sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5842: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (8): Momentos de lazer

1. Mais uma Nota Solta da 643, enviada ao Blogue pelo nosso camarada Rogério Cardoso* (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), no dia 16 de Fevereiro de 2010.


MOMENTOS DE LAZER

Não pensem que o clima em Bissorã era sempre pesado, claro que tínhamos que contar em qualquer momento com uns tirinhos, mas como o hábito faz o monge, não era para estranhar. Mas como ia dizendo, normalmente as tardes eram preenchidas com actividades desportivas.

Havia futebol no campo pelado, usado pelo Atlético Clube de Bissorã, partidas de volei, em que aparecia sempre o Administrador Arnaldo Spencer Salomão sempre de equipamento branco, o capelão Padre Leonardo Medeiros e muitos militares como, João Graça, Carlos Alberto, Inácio, Geraldes, Frazão, Hipólito, Rogério e demais elementos.

Seguia-se o banho e jantar na casa da D. Maria do Sr. Maximiano e normalmente uma noitada de cartas nos nossos alojamentos. Eram partidas de King, e quando aparecia o Sr. Michel Ajouz, um velhote libanês de óptimo trato, grande sabedor de Bridge, então era jogo a sério. Parceiro do Sr. Michele que fizesse asneira era o bom e o bonito, ouvia das boas, mas no fim ficava tudo em bem, era a febre do jogo.

Também havia sempre gente para uma lerpinha, jogo que não levava ninguém a lado algum, eram nervos, tabaco e whisky e às vezes zanga.

Claro que muitas as vezes tudo isto era interrompido, ou por ataque à povoação ou saída repentina para Morés, Biambi, Maque, etc., saídas que o Comando ordenava com frequência, além de umas escoltas para o Olossato e Mansoa, mas como todos nós sabemos estes momentos de lazer ajudavam a passar o tempo.

Foto 12 > Fur Mil Rogério com Furriéis da CART 730

Foto 10 > Jantar com civis > À direita o Pedrinho.

Foto 6 > Bissorã > Dia de S. Martinho de 1964, junto ao paiol.
Fotos: © Rogério Cardoso (2010). Direitos reservados.

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 18 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5839: O 6º aniversário do nosso Blogue (5): A Tabanca Grande (Rogério Cardoso)

Vd. último poste da série de 13 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5809: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (7): O Ventoínha e o seu rádio fulminado

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Rogério Cardoso,

O Capelão Padre Leonardo Medeiros - julgo que será o mesmo - é natural do Pico da Pedra, ilha de S. Miguel, Açores. A sua freguesia natal homenageou-o em 2004 pelos 50 anos de sacerdócio. Está vivo e ainda este ano concelebrou as cerimónias do Natal em Ponta Delgada. Poderá confirmar se é o mesmo pela foto da notícia em www.acorianooriental.pt/img/oldData/data/200411736271.pdf

Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

... Aliás, acabo de ver no blogue dos "Águias Negras" que ele participou no convívio de 2009.
Abraço,
Carlos Cordeiro