segunda-feira, 8 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24299: O nosso blogue por descritores (7): Arsénio Puim, com mais de 6 dezenas de referências... Foi alferes graduado capelão do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), tendo sido expulso em maio de 1971


Viana do Castelo > 16 de Maio de 2009 > 3.º Convívio do pessoal da CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72). > O ex-alferes graduado capelão Arsénio Puim veio propositadamente dos Açores. (Aliás, voltaria no ano seguinte, para o 4º convívio, que se realizou em Coruche, em 27 de março de 2010.)

Há 38 anos que ele não via nem abraçava os seus camaradas e amigos do batalhão e subunidades adidas. Para ele, o fim da comissão de serviço, no TO da Guiné, acabou abruptamente, ao cabo de 12 meses, em maio de 1971, com a sua expulsão das fileiras do exército e do CTIG.

Foto (e legenda): © Benjamim Durães (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Temos mais de 6 dezenas de referências com o descritor "Arsénio Puim". Mas o nosso servidor, o Blogger, só dá uma listagem com os postes mais recentes. 

O nosso camarada e amigo faz hoje 87 anos. Nasceu na ilha de Santa Maria, Açores. Vive hoje na ilha de São Miguel. É enfermeiro reformado do Serviço Regional de Saúde, RA Açores. Foi alferes graduado capelão, em Bambadinca, no BART 2917, durante uma ano e tal. Foi expulso do CTIG em maio de 1971. 

Queremos mandar-lhe esta "prendinha". Ele merece. É autor da série "Memórias de um alferes capelão". A sua história foi aqui evocada, pela primeira vez, pelo Abílio Machado (seu companheiro de quarto em Bambadinca), em 7 de maio de 2007. É a data que apontamos como a sua entrada na Tabanca Grande.

Dos 63 postes, listamos a seguir, na primeira parte, os mais relevantes com os respectivos links ... Para aceder aos restantes, os nossos leitores terão que fazer a pesquisa pelo número (de ordem), seguido de P (de poste) (exemplo, P22181), inserido na janela ao canto superior esquerdo do blogue.

Mas ainda a propósito da sua expulsão do CTIG... Não sabemos muito bem o papel da PIDE neste processo: não havia delegação da PIDE em Bambadinca, mas sabemos que havia informadores dessa polícia política, quer entre a população civil quer entre os militares. As homilias do padre Puim, na capela de Bambadinca (havia aqui uma pequena comunidade cristã, poucos militares iam à missa) não eram do agrado de todos: eu falava de paz em contexto de guerra...

Outra peça importante no processo é o comando do BART 2917. Já aqui comentámos em tempos essa cena que nã
o dignificou a hierarquia militar... O que fizeram ao Puim, os seus comandantes, os do BART 2917, foi de uma grande pulhice humana...

Afinal, o que ele fez,  foi em perfeito alinhamento com as orientações da política spinolista "Por uma Guiné Melhor"!... O Puim, enquanto português, homem, cidadão, capelão e oficial do Exército Português, insurgiu-se, protestou ou chamou a atenção para a situação desumana, degradante, em que viviam, numa espécie de galinheiro, em Bambadinca, velhos, mulheres e crianças que foram "recuperados" de uma tabanca no mato, sob controlo do PAIGC (que "eles" chamavam, pomposamente, "áreas libertadas", na famigerada área do Poindon / Ponta do Inglês onde era habitual as NT darem e levarem muita porrada...)

Porra, mas esta pobre gente não era "turra"!... Era população civil, desarmada, andrajosa, miserável, esfomeada, apavorada... As crianças tinham nascido no mato e entravam em pânico ao ouvir o roncar de uma GMC... no quartel.  Esses pobres diabos foram trazidos pela minha antiga CCAÇ 12 em abril ou maio de 1971 (tenho que ver em que operação)... Eu tinha acabado de chegar à metrópole, há coisa de um mês e tal, no final de março de 1971..

O mau da fita nesta história não pode ser o Spínola, mesmo que a ordem de expulsão tenha vindo de Bissau.  Não estou a defender o Spínola, mas se ele tivesse chegado a saber a história como devia ser (a história dos desgraçados dos prisioneiros civis, em Bambadinca, em abril ou maio de 1971) quem teria levado uma "porrada" era o comando do BART 2917, que de resto nunca gostou do capelão que lhe saiu na rifa...

Mas pode ser que haja elementos novos para esclarecimento desta história que entristeceu muita gente boa do BART 2917 e das subunidades adidas. (LG)


(i) Os postes mais relevantes, o descritor "Arsénio Puim":






09/05/2020 | Guiné 61/74 - P20957: (In)citações (160): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte VI (a): Muita saúde e longa vida, Arsénio Puim, porque tu mereces tudo! (Luís Graça)



08/05/2020 | Guiné 61/74 - P20951: (In)citações (146): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte I: "A coragem de um padre que não abdicou de o ser lá onde era o seu sítio: o altar" (Abílio Machado)





(ii) Outros postes com o descritor "Arsénio Puim":



 02/11/2022 | Guiné 61/74 - P23755: Historiografia da presença portuguesa em África (341): Centena e meia de referências bibliográficas sobre a Guiné-Bissau, da autoria de missionários, portugueses, italianos, guineenses e outros (Fr João Vicente, ofm)


08/05/2022 | Guiné 61/74 - P23241: Parabéns a você (2062): Arsénio Puim, ex-Alf Mil Capelão da CCS/BART 2927 (Bambadinca, 1970/72)



12/02/2022 | Guiné 61/74 - P22992: (In)citações (195): Estou a preparar a 2ª edição, revista e acrescentada, do meu livro "A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria" (Arsénio Puim, ex-alf mil capelão, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72)



08/02/2022 | Guiné 61/74 - P22977: Notas de leitura (1418): "O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências", 2ª edição revista e acrescentada (2021), por Arsénio Chaves Puim, um caso de grande sensibilidade sociocultural e de amor às suas raízes (Luís Graça ) - Parte III: a influência dos "calafonas"


20/01/2022 | Guiné 61/74 - P22922: Notas de leitura (1411): "O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências", 2ª edição revista e acrescentada (2021), por Arsénio Chaves Puim, um caso de grande sensibilidade sociocultural e de amor às suas raízes (Luís Graça ) - Parte II: as dolorosas memórias do tempo da pirataria


18/12/2021 | Guiné 61/74 - P22819: Notas de leitura (1399): "O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências", 2ª edição revista e acrescentada (2021), por Arsénio Chaves Puim, um caso de grande sensibilidade sociocultural e de amor às suas raízes (Luís Graça ) - Parte I: "Muitos parabéns, muitos parabéns, muitos parabéns!"

 

08/05/2021 | Guiné 61/74 - P22180: Parabéns a você (1961): Arsénio Puim, ex-Alf Mil Capelão da CCS/BCAÇ 2927 (Bambadinca, 1970/72)


 06/10/2020 | Guiné 61/74 - P21425: Efemérides (337): O 4 de Outubro, dia do meu mentor espiritual, Francisco de Assis (1181-1226)... É uma ocasião também para lembrar os 7 capelães do Exército, no CTIG, que eram da Ordem dos Frades Menores (João Crisóstomo, Nova Iorque)


 26/05/2020 | Guiné 61/74 - P21011: (In)citações (162): Agradecimento pela homenagem que me foi feita, por ocasião do meu 84º aniversário; espero para o ano poder ir ao convívio do pessoal do meu batalhão (Arsénio Puim, ex-alf mil capelão, CCS / BART 2917, Bambadinca, maio 1970 / maio 1971)



25/05/2020 | Guiné 61/74 - P21007: 16 anos a blogar (14): A minha visita ao destacamento de Missirá, com o alf mil médico Mário Gonçalves Ferreira", na passagem do ano de 1970, ao tempo do "alfero Cabral (Arsénio Puim, ex-alf mil capelão, CCS / BART 2917, Bambadinca, 1970/71)



09/05/2020 | Guiné 61/74 - P20955: (In)citações (149): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte V: lembranças do capelão do BART 2917 (Beja Santos)


08/05/2020 | Guiné 61/74 - P20952: (In)citações (147): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte II: Mais um de nós (Tony Levezinho); Parte III: O único santo que conheci em Bambadinca (Luís Graça)


 08/05/2020 | Guiné 61/74 - P20950: Parabéns a você (1799): Arsénio Puim, ex-Alf Mil Capelão do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72)


 23/09/2019 | Guiné 61/74 - P20169: In Memoriam (349): António Manuel Carlão (1947-2018): testemunhos e comentários (Abel Rodrigues, Fernando Calado, Arsénio Puim, Jorge Cabral, Luís Graça)



23/05/2019 | Guiné 61/74 - P19818: (Ex)citações (354): A navegação fluvial no Geba e os "barcos turras" (Manuel Amante da Rosa / Arsénio Puim)


09/05/2019 | Guiné 61/74 - P19766: (De)Caras (129): O reencontro de dois velhos amigos, na ilha de São Miguel: Arsénio Puim, ex-capelão militar, açoriano, e Lino Bicari, ex-padre missionário, italiano...


02/08/2015 | Guiné 63/74 - P14962: O segredo de... (20): Fernando Brito (1932-2014), ex-1º srgt, CCS/BART 2917 (1970/72): quadro, em "folha de capim", do seu infortunado filho (, morto mais tarde num trágico acidente, em 2001), pintado pelo caboverdiano Leão Lopes, em Bambadinca, 1971 (Cláudio Brito, neto)



11/11/2014 | Guiné 63/74 - P13871: In Memoriam (205): José Fernando de Andrade Rodrigues (Ribeira das Taínhas, Vila Franca do Campo, 1947- Rio de Mouro, Sintra, 2014)... O único açoriano do BART 2917, além do 2º srgt Saúl Ernesto Jesus Silva, e de mim próprio (Arsénio Puim, ex-alf mil capelão, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72)



08/11/2014 | Guiné 63/74 - P13863: In Memoriam (203): José Fernando de Andrade Rodrigues, ex-alf mil at, e cmdt interino (de 1/1/71 a 1/3/71), da CART 2715 / BART 2917 (Xime, 1970/72)... Morava em Rio de Mouro, Sintra... Será amanhã celebrada missa em sua homenagem, na sua terra natal, Ribeira das Taínhas, Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel, RA Açores (Arsénio Puim, ex-alf mil capelão, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72)


 03/09/2014 | Guiné 63/74 - P13567: Inquérito online: A propósito dos capelães militares no CTIG... Resultados preliminares (n=34) quando faltam 2 dias para fechar a votação... A resposta mais frequente: "Guardo boas recordações deles" (n=11)



 20/06/2014 | Guiné 63/74 - P13314: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69 / Mai 71) (12): O crioulo (e as suas virtualidades)


11/04/2014 | Guiné 63/74 - P12968: 10º aniversário do nosso blogue (4): Para além do Mário de Oliveira e do Arsénio Puim, terá havido mais capelães militares expulsos do CTIG... Terá sido o caso do alf mil capelão, também de nome Mário, do BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala, Buba, 1973-74), ainda em Bolama, na IAO... (Testemunho de um leitor e camarada nosso que pede reserva de identidade)


25/03/2014 | Guiné 63/74 - P12897: (De) Caras (16): Quem tramou o alf mil capelão Mário de Oliveira, do BCAÇ 1912 (Mansoa, 1967/69) ?... Não foi o BCAÇ 1912 que expulsou o Mário de Oliveira, a PIDE tinha escritório aberto em Mansoa (Aires Ferreira, ex-alf mil inf, minas e armadilhas, CCAÇ 1698, Mansoa, 1967/69)
 

 20/04/2013 | Guiné 63/74 - P11429: Memórias de um capitão miliciano (António Vaz, cmdt da CART 1746, Bissorã e Xime, 1967/69) (1): os meus picadores e guias, Seco Camará e Mancaman Biai


06/01/2012 | Guiné 63/74 - P9322: História do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72): "P'la Guiné e suas gentes": a alocução patriótica do comandante, em Viana do Castelo, a 8/4/1970, antes da partida (Benjamim Durães)



14/12/2011 | Guiné 63/74 - P9195: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69 / Mai 71) (11): O nosso Natal de 1970, em Bambadinca



30/03/2011 | Guiné 63/74 - P8014: A minha CCAÇ 12 (15): Op Safira Única, 21 de Janeiro de 1970: Ir à Ponta do Inglês e, sem dar um tiro, recuperar 15 elementos da população, destruir dois acampamentos e aprisionar um guerrilheiro "em férias" (Luís Graça)


20/04/2010 | Guiné 63/74 - P6193: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69 / Mai 71) (9): Os padres missionários italianos de Bafatá


11/01/2010  | Guiné 63/74 - P5626: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/Mai 71) (8): Recordações da Belmira, da Manjaca, da Maria, da Safi, do Jamil...


 05/01/2010 | Guiné 63/74 - P5591: Memória dos lugares (63): O Xime, o Alferes Capelão Puim, os mandingas e o meu tio Mancaman (J. C. Mussá Biai)


02/01/2010 | Guiné 63/74 - P5578: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/Mai 71) (7): Mancaman, mandinga, filho do chefe da tabanca do Xime, um homem de paz
 

 28/12/2009 | Guiné 63/74 - P5553: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/ Mai 71) (6): O Geba e as viagens do *Bubaque!


25/11/2009 | Guiné 63/74 - P5338: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/Mai 71) (4): O pacto de Deus... com os 'turras'


05/11/2009 | Guiné 63/74 - P5213: Recortes de Imprensa (22): *Atlântico Expresso*-Arsénio Puim foi convidado de honra... (José Câmara/Carlos Cordeiro)


07/10/2009 | Guiné 63/74 - P5070: Memória dos lugares (46): Bambadinca, ao tempo da CCS / BART 2917: O Arsénio Puim e o Abel Rodrigues (Passos Marques)



21/09/2009 | Guiné 63/74 - P4989: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/Mai 71)(3): De Bissau a Bambadinca, a *cova do lagarto*



31/08/2009 | Guiné 63/74 - P4885: Relembrando o nosso querido capelão, Arsénio Puim, no Xitole (David Guimarães)


10/07/2009 | Guiné 63/74 - P4666: Memorias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/Mai 71) (2): De Viana do Castelo a Bissau



10/07/2009 | Guiné 63/74 - P4665: Memória dos lugares (33): A minha visita a Missirá, na passagem de ano de 1970, com o médico Mário Ferreira (Arsénio Puim)


 03/06/2009 | Guiné 63/74 – P4455: Estórias cabralianas (50): *Alfero, de Lisboa p'ra mim um Fato de Abade* (Jorge Cabral)


26/05/2009 | Guiné 63/74 - P4416: Memória dos lugares (26): Bambadinca, CCS/BART 2917, 1970/72 (Arsénio Puim, ex-capelão)



25/05/2009 | Guiné 63/74 - P4410: Cancioneiro de Bambadinca (4): Romance do Padre Puim (Carlos Rebelo † )


23/05/2009 | Guiné 63/74 - P4404: Convívios (136): CCS do BART 2917: a emoção do reencontro, 38 anos depois (Arsénio Puim)


19/05/2009 | Guiné 63/74 - P4378: Arsénio Puim, o regresso do 'Nosso Capelão' (Benjamim Durães, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72)


 18/05/2009 | Guiné 63/74 - P4372: Convívios (133): CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), com o Arsénio Puim e os filhos do Carlos Rebelo (Benjamim Durães)


16/05/2008 | Guiné 63/74 - P2847: Convívios (57): CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72): Viseu, 26 de Abril (Jorge Cabral)

G

 09/05/2008 | Guiné 63/74 - P2825: Nós, as Escolas, a história, a guerra colonial, o Hino de Gandembel... (Virgínio Briote)


16/01/2008 | Guiné 63/74 - P2444: Arsénio Puim, ex-Alf Mil Capelão, CCS/BART 2917, hoje enfermeiro reformado e um grande mariense (Luís Candeias)

G
12/01/2008 | Guiné 63/74 - P2433: Em busca de ... (16): Pessoal da CCAÇ 4946/73, madeirense + Arsénio Puim, ex-capelão, açoriano, BART 2917 (Luís Candeias)


08/01/2008 | Guiné 63/74 - P2421: Em busca de... (15): Pessoal da companhia madeirense que esteve em Jemberem (1973/74) (Luís Candeias, amigo do Arsénio Puim)



05/07/2007 | Guiné 63/74 - P1925: O meu reencontro com o Arsénio Puim, ex-capelão do BART 2917 (David Guimarães)
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Nota do editor:

Último poste da série > 11 de dezembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22798: O nosso blogue por descritores (6): "O meu Natal no mato": tem mais de 80 referências... Por curiosidade, o poste P5522, de 8 de dezembro de 2009, da autoria do Joaquim Mexia Alves ["Era lá noite de se embrulhar!"...] bateu o recorde de visualizações de páginas (n=4627) e de comentários (n=15).

Guiné 61/74 - P24298: Notas de leitura (1580): "Rumo à Revolução, Os Meses Finais do Estado Novo", por José Matos e Zélia Oliveira; Guerra e Paz, Editores, 2023 (3) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Maio de 2023:

Queridos amigos,
Sinto-me agradecido à probidade e incisão da narrativa forjada por José Matos e Zélia Oliveira, penso que este ensaio de 200 páginas possui a matéria fundamental dos acontecimentos ocorridos entre fevereiro e abril ao nível do regime, se alguma dúvida subsistisse quanto à força motriz que desencadeou o 25 de Abril, aqui se dá pleno esclarecimento. É evidente que subsistem dúvidas, designadamente quanto ao pensamento de Caetano em ganhar tempo para resolver o problema colonial, a conjuntura mundial alterara-se profundamente em 1973, desapareceu seguramente muita documentação privada de Caetano. Fui condiscípulo do seu secretário pessoal, Alexandre Carvalho Neto, que desde a madrugada de 25 de Abril incinerou na residência de S. Bento documentação, como aliás veio esclarecido nos jornais dos dias seguintes. Nunca se apurou o que ficou reduzido a cinzas. Muitos anos mais tarde, encontrei o Alexandre na Av. da República e pedi-lhe encarecidamente que deixasse um documento sobretudo quanto fora incinerado, estava em seu poder uma revelação histórica seguramente de grande significado. O Alexandre já faleceu e desconheço inteiramente se cumpriu a promessa que me fizera.

Um abraço do
Mário



Os últimos meses do Estado Novo, como a guerra colonial fez baquear um regime (3)

Mário Beja Santos

A obra intitula-se "Rumo à Revolução, Os Meses Finais do Estado Novo", Guerra e Paz, Editores, 2023, por José Matos e Zélia Oliveira, o primeiro investigador em História Militar, a segunda, jornalista e com uma tese de mestrado sobre a crise final do marcelismo. Estão aqui registados numa narrativa que prende o leitor do princípio ao fim os três últimos meses que antecederam o 25 de Abril. Basta ver a bibliografia para perceber que os autores consultaram centenas de documentos de arquivos nacionais e estrangeiros, temos aqui um olhar sobre aquele que terá sido o período mais tumultuoso do marcelismo, aqui se registam os principais ingredientes que conduziram ao seu colapso.

No dia seguinte à última remodelação ministerial, ocorre a chamada revolta nas Caldas, que teve na sua origem, e num quadro já de grande instabilidade nas Forças Armadas, a organização atabalhoada de uma marcha sobre Lisboa que acabou única e exclusivamente por contar com um contingente do Regimento de Infantaria 5, os oficiais descontentes quiseram mostrar uma posição de força. Como escrevem os autores, “o MFA não estava ainda em condições de apoiar uma revolta militar, dado que não existia ainda uma ordem de operações definitiva nem um programa político”. Nem Spínola e os oficiais que lhe eram afetos consideravam que ainda não era o momento adequado para qualquer ação, o que era correto, a polícia política já fazia vigilância de oficiais considerados revoltosos e tinha telefones sobre escuta. Também no quartel de Lamego se presumia haver movimento militar, o importante é que o ministro do Exército ordenou que todos os quartéis entrassem em prevenção rigorosa. A coluna das Caldas avançou em direção à capital convencidos de outras solidariedades. A três quilómetros de Lisboa serão notificados por gente amiga de que o golpe fracassara, nenhuma outra unidade tinha saído. Sufocada a revolta, o governo teve a ilusão de que tudo iria voltar a uma certa normalidade: “Para Caetano, o facto de ter sido apenas uma unidade militar a revoltar-se, e, para mais, por influência de oficiais externos à unidade, era positivo, assim como o facto de as restantes unidades terem obedecido às ordens do governo e de não ter havido agitação pública.” Mas há uma outra leitura, um reverso que contará para o plano de operações do 25 de Abril, Otelo pôde constatar a resposta improvisada ou a tamancada do governo e ficou com a convicção que “uma ação militar bem planeada e estruturada, com um comando centralizado venceria rapidamente qualquer resistência que o regime conseguisse mobilizar.

Os autores anotam igualmente o ceticismo do lado da oposição política portuguesa, o PCP publica um manifesto onde se lia que “o Governo e o regime não cairão por si próprios nem tão pouco por ação de umas dezenas de oficiais do exército, mesmo que corajosos e patriotas. A sublevação do 16 de março mostra-o mais uma vez”. Em 24 de abril, durante um jantar em Bona com elementos do Partido Social Democrata alemão, o ministro das Finanças disse a Mário Soares que a ditadura portuguesa estava para durar: “O Governo alemão tem informações da nossa embaixada em Lisboa, dos nossos serviços secretos, no âmbito da NATO, e informações fidedigna da CIA e dos ingleses. Todos os nossos informadores nos asseguram que a ditadura portuguesa está de pedra e cal e para durar.” Mário Soares estava convencido do contrário.

Persistem, quanto a atuações desencadeadas neste período, perguntas que ainda não obtiveram uma resposta cabal. É o caso da missão que Rui Patrício delegou no então cônsul em Milão, José Manuel Villas-Boas, para ir a Londres falar com representantes da guerrilha do PAIGC. A iniciativa deste encontro terá partido de diplomatas ingleses da embaixada britânica em Lisboa. Patrício consultou Caetano e este autorizou a ida de um emissário português à capital britânica. “Patrício explicou a Villas-Boas que Portugal estava a perder a guerra na Guiné perante uma guerrilha fortemente armada com mísseis terra-ar, e que era necessário encetar conversações com o PAIGC, que deviam ser mantidas no maior segredo. Villas-Boas levava consigo uma oferta de independência da Guiné-Bissau em troca de um cessar-fogo, mas sem referir datas específicas.” É sabido como tais conversações pressuponham outras posteriores, veio, entretanto, o 25 de Abril. Inclino-me para a tese de que se tratava de uma tentativa de ganhar tempo, creio que Calvet Magalhães, então secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e envolvido nesta missão secreta, terá razão quando diz que o governo português aguardava receber os mísseis Redeye para usar na Guiné, o regime não entendia que o PAIGC dispunha de trunfos, desde o reconhecimento à sua independência até à chegada de novo equipamento militar que iria introduzir a matriz da guerra convencional.

É nesta atmosfera ensombrada que cresce o receio de um golpe de extrema-Direita em Portugal, Caetano ainda profere uma última conversa em família e será ovacionado no Estádio de Alvalade no dia 31 de março, fora assistir a um jogo entre o Sporting e o Benfica. Os autores elaboram uma exposição bem detalhada sobre os preparativos do 25 de Abril, não conheço algo de tão preciso, conciso e esclarecedor. Dão igualmente notícia de tentativas de conversações em França, os aviões Mirage eram dados como cruciais. A 23 de abril realiza-se o último conselho de ministros. “A 24, desconhecendo a iminência do golpe que tinha lugar nessa noite, Rui Patrício encontra-se com o embaixador francês em Lisboa para tentar desbloquear a venda de 32 caças Mirage-3 que o governo português queria comprar para usar em África, principalmente na Guiné. Na conversa que teve com o embaixador, Patrício alegou que precisava dos caças na Guiné para responder a um eventual ataque aéreo vindo da Guiné-Conacri.”

Há vários jantares de Estado na noite de 24, não há nenhuma informação alarmante que chegue ao Governo, pelas dez da noite Otelo chega à Pontinha, são emitidos os dois códigos que sinalizam o início da operação, seguem-se as movimentações militares, há várias unidades ainda reticentes, prendem-se comandantes, cerca-se o Rádio Clube Português (RCP) e a RTP. Às 4h26 da madrugada, Joaquim Furtado lê o primeiro comunicado do MFA aos microfones do RCP, pouco depois Marcello Caetano é avisado destas movimentações, Silva Pais aconselha Marcello a refugiar-se no quartel do Carmo, telefonema que foi escutado na Pontinha, Otelo sabe para onde vai o chefe do governo. Seguem-se peripécias de todos conhecidas, não deixa de ser saborosa a referência aos protestos de uma mulher da limpeza dos correios no Terreiro do Paço irada com Salgueiro Maia, tinha de ir trabalhar e ele não a deixava passar. “Ó, minha senhora, vá para casa, hoje é feriado. E para o ano também.” Dá-se o cerimonial da entrega do poder, Caetano e outros governantes seguem para a Pontinha, a eles se juntará o almirante Tomás. E, por último, dá-se a tomada da PIDE/DGS, Spínola telefona a Silva Pais e exige a rendição, este coloca-se às ordens do novo poder, pela manhã, uma comitiva de oficiais e jornalistas entrou na sede da polícia política, os ocupantes são desarmados. “Ao contrário do que seria de esperar, os arquivos da polícia política que continham milhões de fichas foram encontrados aparentemente intactos. Nas mesas de alguns agentes também encontraram algumas revistas Playboy e Penthouse, que não se vendiam em Portugal. No gabinete de Silva Pais permaneciam três quadros fixos na parede com as imagens de Américo Tomás, Marcello Caetano e Salazar. São dadas ordens para os retirar e Silva Pais prontifica-se para tal, mas o de Salazar era mais difícil por estar mais alto. Diz-se que alguém foi então buscar um escadote e o retrato de Salazar foi removido. O fim do regime estava consumado.”

De leitura obrigatória.

José Matos
Zélia Oliveira
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Nota do editor

Último poste da série de 5 DE MAIO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24288: Notas de leitura (1579): "Rumo à Revolução, Os Meses Finais do Estado Novo", por José Matos e Zélia Oliveira; Guerra e Paz, Editores, 2023 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24297: Caderno de notas de um mais velho (Antº Rosinha) (55): aqueles 13 anos de guerra do Ultramar deram-nos tanta ou mais divulgação de Portugal e da língua do que os 500 anos anteriores


Casa Comum | Fundacão Mário Soares | Pasta: 11124.001.010 | Título: Mensagem | Assunto: Mensagem. Publicação não periódica da Casa dos Estudantes do Império. | Número: 1 |Ano: XVI | Data: Julho de 1964 | Directores: Alberto Rui Pereira | Fundo: Associação Casa dos Estudantes do Império | Tipo Documental: Imprensa | Língua do Documento: Português

Citação:
(1964), "Mensagem", nº 1, Ano XVI, Julho de 1964, Lisboa, Fundação Mário Soares / Associação Casa dos Estudantes do Império, Disponível HTTP: http://www.casacomum.org/cc/visualizador?pasta=11124.001.010 (2023-5-7)



Antº Rosinha, II Encontro Nacional
da Tabanca Grande,Pombal, 2007.
Foto: LG
1. Comentário ao poste P24290 (*), do Antº Rosinha, o "nosso mais velho", "colon" em Angola (desde os anos 50, e onde fez a tropa e a guerra, em 1961/62), "retornado" em 1975, emigrante no Brasil, cooperante na Guiné-Bissau (como topógrafo da TECNIL, em 1987/93), um dos últimos dos nossos "africanistas",  membro da Tabanca Grande desde 29/11/2006 (enfim, "um senhor senador"):

Tanto a língua portuguesa como Portugal foram talvez definitivamente desenquadrados aos olhos de muitas partes do mundo como sendo vizinhos da Espanha sim, mas não espanhol, isto devido muito aquela guerra do Ultramar.

A ignorância sobre Portugal e suas colónias era tal que no próprio Brasil no 25 de Abril ouvia-se perguntar: "Mas Portugal ainda tem colónias?"

Foi muito graças à sagacidade dos dirigentes dos Movimentos independentistas que se divulgou o que era Portugal e os portugueses, que eram algo que não tinha a haver com a Espanha.

Sabemos que havia os "estudantes do império", mas também "estudantes no império" e essa malta sabia melhor que nós "da metrópole" vender o "peixe".

Foram eles que conseguiram que imensas emissoras de rádio em todos os fusos horários, principalmente nos paises de leste e Ásia, tivessem emissões diárias e bi-diárias em português de Portugal e português do Brasil. Claro que era para falar mal da gente, mas falavam em português, já não era tão mau.

Ouvi a cooperantes estrangeiros na Guiné passados anos da independência, que só naquela altura de irem para lá, é que tinham ouvido a história que aquilo tinha sido uma colónia portuguesa. E explicavam-me isso em português.

Tive que aturar entre outros uns italianos na Guiné (engenheiros fiscais de obras) em que um me perguntava (em português)se era verdade que os portugueses estivemos ali 500 anos, e a fazer o quê?

E eu na brincadeira (nunca levei coisas muito a sério) respondi-lhe que não sabia mas que fosse perguntar ao Camões. Também não sabia quem era Camões.

Ou seja, para mim não tenho a mínima dúvida que nós não contávamos, e ainda pouco contamos, mas que aqueles 13 anos de guerra do Ultramar deram-nos tanta ou mais divulgação de Portugal e da língua, do que os 500 anos anteriores.

Isto muito com a ajuda dos "estudantes do império" e "estudantes no império".

Ainda andam por aqui muitos estudantes vindos do império ou filhos deles, que ficaram por cá e dão bem nas vistas, pois têm uma perspicácia especial para se imporem em todos os campos, até na política.

Mas a propósito de Camões, e da nossa língua, o único Prémio Camões que foi rejeitado foi pelo nosso e angolano escritor Luandino Vieira. Ele em principio explicou que rejeitou por razões pessoais. Para mim não é explicação suficiente, que também tenho direito a opinião.
Depois tentou dar outra explicação, também não me convenceu.

Viva o Lula que só fala na ONU em português, embora em nordestino meio caipira.

Cumprimentos. Antº Rosinha (**)
7 de maio de 2023 às 11:03
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Guiné 61/74 - P24296: Parabéns a você (2167): Arsénio Puim, ex-Alf Graduado Capelão da CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/71)

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Nota do editor

Último poste da série de 5 DE MAIO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24284: Parabéns a você (2166): Joaquim Gomes Soares, ex-1.º Cabo At Inf da CCAÇ 2317/BCAÇ 2835 (Gandembel e Nova Lamego, 1968/69)

domingo, 7 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24295: Dia da Mãe (1): MÃE (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)


MÃE

Mãe
a palavra universal
a palavra mais consensual da humanidade.
Nem Deus…
Deus é de uns e não de outros
Deus é conceito de muitos
e negação de outros tantos.
A mãe é de todos sem exceção
a mãe é de todos e é só nossa
a mãe é do crente e do ateu
a mãe é do pobre e do rico
do sábio e do ignorante.
A mãe é dos poetas
dos filósofos e artistas
dos bons e dos maus
a mãe é do amigo e do inimigo.
Não há mãe de uns e não de outros
não há ninguém sem mãe
e não há mãe de ninguém.
A mãe é de toda a gente
a mãe é de cada um
a mãe é do mundo inteiro
e do nosso mais pequeno recanto.
A mãe é do longe e do perto
da água e do fogo
do sangue e das lágrimas
da alegria e da tristeza
da doçura e da amargura
da força e da fraqueza.
A mãe é certeza e aventura
medo e firmeza
dúvida e crença
a haste que se ergue no céu
ou se aninha rente ao chão
para que a morte a não vença.
A mãe é a outra parte de nós
sem mãe somos metade
sem mãe nada é exato
igual a um
igual a infinito
onde se tocam princípio e fim
onde os tempos se encontram
sem presente passado e futuro.
A mãe é a lágrima que não seca
no sorriso que não se apaga
a nuvem que chove no sol que aquece
a mensagem da luz e da harmonia
e dos acordes matinais
com que abre o nosso dia.
A mãe levanta-se nas lágrimas da noite
e mesmo cansada
não perde a voz nem a cor da madrugada.
A mãe é a voz que se não teme
a voz que se confia
a voz que tudo diz
nas consoantes do grito
nas vogais do silêncio
nos abismos da agonia.
Mãe
primeira palavra a nascer
a última palavra a morrer.
A mãe é sempre a mesma
a mãe nunca é outra
na sua infinita diferença.
A mãe é criação
a mãe é sempre o fim
da obra-prima inacabada
a mãe nunca é ensaio
nem esboço nem projeto.
A mãe é um milagre
no milagre do mundo
o único milagre concebido
real e concreto.
Chora para que outros riam
ri para que a dor a não mate
mistura-se com a luz das estrelas
para vencer a escuridão
devora as nuvens por um raio de sol.
A mãe é beleza e poesia
aurora fulgurante
aurora adormecida
a mãe é bela porque é simples
porque nasce da silenciosa lógica da vida.
A mãe é fragilidade da semente
a força do tronco
a beleza da flor
a doçura do fruto
o dom de renascer.
A mãe é tudo numa só coisa
AMOR.


adão cruz

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Guiné 61/74 - P24294: Convívios (958): 33.º Convívio do pessoal do BCAÇ 2884, dia 3 de Junho de 2023, em Fátima e Maxieira (Manuel Resende, ex-Alf Mil)

Batalhão de Caçadores 2884

Convívio em Fátima no próximo dia 3 de Junho

Amigos, ainda ontem num comentário disse que os CTT não são rápidos, mas tenho de dar a mão à palmatória.

As 287 cartas entregues nos CTT na passada quinta-feira às 15 horas já foram distribuídas, pois hoje Sábado recebi a minha carta-convite.

Para quem ainda não recebeu, ou não venha a receber por qualquer motivo, aqui junto os folhetos que o nosso camarada Ramiro Branco (organizador), fez.

Inscrevam-se quanto antes, principalmente os do Norte que vão utilizar o autocarro, para se saber quantos são, pois o autocarro será de acordo com o Nº de inscritos.

Dia 22 de Maio é a data limite para inscrições.

Abraço a todos e até ao dia 3 de Junho.
Manuel Resende (Ferreira)



(Clicar nas imagens para ampliar)
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Nota do editor

Guiné 61/74 - P24293: História de vida (52): O Baú (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

O BAÚ

ADÃO CRUZ
Nossa avó materna, Raquel, na foto, natural de Vieira do Minho, foi para o Brasil, Rio de Janeiro, ainda adolescente. Meu avô materno, Virgolino, na foto, natural de Vale de Cambra, já se encontrava no Brasil. Conheceram-se, tinha ela dezasseis anos, ele raptou-a e casaram. Tiveram quatro filhos, os dois mais velhos, Mário e Maria, na foto, um terceiro que morreu e nossa mãe, a mais nova, nesta altura da foto ainda não nascida.

Nossa mãe nasceu há cento e dezasseis anos, e nossa avó morreu no parto. Pai e filhos regressaram a Portugal quando nossa mãe tinha poucos meses, trazendo todos os seus haveres nesta mala (baú), na outra foto. Nosso avô foi posteriormente para Rio de Frades, Arouca, como capataz das minas de volfrâmio, exploradas por alemães. Os seus haveres foram dentro deste baú.

Toda a família directa de nossa mãe morreu com a Pneumónica. O pai, a madrasta e os irmãos. Ficou apenas a nossa mãe, com dez anos de idade. Sobreviveu também o baú, que por sinuosos caminhos chegou à nossa infância e se manteve fiel a nós toda a vida. Está em casa de minha irmã, e sempre que nele pousam alguns momentos do meu olhar, “fósforos riscados ao vento”, ouço dentro de mim uma melodiosa canção de Grieg, e penso que a poesia, seja ela o que for, felicidade ou drama, reside mais na vida do que no poema.

adão cruz

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Nota do editor

Último poste da série de 14 DE DEZEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23879: História de vida (51): sinto-me muito realizada e feliz por ter sido uma simples enfermeira e, durante a guerra, enfermeira paraquedista (Rosa Serra) - IV (e última): A última comissão, Moçambique, 1973: "Bem-vindos a Mueda, terra da guerra, aqui vive-se, trabalha-se e morre-se"

sábado, 6 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24292: Os nossos seres, saberes e lazeres (571): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (101): Veloso Salgado no MNAC – Museu do Chiado: O maravilhamento de obras desconhecidas de amigos franceses (3) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 4 de Abril de 2023:

Queridos amigos,
Esta exposição de Veloso Salgado tem o mérito de nos revelar que não há biografia definitiva sobre quem quer que seja, pensava-se ter um conhecimento mais ou menos aprofundado sobre o currículo de Veloso Salgado, eis que a neta doa um acervo de centenas de peças ao MNAC - Museu do Chiado, entre elas a correspondência deste talentoso pintor e vem-se a saber que estabeleceram ao longo da vida uma relação afetuosa com um conjunto de pintores franceses e que fora profundamente marcado por ter pertencido ao grupo da Escola de Wissant, no norte da França, isto além dessa mesma correspondência revelar as amizades do pintor por outros bolseiros portugueses, caso de Teixeira Lopes e Ventura Terra. É o aturado trabalho de Maria de Aires Silveira que levou a esta portentosa exposição. E aproveitou-se a oportunidade para dar notícia de duas outras exposições, uma sobre a arte e literacia em saúde e a outra para homenagear um grande artista recentemente desaparecido, Nikias Skapinakis.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (101):
Veloso Salgado no MNAC – Museu do Chiado, notícias sobre outras exposições (3)


Mário Beja Santos

Esta exposição alusiva a Veloso Salgado espraia-se por todo o seu processo artístico e a sua formação, este homem de origem galega formou-se em Lisboa foi professor na Escola de Belas Artes, teve intervenção em grandes espaços decorativos, caso do Palácio da Bolsa, da Escola de Medicina do Porto, da Assembleia da República. Este acervo vem na continuidade da exposição apresentada no Museu de Boulogne-sur-Mer, que revelou detalhes até agora desconhecidos do percurso artístico de Veloso Salgado. A exposição do MNAC foca-se sobre os estudos e a carreira artística de Veloso Salgado em França enquanto bolseiro, entre 1888 e 1895, nela se expõe obras inéditas desse período. Segundo a documentação que o MNAC distribui, a exposição acolhe 70 obras, põe enfoque no seu itinerário francês (Paris, Bretanha e Wissant), desvela a ligação de uma amizade com os artistas Virginie Demont-Breton e Adrien Demont e a Escola de Wissant. É a primeira vez que se dá a público este diálogo de Veloso Salgado com os seus pares franceses.
Da exposição deu-se referência em dois textos anteriores, faz-se agora exclusiva menção de um quadro intitulado “Terra prometida” de um desses amigos franceses de Veloso Salgado, que também teve em exposição em 2022 no Museu Boulogne-sur-Mer.

“A terra prometida”, Adrien Demont, 1895

Decorreu até 20 de abril uma exposição intitulada “A literacia faz bem à saúde”, organizada pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. O desafio foi “numa perspetiva construtiva de solução, sob o ponto de vista do artista, trabalhar temas subjacentes à literacia em saúde que se focam na comunicação terapêutica, no desenvolvimento de competências, na relação em saúde, na compreensão e na falta dela, na união de esforços e parcerias”.
Cada artista explorou individualmente possibilidades criativas e interpretativas que, no seu conjunto, permitem repensar as fronteiras entre profissionais, doentes e artistas de um modo simultaneamente íntimo, pessoal e coletivo e afirmar o poder da expressão artística no diálogo e no envolvimento das instituições, dos criadores e das pessoas em geral.

Fui imediatamente atraído por esta obra, tê-la-ei conhecido na década de 1980, quando fui designado pelo Ministério do Ambiente como representante no Conselho de Prevenção do Tabagismo, poderei estar enganado, mas esta peça fazia parte das exposições itinerantes sobre prevenção tabágica do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, então dirigido pelo professor Fernando Pádua, circulou por inúmeros estabelecimentos de ensino, é uma peça didaticamente forte, tem poder chocante, não podemos desviar o olhar, não passa de modo algum despercebido o nefasto poder do fumo nos pulmões e nas vias respiratórias, o fumo é um dos fautores do cancros do pulmão.
No verso, imagens poderosas dos tempos em que fumar se inseria em todos os protocolos da vida social, era normal publicitar o tabaco, até o ator canastrão e futuro presidente dos EUA, Ronald Reagan parecia feliz da vida em enviar aos amigos cigarros Chesterfield. Hoje sorrimos e perguntamos como foi possível ter vivido séculos a fio nesta normalidade social tabágica. Parece que foi necessário ter de esperar pelos estudos dos cancerólogos para saber que a adição tabágica é o mal mais evitável que há.
Medicamentos do passado, quase um quadro de botica, advertências de que havia remédio multiusos para a fraqueza orgânica, convalescenças, neurastenia e anemia… Sou do tempo destes fortificantes e lembro-me perfeitamente destes frascos de dimensões enormes com ofídios em formol, também apareciam nas aulas de Ciências Naturais.
Obra de Diogo Gomes, “Lancem ideias àqueles que criticam ou a literacia na era da pós-verdade”, técnica mista, 2022.

Diogo Gomes recorre à pintura e à assemblage para convocar a discussão sobre o questionamento da clarividência científica e sobre a formação de uma ideia de pós-verdade, determinada pela proliferação de desinformação, pelo imediatismo e pela apropriação destas narrativas por parte dos populismos ideológicos neototalitários.
Nikias Skapinakis, “Retrato de Natália Correia”, 1959
Nikias Skapinakis, “Mulher leopardo”, 1968

Entre a exposição Veloso Salgado e a “Literacia faz bem à saúde”, na chamada Sala dos Fornos no Museu do Chiado expõem-se obras de Nikias Skapinakis, falecido em 2020, admiro muito o seu talento, guardo memória dos seus quintais e das suas divagações de Pop Art, que o visitante do Museu do Chiado não perca a oportunidade de conhecer as sucessivas fases de experimentação deste grande pintor.
Cabeça de preto, Soares dos Reis (1873)

Estou de saída, é sempre impressionante descer a escadaria do Museu do Chiado, ter tempo para conversar com esculturas que adornam estes espaços de passagem e o átrio. Esta “Cabeça de preto” é impressionante no equilíbrio das formas. Quem cuida da decoração do MNAC não esquece mestres do naturalismo à atualidade, é possível ver em diálogo Rodin e Alberto Carneiro, já pronto a sair olho para o alto e despeço-me deste esplêndido gesso de Canto da Maia intitulado “Desespero da dúvida”, vem bem a propósito, não propriamente desespero, mas esta salutar dúvida que qualquer obra de arte nos levanta, faz parte integrante do nosso olhar sobre a vida e sobre o mundo.
Mais uma razão para vir até ao Museu do Chiado.

“Desespero da dúvida”, Canto da Maia, 1915
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Nota do editor

Último poste da série de 29 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24266: Os nossos seres, saberes e lazeres (570): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (100): Veloso Salgado no MNAC – Museu do Chiado: O maravilhamento de obras desconhecidas de amigos franceses (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24291: A língua que nos une: alguns dados (segundo o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. ): (i) quarta mais falada no mundo como língua materna; (ii) a quinta mais utilizada na Internet; (iii) a terceira ou a quarta mais usada no Facebook...


Fonte: CPLP  -Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (2023) (com a devida vénia)

1. Dados sobre a Língua Portuguesa, segundo o Camões, IP:

(i) É uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, em 2050 serão quase 400 milhões e em 2100 serão mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas;

(ii)  As projeções para o final do século apontam que será no continente africano que se registará o maior aumento do número de falantes. Estima-se que Angola tenha uma população superior a 170 milhões de pessoas e Moçambique uma população superior a 130 milhões de pessoas; 

(iii) É a língua mais falada no hemisfério sul; 

(iv) 3,7% da população mundial fala português; 

(v) É a quarta língua mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol (observatório da língua portuguesa). 

(vi) O português é a língua oficial dos 9 países membros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – e em Macau. As 9 economias da CPLP, em conjunto, valem cerca de 2,7 biliões de euros, o que faria deste grupo a sexta maior economia do mundo, se se tratasse de um país (FMI); 

(vii) Os países de língua portuguesa representam 3,6% da riqueza total do mundo, 5,48% do global das plataformas marítimas, 16,3% de disponibilidade global de reservas de água doce, 10,8 milhões de km2; 

(viii)  A Língua Portuguesa é língua oficial e/ou de trabalho em 32 organizações internacionais (...):

(ix) Há 56 universidades na República Popular da China que ensinam o português como língua estrangeira e aproximadamente 5000 alunos que frequentam esses cursos; 

(x) O português é a quinta língua mais utilizada na internet, teve uma taxa de crescimento de quase 2000 % entre 2000 e 2017, é a terceira ou a quarta mais utilizada no Facebook

(xi) Na área da ciência, embora o inglês seja a língua dominante, a língua portuguesa tem conseguido criar os seus espaços próprios de comunicação e publicação científica.

 O Brasil criou a Scientific Eletronic Library Online, amplamente participada por países de língua portuguesa e espanhola. 

As revistas e cientistas de língua portuguesa também vão tendo presença crescente em outras bases de revistas científicas de alcance global, como a SCOPUS e a Web of Science. 

Há também vários repositórios académicos e portais de conhecimento de acesso aberto online, designadamente no Brasil, Cabo Verde e Portugal...

Fonte: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P), Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de Maio de 2023

Guiné 61/74 - P24290: Efemérides (393): 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a sexta mais falada do mundo, depois do mandarim, espanhol, inglês, árabe, hindi e bengalês, à frente do russo, japonês e punjábi... É a língua mais falada no hemisfério sul...


Infografia: UNESCO (2023), com devida vénia

1. Comemorou-se ontem o Dia Mundial da Língua Portugesa, língua oficial de 9 países que formam a CPLP.

"A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul.

O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.

Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo."


Fonte: UNESCO (2023)

2. Vd. aqui a mensagem do secretário-geral das Nacóes Unidas, António Guterres, em que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa:

Para o primeiro secretário-geral de língua portuguesa na ONU, "a língua é, muitas vezes, o refúgio e a esperança dos mais vulneráveis - a esperança de serem ouvidos, de que as suas vozes contem, de não serem `deixados para trás`. A língua portuguesa é, também nisso, um bom exemplo, sendo partilhada e construída por populações em todos os continentes" (...)

(...) "Para os mais de 260 milhões de falantes nos países da CPLP e nas suas diásporas, a língua portuguesa continua a ser uma língua de mobilização em favor de uma renovada urgência na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Precisamos de reafirmar esse empenho e essa esperança, em todas as línguas - e precisamos de passar das palavras aos atos".

Cerca de 260 milhões de pessoas falam hoje português nos cinco continentes e em 2100, esta língua vai unir mais de 500 milhões, segundo uma estimativa das Nações Unidas.

Guiné 61/74 - P24289: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXV: Premonição da morte do cap graduado 'cmd' João Bacar Jaló


Guiné > Região de Quínara > Tite > s/d > Aquartelamento de Tite


Guiné > Bissau> Cupilão  pou Pilão >  Bairro > 

Fotos publicadas no livro do Amadu Djaló: cortesia do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2010)


1. Continuação da publicação das memórias do Amadu Djaló (Bafatá, 1940-Lisboa, 2015), a partir do manuscrito, digital, do seu livro "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada) (*).

O seu editor literário, ou "copydesk", o seu camarada e amigo Virgínio Briote, facultou-nos uma cópia digital; o Amadu, membro da Tabanca Grande, desde 2010, tem 94 referências no nosso blogue

[Foto à esquerda > O autor, em Bafatá, sua terra natal, por volta de meados de 1966. (Foto reproduzida no seu livro, na pág. 149) ]

Síntese das partes anteriores:

(i) o autor, nascido em Bafatá, de pais oriundos da Guiné Conacri, começou a recruta, como voluntário, em 4 de janeiro de 1962, no Centro de Instrução Militar (CIM) de Bolama;

(ii) esteve depois no CICA/BAC, em Bissau, onde tirou a especialidade de soldado condutor autorrodas;

(iii) passou por Bedanda, 4ª CCaç (futura CCAÇ 6), e depois Farim, 1ª CCAÇ (futura CCAÇ 3), como sold cond auto;

(iv) regressou entretanto à CCS/QG, e alistou-se no Gr Cmds "Os Fantasmas", comandado pelo alf mil 'cmd' Maurício Saraiva, de outubro de 1964 a maio de 1965;

(v) em junho de 1965, fez a escola de cabos em Bissau, foi promovido a 1º cabo condutor, em 2 de janeiro de 1966;

(vi) voltou aos Comandos do CTIG, integrando-se desta vez no Gr Cmds "Os Centuriões", do alf mil 'cmd' Luís Rainha e do 1º cabo 'cmd' Júlio Costa Abreu (que vive atualmente em Amesterdão);

(vii) depois da última saída do Grupo, Op Virgínia, 24/25 de abril de 1966, na fronteira do Senegal, Amadu foi transferido, a seu pedido, por razões familitares, para Bafatá, sua terra natal, para o BCAV 757;

(viii) ficou em Bafatá até final de 1969, altura em que foi selecionado para integrar a 1ª CCmds Africanos, que será comandada pelo seu amigo João Bacar Djaló;

(ix) depois da formação da companhia (que terminou em meados de 1970), o Amadu Djaló, com 30 anos, integra uma das unidades de elite do CTIG; a 1ª CCmds Africanos, em julho, vai para a região de Gabu, Bajocunda e Pirada, fazendo incursões no Senegal e em setembro anda por Paunca: aqui ouve as previsões agoirentas de um adivinho;

(x) em finais de outubro de 1970, começam os preparativos da invasão anfíbia de Conacri (Op Mar Verde, 22 de novembro de 1970), na qual vai participar (**):

(xi) a narrativa é retomada depois do regresso, por pouco tempo9,  a Fá Mandinga, em dezembro de 1970; a companhia é destacada para Cacine  [3 pelotões para reforço temporário das guarnições de Gandembel e Guileje, entre dez 1970 e jan 1971], Amadu Djaló estava de licença de  casamento (15 dias), para logo a seguir ser ferido em Jababá Biafada, sector de Tite, em fevereiro de 1971; supersticioso, ouve a profecia do velho adivinho que tem "um recado Deus(...) para dar ao capitão João Bacar Jaló".



Capa do livro do Amadu Bailo Djaló, "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974", Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada.


Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXV:

Depois do regresso da Op Mar Verde, Fá Mandinga andam 
nas bocas do mundo | Premonição da morte 
do cap graduado 'cmd' João Bacar Jaló


A nossa Companhia não podia continuar em Fá Mandinga. A operação “Mar Verde” (**), a Conakry, para libertar os nossos prisioneiros, estava a ser falada em todo o lado e Fá passou a ser um alvo para a imprensa de todo o mundo.

Depois do nosso regresso em De
zembro [de 1970], ficámos a descansar uns dias. Tempos depois, a nossa companhia foi destacada para Cacine[1]. Eu não fui, estava a gozar os quinze dias de férias do meu casamento. Acabadas as férias desloquei-me para Bissau, para arranjar transporte para Cacine.

Quando cheguei a Bissau, ouvi uns rumores de que a 1ª CCmds tinha ido para Tite, no dia anterior[2]. Fiquei satisfeito, já não ia para Cacine. Dias depois, desloquei-me com a minha mulher para Tite e dois dias depois de ter chegado, saímos para Ajufa. Uma saída sem qualquer contacto com o IN. Voltámos a sair mais uma e outra vez, sempre com o mesmo resultado.

A terceira saída foi para a zona de Jabadá Biafada. Quando a companhia estava a progredir em direcção de um acampamento do PAIGC,  apanhámos um homem, Ansumane, que estava a regressar ao acampamento onde vivia com a sua família. João Bacar perguntou-lhe onde era o acampamento dos combatentes.

- Não é aqui, onde vocês se estão a dirigir é um acampamento da população, respondeu o homem. E acrescentou:

- A minha mulher e os meus filhos vivem neste acampamento. Eu levo-vos lá, mas por favor não façam fogo.

O grupo de que eu fazia parte, o do Alferes Tomás Camará, ia à frente e nesta missão coube à minha equipa seguir à cabeça da companhia. Caminhava à minha frente um soldado e à medida que nos aproximávamos íamos ouvindo barulhos vindos do acampamento. De vez em quando João Bacar mandava passar palavra para ninguém abrir fogo.

Já muito perto do acampamento, a cerca de meia dúzia de metros,  ouvimos vozes. Eram de um guerrilheiro, sentado num tronco de palmeira, a comer, estava a chamar duas pessoas para comerem também. Vi-as chegar, fardadas, e apercebi-me de que tinham encostado qualquer coisa que traziam que não descobri o que era. Reparei melhor no que estava sentado, tinha uma Kalash no colo, dependurada pela bandoleira.

Fiz um sinal com a minha arma para trás, que estava ali gente armada. De um momento para outro o furriel Lalo Baio chegou-se à frente e disparou uma rajada. Tivemos que entrar logo, já não havia mais nada a fazer. Dois RPG estavam ali à mão, um dos guerrilheiros já estava morto e outros em fuga, a dispararem para trás. Perseguimo-los e logo à frente demos com o acampamento da guerrilha. Já tinham fugido todos e enquanto procurávamos mais material,  a zona do acampamento ficou debaixo de fogo de morteiro. Foi nessa ocasião que fui atingido por um estilhaço de uma dessas granadas no tornozelo do pé esquerdo.

O capitão João Bacar queria evacuar-me para Tite, mas achei que não valia a pena, não sentia grandes dores. Mas, depois de um dia inteiro a andar, a perna inchou até ao joelho. Fiquei arrependido de não ter sido evacuado, mas agora tinha que aguentar até chegar a Tite.

 Aqui, fui para a enfermaria e o médico, depois de me observar, disse que era melhor ser evacuado para o Hospital Militar de Bissau, porque em Tite não tinha meios para me tratar.

No dia seguinte, eu, a minha esposa e a esposa do João Bacar, partimos para Bissau e, no dia a seguir fui ao Hospital Militar.

Guiné > Bissau > Hospital Militar 241 >   Foto: cortesia do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Fui atendido por um médico que mandou tirar radiografias. Depois de as ter observado concluiu que os estilhaços estavam muitos fundos e que, talvez mais tarde fosse mais fácil tirá-los. Deu-me alta e saí dali com a ideia de regressar a Tite no dia seguinte.

Quando cheguei a casa, encontrei lá o Capitão João Bacar Jaló, que tinha acabado de chegar de Tite. E quando o informei da minha intenção de regressar no dia seguinte, ele disse para eu esperar, que ia quando ele fosse.

Dias depois, encontrei em casa de um amigo do capitão, chamado Sabana, o tal Homem Grande que tínhamos conhecido em Bambadinca, o Mamadu Candé, conhecido como um grande adivinho.

O Mamadu Candé foi o tal de que falei atrás, que um dia, em fins de Outubro de 1970, quando estava em Paunca, me mandou chamar por um homem, chamado Sore Bombeiro. Na altura ele pediu-me para eu dar um recado ao capitão João Bacar:

 – Tu, Amadu, vais dizer ao capitão, para não aceitar transferência para qualquer local que fique na direcção do pôr-do-sol.

Fiquei a olhar para ele.

 – Se vocês continuarem cá, no leste, terão muita fama e serão invencíveis. Se forem para oeste, serão vencidos e terão muitas baixas.

E disse mais. Que nós, nos finais de Outubro, iríamos fazer uma operação a uma grande cidade e que iríamos para lá de barco. E que após essa operação iríamos sofrer até ao fim da guerra.

Nessa altura, lembro-me de lhe ter perguntado de que cidade se tratava, se era na Europa ou em África e ele respondeu que não sabia. Recomendou-me para não me esquecer de dar esta mensagem ao João Bacar, mas o capitão quando ouviu esta previsão não lhe deu qualquer valor.

Só sei que, em princípios de Novembro, o capitão entrou em férias por um mês e, a seguir recolhemos todos a Fá Mandinga, donde partimos para a operação “Mar Verde”.

Vou agora, então, retomar a história do encontro com o Mamadu Candé em Bissau, em casa de um amigo do João Bacar. Isto estava a passar-se em Abril de 1971, no Cupilão, em Bissau.

Eu ia para casa do capitão e encontrei o Mamadu Candé sentado, na rua onde morava o capitão. Quando ia a passar, reconheci-o e fui ter com ele. Depois de nos abraçarmos, disse-me que andava há três dias à nossa procura porque tinha uma mensagem para transmitir ao capitão. Respondi-lhe que viesse comigo porque eu ia precisamente a casa do capitão João Bacar.

Mas, como não o encontrámos em casa, levei-o para a minha casa, almoçámos e passou a tarde comigo. Antes ainda de chegar a noite, voltámos novamente a casa do capitão mas ainda não tinha chegado.

 – Custa-me dormir cá, mas não regresso sem lhe transmitir esta mensagem que recebi directamente de Deus.

Voltámos outra vez a casa do capitão e, desta vez, tivemos melhor sorte, encontrámo-lo em casa. Estava em orações e ficámos a aguardar. Depois de as ter terminado e dos cumprimentos que se seguiram, o velhote voltou-se para mim e disse:

 – Amadu, eu venho aqui para transmitir um recado que Deus me deu para dar ao capitão.

O João Bacar, depois de o ouvir, disse:

 – Muito bem, amanhã vamos para Tite, vens connosco, lá divertimo-nos à vontade e lá posso dar-te algo que valha alguma coisa, porque aqui tenho muito pouco para dar. 

O velhote respondeu:

 – Amadu, eu não vou para Tite e o João Bacar também não deve ir. Lá é só escuridão para toda a vida. João Bacar que vá para a cama, que diga que está doente, que não quer ir para Tite. E a sua companhia vem ter com ele a Bissau.

O capitão sorriu, disse que não podia ser assim. Morrer em Tite ou em Bissau, era Deus que destinava. Pegou em 100 escudos e deu-lhos, pedindo desculpa porque aqui em Bissau não tinha mais para dar.

O velhote não queria aceitar, fui eu que peguei na nota e lha meti no bolso. Mamadu Candé despediu-se do capitão e, quando chegámos à rua, disse-me que ia devolver o dinheiro. Eu disse-lhe que não fizesse isso, que o capitão ia ficar aborrecido. Mas o velhote insistiu, que lhe ia devolver a nota e João Bacar não ia saber.

No dia seguinte, quando nos encontrámos, o capitão desabafou comigo:

 – A morte é o destino de todos. Quando chegar o dia é infalível, e eu, portanto, vou para Tite. Não posso abandonar a minha companhia, por medo da morte. Regresso a Tite amanhã e tu não vais, Amadu.

 – Como não vou, meu capitão? Tenho coisas levantadas na arrecadação, como é que vou entregá-las?

O capitão respondeu que o furriel Braima Bá tratava disso. Que nós agora íamos para Fá Mandinga, para o curso da 2ª Companhia de Comandos. E rematou a conversa:

 – Os teus colegas que vêem de Tite trazem a tua guia de marcha e tu ficas aqui à espera.

E seguiu com o condutor para o quartel de Brá, enquanto eu fui para casa, vestir-me à civil.

Tinha pensado dar uma volta até ao Mercado de Santa Luzia e, quando estava à entrada da rua alcatroada que ia para o mercado, vi a viatura do capitão na minha direcção. O carro parou, João Bacar agarrou na minha mão esquerda e disse-me:

 –Tu vais ficar aqui em Bissau. Não te vou dizer agora porquê.

Mandou seguir a viatura e eu fui para as minhas voltas, dar o passeio.
___________

Notas:

[1] Nota do editor: “3 pelotões para reforço temporário das guarnições de Gandembel e Guileje, de princípios [?] de Dezembro 1970 a finais de Janeiro 1971”; cf “Resenha [...]”, vol.cit.).

[2] Nota do editor: início de Fevereiro 1971.

[Seleção / Revisão e fixação de texto / Parènteses rectos com notas / Subtítulo / Negritos: LG]
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Notas do editor LG:

(*) Último poste da série > 15 de abril de 2023 > Guiné 61/74 - P24224: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXIV: As previsões agoirentas do adivinho Mamadu Candé que nos via, a mim e ao João Bacar Jaló, a viajar num barco para desembarcarmos numa grande cidade e aí a sofrer muitas baixas (... só não nos disse o nome da cidade: Conacri...)

(**) Vd. poste, publicado fora de ordem, 22 de novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23804: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte X: Op Mar Verde, há 52 anos, em 22/11/1970: para Conacri, rapidamente e em força.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24288: Notas de leitura (1579): "Rumo à Revolução, Os Meses Finais do Estado Novo", por José Matos e Zélia Oliveira; Guerra e Paz, Editores, 2023 (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 25 de Abril de 2023:

Queridos amigos,
Continuamos à volta de uma narrativa de largo espectro investigacional, elaborada com uma comunicação acessível, bem estruturada, em que o recurso à diacronia permite ir conhecendo a agenda tumultuosa dos últimos meses do Estado Novo. É interessante verificar que ainda há gente saudosista que é capaz de se procurar convencer de que aquela guerra possuía sustentabilidade, o que contraria toda a documentação produzida ao nível das instâncias militares, os recursos humanos estavam por um fio, procurava-se desesperadamente comprar armas e aviões para manter o conflito em África, o ministro das Finanças estava encostado à parede, o aparecimento do livro de Spínola endureceu duas fações dentro do regime; os autores vão elencando os acontecimentos, logo o agravamento em Moçambique, a franqueza com que Bettencourt Rodrigues vai informando o poder político da gravíssima situação militar que vive. Caetano tenta uma porta de saída, pede uma moção favorável sobre a sua política ultramarina à Assembleia Nacional, convoca depois generais e almirantes (a Brigada do Reumático), para anuir à sua política ultramarina, o MFA entretanto organiza-se, há uma precipitação em 16 de março, a revolta das Caldas. Otelo Saraiva de Carvalho aprende com os erros. A operação seguinte será um êxito estrondoso, o Estado Novo cai aparatosamente, já não há ninguém que o defenda.

Um abraço do
Mário



Os últimos meses do Estado Novo, como a guerra colonial fez baquear um regime (2)

Mário Beja Santos

A obra intitula-se "Rumo à Revolução, Os Meses Finais do Estado Novo", Guerra e Paz, Editores, 2023, por José Matos e Zélia Oliveira, o primeiro investigador em História Militar, a segunda, jornalista e com uma tese de mestrado sobre a crise final do marcelismo. Estão aqui registados numa narrativa que prende o leitor do princípio ao fim os três últimos meses que antecederam o 25 de Abril. Basta ver a bibliografia para perceber que os autores consultaram centenas de documentos de arquivos nacionais e estrangeiros, temos aqui um olhar sobre aquele que terá sido o período mais tumultuoso do marcelismo, aqui se registam os principais ingredientes que conduziram ao seu colapso.

Estamos já em fevereiro de 1974, Costa Gomes regressara de Moçambique, elabora um relatório sobre a situação da província, a guerra agravara-se com a tentativa de expensão da guerrilha para sul, em Cabo Delgado a FRELIMO procurava aliciar as populações Macuas, e no Niassa registava-se também atividade da guerrilha. O potencial relativo de combate passara a ser menos favorável às forças portuguesas, era urgente a revisão das estruturas de comandos, organização das tropas e planos de operações para ganhar eficiência no combate à guerrilha. A cooperação com os regimes brancos da Rodésia e da África do Sul intensificara-se, entretanto, a FRELIMO irá receber o míssil terra-ar Strela, a Força Aérea em Moçambique já estava preparada para a chega do míssil e nenhum avião foi perdido na colónia. Em suma, a situação agravara-se.

E os autores debruçam-se sobre o problema da Guiné onde o míssil terra-ar Strela fez a sua aparição em março de 1973. Perante o abate de aviões e os acontecimentos de Guidage, Guileje e Gadamael, Spínola clama pelo reforço dos meios de intervenção e de armamento. O Chefe de Gabinete de Costa Gomes, o Coronel Ramires de Oliveira, pronuncia-se sobre o documento enviado por Spínola, e é bem claro: “O exame da situação estratégica leva-nos a concluir que se torna necessário rever as finalidades políticas a atingir, sabendo que o nosso potencial militar, com os meios que dispõe, não pode cumprir a missão que até agora lhe foi cometida.” Costa Gomes vai à Guiné, em 8 de junho haverá uma reunião de alto nível, o documento dessa reunião está hoje amplamente divulgado, cabe a Spínola a iniciativa de propor a saída das zonas de fronteira para posições mais recuadas. “Obviamente que este recuo teria consequências na segurança das populações, que ficariam entregues à sua sorte, mas isso era um problema que teria de ser visto no quadro particular de cada etnia e que podia ser resolvido com o recurso às milícias. Costa Gomes deu o seu aval à estratégia delineada, era a forma de economizar forças e evitar o aniquilamento das guarnições de fronteira. É interessante notar que, pouco tempo depois desta reunião, Spínola acabaria por mudar de ideias, quando, a 9 de junho, escreveu ao ministro do Ultramar, Silva Cunha, discordando do abandono das zonas de fronteira e das respetivas populações, que ficariam sem proteção militar. O retraimento do dispositivo entrava em contradição com os compromissos que teria assumido perante aquelas populações, não lhe restando outra hipótese senão abandonar as funções que desempenhava na Guiné e regressar à metrópole.”

Marcello Caetano reúne com vários ministros e Costa Gomes e pergunta a este se a Guiné era ou não defensável, “ao que o general terá respondido que, se o inimigo não aparecesse na guerra com aviação própria, a Guiné era defensável. Nessa altura, existiam informações do lado português de que o PAIGC tinha um grupo de pilotos a receber instrução na União Soviética, e de que a guerrilha podia vir a dispor de aviões de origem soviética num futuro próximo.” O General Bettencourt Rodrigues é nomeado novo governador e comandante-chefe, duas companhias que iam para Angola (CCAÇ 4641 e CCAV 8452) foram reforçar as tropas na Guiné.

Os milhões de contos que a África do Sul prometia emprestar para cobrir grande parte das necessidades em armamento já estavam a ser discutidas. Os autores dão depois nota dos acontecimentos da declaração unilateral da independência, do reacendimento de ataques fronteiriços e do bom-sucesso da Operação Neve Gelada, realizada pelo batalhão de comandos africanos. Não obstante, os bombardeamentos a Canquelifá com morteiros 120 irão continuar, Bethencourt Rodrigues chegou a equacionar o abandono desta posição, tal como Buruntuma. Numa nota enviada em 20 de abril, “Bettencourt Rodrigues expressa profunda preocupação pelas informações que tem do uso de viaturas blindadas num ataque noturno a Bedanda e das consequências que a evolução do potencial de combate do PAIGC podia ter junto das guarnições de fronteira. A utilização de viaturas blindadas pelo PAIGC preocupava as forças portuguesas há vários meses, havendo informações de que estas viaturas tinham sido desembarcadas no porto de Conacri em princípios de 1974. Costa Gomes efetuava diligências junto do Chefe-de-Estado-Maior do Exército espanhol para o fornecimento de minas anticarro.”

A documentação de Bettencourt Rodrigues não ilude que o inimigo dispunha de iniciativa tática, melhor equipamento militar e um grande apoio logístico, isto enquanto Silva Cunha tentava, com o recurso do dinheiro sul-africano, dar seguimento às negociações com os franceses para a compra do sistema de mísseis Crotale, além da compra dos caças Mirage, e havia também a intenção de adquirir radares que permitissem uma boa cobertura do território guineense, para além da aquisição de morteiros de 120 mm. O Secretário-de-Estado da Aeronáutica pedia novos meios aéreos, todos contavam com o dinheiro sul-africano. A narrativa prossegue com o nascimento do MFA, o programa político começará a ser definido por uma reunião em Cascais, a 5 de março; um quadro de subversão alastra em várias unidades militares, mas também nas universidades.

Caetano entende que se deve dirigir à Assembleia Nacional, pretende que se vote uma moção que não deixei quaisquer dúvidas acerca da política ultramarina que ele prossegue. Em diferentes níveis, cresce a ebulição, no próprio regime constituem-se blocos, nas Forças Armadas procura-se avaliar o impacto do livro de Spínola, o MFA clarifica posições, escolhe para chefe do movimento Costa Gomes, internamente constituem-se comissões, na militar, sobressaem os nomes de Garcia dos Santos, Otelo Saraiva de Carvalho e Manuel Monge, na política Melo Antunes, Vítor Alves e Vasco Lourenço. A imprensa internacional, devido aos seus correspondentes em Lisboa, não deixa escapar as movimentações que aparentemente estão todas ligadas ao aparecimento de um livro chamado Portugal e o Futuro. A vigilância sobe as movimentações militares leva a que o ministro do Exército mande proceder a transferências compulsivas.

Na segunda semana de março de 1974, Caetano parece muito confiante com a sua política ultramarina, seguem-se reuniões com o Presidente da República, este insiste na demissão de Costa Gomes e Spínola, Caetano pede para não continuar na chefia do governo, escreve carta a Thomaz, este recebe-o ainda nesse mesmo dia, dir-lhe-á “já é tarde para qualquer deles abandonar o seu cargo, temos de ir até ao fim". E é nesse contexto que Caetano forja uma audiência a oficiais de todas as Forças Armadas a que só se recusarão estar presentes Costa Gomes, Spínola e Tierrno Bagulho, evento que ficará para a História com o nome de Brigada do Reumático. Forja-se uma remodelação do governo. E é neste ambiente que vai ter lugar a revolta das Caldas.


José Matos
Zélia Oliveira
Avião C-130
Avião P-3-Orion (Imagem Wikipédia)
Marcello Caetano recebe a Brigada do Reumático
Uma imagem esclarecedora do fim do regime

(continua)
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Notas do editor:

Poste anterior de 1 DE MAIO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24274: Notas de leitura (1577): "Rumo à Revolução, Os Meses Finais do Estado Novo", por José Matos e Zélia Oliveira; Guerra e Paz, Editores, 2023 (1) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 2 DE MAIO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24276: Notas de leitura (1578). Lançamento do livro do ten gen ref Garcia Leandro, "O Balanço de Uma Geração" (Lisboa, Gradiva, 2023, 360 pp.)...Vídeo com a recensão crítica do Presidente da República