse
e até disse inda mais:
que não gostava da guerra
e pouco de generais.
E disse querer saber
qual a razão de ter sido
demitido.

Aqui o tal general
escusou-se a dizer tal,
mas perante a insistência
e o tom de veemência
dos protestos de Puim,
retorqui-lhe assim:
 - Digamos que o senhor foi
considerado  indesejável
ao CTIG (*)

Padre Puim perguntou:
- Sim ? Mas..., porquê ?
Ao que o general repetiu
o que antes já dissera,
e assim, 
uma, outra e outra vez.

Ficou à espera Puim
da explicação que não vinha,
até que disse o que disse:
 - Se eu sou indesejável ao CTIG,
O CTIG é indesejável para mim.
Boa tarde!

Virou as costas, saiu,
nunca mais ninguém o viu
a falar com generais
e outros assim que tais.

Eu, que fui seu amigo,
sei dos cuidados e dores,
quando entrou no avião
de regresso aos Açores,
donde era natural,
 e então um simples padre,
antes de ser capelão
no exército de Portugal.

(1) Comando Territorial Independente da Guiné

[Revisão / fixação de texto para esta edição no blogue: L.G.] (****)


Carlos [Augusto Travassos] Rebelo

(i) ex-fur mil sapador, CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/72);

(ii) faleceu em 6 de Maio de 2009, em Gueifães, Maia, onde morava (**);

(iii) escreveu este "romance" em 2007 e entregou-o ao seu camarada e amigo Benjamim Durães para ser lido no 1º Encontro-Convívio da CCS/BART 2917 que se realizou em Setúbal;

(iv) o texto foi publicados no Jornal dos Serviços Sociais da CGD - Caixa Geral de Depósitos, e reproduzido posteriormente no nosso blogue (***).

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segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P19023: Os nossos capelães militares (9): segundo os dados disponíveis, serviram no CTIG 113 capelães, 90% pertenciam ao Exército, e eram na sua grande maioria oriundos do clero secular ou diocesano. Houve ainda 7 franciscanos, 3 jesuitas, 2 salesianos e 1 dominicano.









Fonte: Henrique Pinto Rema - "História das Missões Católicas da Guiné": Editorial Franciscana, Braga, 1982, pp. 709-712 (Vd. a extensa recensão bibliográfica feita pelo nosso camarada e colaborador permanente Mário Beja Santos)


1. Vendo a lista,  supra, dos capelães militares (sim, porque também há capelães hospitalares, há ou havia capelães nas prisões, nos navios da marinha mercante, etc.), que seviram no TO da Guiné, entre 1961 e 1974, podemos fazer algumas leituras interessantes, em complemento dos comentários já feitos pelos nossos leitores (*):

O exército é de longe o ramo das forças armadas que mais mobilizou capelães: 102 num total de 113, ou seja, mais de 90%.  A presença de capelães na FAP (n=7) e na Marinha (n=4) é diminuta. Na Marinha, só há registo da presença do 1º capelão a partir de finais de 1965. E na FAP,  logo no início de 1964.




Fonte: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2018)


Foram mobilizados, em média, 7 capelões por ano, no período entre o início (1961) e o fim da guerra (1974). Mínimo: 2 (em 1962) e máximo 13 (em 1969 e em 1970) (Gráfico nº 1).

Em dois casos (os nºs 92 e 93 da lista supra) sabe-se que terminaram a comissão em 23/9/1974, mas é omisso o ano de início: presumimos que fosse 1973.

Constata-se  que todos, no geral, cumpriram a comissão de 21/22 meses, que era a norma no TO da Guiné, para o pessoal do Exército. Um ou outro fez "mais do que uma comissão".

Um dos capelães que esteve mais tempo no CTIG é o Joaquim Dias Coelho (nº 16): esteve lá 5 anos, deu-se bem com a Guiné... Percebe-se: era o capelão-chefe (fevereiro de 1964/ março de 1969). E devia viver, em Bissau, no célebre "Vaticano",  a moradia reservada aos capelões-chefe.

O salesiano Serafim Alves Monteiro Gama (nº 15 da lista) também exerceu funções de capelania durante mais de 5 anos (de 1964 a 1969).

Mas deve ter sido o franciscano (OFM) Manuel Pereira Gonçalves (nº 91 da lista ) que deve ter batido o recorde em termos de tempo: 6 anos (maio de 1968 / junho de 1974).

OFM quer dizer Ordem dos Frades Menores, vulgarmente conhecidos como Franciscanos.  É o clero regular mais representado (, são 7 ao todo), nesta amostra de capelães militares. (O  meu parente  Horácio Neto Fernandes, nascido em Ribamar, Lourinhã,  nº 42 da lista, era franciscano, e esteve lá dois anos, primeiro em Catió e depois em Bambadinca e Bissau, de novembro de 1967 a novembro de 1969; pormenor intrigante, nunca nos encontrámos em Bambadinca, nem eu conheci nenhum capelão, entre julho de 1969 e maio de 1970,  em Bambdainca, no primeiro  batalhão, a que esteve adida a minha companhia, a CCAÇ 12: refiro-me ao BCAÇ 2852 (1968/70). É possível que não houvesse número suficiente de capelães militares para as necessidades do exército, no TO da Guiné. E o BART 2917 ficou sem capelão (que era o Arsémio Puim) ao fim de ano...

O restante clero regular está escassamente representado por: (i)  um dominicano (OP= Ordem dos Pregadores); (ii) dois salesianos; e (iii) três jesuitas (SJ=Sociedade de Jesus). O resto (a grande maioria, mais de 80%) é clero secular ou diocesano, dependendo portanto de um bispo...  Há 4 capelões-chefe, que muito provavelmente pertenciam ao quadro permanente do Exército, e que terão feito várias comissões, em diferentes teatros de operações (Guiné, Angola, Moçambique...). Vamos contabilizá-los à parte. Os restantes, terminadas as suas comissões, voltavam às suas dioceses ou casas religiosas.

Há, porém, dois ou três, que foram para casa mais cedo, dois deles, meus conhecidos (e membros da nossa Tabanca Grande), por "razões disciplinares" (, ou seja, "mal com Deus e com César"):

(i) Mário de Oliveira (nº 39 da lista): só cumpriu 3 a 4 meses (de outubro de 1967 a janeiro de 1968);

(ii) Arsénio Chaves Puim (nº 66): só cumpriu 12 meses (de maio de 1970 a maio de 1971). (**)

O Carlos Manuel Valente Borges de Pinho (nº 89) também só cumpriu a sua missão durante uns  escassos seis meses, de março a setembro de 1973. Sabemos, por informação do nosso camarada Fernando Costa, de 4 de setembro de  2014, que o alf mil capelão Carlos Manuel Valente Borges de Pinho pertenceu à CCS/BCAÇ  4513 (Aldeia Formosa, 1973/74).

O nº 1 da lista, António Alberto Alves Machado, também só cumpriu pouco mais de um ano (janeiro de 1961/fevereiro de 1962)... Pode ter adoecido, não sabemos...

Os que estiveram menos tempo (poucos meses) foram naturalmente os que vieram em finais de 1973/ princípios de 1974 ou até pós-25 de abril (há um caso, de um capelão da FAP, Eduardo Raposo do Couto Resende que veio em agosto de 1974 e regressou em outubro, não deu para "aquecer o altar"...).

O Augusto Pereira Baptista  (nº 50) também é membro da nossa Tabanca Grande. Pertenceu à CCS/BCAÇ 2861 (Bula e Bissorã, 1969/70).

Obrigado ao Mário Beja Santos, por ter "recuperado" e disponibilizado esta preciosa lista... que presumimos esteja completa. (***)

Mais contributos precisam-se,  dos leitores do blogue, sobre os nossos capelães. Gostávamos sobretudo de saber a que batalhões pertenceram estes nossos camaradas, supracitados... Na maior parte dos casos, não ainda temos essa informação.

PS - Temos mais de 80 referências no nosso blogue com o descritor "capelães"... E pelos menos a mais os seguintes "nossos capelões":

(i) Abel Gonçalves (Força Aérea, agosto de 1970 / agosto de 1974); tinha passado anteriormente pelo exército: BCAÇ 1911 (Teixeira Pinto, Pelundo, Có e Jolmete, 1967/69) e pelo BCAV 1905  (Teixeira Pinto, Bissau e Bafatá, 1967/68).

(ii) Libório Tavares [nome completo: Libório Jacinto Cunha Tavares], açoriano, capelão no BCAÇ 2835(Nova Lamego, 17/1/1968 - 4/12/196).

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(...) O Puim considera-se duplamente maltrado pela instituição militar e pela hierarquia religiosa. À data era capelão-mor, no CTIG, o Padre Gamboa [, Pedro Maria da Costa de Sousa Melo de Gamboa Bandeira de Melo, ] que tinha o posto de major, coordenando e supervisionando todo o trabalho de capelania (Vivia, em instalações próprias, em Bissau, conhecidas por Vaticano). Em Fevereiro de 1971, o Puim ainda tinha participado, em Bolama, num retiro espiritual, com os demais capelães da Guiné, dirigido pelo Major Capelão Gamboa. Houve discussão acesa, foi discutido o papel dos capelães na guerra colonial, a posição da Igreja, etc. (...)

Guiné 61/74 - P19022: Notas de leitura (1101): “Contos de N’Nori”; Edição UNEAS (União Nacional dos Escritores e Artistas de S. Tomé e Príncipe), 2005 (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 28 de Junho de 2016:

Queridos amigos,
O guineense Carlos-Edmilson Marques Vieira é diplomata de profissão, apresenta-se como poeta, declamador e músico. Escreve em português, francês e crioulo guineense. Nota-se claramente que procuram um rumo para a literatura nacional, explora vários caminhos que vão desde a memória da luta de libertação, a presença colonial, as raízes da literatura oral, as lendas e tradições e a crítica ao cansaço, esta é uma constante da sua apreciação de um país que resignadamente espera pela hora da dignidade nacional.
A propósito do conto Mafingharawé? O escritor João de Melo sugere que se trata de uma metáfora quanto a um país em tempo de anarquia, violência e dissolução, a história em parte absurda de um homem que acaba às mãos de uma revolta do lixo e que é exibido como o culpado de uma grande contaminação que assola o país.

Um abraço do
Mário


Contos de N’Nori, por Carlos-Edmilson M. Vieira

Beja Santos

Não é a primeira vez que falamos aqui do escritor Carlos-Edmilson Vieira(*). É um diplomata de carreira que se orgulha de pôr no seu currículo que é poeta, declamador e músico. Por exemplo, compôs melodias para poemas seus cantados por Tabanca Jazz e N’Kassa Cobra. É um escritor cujas temáticas cobrem o mundo de Bissau e o tecido rural, sente-se que está apetrechado para tratar na atualidade lendas e tradições da Guiné-Bissau, são frequentes as suas incursões por histórias da infância, não ilude a sensualidade e muito menos esquece que é oriundo de um país onde houve uma pesada luta armada, onde graça a desilusão, os paradoxos e gritantes contradições.

“Contos de N’Nori”, Edição UNEAS (União Nacional dos Escritores e Artistas de S. Tomé e Príncipe), 2005, é um espelho deste largo amplexo de preocupações. Abre com o conto Noiba Nobo, em que o tio Pagode é pai de Tagara, uma menina muito requestada, o pai perde a cabeça e promete a mão da jovem a diferentes pretendentes. Metido numa camisa de onze varas, o tio Pagode contou a verdade a Tagara e esta chamou o porco, a vaca e a cabra e pediu-lhes conselho para resolver o problema. Veja-se a procura de exemplaridade no final do conto quando o tio Pagode se confrontou com quatro pretendentes à mão de Tagara:

“De repente, apareceu o tio Pagode. Todos se calaram! E maior foi o silêncio quando viram quatro meninas igualíssimas, quatro Tagaras que se alinharam atrás do tio Pagode.
Este levantou a cabeça cheio de orgulho, fez um breve discurso de conselhos e recomendações aos seus quatro genros, que partiram felizes cada um com uma mulher.
É por isso que, hoje em dia, de todo o homem cuja mulher é desarrumada e mantém a casa sempre suja se diz: este casou-se com o porco. Daquele cuja mulher está sempre a brigar: casou-se com a vaca e daquele cuja mulher é leviana: casou-se com a cabra. Só um dos homens casou com a verdadeira Tagara”.

Trata-se de um conto baseado em lendas e tradições da Guiné, onde não é incomum os animais falarem e tomarem formas antropomórficas.

O conto “O homem da flauta” faz cruzar outra forma de exemplaridade que é o combate à indiferença, com lembranças do período colonial. O homem da flauta dirige-se a toda a gente pelo nome próprio, é um vagabundo com hábitos rotinados, mata a fome prestando serviços. Um dia é desancado brutalmente por fuzileiros, procura correr desesperadamente e é atropelado por um carro. É levado para o hospital central de Bissau, o médico de plantão pergunta-lhe como se chama, ele abre os olhos e balbucia: “É a primeira vez que alguém me pergunta o meu nome”. O homem da flauta fora preso e trazido pela PIDE para Bissau. Quando o soltaram, anos mais tarde, tinha perdido a memória da família, só identificava as pessoas que via todos os dias e que o cumprimentavam e a quem prestava serviços.

De grande intensidade dramática é o conto “Mafingharawé?”. É um conto moral e de crítica política. O senhor Obopolô-camba-mar, um respeitável funcionário público, enquanto toma o pequeno-almoço ouve ler na rádio um estranhíssimo comunicado oficial: nenhum cidadão deve sair de casa, deve mesmo fechar as portas e as janelas, está em curso uma revolta do lixo para pôr cobro aos longos anos de irresponsabilidade de traição de todos quanto pactuaram com os que dirigem a cidade. Terrível é o comunicado oficial que adianta que os revoltosos testemunharam a decadência irreprimível da cidade, que foi ficando sem luz nas ruas, com energia elétrica e água potável intermitentes, as estradas cheias de buracos, alguns pontos da cidade parecem mesmo um depósito internacional de lixos, mesmo que alguns cidadãos andem desavergonhadamente com jipes 4x4, andam sempre com os vidros fechados para não sentirem cheiros.

O senhor Obopolô-camba-mar sente-se desorientado, desapoiado, mas ao mesmo tempo aquele texto de comunicado oficial que o obriga a estar quieto na escuridão, sem telefone e sem água, obriga-o a refletir e a ver o filme da sua vida em retrospetiva, há algo que bate certo entre o comunicado e a realidade: a progressiva miséria, o sentimento coletivo de abandono por esses governantes incapazes de governar. “O senhor Obopolô-camba-mar ficou horas em profunda meditação, a passar e a repassar em revista as diferentes facetas da sua vida nesta cidade. Ele que nasceu no interior do país, veio para a cidade com a revolução que acabou com a colonização. Católico não praticante, aplicado no trabalho, ocupou altos cargos administrativos durante a era colonial, ao mesmo tempo que desempenhava um papel relevante na luta clandestina contra o colonialismo, arriscando várias vezes a sua própria vida. Experiência que lhe conferiu uma ampla visão do funcionamento dos serviços públicos”. Ali esteve dois e duas noites retido em casa, na madrugada da terceira noite os lixos entraram aos empurrões e deram-lhe voz de prisão. Foi levado para a esquadra. E um dia, que ele já nem sabia que dia era, foi levado para um interrogatório. Fizeram-lhe perguntas que ele não compreendia, a fraqueza era tal que mal pôde balbuciar nas palavras. Bateram-lhe, humilhado, erguendo-se a custo, falou aos seus algozes como se estivesse a falar em nome de um país: “Estou cansado de dizer que estou cansado… Estou cansado de estar cansado. Lá fora, prosseguia a revolução dos lixos, com destruições, pilhagens, saques. Por fim, deram-lhe um tiro de misericórdia, e o senhor Obopolô, antes de cair, gritou-lhes: porque é que me estão a matar?"

No posfácio, o escritor João de Melo, atribui esta multiplicação de vozes à procura de um estilo e com uma tentativa de derrubar o silêncio de um país literário ainda por existir. Este amplexo em que se desdobra Carlos-Edmilson M. Vieira corresponde a um país à espera, a um país cansado, é um testemunho de uma Guiné-Bissau desfalecida pela violência gratuita, pelo modo como se espezinha a tradição e até a literatura oral. Como observa Leopoldo Amado, a Guiné-Bissau é um país cuja sina se chama a coitadessa (pobreza em crioulo, sofrimento) com a falência de modelos ideológicos, está tudo em aberto entre as pulsões arcaizantes, a espiritualidade que resta da luta pela independência nacional, a reação contra o cansaço e o impasse que se prolonga na Guiné-Bissau.
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Notas do editor

(*) - Vd. poste de 24 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11757: Notas de leitura (494): "Adormecer de um Sonho" por Carlos-Edmilson M. Vieira (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 14 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19014: Notas de leitura (1100): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (51) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19021: Os nossos capelães (8): Adelino Apolinário da Silva Gouveia, do BCAÇ 506: "Os filhos da p... matam-me!"... (Alcídio Marinho, ex-fur mil, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)


Lista dos capelães militares que serviram no CTIG, de 1961 a 1974: excerto, os primeiros vinte nomes da lista (de 1961 a 1966), de um total de 102 (Exército) (a Força Aérea e a Armada tiveram 7 e 4, capelões militares, no CTIG, respetivamente) (*)


1. Texto de Alcídio Marinho, inserido como comentário ao poste P16636:

[Foto à esquerda: Alcídio [José Gonçalves] Marinho, ex-fur mil inf, CCAÇ 412 (Bafatá, 1963/65): vive no Porto; é membro da nossa Tabanca Gande; tem cerca de 20 referências no nosso blogue; foto atual, à direita]



Na lista [, dos capelães militares que serviram no CTIG, de 1961 a 1974], está o Padre Adelino Apolinário da Silva Gouveia, que eu conheci: pertenceu ao BCAÇ 506.

Acompanhou o pessoal da CCAÇ 412 em muitas operações e deslocava-se aos vários destacamentos no mato, para rezar missa e dar apoio religioso e psicológico a todo  o pessoal. Era como um irmão nosso. Tive algumas conversas com ele.

Era madeirense. Mais tarde, saiu de padre e casou, morava em Lisboa. [Foi assesssor da Estação Agronómica Nacional.] O episódio mais caricato a que assisti, passado com ele, foi o seguinte:

A 27 de fevereiro de 1964, foi lançada a "Operação Marte" à Ponta de Inglês [, subsetor do Xime], onde a nossa companhia sofreu três emboscadas. Na primeira ficou ferido um soldado da minha secção, com um tiro de pistola, pelas costas. Ele que seguia pelo interior do mato, deu a correr para a estrada [Xime-Ponta do Inglês], apesar de lhe ter recomendado que,  em caso de ataque, enfrentasse o mesmo que eu iria socorrê-lo. Quando olho para o lado, está ele deitado, dizendo:
– Marinho, estou ferido.

Verifiquei onde estava ferido e sosseguei-o, dizendo:
– Ó pá,  isso não é nada, tem calma, eu vou chamar o enfermeiro.

Tinha levado um tiro de pistola. Só se via nas costa do seu lado esquerdo, na direcção do baço, uma pequena roseta, por onde tinha entrado o projéctil e veio alojar-se na frente, onde se via uma pequena mancha escura. Nunca foi retirada e ainda, actualmente, se apalpa o projéctil, na sua barriga.

Na segunda emboscada eles atacaram mesmo junto á estrada, e um dos turras viu o capelão Apolinário meter-se atrás da roda traseira dum Unimogue e toca de fazer fogo com uma PPSH (costureirinha).

Então só se ouvia uma voz que gritava:
–  Filhos da pu...ta, mer...da, cara..lho! Quem me acode? Os filhos da puta... matam-me!

Começamos a atacar o local donde vinha o fogo, afastando o perigo do Unimogue. Eis, quando vimos sair,  debaixo do Unimogue, o Padre Apolinário, branco como a cal, com a pistola Walther na mão, tremendo todo como varas verdes. Começamo-nos todos a rir.

Diz ele:
– Se alguém disser o que ouviu e viu, eu juro, a pés juntos, que é tudo calúnias e participo do engraçadinho.

A malta ainda mais se riu. ontinuamos a marcha, e sofremos a terceira emboscada. Fomos atacados por enxames de abelhas.

Naquele pedaço de estrada, nas árvores das bermas, tinham colocado, lá no alto, uma espécie de cortiços, pareciam melões, feitos de barro, onde estavam as abelhas. Quando começou a emboscada, atacaram-nos e, ao mesmo tempo, atiraram aos cortiços, que caíram e partiram, destruindo o habitat das abelhas.

Estas, furiosas, atacavam tudo e todos. Um motorista, o Cândido, caiu e as abelhas atacaram-no e. coitado, acabou por falecer. Tinha em cima dele mais de um palmo de abelhas.

Tirei do meu bornal um volume de tabaco , que distribui pelo pessoal, indicando que metessem nos lábios três ou quatro cigarros e os acendem-se e soprassem para fora, fazendo fumo. Também cortamos capim e toca a fazer archotes para fazer fumo e afastar as abelhas, pois elas eram aos milhares.

Fui picado por uma abelha, na orelha direita que,  passado pouco tempo, ficou dura como uma tábua e do tamanho duma mão.

Entretanto, na refrega da emboscada, ouvimos e vimos o capitão Braga, descalço, tinha tirado as botas e tentava despir-se, parecia um louco e berrava muito.

Os pés já estavam todos queimados, eram duas horas e meia da tarde, o sol queimava e as areias da estrada torravam, de quentes que estavam (52º,  ao sol).

O furriel enfermeiro Silva teve que sedar o capitão. Aí acabou a operação. Toca a voltar para Xime e Bambadinca. (**)

Abraços

Alcídio Marinho
CCaç 412

[Revisão / fixação de texto: LG]

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 25 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16636: Os nossos capelães (5): Relação, até à sua independência, dos Capelães Militares que prestaram serviço no Comando Territorial Independente da Guiné desde 1961 até 1974 (Mário Beja Santos)

(**) Último poste da série >  15 de setembro de  2018 > Guiné 61/74 - P19018: Os nossos capelães (7): o 1º curso de formação de capelães militares foi em 1967, na Academia Militar