segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Guiné 63/74 - P15692: Notas de leitura (803): "Cartas de Amor de Amílcar Cabral a Maria Helena: a outra face do Homem" (António Graça de Abreu / Márcia Souto, da editora Rosa de Porcelana)




Capa e contracapa do livro "Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a outra face do Homem". Organização de Iva Cabral, Márcia Souto e Filinto Elísio. Praia, Cabo Verde: Rosa de Porcelana, 2015. (Cortesia da página do Facebook de Filinto Silva, cofundador da editora Rosa de Porcelana).



1. Mensagem de Antonio Graça de Abreu, escritor, poeta, sinólogo, nosso camarada, ex-alf mil, CAOP 1 [Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74], membro sénior da nossa Tabanca Grande, e ativo colaborador do nosso blogue com cerca de 170 referências:



Data: 21 de janeiro de 2016 às 11:43

Assunto: Cartas de Amor de Amílcar Cabral

Meu caro Luís

O Jornal "ponto final", Macau,  quinta feira,  21 jan 2016, de hoje portanto, traz este artigo de Márcia Souto (será mineira, brasileira?), que creio vale a pena publicar no blogue.

A editora Rosa de Porcelana creio que é de Cabo Verde. [Fundada em 2013 por Márcia Souto e Filinto Elísio]

Abraço,

António Graça de Abreu


2. O Amador e a Coisa Amada: considerações acerca da edição do livro "Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a outra face do Homem"

por Márcia Souto

"Ponto Final", Macau, 21 de janeiro de 2016 (reproduzido com a devida vénia)


Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude de muito o imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.

Luís Vaz de Camões


Há alguns meses, senti algo estremecer e este estremecimento, compartilhado com meu companheiro de vida e de lida, tornou-se enternecimento.

Confiadas pela historiadora Iva Cabral, tivemos, eu e Filinto Elísio, a grande honra de poder trabalhar, enquanto Editores, as cartas inéditas de Amílcar Cabral à sua primeira esposa, Maria Helena Vilhena Rodrigues. As missivas datam de 1946 a 1960.

Pelo facto, compreende-se o estremecimento e a emoção, bem como a responsabilidade que nos coube em editar tão valiosos textos. Desde o dia da generosa prenda, legada pela primogénita do casal Amílcar Cabral e Maria Helena, dormimos e acordámos envolvidos numa atmosfera de encanto. Já disse Guimarães Rosa que as pessoas não morrem, ficam é encantadas; assim, ressuscitados, senão mesmo transformados pelas cartas escritas por um Amílcar Cabral,  colega, amigo, namorado e marido de Maria Helena, estas passaram a habitar muito do nosso trabalho, da nossa casa, do nosso corpo, do nosso pensamento.

Do encantamento ao labor. Tratava-se de um livro de 53 missivas de/com amor, em que fomos vendo o desfiar de um belo romance nascendo, tomando corpo e caminhando firme, não só no tempo, mas no espaço, posto que por terras portuguesas, cabo-verdianas, bissau-guineenses e angolanas.

São cartas em que se vão descortinando aos poucos o Homem por trás do Mito, assim como a
Mulher, companheira e camarada, que, por meio do afeto e da confiança, permite-se estar na História. O amor a mover o mundo... O amor entre duas pessoas a metonimizar o amor pela Humanidade.

Superados os estremecimentos, arraigado o enternecimento, surgiu-nos um pudor estranho ("Mineira é Fogo!"): como tornar públicas letras tão íntimas? Ato contínuo, percebemos que a importância de se compreender Amílcar Cabral, uma das grandes figuras da nossa contemporaneidade e um dos arautos da luta anticolonial e anti-imperialista no século XX, superaria quaisquer sensações de invasão da privacidade. É que muito da intimidade de Amílcar, pelo teor germinal, explica o tanto do "homem do mundo" em que se tornara Cabral. Embora "amilcariano", como o próprio intitula seu estilo epistolar, não se pode fechar os olhos ao "cabralismo", já patente, então, no jovem estudante de engenharia agronómica ou consolidado, mais tarde, no competente engenheiro, que se compromete, por inteiro e com coerência, à luta pelo direito à autodeterminação e à independência dos povos africanos.

Ao invés dos frios e longínquos anexos, tomámos, na edição do nosso labor, a decisão de destacar
os textos fac-similados (razão de ser do livro), acompanhando cada transcrição com o seu respetivo
original, de modo a propiciar aos leitores não só o acompanhamento, no calor da leitura, do texto manuscrito (o papel, a letra e os estados de alma, elementos que possam vir a revelar mais acerca do autor no momento da feitura da carta), mas também para facilitar alguma atenção especial que
os mesmos possam ter em relação a alguma passagem e facilitar o contato mais próximo com o texto autógrafo.

Nesta edição da Rosa de Porcelana, amadora transformada, consoante a semântica camoniana, creio que operámos a tão barroca e moderna transubstanciação: vivemos, com alegria e consciência, como editores, parceiros, companheiros e amantes, um pouco da vida de Amílcar e Lena, com a certeza de que o mesmo pode acontecer aos muitos leitores que desejamos para esta obra.

Márcia Souto



Amílcar e Maria Helena recentemente chegados a Bissau, em 1952



Da direita para a esquerda: Amílcar Cabral, Maria Helena e Clara Schwarz, na estrada de regresso de Dakar para Bissau em 1954.


As presentes fotos do arquivo pessoal de Clara Schwarz, a decana da Tabanca Grande, que vai fazer completar este mês de fevereiro, no dia 14, 101 anos!... O seu marido, o escritor e jurista Artur Augusto Silva, é que conviveu mais com Amílcar Cabral. Clara, que foi professora no Liceu de Bissau, traduziu textos de Cabral para francês. O nosso querido e saudoso amigo Pepito, o filho mais novo, nasceu em Bissau, em 1949 e morreu em Lisboa, em 2014. [LG]

Fotos (e legendas): © Clara Schwarz / Pepito  (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]

3. Comentário do editor LG:

Obrigado, António, pela tua atenção, sentido de oportunidade e gentileza (*). A Rosa de Porcelana é, de facto, uma editora luso-caboverdiana, com sede na Praia. O livro "Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a outra face do Homem" tem já  sessões de lançamento para: (i) 12 de fevereiro, na cidade da Praia; (ii) 26 de fevereiro, na cidade de Luanda; e  (iii) 18 de março,  em Lisboa. A informação é do Filinto Elísio [ou Filinto Silva], na sua página no Facebook.

Esta edição tem apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Amílcar Cabral, com sede na Praia.

Maria Helena [de Ataíde] Vilhena Rodrigues, engenheira agrónoma,  transmontana de Chaves, casou em 1951 com Amílcar Cabral, de quem teve duas filhas, Iva e Ana (**). Iva Maria nasceu em 1953, é hoje historiadora e vive na Praia, Cabo Verde. (Eu conhecia-a pessoalmente em Bissau, em 2008, por ocasião do Simpósio Internacional de  Guiledje).  Ana Luísa nasceu em 1962 e, segundo li, licenciou-se em  medicina e vive discretamente em Braga. 

Maria Helena e Amílcar separaram-se  definitivamente em meados da década de 60.  Cabral irá casar, em segundas núpcias, com Ana Maria Foss Sá, mais conhecida como Ana Maria Cabral, em maio de 1966. É assassinado em 20 de janeiro de 1973, na presença da segunda mulher. 

Sobre o resto da história de vida de Maria Helena,não sabemos grande coisa, nem se está viva. Casou, em segundas núpcias, com Henrique Cerqueira,  já falecido, um exilado político, português, em Rabat, Marrocos, que deu o alarme do desaparecimento do general Humberto Delgado, assassinado pelo agente da PIDE Casimiro Monteiro, perto de Badajoz,  em 13 de Fevereiro de 1965.  (Recorde-se que os cadáveres do general e da secretária apenas serão descobertos no dia 24 de Abril 1965.) Henrique Cerqueiro é autor de um livro panfletário, "Acuso", em dois  volumes (Aveiro, Editorial Intervenção, 1976), que terá diversas edições em Portugal.
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Notas do editor:

(*) Último poste da série > 31 de janeiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15691: Notas de leitura (802): "Genocídio Contra Portugal", edição SNI, Lisboa, 1961 (Manuel Luís R. Sousa)

(**) Vd. poste de 13 de fevereiro de  2012 >  Guiné 63/74 - P9477: Notas de leitura (333): Maria Helena Vilhena Rodrigues, mulher de Amílcar Cabral (Mário Beja Santos)

(...) Na revista História de novembro de 1983 vem um artigo assinado por António Duarte “Amílcar Cabral visto pela viúva”, título de mau gosto, Maria Helena Vilhena Rodrigues foi a primeira mulher do líder do PAIGC, a viúva chama-se Ana Maria Cabral. 

O que conta é o retrato humano que ela nos oferece do namorado, marido e lutador pela independência. O que ela aqui menciona vem já reproduzido noutros textos, na sua tese de doutoramento Julião Soares de Sousa refere abundantemente o seu depoimento. 

Conheceram-se no primeiro ano do curso de Agronomia. Amílcar cedo se tornou popular, tanto como aluno distinto como pela sua simpatia. A aproximação fez-se no terceiro ano do curso, quando transitaram apenas escassos 25 dos 220 alunos iniciais. Ela recorda que Amílcar a ajudava muito nos estudos, ela sentiu-se muito atraída: “Achava que ele era uma pessoa extraordinária, com uma grande cabeça. Quando ele me pediu namoro, não recusei”. E adianta: “Admirava a sua maneira de estar na vida, de interpretar a vida. Apesar de ignorante de tudo o que se passava lá fora, eu interrogava-me muito sobre certos aspetos ligas à pobreza. Não entendia as razões das diferenças sociais… Serenamente e de uma forma clara, tudo isso o Amílcar me explicava”. Quando passeavam de mão dada, ouviam-se comentários, afloravam-se preconceitos. Maria Helena recorda que ele tinha sempre uma explicação, nunca perdia o controlo: “Eu vim de longe. É natural, sou diferente deles. Você é uma moça muito bonita que namora comigo. Compreende-se…”.

(...) Casaram-se em 1951, Maria Helena estava ligeiramente atrasada, ele apresentou trabalho sobre os solos e andou pela aldeia de Cuba no Alentejo, ela dedicou-se à botânica e pastos.

(...)  Partem para a Guiné-Bissau [, em 1952], é aqui que vai nascer a primeira filha do casal, Iva. Vão permanecer três anos na Guiné-Bissau, Amílcar vai ficar a conhecer a Guiné de lés a lés, tudo graças ao recenseamento agrícola. Ambos adoecem e regressam a Lisboa. Ele trabalha temporariamente na brigada fitossanitária, em Santos, Maria Helena entrega finalmente a tese. Os professores de Agronomia arranjam trabalho para Amílcar e ele vai para Angola. Ela acompanha-o em 1957, fica como professora em Luanda e no Lobito. Nesse ano têm já casa na Avenida Infante Santo, em Lisboa. Data dessa época a vigilância da PIDE (...).

Estamos em dezembro de 1959, Cabral viaja até Paris. É daqui que ele lhe envia uma carta a Maria Helena em que lhe comunica que não volta, tem o seu caminho a seguir. Maria Helena parte para Paris, Cabral pede-lhe para regressar a Lisboa mas, logo a seguir, defende que Maria Helena e a filha devem abandonar Portugal. Sem alarde, ela abandona o país do ano seguinte, nessa altura já havia uma ordem de captura contra ela. Vai para Paris com a filha, ficam ali 8 meses. Cabral partira para Londres, já estava em plena atividade. Depois passa por Paris a caminho de Conacri. A vida do casal torna-se muito atribulada, Cabral, para sobreviver em Conacri trabalha como técnico agrícola, não tem dinheiro para pagar a habitação onde vive. Depois Cabral arranja uma casa que virá a ser a sede do PAIGC. Foi à porta dessa casa que ele será assassinado, na presença da Ana Maria Cabral, na noite de 20 de Janeiro de 1973. Maria Helena vai trabalhar como professora de liceu em Conacri, Cabral deixa o trabalho para se dedicar exclusivamente à luta de libertação. 

Maria Helena recorda: “Vivíamos praticamente só com o que eu ganhava no liceu. Era uma vida difícil. Tanto mais que estava para nascer a nossa segunda filha, Ana. Eu gostava muito de estar em Conacri porque todos ali eram meus amigos. Entretanto, tinham chegado, também, o Luís Cabral, o Aristides Pereira e a mulher, a Dulce Almada e o Abílio Duarte. E, mais uma vez, tive me separar do Amílcar. Ele achava que eu devia ter o bebé onde houvesse condições. Em Conacri não havia hospitais. Fui para Rabat”.

Seguem-se as opções de fundo, ambos vivem muito longe um do outro, Cabral achava que Maria Helena não devia fazer parte do PAIGC, depois do nascimento da filha, ele achou que ela não devia regressar a Conacri. A distância pesou no que virá a ser a separação do casal em 1966. Ela é omissa nesta entrevista, vários historiadores adiantam que tinham sérias divergências ideológicas. Cabral irá casar com Ana Maria, Maria Helena, em Rabat, casa com Henrique Cerqueira, ajudante de campo do general Humberto Delgado no exílio. Cerqueira irá ser muito badalado em Portugal, depois do 25 de Abril por ter escrito o polémico livro “Acuso!”, sobre o caso Delgado.

E ela termina dizendo: “O PAIGC ainda fez um esforço para salvar o nosso casamento. Convidaram-nos para passar umas férias na União Soviética, mas o Amílcar não quis ir… Foi assim”. (...)

domingo, 31 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15691: Notas de leitura (802): "Genocídio Contra Portugal", edição SNI, Lisboa, 1961 (Manuel Luís R. Sousa)

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Luís R. Sousa, Sargento-Ajudante Reformado da GNR (ex-Soldado da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Jumbembem, 1972/74), com data de 14 de Janeiro de 2016:

Amigo Carlos Vinhal:

Recentemente evoluía eu na escrita do meu livro, descrevendo em pormenor imagens que me marcaram profundamente na minha adolescência, ao ter acesso a imagens arrepiantes associadas ao massacre de Quitexe no Norte de Angola, decorria o ano de 1961.

Ao escrever, depois de já ter feito a descrição física da pequena publicação que continha essas imagens, mesmo não tendo dúvidas do aspecto daquele documento, embora na altura em que o vi ainda fosse muito novo, experimentei em fazer uma pequena pesquisa na Net, com o objectivo de encontrar algo associado àquelas minhas memórias. Para minha surpresa, tantos anos depois, encontrei mesmo a fotografia do pequeno livro, exactamente como eu o tinha descrito.

Assim, por entender que o assunto tem algum interesse em ser divulgado no nosso blogue, envio-te em anexo um pequeno excerto do livro que melhor descreve o que acabei de referir, e mando-te a fotografia visada para ilustração.

Um abraço deste teu companheiro e amigo
Manuel Sousa


"...Recuando alguns anos, tinha eu cerca de onze anos de idade, com a mesma tarefa de guardar o milho dos ataques do texugo, ia com o meu irmão Fernando dormir à nossa "Cabreira". Os mesmos receios da noite como atrás mencionei, embora este período coincidisse com as festividades da Nossa Senhora da Saúde na aldeia de Mogo de Malta, Carrazeda de Ansiães, em finais de Julho, cujo santuário se apresentava iluminado à nossa frente, lá no alto da encosta nascente do vale da Cabreira, que, de algum modo, tornava a noite menos tenebrosa. Porém, como criança que era, numa dessas noites, senti-me particularmente amedrontado com imagens horripilantes que se afiguravam de uma forma constante na minha mente.

Decorria o ano de 1961, estávamos em Julho ou Agosto, portanto, e aquele meu irmão tinha arranjado, não sei onde, uma pequena brochura com capas negras sarapintadas, graficamente, com manchas vermelhas, representando gotas de sangue. "Genocídio contra Portugal". Estava assim escrito na capa a letras vermelhas, configurando terem sido gravadas com sangue. Eram indescritíveis as imagens de terror que o interior daquele pequeno livro continha! Melhor teria sido se as não tivesse visto. Noite arrepiante aquela que eu passei! Para onde quer que olhasse no escuro que nos envolvia ou mesmo com os olhos fechados debaixo da manta que nos cobria, aquele espectáculo aterrador perseguia-me. Só alguns anos mais tarde tive a capacidade de ligar e associar estas imagens às primeiras investidas dos movimentos de libertação das colónias portuguesas de então. Tratava-se do massacre do Quitexe no norte de Angola que tinha ocorrido no mês de Março desse ano, por parte da UPA (União Popular de Angola).

Levado pela curiosidade, hoje fiz uma pesquisa na Internet e encontrei esse mesmo livro, exactamente com a forma que acabei de descrever, que alguém quer vender por 50 euros como documento histórico, cuja fotografia, pela crueldade que ela representa, não vou publicar neste livro".

Eis a apresentação da fotografia, para venda:


"GENOCÍDIO CONTRA PORTUGAL"
Edição SNI, Lisboa 1961
Livro com 16 páginas e muito ilustrado.
Em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.

Documento editado pelo SNI (Serviço Nacional de Informação), de denúncia dos massacres efectuados pelos guerrilheiros da UPA, liderada então por Holden Roberto, no norte da ex-colónia portuguesa de Angola, a partir de 15 de Março de 1961, onde foram mortos centenas ou milhares de civis, homens, mulheres, velhos e crianças, brancos, negros e mulatos, com requintes de malvadez, conforme atestam as fotografias.
Trata-se pois de um documento histórico daqueles acontecimentos.
Preço: 50,00€

Com a devida vénia a Livros Ultramar - Guerra Colonial


 Manuel Sousa
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Nota do editor

Último poste da série de 29 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15685: Notas de leitura (801): "Catarse", da autoria do Pe. Abel Gonçalves (Major-Capelão do BCAÇ 1911 e do BCAV 1905), edição de autor, 2007 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P15690: Blogpoesia (434): A Força dos Sinais (Joaquim Luís Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728)

1. Em mensagem de hoje, dia 31 de Janeiro de 2016, o nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66), enviou-nos mais est poema da sua autoria:


A força dos sinais

Não é do sinal no rosto
Ou de outro ponto oculto
De que eu falo.

Nem do ponto minúsculo
Que vai e vem,
Deixando rasto.

Nem do monte de preocupações passadas
Que vão e vêm.
Essas as calo eu.

Também não são os sinais da ortografia.
Nem sequer os da estrada.
Desses me acautelo
Com atenção para não errar.
É daqueles que te venho dando,
A cada hora e a cada passo
De que, sem ti ao pé,
A vida ficaria,
Para sempre,
Sem qualquer sentido…

Berlim, 31 de Janeiro de 2016
8h21m
Jlmg
Joaquim Luís Mendes Gomes
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15601: Blogpoesia (433): Como se... (Joaquim Luís Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728)

Guiné 63/74 - P15689: Atlanticando-me (Tony Borié) (4): Nunca é tarde (4)

Quarto episódio da nova série "Atlanticando-me" do nosso camarada Tony Borié (ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66).




Nunca é Tarde - Capítulo 4

Hoje voltámos a ver o nosso interlocutor, que além de falar, gosta de “Mal Assadas”, que é um doce característico da região dos Açores, também gosta de vinho tinto e o seu clube preferido é o Dallas Cowboy, por causa das raparigas com pouca roupa, que iniciam o espectáculo. Não sei se estão lembrados, o último capítulo terminou com a morte da Diane, cá vai a continuação.

O Nico, agora viúvo, passava os dias, triste, sempre lhe vinham as lágrimas quando via na sua memória a falecida Diane, sorrindo-lhe. Não quis mais tirar as licenças de capitão de barco, nos primeiros tempos queria morrer também. Chegou mesmo a pensar em sair para o mar de barco, atirar-se borda fora, simulando um acidente. Aos poucos foi resistindo, começou a pensar no filho Mike, iria fazer tudo para fazer o que a falecida Diane lhe pediu nos últimos dias de vida, que era para o fazer homem honrado, digno do património dos avós.

O Mike, na universidade não tinha muita vocação para finanças, o que adorava era a política. Fazia parte do comité de estudantes na altura das eleições para senador do estado, ajudava como voluntário, até tirava licença na universidade para andar por outras cidades, fazendo campanha. Gostava de política e iria ser um político.
O pai Nico dizia-lhe:
- Mike, todo o património dos teus avós tem que ser administrado por alguém, esse alguém és tu, pensa bem meu filho.
Mas o Mike, sorridente, como a falecida mãe, logo lhe respondia:
- Pai, não me ponhas responsabilidade e pressão em coisas que não penso, que por agora não me interessam, sabes o que agora me interessa? É que o senador que eu ajudo, seja eleito. Toma um beijo, vai divertir-te. Porque é que não vais ao teu Portugal, ao teu continente?
E saía, porta fora, carregando bandeiras e panfletos de propaganda do seu senador.

Os sogros de Nico tinham todas as propriedades bem administradas. Tinham encarregados em algumas quintas de gado, que sabiam o que faziam, alguns eram das ilhas, que ajudou a emigrar, eram sérios e respeitadores. Na empresa marítima, já era diferente, era um grupo de sócios, administrado por uma gerência, com alguns advogados e estava a seguir em frente, com as contas prestadas todos os meses, com esclarecimentos a todos os sócios. Portanto, estava tudo a rolar sem problemas. O Nico também já tinha conhecimento da organização e, em alguns casos, já assinava alguns papeis, mas ocupava o seu tempo em algumas quintas, vendo o gado pela manhã. Ao meio dia vinha a casa, comia algo, sozinho, depois ia até à empresa marítima, regressando de novo a casa. Não podia passar em frente ao bar onde se juntava com a falecida Diane, que lhe vinha um forte ataque de choro, tinha que parar o carro, era mais forte do que ele. A memória da falecida estava bem viva.

Nunca mais tinha ido a Portugal, a principal razão era a vergonha, não tinha coragem de enfrentar a Dina, se a voltasse a ver, chegou a convidar os pais para virem ao seu casamento, mas não vieram, respondendo-lhe que eram pessoas de uma só cara, honrados, que cumpriam a sua palavra, coisa que ele não fez. Estavam ambos vivos, mas não o queriam ver, depois do que fez à Dina. E diziam mesmo, nas cartas que a princípio escreviam, que tinham perdido um filho, mas tinham ganho uma filha, que era a Dina.

Estas palavras, agora sozinho, começavam a vir de novo ao seu pensamento, algumas vezes já ocupavam mais o seu pensamento do que as saudades da sua querida Diane, e pensava:
- Que sorte a minha, meu Deus, vim à procura da fortuna, encontrei-a, agora sou rico, financeiramente, estou em muito boas condições, mas estou sozinho e infeliz, não sei se vou resistir muito mais. Nesse mesmo dia, ao cair da tarde, os sogros vieram visitá-lo, e disseram-lhe:
- Então Nico, como vais homem? E o nosso neto Mike, como vai nos estudos? Aparece lá por casa, leva-o, queremos ver o nosso neto, tens que começar a sair mais de casa, ninguém vai dar vida à nossa Diane.
E dito isto, limparam umas lágrimas.


Passaram uns anos, o Nico foi aos poucos tomando conta de toda a organização e do património dos sogros, o Mike, acabou o curso de finanças, mas era deputado na cidade, andava em campanha para presidente da câmara. Ajudava o pai, mas pouco, todo o seu tempo eram reuniões do partido e envolvido na campanha. Passados uns meses foi  eleito presidente da câmara.

O clube dos Açores fechava muitas vezes ao público, pois estava sempre ocupado com reuniões e comícios, do presidente Mike, que estava a subir na política a olhos vistos.

O Nico andava com uma ideia, que cada vez lhe ocupava mais o pensamento, não podia viver mais no meio de toda aquela riqueza, sabendo os seus pais velhos, em Portugal, que já não respondiam às suas cartas, algumas pedindo perdão, há alguns anos. Tinha que fazer algo, estes pensamentos atormentavam-no, ocupavam a sua mente durante todo o tempo, algumas vezes, já não pensasse na falecida Diane, até já nem olhava para a sua fotografia quando se levantava pela manhã, qdepois de acordar de alguns sonhos, onde os pais o corriam, dizendo:
- Sai da nossa frente, desgraçado, que nos envergonhaste, repara naquela rapariga!

E via a figura da Dina, que não era bem a Dina, era uma árvore onde ela aparecia, com cara de amor, chorando, quando da sua despedida e, os juramentos de amor eterno, logo lhe vinham ao pensamento, passando o resto do dia atormentado.

Os sogros, passado um tempo, foram internados numa casa de pessoas idosas, onde os tratavam muito bem, mas para eles tanto fazia bem ou mal, pois já estavam ambos com uma doença, não conhecendo nem se lembrando de ninguém, balbuciando apenas algumas palavras que não se compreendiam. Os doutores diziam que estavam por dias, meses, ou até talvez anos, mas não tinham cura, iriam morrer assim.

O filho Mike andava a concorrer para senador, iria ser eleito, pois o partido investiu nele, no entanto, o Nico, tinha uma ideia diferente a respeito do filho e, comentava só para si:
- O meu filho não vai suportar por mais tempo ser o pau mandado de todos aqueles ricalhaços, que só querem é leis que os protejam, para continuarem a fumar charuto e olharem para um cifrão, sem quererem saber de mais nada, a não ser os seus privilégios, enriquecerem com prejuízo de todas as pessoas, principalmente aquelas com menos recursos financeiros, os ditos pobres. Eu conheço o meu filho, ele qualquer dia “bate com a porta”, como se dizia lá nas Gafanhas, em Portugal.

Como estava certo o Nico nos seus pensamentos, na verdade o senador Mike foi eleito, exerceu por quase dois anos o seu mandato, chegou a ser nomeado o porta-voz do partido no congresso, no entanto não exerceu o cargo, pois as ideias que o seu partido lhe comunicava para ele dizer e fazer no senado, não iam de acordo com os seus sentimentos, renunciou ao cargo, com a desculpa que tinha que se encarregar dos negócios da família, pois entretanto os avós morreram, o seu pai já estava um pouco avançado na idade.

E deste modo renunciou ao cargo, numa altura que tinha um futuro bastante promissor na sua frente, se concordasse com as ideias do seu partido, no entanto, foi a pessoa de descendência portuguesa que exerceu um cargo com mais valor no governo dos Estados Unidos.

(continua)

Tony Borie, Julho de 2015.
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Nota do editor

Último poste da série de 24 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15662: Atlanticando-me (Tony Borié) (3): Nunca é tarde (3)

Guiné 63/74 - P15688: Memória dos lugares (333): Paunca e a história de um nhanhero (Valdemar Queiroz, fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)



Pequena coleção de artefactos culturais da Guiné, recolhidos por Valdemar Queiroz, no chão fula, na região de Gabu, c. 1969/70 > Nhanhero (ao centro): instrumento musical tradicional da Guiné-Bissau, cordofone, dispõe de uma única corda feita de couro de cauda de cavalo;  a cabaça é pequena e coberta com couro de crocodilo; o tocador pode tocar e cantar ao mesmo tempo (*).  O termo ainda já vem  grafado nos dicionários de língua portuguesa, nomeadamente no Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa (edição do Círculo de Leitores, Lisboa, 2002).


1. Texto enviado pelo Valdemar Queiroz
Valdemar Queiroz, em Bissau,
na Solmar, c. 1970

[ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70] 

Data: 26 de janeiro de 2016 às 01:05
Assunto: A história de um nanheiro

Em Paunca havia, dentro da aérea do Quartel, uma grande casa, antigo depósito de mancarra, que servia de caserna das praças. Os furriéis e os oficiais viviam fora do Quartel,  em casas na tabanca, requisitadas pelo exército.

Eu e mais dois furriéis, já não me recordo quem eram, julgo que seriam o Abílio Pinto e o Manuel Macias do meu Pelotão, vivíamos numa casa, edificada "à moderna", com quatro divisões, nada de palhota, telhado de zinco,  e já habitada por uma família fula da região.

Não tivemos problemas com os donos da casa. Os homens e rapazes para um lado e nós também. As mulheres e raparigas não se "misturavam".

Num fim de tarde chegou uma mulher, jovem, com um grave problema de saúde, para ser levada para Nova Lamego e, depois, para o Hospital de Bissau [, HM 241].

Era duma tabanca próxima,  agora já não me lembro, julgo que seria Sinchã Samba. Disto me lembro. Como era familiar das pessoas da nossa casa,  ficou lá em casa,  a aguardar, muito debilitada, pelo transporte para Nova Lamego.

Morreu durante a noite, numa das divisões ao nosso lado.  As mulheres com os seus choros acordaram-nos.

Eu, que horas antes, tinha deixado junto da paciente um "santinho" com a imagem do Santo António, que a minha mãe meteu na minha carteira, fui o primeiro a chegar. Fui o único homem junto daquela morte, afinal era reservada a mulheres,  peguei no "santinho" e quase que também chorei como toda a gente.

Quanto  o dia chegou foi o meu Pelotão (3.º da CArt 11) que levou o corpo da rapariga para sua tabanca. Não me lembro o nome da tabanca,  sei que era perto de Puanca, fula, sem tropa.

Quando lá chegamos, já toda a gente estava à nossa espera com o homem-grande à frente para nos cumprimentar. Eu, na falta do alf mil Pina Cabral que tinha ido para Bissau, doente, era o Comandante do Pelotão. Pedi ao nosso cabo Boi Colubali que traduzisse os nossos sentimentos e que aquela hora e no estado em que a rapariga chegou não pudemos fazer nada.

O homem-grande compreendeu, agradeceu e por certo lhe contaram do meu empenho ao ponto de querer me dar um pequeno cabrito. Não aceitei, mas repararei num velho nhanhero que estava no chão e pedi-lhe que me o oferecesse. "Tem que pedir ao dono", disse ele. O dono era um rapaz pequeno e dei-lhe dois pesos e meio pelo nhanhero.

O Pelotão regressou a Paunca e pelo caminho perguntei aos soldados o que é eles tinham a dizer sobre o que se passou. O homem-grande e a população ficaram muito contentes, disseram-me eles, mas só foi pena o rapaz tivesse ficado a chorar por ter ficado sem o dinheiro e sem o nhanhero.

Anos mais tarde o meu filho, em pequeno, improvisava umas músicas no nhanhero, ao ponto de estragar as cordas de crina ou rabo de cavalo e o couro do arco. Ainda resta o esqueleto do nhanhero, com a caixa de ressonância feita de meia cabaça tapada com pele de cobra,  agora acompanhado com facas e catana na parede das recordações. (**)

Valdemar Queiroz
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 14 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11705: Notas de leitura (491): Atlas dos Instrumentos Tradicionais da Guiné-Bissau (Mário Beja Santos)

(...) Passando para a família dos instrumentos cordofones, o realce é dado ao korá, simultaneamente uma harpa e um alaúde, toca-se nos eventos mais importantes e os mandingas consideram-no um instrumento sagrado;quissinta, a cabaça é pequena com a parte de cima forrada de pele de cabra ou vaca, é aparentado com o korá; Tonkoron, dispõe de 4 a 12 cordas, é um instrumento musical que pode aparecer em todas as manifestações culturais, acompanha o canto e a dança; bolombato, a cabaça é inteira, com forma de circunferência ou globo, toca-se em cerimónias do régulo e na luta tradicional, aparece associado ao korá, ao balafon, nhanheiros e outros; nanheiro, dispõe de uma única corda feita de couro de cauda de cavalo, a cabaça é pequena e coberta com couro de crocodilo, o tocador pode tocar e cantar ao mesmo tempo. (...) 

(**) Último poste da série > 26 de janeiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15672: Memória dos lugares (332): Camajabá do tempo da CART 1742 (Abel Santos, ex-Soldado Atirador)

sábado, 30 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15687: Álbum fotográfico de Armando Costa, ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAÇ 3846 (Susana, 1971/73): Parte V: Kassumai: guerreiros e lutas felupes


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4





Foto nº 5



Foto nº 6


Guiné > Região do Cacheu > Susana > CCAV 3366 (Susana, 1971/73) > Guerreiros e lutas felupes.

Fotos: © Armando Costa (2016). Todos os direitos reservados.


1. Quinta parte da publicação de fotos do álbum do Armando Costa
ex-fur mil mec auto, CCAV3366 / BCAV 3846, Susana, 1971/73) (*) [, foto atual à direita]:

Chegado a Bissau em 9 de março de 1971, a CCAV 3366 fez no Cumeré a IAO (Instrução de Aperfeiçoamento Operacional) no Cumeré  e, em maio,  seguiu para o seu destino, Susana, na região do Cacheu, no noroeste da Guiné, no coração do chão felupe.

A companhia regressou à metrópole em 8/3/1973. As fotos acima deverão ter sido tiradas, portanto, entre maio de 1971 e fevereiro de 1973.

No nosso blogue, temos o marcador "felupes" com mais de 40 referências,  mas também "chão felupe" (16)... Mas também topónimos como Bolor, Djufunco, Varela, Susana, São Domingos... 

Há, pelo menos, mais dois camaradas da CCAV 3366 / BCAV 3846 (Susana, 1971/73), formalmente registados na nossa Tabanca Grande:

 e (ii) o Delfim Rodrigues, ex-1.º cabo aux enf, que mora em Coimbra, e é um dos nossos habituais participantes do Encontro Nacional da Tabanca Grande;

(i) o Luiz Fonseca, ex-fur mil trms, que vive em Vila Nova de Gaia. 

O Luís Fonseca tem um conjunto, notável, de postes sobre a sociedade e a cultura felupes (vd. série Cusa di nos terra, sob o subtítulo Suzana, chão felupe).(**)

Sobre os nossos camaradas felupes, vd. aqui artigo do Carlos Fortunato.
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Notas do editor:

(*) Último poste da série > 27 de janeiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15675: Álbum fotográfico de Armando Costa, ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAÇ 3846 (Susana, 1971/73): Parte IV: Kassumai: vistas do quartel de Susana (maio de 1971 / fevereiro de 1973)

(**) Alguns dos postes do Luís Fonseca sobre a sociedade felupe:

15 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2052: Cusa di nos terra (5): Susana, Chão Felupe - Parte I (Luís Fonseca)

31 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2074: Cusa di nos terra (6): Susana, Chão Felupe - Parte II: Religião (Luís Fonseca)

5 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2081: Cusa di nos terra (7): Susana, Chão Felupe - Parte III: Trabalho, lazer, alimentação, guerra, poder (Luís Fonseca)

16 de Setembro de 2007 >Guiné 63/74 - P2110: Cusa di nos terra (9): Susana, Chão Felupe - Parte IV: Mulher e Comunitarismo (Luís Fonseca)

6 de Outubro de 2007 >Guiné 63/74 - P2156: Cusa di nos terra (10): Susana, Chão Felupe - Parte V: Casamento (Luís Fonseca)

25 de outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2215: Cusa di nos terra (11): Suzana, Chão Felupe - Parte VI: Princípio e fim de vida (Luís Fonseca)

1 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2397: Cusa di nos terra (12): Susana, chão felupe - Parte VII: O guerreiro João Uloma (Luís Fonseca)

6 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2410: Cusa di nos terra (13): Susana, Chão Felupe - Parte VIII: Onde se fala dum Tintin em apuros... (Luís Fonseca)

23 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2474: Cusa di nos terra (14): Susana, Chão felupe - Parte IX: Os indomáveis guerreiros felupes (Luís Fonseca)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15686: Os nossos seres, saberes e lazeres (138): O chamamento da terra (Francisco Baptista, ex-Alf Mil da CCAÇ 2616 e CART 2732)

1. Mensagem do nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), com data de 27 de Janeiro de 2016:


O CHAMAMENTO DA TERRA

Hoje estou um pouco excitado com a perspectiva da grande viagem que programei para amanhã, ao meu chão, às minhas origens, o que nesta fase da minha vida representa sempre uma fuga saudável à floresta de cimento em que diariamente vou envelhecendo, para me internar no meio da natureza, onde nasci e fui criado.

É um regresso a esse berço materno, onde fui embalado pelas brisas mais suaves ou mais agitadas que perpassavam pelos ramos, dos freixos, dos olmos e dos sobreiros, sopradas pelo vento cieiro ou pelo vento galego. A minha memória afectiva faz a ponte entre esses primeiros anos e os actuais e eu esqueço os anos que já passaram para sentir somente a essência da vida que está antes, durante e depois das nossas existências.

O paraíso é a eternidade em que o tempo deixa de existir quando as condições naturais ou sobrenaturais o permitem. Como eu, tenho conhecido outros que com a idade a avançar procuram a felicidade nessa viagem aos princípios da vida, na procura dessa eternidade. Há alguns anos conheci uma senhora, natural de uma freguesia, que distaria cerca de 15 quilómetros da minha que me disse que o pai dela, já com 90 anos, ainda ia, frequentes vezes, sozinho de automóvel, visitar a sua terra.

Actualmente tenho um amigo, com 84 anos, que faz quase o mesmo percurso, muitas vezes só e muitas vezes à revelia da família que teme pela saúde dele. É o chamamento da terra. Essa terra que nos continua a acariciar com aquela brisa fria e seca tão diferente do ar atlântico e húmido das grandes cidades do litoral. É a cor cinzenta, a desolação e tristeza dos montes e vales quase despidos de vegetação no Inverno, que imploram a nossa companhia e que desabrocham na Primavera em flores de esteva, de amendoeiras, de giestas, em papoilas, campainhas, flores de raposa, folhas verdes de muitas tonalidades numa sinfonia de cores e tonalidades que os pássaros cantam, para nos receber em tom festivo.

Paisagem Transmontana
 Com a devida vénia ao autor da foto

Nesse regresso periódico procuramos a liberdade e expansão do ser que nos dá a contemplação dessa terra vasta formada por montes, alguns maiores outros menores, nessa imensidão que a nossa vista alcança. Sentimos a respiração forte dessa terra brava e sadia e passamos a respirar na mesma cadência esse ar puro e original que nos enche o peito e nos transporta a alma por esse mar imenso de montes e vales. Nesse ambiente despoluído os nossos sentidos ficam mais despertos, a visão ganha profundidade, o olfato embriaga-se com os aromas e fragrâncias que povoam os campos e as florestas.

O gosto procura os sabores de todos esses produtos naturais que os lavradores criam nos campos, nas hortas e nos lameiros e outros que as mulheres na sua sabedoria fabricam nos lares. Além dos vegetais de boa qualidade, produzidos pelo homem sazonalmente nas hortas, procuramos os míscaros, as azedas, os agriões, as merugens, os espargos e outras delícias que a natureza produz espontaneamente.

Vamos à procura de uma boa posta de vitela que sabemos que encontraremos num talho ou restaurante mais próximo ou distante. Com saudades dos enchidos do fumeiro que as nossas mães fabricavam à lareira nos meses frios do Inverno, iremos procurar as mulheres mais sábias no fabrico da alheira, do salpicão, da linguiça, do bulho e doutros enchidos. Felizmente que as transmontanas e os transmontanos cada vez se preocupam mais com a qualidade dos seus produtos tradicionais e dessas viagens o nosso paladar vem sempre mais reconfortado.

Um abraço a todos.
Até breve.
Francisco Baptista
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 Nota do editor

Último poste da série de 27 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15676: Os nossos seres, saberes e lazeres (137): O ventre de Tomar (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P15685: Notas de leitura (801): "Catarse", da autoria do Pe. Abel Gonçalves (Major-Capelão do BCAÇ 1911 e do BCAV 1905), edição de autor, 2007 (2) (Mário Beja Santos)

1. Conclusão da recensão do livro "Catarse", da autoria do Major Capelão Abel Gonçalves, enviada ao Blogue em 22 de Janeiro passado pelo nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70).


Catarse, pelo Major Capelão Abel Gonçalves (2)

Beja Santos

O Alferes Capelão Abel Gonçalves já tem quem o ajude no setor de Bambadinca, dedica-se a tempo inteiro aos 18 destacamentos sob o comando do BCAV 1905, que ele enumera: Camamudo, Catacunda, Fajonquito, Cambajú, Jabicunda, Contuboel, Sara-Bacar, Sara-Banda, Banjara, Sinchã-Jobel, Sara-Ganá, Geba, Sinchã-Dembel, Sinchã-Sulu, Fulacunda, Udicunda, Bansci. Insisto que esta é a enumeração que o autor faz, tenho dúvidas que tivéssemos um destacamento em Sinchã-Jobel, sempre me disseram que era uma base do PAIGC em território de intervenção exclusiva do Comando-Chefe. Desloca-se de jipe, e muitas vezes em coluna, guarda memórias de jipes que griparam ou a que rebentaram pneus. Em Contuboel relacionou-se com um chefe muçulmano de nome Caramon-Mamadu. Dispunha de um altar portátil, convidava muitas vezes as gentes das tabancas, e encontrava recetividade:
“Na recitação do Pai Nosso uniram-se aos nossos gestos espontaneamente erguendo as mãos para o céu, implorando do Deus único, com nomes diferentes a paz eterna para os finados”.

Conserva recordações das pessoas que encontrou ao longo das deambulações pelo setor de Bafatá, caso do alemão luterano de Geba:
“Conheci o único branco da população de Geba, um alemão chamado Lindorf. Não sei como foi ali parar. Vivia bem, casado com uma nativa, cristão, afirmando com um certo orgulho que tinha tido uma só mulher. Um homem crente, que me dizia com muita simplicidade: 
- Eu sou luterano, tal como o senhor é católico. Nasci numa aldeia onde todos eram luteranos.
Mandava limpar e enfeitar a igreja e dava esmolas para a missão católica. Como não tinha filhos, sustentava os inúmeros sobrinhos da mulher”.

Considerava que a companhia sediada em Geba estava destroçada, o seu comandante tinha morrido a levantar uma mina. Dos quatro alferes primitivos só restava um. Em Outubro de 1968 é louvado e colocado no Hospital Militar de Bissau, vai conviver diariamente com o sofrimento. Em Maio de 1969 regressa a Lisboa, em conversa com o Bispo Castrense, este incita-o a continuar com o seu trabalho nas Forças Armadas. Entretanto é colocado na base aérea de S. Jacinto, dá aulas na Escola de Formação de Pilotos. Dão-lhe missões de ir comunicar à família a morte de militares, é um ponto alto das suas descrições.

Temo-lo agora na base de Bissalanca, é o Capelão da Base Aérea 12. É encarregado da assistência a muitas unidades do Exército: Unidade Militar de Bá (Adidos, Comandos, Engenharia e o COMBIS), a Força Aérea não via com bons olhos que o seu capelão andasse pelos destacamentos do Exército. Não esqueceu a Capela de Bissalanca, onde tinha quarto e um salão onde dava aulas, era o responsável pela biblioteca e dava aulas a negros e brancos, de preparação para a quarta classe. A morte ronda por toda a parte. Em plena pista de Bissalanca, a enfermeira Celeste foi sugada pela hélice do avião, que lhe cortou, como se fosse uma lâmina, a nuca, morte instantânea. Mas havia também os acidentes alheios à guerra e encomendavam ao capelão que fosse dar a funesta notícia às famílias. É enternecedor o retrato que faz do padre Marcos, um bondoso capuchinho italiano que vivia com um grupo de rapazes negros junto à Capela de Brá. Vivia pobremente, chegava a comer as sobras que lhe davam dos quartéis. A Engenharia Militar fez-lhe uma pequena casa. E dá-nos a impressão encantadora de um encontro entre os dois:
“Os rapazes da pequena comunidade dele gostavam mais de ir à minha missa por causa dos cânticos mais alegres.
Um domingo, lá o vejo ao fundo da capela a assistir à missa, com o seu ar muito castanho, com as costumadas nódoas de pó, a sua barbinha ruça, os cabelos desgrenhados. No fim da missa foi à sacristia e disse-me: 
- Sabe, senhor capelão, eu antes de ir para frade, fui mundano e estes cânticos lembram-me esses tempos do pecado.
- Ora, ora, senhor Padre Marcos, a mim não me lembra nada disso, porque nunca andei nessas vidas! Disse-lhe eu, a rir muito”.

Recorda aqueles meses de pesadelo do primeiro semestre de 1973, o assassinato de Cabral, a chegada dos mísseis Strella, o agravamento da situação militar. Veio o 25 de Abril e toda a situação se alterou, regressou a S. Jacinto em Agosto de 1974, apanhou o PREC e o 25 de Novembro. Foi visitar os presos:
“Também fui à prisão de Custóias. Visitei um paraquedista que me não disse uma única palavra. Admirei, no entanto, os frescos pintados a cores nas paredes da cela. Recordo ver desenhado um paraquedista, deitado com as mãos no chão, com a legenda o paraquedista, mesmo depois de morto ainda fez 100 flexões”.

Apresenta a lista dos capelães militares que prestaram serviço no CTIG entre 1961 e 1974. Rende a sua homenagem a todos os capelães que prestaram serviço na Guiné, manifesta o seu grande apreço pelo trabalho dos missionários. A título do posfácio, dá-nos a saber que também andou pelo Hospital Militar da Força Aérea, no Lumiar, e pede-nos para não esquecermos todos os nossos camaradas:
“Quase todos os que estiveram mergulhados nas emoções de uma guerra… sempre à espera do inesperado, vendo nos outros aquilo que só por sorte não os atingia a eles, imaginando-se na situação desses, face à família e aos amigos. Se o corpo está íntegro, a mente está ferida, a emoção retalhada, o subconsciente entulhado de horrores, desgostos, tragédias, vigílias, incertezas, medos… mais o que não somos capazes de definir com palavras".
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Nota do editor

Poste anterior de 25 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15665: Notas de leitura (800): "Catarse", da autoria do Pe. Abel Gonçalves (Major-Capelão do BCAÇ 1911 e do BCAV 1905), edição de autor, 2007 (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P15684: Parabéns a você (1027): Luís Graça, ex-Fur Mil Armas Pesadas Inf da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Guiné, 1969/71), Editor Principal e Administrador deste Blogue

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Nota do editor

Último poste da série de 27 de Janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15673: Parabéns a você (1026): Mário Serra de Oliveira, ex-1.º Cabo Escriturário da BA 12 (Guiné, 1967/68)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15683: (De)Caras (28): Rescaldo da Sessão evocativa do 20 de Janeiro de 1973: Colóquio “Quem mandou matar Amílcar Cabral?”, organização da Embaixada da Guiné-Bissau (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de hoje, 28 de Janeiro de 2016:

Queridos amigos
Envio a notícia sobre a sessão evocativa do assassinato de Amílcar Cabral, por iniciativa da Embaixada da República da Guiné-Bissau

Um abraço do
Mário


Sessão evocativa do 20 de Janeiro de 1973: 
Colóquio “Quem mandou matar Amílcar Cabral?” 

Beja Santos


A Embaixada da República da Guiné-Bissau organizou no sábado 23 de Janeiro um colóquio subordinado ao título “Quem Mandou Matar Amílcar Cabral?”, exatamente o título do livro escrito na década de 1990 pelo jornalista José Pedro Castanheira. Para além deste jornalista e escritor foram convidados Julião Soares Sousa e José Luís Hopffer Almada como comentadores e eu fui convidado como moderador. A sessão decorreu num dos auditórios da Universidade Lusófona(1).

José Pedro Castanheira caraterizou a sua investigação, no âmbito dos 20 anos do assassinato de Amílcar Cabral, enunciou as diligências e os contactos efetuados. Foi o primeiro investigador a ter acesso aos arquivos da PIDE. Observou que ainda não é absolutamente seguro saber quem mandou matar o líder do PAIGC, comentou que procurou entrevistar Joaquim Chissano, presente no tribunal internacional reunido em Conacri, o antigo dirigente da FRELIMO informou-o que este assunto será matéria de um dos seus volumes de memórias. Igualmente recebera a anuência de entrevista do professor Silva Cunha, não se concretizou, resta saber se é possível consultar a sua documentação pessoal que está depositada na Universidade Portucalense. Referiu-se às quatro hipóteses postas pelo complô: a exclusivamente interna; a da responsabilidade das autoridades da Guiné-Conacri, obviamente com a anuência de Sékou Turé, a hipótese de ingerência dos serviços secretos franceses e a operação montada pela PIDE, com recurso a descontentes do PAIGC. Concluiu que qualquer uma destas hipóteses continua em cima da mesa até se revelarem fontes conclusivas, ocorre dizer que todos estavam interessados neste desfecho.

Julião Soares Sousa referiu-se ao assassinato como um crime geneticamente interno. Há imensa neblina nos dias que precedem o assassinato, está presentemente a estudar a correspondência desse período de Amílcar Cabral, há por exemplo uma carta dele para Sékou Turé sobre recolha de fundos do PAIGC, algo enigmática, ao tempo o PAIGC recebia apoios que não justificavam uma campanha de recolha de fundos. Há outros documentos perturbadores que falam de tentativas de negociação sobre as quais ainda há provas pouco consistentes, para interpretar possíveis contactos entre Spínola e o PAIGC. Alpoim Calvão também procurou contactar altos dirigentes do PAIGC. Não são conhecidos quaisquer números sobre interrogados e participantes, considera que terão sido ouvidos em interrogatórios mais de 300 pessoas e condenados cerca de 30 participantes. Há outros elementos intrigantes para os quais é necessário obter resposta, por exemplo tinha sido constituída uma frente para a libertação da Guiné em Conacri, quer Sékou Turé quer Amílcar Cabral tinham informações concretas desta iniciativa. O que lhe ocorre dizer, para além do que está escrito no seu livro "Amílcar Cabral, Vida e Morte de um Revolucionário", continua a investigar os acontecimentos da época, informou que Agostinho Neto também fizera parte do tribunal internacional e analisa agora a documentação produzida pela delegação jugoslava. Na sua opinião, o assassinato é uma agregação de vontades, algumas delas dispersas, provocou uma resposta coesa do PAIGC que modificou os termos da guerra de guerrilhas, a partir dos acontecimentos de Maio, o PAIGC ficou dono e senhor das iniciativas militares introduzindo esquemas da guerra convencional para os quais as forças armadas na Guiné não tinham resposta e aceleravam a resposta das próprias forças armadas portuguesas, desencadeando o 25 de Abril e a resposta singular do MFA na Guiné.

José Hopffer Almada entendeu que é um outro ângulo da questão que continua a pedir um esclarecimento cabal: a unidade Guiné-Bissau-Cabo Verde e o próprio Movimento Reajustador, encabeçado por Nino Vieira, que se traduziu pela quebra sem apelo nem agravo dessa unidade, fulcro do sucesso da luta de libertação na Guiné.

Tal como estava previamente acordado, os elementos da mesa conversaram. Referi que há mais bibliografia significativa que fala do assassinato ou da sua interpretação, caso das obras de Leopoldo Amado, Tomás Medeiros, António Tomás e Daniel Santos. Não há um só documento nos arquivos da PIDE que permita aproximar uma diligência da polícia política no assassinato, os documentos que existem são informações de djilas que funcionavam quase como agentes duplos, e vêm referidos no livro de José Pedro Castanheira. No dia 21 de Janeiro de 1973, António Fragoso Allas enviou uma apreciação do assassinato, atribuiu a conhecidas discórdias entre cabo-verdianos e guineenses, o responsável da PIDE em Bissau só podia ter enviado esta apreciação por não estar envolvido. Mário Soares, na Cova da Moura, perguntou a Spínola, quando este o convidou para ser ministro dos Negócios Estrangeiros, qual o envolvimento direto ou indireto do general no assassinato de Amílcar Cabral, ao que o general respondeu que ninguém na Guiné, sob o seu mando, tinha interferido nas desinteligências internas do PAIGC, não existira qualquer plano para assassinar Cabral, aliás este seria o único interlocutor possível para negociações com o PAIGC. Castanheira lembrou que fora o único jornalista a entrevistar Ansumane Mané, no decurso da guerra civil, e que à pergunta sacramental de quem mandara matara Cabral, Ansumane reportara uma conversa havida com Nino, este estava profundamente comovido mas não descartara claramente a hipótese do seu envolvimento no complô. E, como se sabe, na última entrevista concedida Aristides Pereira ao jornalista José Vicente Lopes, o antigo presidente do PAIGC atribuía responsabilidade direta a Osvaldo Vieira mas insinuou que Nino Vieira não estava alheio ao complô.

Seguiu-se um debate vivacíssimo e após três horas de convívio o moderador referiu que se tinha começado a sessão entre a neblina e o nevoeiro e se concluía entre o nevoeiro e a neblina…
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Notas do editor

(1) Vd. poste de 20 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15642: Agenda cultural (458): Conferência, sábado, 23, às 16h, na Universidade Lusófona, Campo Grande, em Lisboa, sob o tema "Quem mandou matar Amílcar Cabral?: Da investigação à atualidade dos factos". Oradores: José Pedro Castanheira, jornalista; Julião de Sousa, historiador; José Luís Hoppfer de Almada, analista político; moderação: Mário Beja Santos; organização: Embaixada da República da Guiné-Bissau; apoio: RDP África

Último poste da série de 31 de dezembro de 2015 Guiné 63/74 - P15561: (De)Caras (27): As últimas perdas de 2015: a minha mãe, uma amiga do Fundão e o camarada António Vaz (Jorge Araújo, ex-fur mil op esp, CART 3494, Xime e Mansambo, 1971/74)

Guiné 63/74 - P15682: Manuscrito(s) (Luís Graça) (75): sabedoria alentejana: viver até aos cem anos... p'ra quê ?

Ao Mário Fitas e à sabedoria alentejana... LG


Viver até ao cem anos... p'ra quê ?

por Luís Graça


Pergunta um velhote alentejano ao seu jovem médico de família, no primeiro exame de saúde que este lhe fez:

Ó sô doutouri, acha que eu inda terei a sorte de vivêri até aos cem anitos comó mê pai ?

– Bom, depende das asneiras que o mê amigo fez na vida ou tem feito... Ora, diga-me lá: vocessemê fuma ?

Ná, nunca me puxou prá aí.

– E beber, bebe o seu copo ?!...

–  Ná, na gosto d' álcool.

– Mas olha que o tinto até faz bem ao coração... E o comer ?

Só o que a terra dá, pão, azêti, migas, alho, coentros, cebola, batatas... 

– Quer dizer: carne e peixe, pouco, que a pensão do governo não dá p'ra tanto!... Então, e que mais? O senhor é casado ? Tem filhos e netos ? 

– Ná, nunca tive filhos que Deus me desse.

– Atão ?!... e não tem mais nenhum vício ? Quero eu dizer: jogo, mulheres... ?

 Ná, sô doutouri. Nada disso! Fui pastouri, ‘tou reformado, sou viúvo, vivo sozinho no monte mailo o canito...

O médico ficou uns largos segundos pensativo, e depois perguntou, em tom de brincadeira a roçar o humor negro:

– Diga-me cá uma coisa, ó senhor Joaquim, que eu não 'tou a compreender: o senhor quer viver até aos cem anos... mas para quê?!

O alentejano, muito sério, lívido, quase ofendido, deu uma resposta que fez corar o jovem clínico geral, acabado de chegar, vindo de Lisboa ainda há pouco meses,  ao centro de saúde de Odemira: 

–  Atão... porque a vida de um home é a única coisa que pertence a um home e que um home pode tirar a ele próprio...

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Nota do editor:

Guiné 63/74 - P15681: Álbum fotográfico de António José Pereira da Costa, Coronel de Art.ª Ref (ex-Alferes de Art.ª na CART 1692; ex-Capitão de Art.ª e CMDT das CART 3494 e CART 3567 (2): Arte guineense

1. Mensagem do nosso camarada António José Pereira da Costa, Coronel de Art.ª Ref (ex-Alferes de Art.ª na CART 1692/BART 1914, Cacine, 1968/69; ex-Capitão de Art.ª e CMDT das CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74), com data de 19 de Janeiro de 2016, com algumas fotos sobre a arte da Guiné para o seu Álbum fotográfico:

Olá Camaradas
Aqui vão alguns elementos da minha colecção.
Uma cafala - pequena faca ou punhal usada pelos fulas. Bainha de couro e desenhos feitos com palha (capim seco?) É parecida com ráfia e é bordada a 90º.
O cinto fula é de coro, mas está cozido a fio de nylon. Abotoa com dois botões feitos em cabedal entrançado.
Duas garrafas forradas a couro com as mesmas características. Tenho ideia de que os desenhos eram feitos com um ferro aquecido, mas não muito. Não vi fazer.
E uma tábua, escrita em árabe onde se conta a razão pelo qual os muçulmanos não comem porco.
Brevemente envio mais.

Um Ab.
António J. P. Costa


 Uma cafala - pequena faca ou punhal usada pelos fulas

 Cinto fula

 Duas garrafas forradas a couro

Tábua, escrita em árabe onde se conta a razão pelo qual os muçulmanos não comem porco
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Nota do editor

Último poste da série de 22 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15655: Álbum fotográfico de António José Pereira da Costa, Coronel de Art.ª Ref (ex-Alferes de Art.ª na CART 1692; ex-Capitão de Art.ª e CMDT das CART 3494 e CART 3567 (1): BAA 3434, dispositivos para iluminação do campo de batalha e Cumeré

Guiné 63/74 - P15680: Consultório militar do José Martins (16): Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação - Arquivo Geral do Exército

1. Mensagem do nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 16 de Janeiro de 2016:

Caros editores
Há dias o Luís pediu que se enviasse uma "prova de vida".
Aqui vai a minha prova "de vida" e "devida".

Abraço e bom fim de semana.
Zé Martins




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 Em Tempo:

Mensagem do nosso camarada José Martins, com data de 5 de Fevereiro de 2015:

ADENDA

Quando em 15 de Janeiro passado escrevemos sobre o Arquivo Geral do Exército, cujo texto foi publicado no post P15680 “Consultório militar do José Martins (16): Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação - Arquivo Geral do Exército” com data de 28 de Janeiro de 2016, permiti-me sugerir que para Patrono do mesmo arquivo Fernão Lopes, cronista e primeiro Guarda-Mor da Torre do Tombo. Porém, e disso me penitencio, a Direcção de História e Cultura Militar tem essa figura das nossa história como seu Patrono, aliás, nas minhas notas existe esta mesma informação.
Como entretanto me tornei visita, mais ou menos assídua, do AGE, em conversa com alguns elementos do mesmo, nomeadamente o seu Subchefe, “veio à baila”, o nome de S. Félix e/ou Santo Adrião. Na realidade a Igreja do Convento de Chelas é de invocação destes dois santos.
Foi a esta igreja que, cerca do ano de 665, durante o reinado do Visigodo Recesvinto, foram confiadas as relíquias de S. Félix. De igual modo, foram entregues à mesma Igreja as relíquias de Santo Adrião e de sua mulher Santa Natália, no século IX, por Afonso III (O Magno), Rei de Leão e das Astúrias, quando tomou Lisboa aos mouros, notas que constam na Página do Exército, que me serviu de guia, com o endereço “http://www.exercito.pt/sites/ArqGEx/Infra-Estruturas/Paginas/2.aspx”.
No que respeita a S. Félix, constatei que existem vários santos com este nome, em várias épocas, mas a literatura consultada é muito sucinta sobre cada um dos santos visados.
Quanto a Santo Adrião, recolhi informação de que foi militar romano, que se converteu ao cristianismo, tendo sido martirizado e executado por decapitação.
Como figura militar, elevada posteriormente pelo exemplo, conversão e martírio à dignidade de santo, é apontado como o patrono dos “velhos militares”.
Ora, sendo o Arquivo Geral do Exército a Unidade em que são colocados os militares quando atingem a idade e completam a obrigação de serviço militar, talvez seja de ter estes factos em consideração.
Espero em breve escrever mais um texto para a série “Patronos e Padroeiros das Forças Armadas e de Segurança”, revelando o Patrono do Arquivo Geral do Exército que, após proposta a apresentar por quem de direito, o Chefe do Estado-Maior do Exercito não deixará de aprovar e mandar publicar em Ordem do Exército.

José Marcelino Martins
5 de Fevereiro de 2016
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Nota do editor

Último poste da série de30 de outubro de 2015 Guiné 63/74 - P15306: Consultório militar do José Martins (15): Tabela de vencimentos auferidos (em 1963 e em 1965) pelos militares que cumpriam a sua comissão de serviço mas províncias ultramarinas

Guiné 63/74 - P15679: Convívios (726): 50.º Encontro do pessoal da Tabanca do Centro, comemoração do 6.º ano de existência, como Tabanca, e apresentação do livro "A Tropa Vai Fazer de Ti um Homem" do nosso camarada Juvenal Amado, amanhã dia 29 de Janeiro, na Pensão Montanha, Monte Real





Amanhã, dia 29 de Janeiro, a Tabanca do Centro vai levar a efeito o seu 50.º Convívio, festejando simultaneamente o 6.º ano de existência como Tabanca.

A Tabanca Grande sente-se orgulhosa por estar na génese de todas as congéneres espalhadas pelo País, especialmente pela Tabanca de Matosinhos, Tabanca do Centro e, mais recentemente, pela criação da (Magnífica) Tabanca da Linha. 

Estas, e outras Tabancas mais pequenas, são um caso de estudo, surgidas quase espontaneamente, com o fim de manter o convívio entre velhos camaradas da Guerra do Ultramar, que agora têm mais tempo disponível e perderam todo o tipo de complexos, por ventura imputados ao seu passado como combatentes em territórios africanos de então.

Desejamos à Tabanca do Centro uma vida longa e activa, salientando o fundamental papel que tem o seu mentor, Joaquim Mexia Alves, competentemente coadjuvado pelo nosso camarada Miguel Pessoa.

Lembramos ainda que o evento vai ser abrilhantado com a apresentação do livro do nosso amigo e camarada Juvenal Amado, "A Tropa Vai Fazer de Ti Um Homem".
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Nota do editor

Último poste da série de 24 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15663: Convívios (725): Almoço, no restaurante "O Teimoso", Casal do Forno, Marteleira, na estrada nacional nº 8-2 [Torres Vedras-Lourinhã], sábado, dia 30, comemorativo dos 50 anos do regresso do pessoal do BCAÇ 619: CCAÇ 616 (Empada), CCAÇ 617 (Catió e Cachil) e CCAÇ 618 (São Domingos), 1964/66