sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Guiné 61/74 - P25986: Contributo para o estudo da participação dos militares de Fafe na Guerra do Ultramar: uma visão pessoal (Excertos) (Jaime Silva) - X (e última) Parte: papel do município e gentes de Fafe na preservação da memória da guerra colonial

 



SILVA, Jaime Bonifácio da - Contributo para o estudo da participação dos militares de Fafe na Guerra do Ultramar : uma visão pessoal.

In:  Artur Ferreira Coimbra... [et al.]; "O concelho de Fafe e a Guerra Colonial : 1961-1974 : contributos para a sua história". [Fafe] : Núcleo de Artes e Letras de Fafe, 2014, pp. 23-84.

Capa e dedicatória autografada,com data de 12/12/2014.


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Jaime Bonifácio Marques da Silva (n. 1946): 

(i) foi alf mil paraquedista, BCP 21 (Angola, 1970/72); (ii) tem uma cruz de guerra por feitos em combate; (iii) viveu em Angola até 1974; (iv) licenciatura em Ciências do Desporto (UTL/ISEF) e pós-graduação em Envelhecimento, Atividade Física e Autonomia Funcional (UL/FMH); (v) professor de educação física reformado, no ensino secundário e no ensino superior ; (vi) autarca em Fafe, em dois mandatos (1987/97), com o pelouro de desporto e cultura; (vii) vive atualmente entre a Lourinhã, donde é natural, e o Norte; (viii) é membro da nossa Tabanca Grande desde 31/1/2014; (ix) tem 85 referências no nosso blogue.

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1. Estamos a reproduzir, por cortesia do autor (e com algumas correções de pormenor), excertos do extenso estudo do nosso camarada e amigo Jaime Silva, sobre os 41 mortos do concelho de Fafe, na guerra do ultramar / guerra colonial. A última parte do capítulo é dedicada  ao papel do município e gentes de Fafe na preservação da memória da guerra do ultramar / guerra colonial (pp. 79/84).


Contributo para o estudo da participação dos militares de Fafe na Guerra do Ultramar – Uma visão pessoal [Excertos] (*)


XI (e última) Parte: O concelho de Fafe e a evocação da memória da Guerra Colonial (pp. 79/84)



O concelho de Fafe, nomeadamente a partir de 1996, tem tido um papel meritório na luta contra o esquecimento a que todos os combatentes da Guerra do Ultramar foram votados pelos sucessivos governos de Portugal, desde a Revolução de Abril de 1974.

O primeiro momento ocorreu a 25 de abril de 1996, quando a Câmara Municipal organizou, na Casa Municipal de Cultura, uma exposição de fotografia alusiva à Guerra Colonial, cedida pelos ex-combatentes de Fafe e intitulada: “África: Memórias de uma Guerra  - 100 Fotografioas de Ex. Combatentes de Fafe" (...).


Na altura, sendo o vereador responsável pelo Pelouro da Cultura, dinamizador e responsável pela exposição, escrevi um texto com o objetivo de enquadrá-la e contextualizá-la no tempo e espaço histórico e do qual destaco:

"Trinta e cinco anos volvidos sobre a eclosão da guerra em África e numa altura em que sociedade se dispõe, finalmente, a soletrar as primeiras letras de um livro que não é “branco”, parece-me importante, no momento em que se comemora mais um aniversário da Revolução de Abril, abrir nesta Casa de Cultura uma exposição de reflexão sobre a guerra em África.

As 100 fotografias expostas são retalhos do quotidiano de 20 ex-combatentes fafenses que operaram nas três frentes de combate." (…)


Levei dois anos a concretizar esta exposição. Não foi fácil a busca e a cedência do material ora exposto. Obtive respostas como: 


Fafe > Monumento
 aos combatentes
da guerra colonial.
 (2012)
  • “queimei tudo”;
  • “não quero saber”;
  • "já não sei onde param as fotografias”; ou 
  • “porquê uma exposição sobre guerra se há problemas mais importantes a resolver?”.

Esta exposição, património da Câmara Municipal,  percorreu o país no âmbito das iniciativas da Delegação de Fafe da APVG (Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra).

Quatro anos depois, em 28 de maio de 2000, a Assembleia Municipal aprova por unanimidade uma proposta apresentada por mim, à data membro da mesma Assembleia, no sentido da Câmara Municipal mandar projetar e erigir, em local digno, um simples Memorial onde se eternizem os nomes dos Combatentes de Fafe mortos na Guerra Colonial.

Em 2001, a Câmara Municipal cedeu uma sala de trabalho para a Delegação de Fafe da APVG instalar a sua sede, organizando esta,  
nesse ano, o I Encontro de Ex-Combatentes de Fafe.

A 6 de novembro de 2005, inaugurou-se o
 monumento em memória dos Combatentes 
da Guerra Colonial, erigido na Av Brasil.  A sua construção só foi possível graças ao empenho dos membros da direção da Delegação da APVG e ao apoio financeiro da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, de algumas empresas e população de Fafe. (...)

 Em 17 de março de 2012, um grupo de ex-combatentes de Fafe tomou a iniciativa de organizar a Cerimónia Evocativa dos 50 anos do início da Guerra do Ultramar em homenagem aos militares de Fafe mortos em combate. (..,)

 A efeméride iniciou-se em 5 de abril de 2013 com uma Exposição Documental sobre a Guerra Colonial, coordenada pelo Museu da Guerra Colonial de V. N. Famalicão (5 a 19.4.2013), seguindo-se o “II Curso Livre de História Local” (24.10 a 21.11.2013), da responsabilidade do Núcleo de Artes e Letras de Fafe (NALF), e o “Ciclo de Cinema sobre a guerra (25 a 29.11.2013), organizado pelo Cineclube de Fafe.

O programa da “Evocação dos 50 anos do início da Guerra Colonial” prolongo ao longo do ano de 2013, nomeadamente com o lançamento do Livro de Atas do Curso Livre de História Local, subordinado ao tema da participação dos militares de Fafe na Guerra Colonial (1961 -1974).

Nota final

Como nota final e à guisa de conclusão, gostaria de clarificar a minha posição pessoal sobre as razões que me levaram a aceitar o convite para abordar a História do enquadramento e da participação dos militares de Fafe durante a Guerra Colonial. 

Obviamente, não me move nenhuma tentativa de recuperação de saudosismos do passado ou a apologia de pretensos heroísmos serôdios, descabidos e sem sentido, mas, tão só, contribuir de forma lógica e racional, com base nos documentos, testemunhos e na minha participação no conflito, para um melhor conhecimento e compreensão dos factos que ocorreram durante os percursos destes militares, uma vez chamados e obrigados a fazer uma guerra que, como afirmou o General Ramalho Eanes quando em viagem oficial à Guiné – Bissau, foi uma guerra inútil, uma guerra injusta e uma guerra evitável (Teixeira, 2010, p. 55) (1).

Ficaram muitas questões por abordar e dar resposta, nomeadamente, ouvir o testemunho dos feridos graves. No futuro, esse será, certamente, um dos temas importantes a prosseguir na pesquisa. O primeiro passo foi dado.

E sobre a importância do estudo da História e do dever de todos lutarem contra a amnésia coletiva que se instalou em Portugal após o final da Guerra em África, tal como já se tinha instalado em relação à participação dos soldados portugueses na Primeira Guerra Mundial, finalizo, citando o ex-presidente da República e Alto-Comissário das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, que no passado dia 29 de outubro de 2013, na Fundação Calouste Gulbenkian, defendeu, na abertura da conferência “Portugal e o Holocausto – Aprender com o Passado, ensinar para o Futuro”, que o ensino da História do século XX é fundamental para a procura de pontos para a resolução de conflitos. O século XX ainda há pouco nos deixou e os seus medos já estão a ser empurrados para a memória espúria. O passado recente é o mais difícil de perceber e nós tratamos o século passado com ligeireza, alertando que o “genocídio” não foi um acidente da história, foi um produto de um estrato social (in jornal Público, de 30.10.13).

Também a Guerra em África, pensamos nós, foi o produto de um estrato social dominante no Portugal do após Segunda Guerra Mundial que, não querendo compreender os sinais de mudança dos tempos, tomou uma má decisão política, feita à revelia dos portugueses e de todos os pareceres da comunidade internacional, arrastando este pobre país para uma Guerra sem sentido e para a qual nem sequer estava preparado, nem tinha meios técnicos e humanos para a suportar. Só a carne para canhão da sua juventude, incluindo a dos jovens de Fafe que por lá deixaram a vida.

Estão de parabéns, por isso, a Câmara de Fafe, o NALF, o Cineclube e todos os que cooperaram na concretização desta efeméride.

Nota do autor:

(1) Teixeira, A, A, (2010) - A Guerra de Angola: 1961/1974.  Edição QuidNovi.

(Seleção, revisão / fixação de texto: LG)

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Notas do editor:

(*) Último poste da série > 18 de setembro de 2024 > Guiné 61/74 - P25953: Contributo para o estudo da participação dos militares de Fafe na Guerra do Ultramar: uma visão pessoal (Excertos) (Jaime Silva) - Parte X: Testemunho 5: "Desaparecido em combate, em Moçambique, em 15/11/1972: fur mil op esp / ranger João Manuel de Castro Guimarães"

(**) Vd. postes de:

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Guiné 61/74 - P25985: Memórias de um artilheiro (José Álvaro Carvalho, ex-alf mil, Pel Art / BAC, 8.8 cm, Bissau, Olossato e Catió, 1963/65) - Parte X: o pai chamava-lhe o "C"... e, embora não fosse crente, foi a Fátima a pé, para cumprir uma promessa que fizera, caso o filho regressasse inteiro...



Guiné > Região de Tombali >  Catió >  c. 1964/65 > Espaldão do obus 8.8. Ao lado, o comandante do Pel Art, alf mil art José Álvaro Carvalho, populamente conmhecido por "Carvalhinho"




Guiné > s/l (Região de Tombali ? ) >  Catió  (?) >  c. 1964/65  (?) >  O  alf mil art José Álvaro Carvalho sentado a escrever

Fotos: © José Álvaro  Carvalho (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Capa do "Livvro de C", de José Álvaro
Almeida de Carvalho (Lisboa
Chiado Books, 2019, 710 pp.)
 
1. Publicamos hoje a X (e última) parte das memóras do ex-alf mil art, José Álvaro Carvalho (*), membro nº 890 da nossa Tabanca Grande, desde 26 de junho de 2024 (**):

(i) tem 85 anos, sendo natural de Reguengo Grande, Lourinhã;

(ii) com 26 meses de tropa, acabou por ser moblizado para o CTIG por volta da primavera de 1963 (não conseguimos ainda apurar a data);

(iii) foi render um alferes de uma companhia de intervenção, de infantaria, sediada em Bissau (QG/CTIG) (não conseguimos ainda identificar qual);

(iv) irá cumprir mais uns 26 ou 27 meses, no TO da Guiné, entre o primeiro trimestre de 1963 e o início do segundo semestre de 1965;

(v) passou por Bissau, Olossato, Catió e a ilha do Como, aqui já a comandar um Pel Art, obus 8.8 (a duas bocas de fogo), com que participou, entre outras, na Op Tridente (jan-mar 1964);



Guiné > Região de Tombali > Ilha do Como > Ilustração,  "Tridente - Memórias de um Veterano", de António Manuel Constantino Vassalo Miranda (2007)
(com a devida vénia...)


(vi) no CTIG era popularmente conhecido pelo seu nome artístico, "Carvalhinho" (cantava o fado de Lisboa e tocava guitarra); em Bissau, chegou a fazer espetáculos com o alf médico Luís Goes (que cantava e tocava o "fado de Coimbra");

(vii) tornou-se também amigo dos então alferes milicianos 'comandos' Justino Coelho Godinho e Maurício Saraiva (já falecidos), quando se estavam a organizar os Comandos do CTIG (ofereceu-se para os "comandos",mas não foi aceite);

(viii) o José Álvaro Almeida de Carvalho (seu nome completo) publicou em 2019 o "Livro de
 C", Lisboa, na Chiado Books (710 pp.)  ("C" é o "nickname" pelo qual o pai o tratava);

(ix) é empresário reformado, trabalhou também como quadro técnico em empresas metalomecânicas como a L. Dargent Lda; aqui foi diretor do departamento de trabalhos exteriores, e sócio minoritário (fez, por exemplo, a montagem da superestrutura metálica e cabos de suspensão da ponte na foz do Rio Cuanza em Angola).



2. Em Catió ficou adido ao BCAÇ 619 (1964/66), comandando um Pel Art obus 8.8 a duas bocas de fogo. Participou em grandes operações no setor de Catió ("Tridente", "Broca", "Macaco", "Tornado" e "Remate"). A sua atuação operacional, como comandante do Pel Art, valeu-lhe, em 1967, uma Cruz de Guerra de 3ª Classe.


O alferes Carvalho esteve em dois meses na Ilha do Como, no àmbito da Op Tridente (jan-mar 1964).

 
Memórias de um artilheiro (José Álvaro Carvalho, ex-alf mil, Pel Art / BAC, 8.8 cm, Bissau, Olossato e Catió, 1963/65) 

Parte X:   o pai chamava-lhe o "C"... e, embora não fosse crente,  foi a Fátima a pé, para cumprir uma promessa que fizera, caso o filho regressasse inteiro...



O horizonte era verde visto do pequeno avião em que voava com o piloto, por cima da floresta.

Ia ali para poder dar as ordens de fogo ao sargento que ficara a comandar as bocas de fogo. Tinha que observar o tiro de avião por não haver referências no matagal cerrado.

De cima havia duas tonalidades de verde. Um mais escuro da floresta mais elevada, com raízes em terra firme e o outro mais claro, que era a maior parte, da floresta com menos porte que nascia na lama e era inundada na maré cheia. Esta multiplicava-se com ramos que desciam da parte superior até ao chão
e se enterravam depois na lama e assim enraizavam. Eram mais tarde o habitat natural de ostras que aos milhares a estes se vinham agarrar.

De terra disseram que estavam a vê-lo.

Respondeu:

− Dispara um very-light para te poder assinalar no mapa.

Daí a pouco subiu um no céu, que assinalava a posição do pelotão sobre o lado esquerdo, a qual pela direcção da bússola do avião e pela distância percorrida, marcou no mapa.

Estou a ser emboscado. Tenho feridos.

Enviou ao sargento os elementos de fogo para 500 jardas á frente da posição assinalada. Pouco depois ouviu os disparos pela rádio. Pelas tabelas de tiro calculou o tempo que as granadas levavam a chegar e na altura própria disse ao piloto:

 − Pique sobre o objetivo cerca de 1 km à direita do ultimo rebentamento.

O piloto assim fez. Começaram a ouvir-se os pec pec pec das chicotadas das balas das metralhadoras inimigas apontadas ao avião, á medida que se aproximavam do objetivo.

E de repente o rebentamento das duas granadas enviadas:

− Broummmmm! Broummmmm!

O comandante do pelotão disse: 

− A direcção está certa mas os tiros estão compridos.

Entretanto o comandante da companhia de intervenção informou que já tinha vindo para o local um novo pelotão de reforço. Pediu também ao alferes deste pelotão que disparasse um very-lyght para o assinalar no mapa o que veio a acontecer daí a pouco.

Disse ao Sargento para encurtar a alça 200 jardas e disparar quando pronto.

Daí a pouco ouviu no rádio este ordenar: 

Fogoooo! – duas vezes.  

E daí a alguns minutos viu-se e ouviu-se o rebentamento das granadas:

 − Broummmmm! Broummmmm!

A chicotada das balas do inimigo a passarem junto ao avião intensificou-se: Pec! Pec! Pec! .... O piloto disse:

− Ou nos pomos a andar daqui ou vamos parar lá abaixo.

Respondeu o alferes Carvalho: 

− Vamos embora.

O piloto descreveu uma curva larga para a direita e subiu. Depois voou de novo para a esquerda para não se perder o contacto rádio dos comandantes do pelotão. Este disse: 

− Preciso de mais alguns tiros 500 metros à direita e à esquerda.

Deu ao sargento do pelotão ordens de fogo nesse sentido.

Pouco depois o piloto disse:

 
− Temos que reabastecer.

Disse para terra:

− Fogo terminado. Vamos reabastecer. Depois vimos de novo.

Regressaram à pequena clareira coberta de erva alta que servia de pista, na sede do batalhão,  onde pousaram.

Enquanto se processava o reabastecimento, aproveitou para desenferrujar as pernas. O espaço no pequeno avião era muito apertado e mal lá cabiam ele e o piloto. Aproveitou também para refletir sobre a sua vida, o que dum modo geral evitava.

Naquele dia o alferes Carvalho  deu-lhe para aquilo. Pensou na família e principalmente no pai, que tinha pago à mais variada casta de traficantes, amiguistas, supostos influentes do regime, etc. para que ele não viesse a África.

Pedia-lhe frequentemente para acompanhar um ou outro, a falar aqui e ali, supostos de moverem influências nesse sentido mas o que queriam era apanhar-lhe dinheiro.

Nunca se sentira muito bem neste papel e duvidou sempre da capacidade desses indivíduos para realizar o que se propunham. Por outro lado, toda a sua geração estava a caminhar para África e não lhe parecia muito correto evitar fazê-lo.

Até que um dia no seguimento de mais uma dessas diligências disse :

 − Ó pai,  deixemo-nos disto. Já devia estar em África há muito tempo!  − o que deixou toda a gente boquiaberta.

Mas o pai nunca desistiu. Já próximo do final da comissão recebera uma carta dele a dizer :

−  Agora é que conheci um sujeito que te vai tirar daí.

Continuava nestas diligências não só por si mas também pressionado pela mãe.

Quando mais tarde regressou, o pai, embora não fosse crente foi a Fátima a pé, para cumprir uma promessa que fizera de assim fazer se o filho regressasse inteiro.

Acreditava que nos movimentos de libertação havia boa gente, mas também muitos oportunistas. Quanto ao recrutamento de soldados, havendo dinheiro era fácil de fazer em África.

Por fim pôs-se a pensar na filosofia da guerra. Há cerca de dois mil anos, um imperador chinês de grande sucesso, adotou e impôs na China uma filosofia (mais tarde religião ) – “Legalismo “ – que se fundamentava em que o homem era por natureza mau e,  não sendo regido por leis e regras rígidas, destruiria a sociedade. No seguimento desta imposição proibiu o Confucionismo e o Taoismo, filosofias mais antigas e moderadas. 

Com base nestas novas regras e leis, este imperador veio a unificar o país, a escrita e a moeda, sendo assinalado como um dos grandes criadores da civilização chinesa.

Por outro lado a formação que tivera, fizera-o acreditar que havia uma grande falta de tolerância no mundo. A tolerância pode ser real ou imaginária. Esta última, a mais comum, fundamenta-se no princípio de que uma coisa é adotá-la e outra concretizá-la, mesmo quando colide com os nossos interesses materiais ou ideológicos.

No que a si se refere, naquela situação optou pela filosofia do verdadeiro soldado, que é a de que as ordens não se discutem.

Todos estes pensamentos pareciam contraditórios, já que era,  por educação, de cultura antimilitarista.

Procurou incutir ao seu pessoal o comportamento de soldado acima referido e talvez por isso o seu pelotão fora elogiado ou louvado em todas as operações em que participou.

Sendo talvez também por isso que, não tendo condições para integrar qualquer exército, acabou por ser condecorado com uma cruz de guerra.

Nas horas vagas o que lhe dava o maior prazer era alhear-se de tudo e de todos e escrever versos nem sempre muito coerentes, principalmente nos que pretendia descrever a vida duma personagem histórica que o fascinava: Menés,  o primeiro faraó do Egipto que viveu há cerca de 5000 anos.

Descendente duma tribo do Sul,  conseguiu conquistar e unificar todo o vale do rio Nilo. Região cuja prosperidade se começara a fazer notar e cujos excessos de produção permitiam que uma parte significativa da sociedade se dedicasse a atividades diferentes do cultivo, recolha,  caça ou conquista de alimentos. 

No que se refere à religião que derivou da feitiçaria, acabou por se tornar ainda no seu tempo numa notável organização de alguns sacerdotes a que ele próprio presidia na qualidade de Horus,  o deus falcão,  descendente principal de Amon --Rá,  adorado pelo clã da tribo de que descendia e modelo do seu símbolo totémico, distribuídos por alguns locais de adoração, dedicados a outros tantos deuses todos descendentes de Amon-Rá e Hórus que detinham o poder e a maior parte da riqueza existente.

Estes locais de adoração vieram muito mais tarde, nas dinastias que se lhe seguiram,  a transformar-se em sumptuosos templos.

Assim que enchia um caderno com versos destes, levava-o para o Quartel General, na capital, e guardava-o juntamente com os restantes num cacifo que tinha na messe de oficiais. Queria deixar estas recordação ao filho que viesse a ter.

(Revisão / fixação de texto: LG)

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Notas do editor:

(*) Último poste da série > 16 de setembro de 2024 > Guiné 61/74 - P25947: Memórias de um artilheiro (José Álvaro Carvalho, ex-alf mil, Pel Art / BAC, 8.8 cm, Bissau, Olossato e Catió, 1963/65) - Parte IX: De novo em Catió... P*rra, deixem-me comer o petisco em paz!

(**) Vd. poste de 26 de junho de 2024 > Guiné 61/74 - P25684: Tabanca Grande (560): José Álvaro Almeida de Carvalho, ex-alf mil art, Pel Art / BAC, obus 8.8 m/943 (1963/65) , adido 14 meses ao BCAÇ 619 (Catió, 1964/66): senta-se no lugar nº 890, à sombra do nosso poilão

Guiné 61/74 - P25984: (In)citações (264): Naquela época era-nos proibido falar muito sobre a política da guerra em África (Tony Borié, ex-1.º Cabo Op Cripto)


1. Mensagem do nosso camarada Tony Borié (ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66), com data de 25 de setembro de 2024:

…Companheiros, hoje somos um antigo veterano “anti-guerra”, porque a nossa experiência diz-nos que, (e não é apenas a continuação de uma história ruim que se arrasta por séculos), qualquer guerra, por mais pequena que seja, “nunca tem um bom final”.

…Naquela época, a maior parte de nós não sabia e…, era-nos proibido falar muito sobre a política da guerra lá na África. Uma coisa nós sabíamos, porque tínhamos sido treinados para isso…, era que estávamos ali para combater, guardar ou proteger, depende do que queiram chamar, um império desconhecido, num serviço militar que era obrigatório para todos e, morrer…, ou seja, dar a vida em defesa da bandeira de Portugal.

…E normalmente…, quem inicia as guerras entre países não é o povo, são os dirigentes desses países, o povo ama-se e compreende-se e quer a paz, um tecto para se abrigar, roupa, trabalho e comida, educação e o bem estar dos seus, mas alguns governantes que até têm escola superior, é que geram os conflitos, contando sempre com o apoio do povo que formam os seus exércitos, e claro,…, morrem num campo de batalha para os defenderem.

…Depois…, quem defende esse povo que defendeu esses dirigentes que tomaram decisões erradas? Enfim, podemos escrever um milhão de páginas, que o resultado é sempre o mesmo…, o povo é que luta e sofre.

…Nenhuma guerra, mesmo patriótica, defende os interesses da população justificando o sacrifício das vidas humanas que depois…, sempre tiveram alguma dificuldade em se afirmar nos círculos políticos ou culturais, porque entretanto o regime mudou com o fim dessa mesma guerra e logo vão esquecer o sofrimento dos soldados que combateram, porque sempre, não importa como, questionam os sentimentos patrióticos desses mártires soldados. Foi isto que aconteceu em Portugal, país onde nascemos e pelo qual combatemos.

…No entanto, em algumas nações ainda é prática comum algumas homenagens, aos seus heróis combatentes, embora na nossa opinião, as homenagens são ao mesmo tempo um reviver de memórias que enfatizam a honra e o patriotismo, obscurecendo o registo completo dos nossos sentimentos e experiências de combatentes e…, na verdade, colocam uma certa distância entre a semelhança da experiência humana, que essa sim, transcende toda e qualquer fronteira entre um discurso público de ocasião de um qualquer político, só para agradar e…, a realidade vivida num campo de batalha.

…E para terminar, como a minha especialidade era “cifra” e tinha conhecimento de algumas decisões que davam em destruição de bens e pessoas inocentes, e como para o final da comissão andava constantemente contrariado e dizia que assim que voltasse a Portugal ia emigrar, embora embarcasse de retorno a Portugal em Maio de 1966, guardaram a minha caderneta militar por mais de cinco anos, recebendo-a só em final de 1971.

Tony Borie
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Nota do editor

Último post da série de 24 de setembro de 2024 > Guiné 61/74 - P25977: (In)citações (263): Eduardo Estrela, espero poder dar-te um abraço, ao vivo, com um atraso de 55 anos (!), na próxima quinta feira, em Algés, no 57º Convívio da Magnífica Tabanca da Linha (Luís Graça, editor)

Guiné 61/74 - P25983: A CCAÇ 675 - A Gloriosa - Como se “inventou” e gerou o mito – verdadeiro da Gloriosa CCaç 675 (Belmiro Tavares, ex-Alf Mil)


A CCAÇ 675

A Gloriosa

Como se “inventou” e gerou o mito – verdadeiro da Gloriosa CCaç 675


Como conseguimos os nossos objetivos com trabalho (muito trabalho), dedicação, honestidade, saber, coragem (muita coragem), valentia e ousadia q.b.

Primeira fase, em Évora, 07/01/1964 – 2.º ciclo de instrução (o 1.º foi ministrado, no ano anterior, em outras unidades).

Formação da CCaç 675

- Aperfeiçoamento físico técnico e mental para que ninguém acusasse fadiga… antes do tempo.
- Disciplina… disciplina…. Disciplina.
- Espírito de corpo – união fraterna entre todos os elementos da CCaç 675 que viria a ser a gloriosa.

Havia um cross semanal; o primeiro foi de 5 km e dezenas de soldados desistiram; o último tinha 35 km e não houve desistências.
Em tempo breve, os nossos soldados distinguiam-se de todos os outros pela disciplina, garbo, educação e respeito que exibiam em qualquer local. Todos se orgulhavam de pertencer à CCaç 675 – a Gloriosa; cada um de nós dava, diariamente, o seu melhor.
Estava lançado o mote… que se ia enraizando… Estávamos, no entanto, ainda longe de atingir os objetivos ideais que tinham sido traçados pelo nosso mui ilustre capitão.

Avançámos afoitos para a 2.ª fase:
- Bissau, 13/05/1964
- Aperfeiçoamento físico enérgico e vigoroso (quase violento) porque “a guerra é coisa séria” e encontrava-se ali ao lado da nossa porta.
- Mentalização técnica, física e psicológica – estávamos sempre na crista da onda.
- Era obrigatório saltar das viaturas, em movimento, até aos 50 km/hora.
- O nosso sábio timoneiro determinou que os subalternos não permitissem que os soldados vagueassem pela cidade (Bissau), onde encontravam um ambiente derrotista; quando fôssemos para o mato, eles já se sentiriam vencidos.
Assim os nossos soldados tinham o dia “todo ocupado”; podiam fazer o que quisessem… menos ir à cidade. O ambiente, ali, era o menos aconselhado a quem sentia ganas de vencer.

Surgiu uma nova alínea (“a cabeça” do nosso afoito capitão não parava!):
- Saltar da viatura e disparar, ainda antes de “aterrar”, porque – ensinamento do nosso douto capitão: “apenas o primeiro tiro deles é perigoso; ouvindo os nossos disparos, eles baixam a cabeça, levantam o cano da sua arma e… já não acertam”

3.ª fase – Binta 29/06/1964 – Estávamos prestes a “abrir as portas da nossa guerra”
- Organização dentro do aquartelamento.
- Preparativos para a defesa das instalações… precárias.
- Entrada na guerra, de rompante e em força, 04/07/1964.
- Demonstração de coragem, ousadia e valentia… a todas as horas; ali, a guerra era total e cobria toda a zona.
- Força, no seu máximo expoente.

Em breve, as emboscadas dos nossos adversários eram “montadas”, cada vez mais longe do “nosso itinerário” que não tínhamos e, a cada dia, com menos intensidade. Surgiu um novo parágrafo:
- “É preferível romper a sola das botas que os pneus das viaturas”.

Isto significava que era mais fiável e seguro andar a pé e fora dos caminhos e atalhos do que nas viaturas.
- Em breve, montávamos mais emboscadas que os independentistas – eles não estavam habituados a sentir tanta valentia e a ser tão pressionados.
- Instalávamos perigosas “armadilhas”, em locais criteriosamente escolhidos, provocando-lhes insegurança.

Nota: usando as viaturas, os nossos adversários sabiam onde nos encontrávamos e para onde nos deslocávamos; era fácil precaverem-se: ou montavam uma sempre perigosa emboscada ou afastavam-se… para fora da nossa zona.

- Sinalização, à entrada de uma ponte, acabada de reconstruir: “Atenção! Há armadilhas!”
Eles não acreditaram na nossa sinceridade e… pagaram caro.
- Eram forçados a viver, “sobre brasas” e … afastaram-se do nosso território.

- “PSICOSSOCIAL” junto à fronteira com o Senegal, “convidando” os guineenses ali refugiados, a regressar à terra que os viu nascer. - Garantíamos-lhe segurança e trabalho – sempre trabalho – muita amizade e proteção – Inicialmente, o regresso foi lento mas, logo, acelerou enormemente, apesar da vigilância do pessoal armado do PAIGC, para o impedir. A RECONSTRUÇÃO - a fase mais importante após a pacificação-.

No fim do primeiro ano de Guiné, 12/05/1965 o nosso capitão falou às tropas, em parada, alertando:
- Soldados! Se a nossa comissão acabasse hoje, nós seríamos apelidados de vândalos, porque, na verdade, nós limitámo-nos, quase só a destruir. Agora, vamos iniciar uma nova fase da nossa guerra; será mais complicada que a anterior mas não menos importante, tentaremos trazer de volta os antigos habitantes desta região, proporcionando-lhes segurança e trabalho… muito trabalho.

Teremos:
- Restaurar casas;
- Edificar casas novas;
- Preparar jovens para a autodefesa de pessoas e bens e da tabanca;
- Criar condições de vida;

No fim da nossa guerra, poderemos dizer aos nossos familiares e amigos:
- Nós destruímos! Mas… Nós reconstruímos e construímos!
- Faremos regressar as pessoas que foram obrigadas a abandonar as suas casas e seus haveres, refugiando-se no vizinho Senegal, onde vivem, há vários meses, em miséria extrema!

E concluiu:
- Vamos a isto, valentes companheiros! Com soldados como vós… é fácil ser vencedor!
- Autodefesa da tabanca nova:
- Militarização de jovens voluntários.
Se ocorresse um ataque a CCaç 675, logo, acorreria em seu auxílio:

Nota: o tal “imaginado” ataque nunca aconteceu, porque… os nossos adversários nos respeitavam muito e não ousavam aproximar-se da “nossa casa”.
- Desenvolvimento social e cultural
- Conversas frequentes com os “homens-grandes”, à sombra do poilão – local sagrado dos mandingas – “ali ninguém poderia mentir”.
- Construímos:
- Um posto de socorros para o povo de Binta;
- Formámos enfermeiros para ali trabalhar;
- Nota: os casos mais intrincados “passavam” para a equipa médica da CCaç 675;
- Um parque infantil;
- Um jardim escola;
- Uma escola primária – aqui, mais de meia centena de crianças aprendiam a ler, escrever e contar, na “doce língua” de Camões, sob as ordens um “professor” que trouxemos de Farim, a “expensas” nossas; a miudagem entoava o Hino Nacional, diariamente, antes do início das aulas e, mais tarde, durante o hastear da Bandeira aos domingos e feriados. Foi uma enorme surpresa para todos nós, quando tal aconteceu pela primeira vez.
- Os jovens encarregados da auto-defesa prestavam honras à Bandeira… em dias determinados;
- Restaurámos uma boa parte das “moranças” da velha Binta; os nossos militares auxiliavam em tudo o que à construção e reconstrução dizia respeito; havia, porém, uma técnica para a qual não estavam preparados:
- Elaborar as coberturas das “moranças”, com capim; esta tarefa “pertencia” aos nativos.
- Construímos muitas moranças usando a construção em “tabuleiro de Xadrez”

Assim surgiu a “VILA TOMÉ PINTO!” A povoação era, agora, enorme – já não era a vulgar tabanca; ali, viviam em segurança quase total mais milhar e meio de pessoas.

Para produzir riqueza, aquele povo necessitava de sementes e também alimentos. Aqui, o nosso já célebre capitão “colocou em risco a sua já brilhante carreira”. Não conseguindo apoios de outras entidades decidiu contactar, diretamente, o senhor governador Geral da Guiné, General Arnaldo Schulz, que compreendeu as razões do excelso capitão e em breve enviou para Binta:
- Cinquenta toneladas de arroz para semear;
- Quarenta e cinco toneladas de arroz para alimentação:
- Cinquenta toneladas de amendoim para semear.

Além disso entregou “em mão” uma verba avultada para os primeiros encargos (aquisição de ferramentas e alimentos).

Em breve as mulheres de Binta produziam uma quantidade desmedida de produtos hortícolas que vendiam aos habitantes de Farim e também à tropa, ali sediada.

Quase diariamente, ao fim da tarde, um grupo de raparigas (bajudas) aparecia junto do comando da CCaç 675; sorrindo, dengosamente, solicitavam ao glorioso capitão que lhes facultasse transporte que as levasse a Farim. Meio mundo se admirava da quantidade de produtos da horta – especialmente tomates – que a cada dia, elas comercializavam, naquela vila.

Alguém encontrou a resposta:
“Em Farim, há uma enorme carência de… tomates!”

A sementeira foi grande! Lançaram à terra a totalidade das sementes fornecidas pelo governo e ainda cerca de duas toneladas de amendoim que o célebre capitão de Binta conseguiu, gratuitamente, em Farim: oferta da Ultramarina na pessoa do seu gerente, em Farim, o sr. Júlio Pereira.
A produção de amendoim e milho era tarefa dos homens; as mulheres tratavam do arroz e da horta.
A colheita foi volumosa! A tropa ajudou na arrecadação do produto, em local seguro, e no posterior transporte para o cais.

“A venda foi total!” aquele povo massacrado nunca recebeu tanto “patacão” (dinheiro) pela venda da “mancarra” (amendoim) porque, desta vez, eles receberam o valor total da mercadoria. Agora, como dantes, um kilo de amendoim 2$00 (dois escudos) mas, desta vez, eles recebiam o valor total da mercadoria não havia desvios como dantes!

O sábio capitão alertou o representante da Ultramarina, em Binta como segue:
- Tu não recebes “mancarra” de ninguém sem a presença de um oficial ou sargento; no acto do pagamento, as contas terão de “bater certo!” Entendeste?
Não houve desvios!

Por estas e por outras (que não cabem em espaço curto) aquele povo considerava o douto capitão de Binta como… “o pai de todos”. Estas foram as palavras de Júlio Pereira, o gerente da Ultramarina, em Farim, quando ofereceu o amendoim de que dispunha, para aumentar a área semeada.
Neste ambiente de crescimento, cultural, social e económico os nossos combatentes (os europeus) não foram esquecidos.

Pusemos a funcionar:
- As aulas regimentais.

A partir de agora – fins de 1964 – a CCaç 675 já não era uma companhia… nem sequer um batalhão! Era um regimento!
Na CCaç 675 havia:
- Dois analfabetos;
- Trinta e quatro militares tinham a terceira classe de adultos – era quase o mesmo que nada!
- Os analfabetos “aprenderam qualquer coisita” o suficiente para escrever cartas aos pais e aos amigos, orgulhando-se da sua aprendizagem. Alegavam que os pais não queriam acreditar que eles já eram capazes de escrever cartas.
- Trinta e duas praças fizeram, em Farim, o exame da quarta classe.

O alf. Tavares (o responsável pelas aulas) não levou um soldado a exame por não estar devidamente preparado e outro reprovou. Um bom resultado! O “inventor daquelas aulas regimentais” alegava perante os alunos:
- Este diploma poderá não ser muito importante na vossa vida (será bom sinal, se assim acontecer) mas poderá sempre ornamentar qualquer espaço da vossa casa ou poderá ser colocado, até, sobre o aparelho de TV. Mas podem dizer aos vossos filhos, aos netos e aos amigos:
- Para conseguir aquele diploma, trabalhei muito, tirando horas, ao meu descanso diário – de manhã, espingarda na mão, ia para o mato atormentar os adversários e enviá-los para fora do nosso terreno; à tarde, lápis na mão e livro sobraçado, ia ouvir atentamente, as palavras dos nossos ensinadores, os oficiais e os furriéis da CCaç 675.


Também neste campo a CCaç 675 foi gloriosa e única.

Temos um passado – comissão na Guiné – glorioso mas no após-guerra continuamos a ser diferentes… pela positiva.
Em 1967, fizemos a primeira confraternização! Reunimos sempre com os familiares. No 1.º almoço eramos 24 antigos combatentes; no ano seguinte, reunimos 23; no 3.º ano éramos apenas 17!
Sob orientação ativa do nosso emérito capitão, sempre presente e com a prestimosa ajuda do sold. cond. auto Padre Eterno e outros, chegamos a reunir mais de 170 pessoas.

Após a pausa do Covid, a máquina entrou de novo em movimento; passámos a fazer duas reuniões anuais: - uma a norte e outra a sul. As nossas já provectas idades a isso nos obrigam.

Temos vindo a colocar lápides, nas sepulturas nos nossos mortos: - nos que morreram na guerra (os três foram trasladados) e nos que morreram cá, na peluda.

Quando e onde é que isto vai parar?

Vamos aguardando, andando, e resistindo; agora… sem grandes acelerações!

Nota: Em 2023, fizemos, em Évora a nossa confraternização anual para o pessoal do sul; o nosso general e o alf. Tavares foram de véspera para acertar agulhas. À noite, foram jantar, de surpresa, a um restaurante que pertence ao nosso companheiro Orlando Amoreirinha, primeiro-cabo n.º 2144. Após o jantar e uma agradável conversa, o Tavares sugeriu:
- Amoreirinha! Eu já não conheço estas ruas e becos; além disso, “de noite, todos os gatos são pardos”. Pega lá no teu carro e indica-nos até à messe de oficiais.

Conversámos, ali, mais um pouco e o nosso general manifestou o seu contentamento alegando:
- Fiquei muito feliz por saber que tu singraste na vida! Tens ali o teu ganha-pão e o dos teus filhos! Resposta do Amoreirinha:
- O que consegui na vida, agradeço-o ao meu general e ao meu alferes porque me deram a oportunidade de estudar e ensinaram-me para poder fazer o exame da 4.ª classe; sem esse diploma não conseguiria chegar onde cheguei.

O “inventor” daquela escola e o “responsável pelo seu funcionamento” ficaram radiantes ao ouvir aquelas palavras dum antigo aluno da “Escola Regimental” da CCaç 675, em Binta. Sem meios… mas com coragem e a vontade dos alunos… conseguimos!
Teríamos de ser vencedores! E fomos!

Acontece que o Amoreirinha já era 1.º cabo (e era dos bons) quando entrou naquela escola mas… não tinha a 4.ª classe.
Também o 1.º cabo corneteiro nº. 2446, J. Sousa Cunha, fez a 4.ª classe, naquela Escola… uns tempos depois de ser cabo.

O ousado e insigne capitão de Binta pensou e determinou! Os seus subordinados… cumpriram! E de cara alegre! O resultado é, ainda, bem visível! Há de continuar! Ninguém o esquece! A CCaç 675 merece!

Belmiro Tavares
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Nota do editor

Vd. post de 24 de abril de 2024 > Guiné 61/74 - P25441: CCAÇ 675 - Guiné 1964 / 66 - Retalhos do nosso pós-guerra - II (Parte III e última) (Belmiro Tavares)

Guiné 61/74 - P25982: Timor Leste: Passado e presente (23): Notas de leitura do livro do médico José dos Santos Carvalho, "Vida e Morte em Timor durante a Segunda Guerra Mundial" (1972, 208 pp.) - Anexo II: O tenente, e depois capitão, António de Oliveira Liberato











Notas de leitura do livro do médico José dos Santos Carvalho, "Vida e Morte em Timor durante a Segunda Guerra Mundial" (1972, 208 pp.) 

Anexo II:  O tenente, e depois capitão, António de Oliveira Liberato
 
 

1. Não fazia a mínima ideia da existência do tenente (e depois capitão) António de Oliveira Liberato, até começar a ler algo mais sobre a história de Timor.

Afinal foi um dos heróis portugueses de Timor durante a II Guerra Mundial. Era tenente de infantaria, adjunto do comando da Companhia de Caçadores de Timor (constituída por praças indígenas), cujo comandante, cap inf António Maria Freire da Costa (ex-aluno da Escola de Guerra,  incorporado em 1917 para Infantaria, e natural de Lisboa) se terá suicidado, em Aileu, em 1 de outubro de 1941, juntamente com a esposa Maria Eugénia Freire da Costa, e mais outros três portugueses que estavam nessa noite em sua casa, incluindo o médico dr. Dinis Ângelo de Arriarte Pedroso (*).

O António de Oliveira Liberato tem dois livros de memórias sobre esse trágico período, os quais são abundantemente citados pelo médico de saúde pública José dos Santos Carvalho, seu companheiro de infortúnio, autor de "Vida e Morte em Timor durante a Segunda Guerra Mundial" (Lisboa, 1972, 208 pp.), disponível em formato digital no Internet Archive.

Temos curiosidade em saber algo mais sobre alguns dos homens e mulheres, portugueses e timorenses,  que conseguiram resistir, ativa ou passivamente, à ocupação estrangeira do território (entre dezembro de 1941 e setembro de 1945), e nomeadamente à ocupação japonesa. Vamos,  assim, continuar a publicar mais algumas notas de leitura do livro do citado José dos Santos Carvalho. (*)



 António Oliveira Liberato, capitão: capas de dois dos seus livros de memórias: "O caso de Timor" (Lisboa, Portugália  Editora, s/d, c. 1946, 242 pp.)  e "Os Japoneses estiveram em Timor" (Lisboa, 1951, 336 pp.). São dois livros, de difícil acesso, só dispossiveis em alguns alfarrabistas e numa ou noutra biblioteca pública.


Capa do livro "Quando Timor foi Notícia", de Cacilda dos Santos Liberato (Braga, Editora Pax, 1972, 208 pp.). Encontrei um exemplar na Biblioteca Municipal da Lourinhã. Já o li de um fôlego.   Cacilda foi uma "mãe coragem: viúva de Júlio Gouveia Leite, secretário da administração de Aileu (vítima do massacre de Aileu, em 1/10/1942, a que sobreviveu), irá casar depois  com o tenente António Oliveira Liberato, também ele viúvo, e com um filho de 12 anos, Luís Filipe,  no campo de concentração de Liquiçá, em 1943. Viu a morte á sua frente por diversas vezes. Publicou as suas memórias trinta anos depois. 



 2. A par do advogado portuense, deportado por razões políticas em Timor, Carlos Cal Brandão ("F
uno: guerrra em Timor", Porto, edições "AOV", 1946, 200 pp.),  o tenente António de Oliveira Liberato foi o primeiro a publicar  um relato circunstanciado dos acontecimentos  ocorridos em Timor, entre finais de 1941 e setembro de 1945 ("O caso de Timor" Lisboa, Portugália  Editora, s/d,  c. 1946, 242 pp.).

O que aconteceu depois do seu regresso a Lisboa, aonde chegou a 15 de fevereiro de 1946 ? (*)

É um dos portugueses de Timor que é louvado pelo Governador Manuel de Abreu Ferreira de Carvalho, no final do seu mandato, em 10 de outubro de 1945, 

Estranhamente não há qualquer referência à sua prisão pelos japoneses em 9 de abril de 1944, e à sua deportação, três meses depois, em 11 de julho de 1944, para a  ilha holandesa de Alor, juntamente com o engenheiro geógrafo Artur do Canto Resende, o gerente do BNU João Jorge Duarte e o aspirante administrativo José Duarte Santa. Eram todos "suspeitos" de colaborar com o inimigo (os Aliados).

Só o José Duarte Santa e o tenente Liberato sobreviveram, ao isolamento, aos maus tratos, à fome e à falta de assistência médica. Os dois sobreviventes só foram libertado em 28 de agosto de 1945.

Teor do louvor:

(...) Determinou, S. Ex. a o Ministro das Colónias que, pelo seu especial interesse fossem publicadas no Boletim as seguintes três portarias subscritas pelo Sr. governador de Timor:

PORTARIA N.° 1:137-A

Ao tornar a entrar a Colónia na sua vida normal, pelo restabelecimento pleno da autoridade portuguesa em todo o seu território, é dever do governador da Colónia não esquecer aqueles que, durante um período de extremas dificuldades, bem souberam cumprir o seu dever de portugueses e de funcionários, ocupando através de tudo os postos que as circunstâncias impuseram, trabalhando e sacrificando-se pelo bem comum, não hesitando nas mais rudes provações e dando tudo para serem úteis. 

Todos os portugueses que em Timor se conservaram, souberam, de uma maneira geral e com um elevado espírito de patriotismo, cumprir o seu dever. Para eles são dirigidos neste momento os agradecimentos do governador da Colónia. Alguns houve, porém, e felizmente em número apreciável, que souberam cumprir esse dever por forma a bem merecerem ser distinguidos e terem individualmente público testemunho de louvor.

Nestes termos: O governador da Colónia de Timor, no uso das faculdades que lhe são atribuídas pelo artigo 31.° do Acto Colonial e pelo n.° 21.° do artigo 33.° da Carta Orgânica do Império Colonial Português, determina: 

Que sejam louvados: (...)

— O tenente de infantaria António de Oliveira Literato, pela forma como sempre desempenhou as suas funções de subalterno da Companhia de Caçadores de Timor durante o período da ocupação da Colónia e especialmente pela sua actuação como comandante da força incumbida da repressão da revolta de indígenas da Circunscrição da Fronteira em Agosto, Setembro e Outubro de 1942, em que deu provas de tacto, energia e desprezo pelo perigo que o afirmam como óptimo oficial, com uma nítida compreensão dos seus deveres para com a Pátria e para com os seus chefes. (...)

Fonte: Excerto de "O restabelecimento da Autoridade Portuguesa de Timor", in José dos Santos Carvalho: "Vida e Morte em Timor Durante a Segunda Guerra Mundial", Lisboa: Livraria Portugal, 1972,  pp. 132-141.

O governador também louvou seis deportados mas nenhuns dos portuguese que alegadamente se suicidaram.


3. Sobre o tenente Liberato e outros "prisioneiros de guerra", escreveu J. S. Rocha (2022) (**):

(...) Se dúvidas houvesse, sobre o tratamento dado pelos japoneses aos portugueses e timorenses acusados de colaborarem com as forças australianas, atente-se no caso do tenente Liberato. 

No dia 10 de julho de 1944 um militar português, tenente António Oliveira Liberato, e três destacados funcionários civis também portugueses, foram, após detenção e interrogatório pela polícia militar nipónica, a temida kempeitai, transferidos por via marítima para um local de cativeiro situado na ilha de Alor designado Kalabai, onde ficaram detidos numa casa rudimentar, rodeada de arame farpado, à guarda de indígenas armados comandados por um militar japonês. 

"O tenente Liberato, como outros habitantes, acusado de colaboração com as forças australianas e holandesas, tinha sido detido dois meses antes e durante o seu cativeiro em Díli foi sujeito a apertado interrogatório onde não faltaram sessões de tortura, 'suplícios de inenarrável desumanidade'...

"De acordo com diversos relatos, amarrados pelos pulsos com uma corda os prisioneiros eram em seguida pendurados nas grades do cárcere e içados de modo que os pés não tocassem o solo. Seguiam-se sessões intermináveis de interrogatórios e espancamentos, apenas interrompidos por breves períodos para rotação do interrogador ou então, seguindo um qualquer programa de ação psicológica sobre o prisioneiro que passava, depois de espancado, sentá-lo à mesa, conversar amistosamente com ele, fornecer-lhe algum alimento e cigarros sendo em seguida novamente pendurados nas grades. 

"Aos prisioneiros timorenses era também aplicada a chamada 'tortura da água' que consistia em deitar o prisioneiro '(...) de costas, sobre um estrado, amarrados de pés e mãos, na boca um funil introduzido, à força, entre dentes, enchiam de água o estômago do paciente. Expelida pela boca, pelas narinas e pelos ouvidos a primeira dose, repetia-se outra (...).' 

"Em 23 de fevereiro de 1945 faleceu o primeiro português (eng. Canto Resende). Observados por um médico em 20 de março de 1945, aos restantes três portugueses foi diagnosticado beribéri e paludismo sem que, contudo, lhes fosse fornecido qualquer tipo de tratamento. Em 25 desse mês faleceria outro português (gerente do BNU João Duarte) inchado e com graves dificuldades de locomoção. 

"Viriam a deixar a ilha de Alor em 23 de agosto de 1945, chegando a Díli no dia 28 do mesmo mês. Só no dia seguinte, e após intervenção do Governador junto Cônsul japonês, seriam definitivamente libertados." (...) (**)

As autoridades portugueses, já no pós-guerra, em meados de 1946, não se terão mostrado recetivas e colaborantes com a comissáo australiana para a investigação de crimes de guerra cometidos no território.

 (...) Por outro lado, e "no que respeita ao reconhecimento dos actos valerosos levados a cabo por portugueses e timorenses em Timor durante a ocupação japonesa, ele foi efetivo por parte das autoridades australianas e inexistente por parte das portuguesas que se revelaram mais empenhadas em punir exemplarmente muitos dos resistentes de Timor. 

"Ainda antes da invasão japonesa, em janeiro de 1942, o Governador de Timor proibira a população em geral de apoiar as forças australianas e holandesas que tinham entrado no território ilegalmente. Essa proibição voltou a ser anunciada publicamente em agosto e setembro de 1943 passando a contemplar também todo e qualquer apoio prestado às forças militares japonesas. (...) (**) 


4. Não sabemos mais pormenores sobre o  passado miltar do António de Oliveira Liberato. (Teria feito parte do CEP - Corpo Expedicionário Português, 1914/1918, como soldado  ? ... Ao que parece, terá chegado a Timor nos anos 30. Em 1941 era viúva e tinha um filho de 12 anos. Pelas nossas contas, terá nascido em finais do séc. XIX. )

Encontrámos apenas um artigo  sobre o "Capitão Oliveira Liberato", no   Correio de Nisa, 9 de janeiro de 1965 (e que  reproduzimos acima). 

Na altura acabava de se reformar, era "capitão de infantaria QR" , tendo sido louvado, em setembro de 1964, pelo Comando Geral da PSP,  pelos 17 anos dedicados àquela corporação como oficial, ou seja, desde 1947 até 1964.  Era, além disso,  o delegado distrital da Censura.




Regresso  a Lisboa, do tenene Liberato, em 1946, a bordo do N/M Angola, Foto do arquivo de Helena Oliveira Liberato, filha de Cacilda e de António Oliveira Liberato, já falecidos, nascida em Portalegre em 1952. Com a devida vénia à Visão História nº 8, abril de 2010.



5, No blogue A Voz Portalegrense, há um artigo de 20 de junho de 2010, sobre o "Capitão Liberato", da autoria de Mário Casa Nova Martins,

A propósito da nº temático dedicado a “Portugal e a II Guerra Mundial”,   pela revista Visão História n.º 8 , abril de 2010, diz o autor:

 (...) 'Este número fala sobre o caso de Timor, no tempo da ocupação japonesa. E ao fazê-lo, refere o então tenente António de Oliveira Liberato.

"Aquela figura militar foi uma personalidade importante em Portalegre após aquele episódio da História de Portugal, no qual foi interveniente e do qual deixou em dois livros o relato dos factos que protagonizou.

"Conhecemo-lo em Portalegre, no posto de capitão, sem no entanto, e dado a larguíssima diferença de idade, alguma vez lhe tivéssemos dirigido a palavra. (,...)  

"Era uma figura importante do Estado Novo em Portalegre, e recordamo-lo como uma pessoa simpática. Que nos lembre, pertencia à Legião Portuguesa e era responsável pela Censura.

"Como seria de esperar, teve dissabores após a Revolução do 25 de Abril de 1974, tendo estado preso.

"Mas quando regressou, teve sempre o respeito e consideração da maioria das gentes de Portalegre." (...)

E é tudo o que por ora sabemos deste militar, herói de Timor na II Guerra Mundial.
 


Capa do livro de José dos Santos Carvalho: "Vida e Morte em Timor Durante a Segunda Guerra Mundial", Lisboa: Livraria Portugal, 1972, 208 pp. Cortesia de Internet Archive. O livro é publicado trinta anos depois dos acontecimentos. O autor terá nascido na primeira década do séc. XX.



Capa do livro de Carlos Vieira da Rocha,
" Timor: ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial,
2ª ed rev e aum, Lisboa: Sociedade Histórica da Independência de Portugal, 1996,  309 pp.




Mapa de Timor em 1940. In: José dos Santos Carvalho: "Vida e Morte em Timor Durante a Segunda Guerra Mundial", Lisboa: Livraria Portugal, 1972, pág. 11. (Com a devida vénia). Assinalado a vermelho a posição relativa de Maubara e Liquiçá, a oeste de Díli, onde se situava a zona de detenção dos portugueses, imposta pelos japoneses (finais de 1942 - setembro de 1945)

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)

 
(Seleção, fixação/ revisão de texto: LG)
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Notas do editor:


(**) Rocha, J. S. (2022). Guerra irregular em Timor: a resistência contra o invasor japonês (1942-1945). In Jorge Silva Rocha (Ed.), Atas do XXX Colóquio de História Militar “A guerra irregular em Portugal: da fundação à atualidade”. (pp. 421-445). Lisboa: Comissão Portuguesa de História Militar. (Disponível em formato pdf, https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/28198/1/conferenceObject_95242.pdf )